[Cine Pipoca] A Quiet Place

16 comentários
Título Original: A Quiet Place
Título em português: Um Lugar Silencioso
Gênero: Suspense/ Terror
Duração: 90 minutos
Direção: John Krasinski
Elenco: Emily Blunt, John Krasinski, Millicent Simmonds, Noah Jupe

Sinopse:
O mundo foi tomado por criaturas aterrorizantes que promovem ataques mortais ao mínimo sinal de barulho. Nesse cenário, o casal Evelyn e Lee Abbott tenta proteger e criar seus filhos pequenos, Regan, Marcus e Beau, sob total silêncio em meio a um clima de extrema tensão.
Um Lugar Silencioso é uma obra que transita entre o terror e a ficção científica e mostra que não existe necessidade de grandes efeitos visuais e milhões para se fazer um bom roteiro.

Em um futuro, na qual seres extraterrestres invadiram a Terra e dizimaram milhões existe alguns seres humanos remanescentes que tentam a todo custo sobreviver a esses seres aniquiladores e é neste cenário que uma família luta contra essas criaturas que tem uma audição sensível e por isso o silêncio tornou-se a chave-mestra para a sobrevivência.

Nossa família protagonista é composta por cinco membros: o marido chamado de Lee Abbott, a esposa Evelyn Abbott, as crianças: Regan que é deficiente auditiva e a mais velha deles, Marcus Abbott que sofre com constantes ataques de pânico e o caçula e curioso Beau. Eles começam o filme numa loja de conveniência à procura de alimentos e qualquer outro utensílio. O pequeno Beau quase faz todos seres mortos quando tenta pegar um avião de brinquedo. Sua irmã o impede antes da tragédia. O pai o adverte dizendo que o brinquedo é perigoso devido o barulho e diz que o mesmo deve ficar. O menino aceita, mas Regan acaba dando o avião de brinquedo sem os pais verem, porém sem as pilhas que dão vida ao mesmo, entretanto o garoto pega as benditas pilhas.

Eles estão voltando para sua casa através do caminho que marcaram com uma espécie de tinta branca sem prestarem atenção ao pequeno Beau e ele coloca as pilhas no aviazõinho e ele começa a emitir um barulho que chama a atenção das criaturas. O pai tenta correr e o salvar antes dos monstros, mas é impossível e a morte é consumada de forma rápida e impiedosa.
Quase um ano se passa depois da morte de Beau e a família Abbott segue sua vida numa fazenda, mas há uma surpresa: Lee está grávida. Como eles farão que essa criança nasça em completo silêncio? Como ter a coragem de colocar uma criança na Terra com essas criaturas? Como eles sobreviverão ao ataque iminente dos seus inimigos? Será que existe uma chance dos seres humanos vencerem essas criaturas?

O enredo é basicamente isto. Vocês podem pensar que é nada original e muito similar a Bird Box, todavia não se engane com ideias pré concebidas só por ler o que vos falei. Um Lugar Silencioso é mais inovador e completo que seu concorrente.

As criaturas aqui são vistas e completamente rápidas e sem piedade. Elas tem só vontade de matar. Sua super audição não é o motivo que os leva matar. A vontade de exterminar todos os seres vivos da Terra é seu prazer. Sua cegueira é apenas um pequeno empecilho. Sua aparência é do Predador e o Demagoon de Stanger Things e quando abre os ouvidos e sua boca, a morte vem em segundos.
Há diversas temáticas debatidas neste filme; a principal é a adaptação do ser humano a qualquer ambiente. Todo animal se adequa ao meio que está inserido. Aves aprenderam a voar e depois se adaptaram ao mundo terrestre para encontrar alimento. Aprendemos técnicas de caça, vestimentas e construções para sobreviver. O resto é apenas questão social e não importante quando algum inimigo adentra nossa segurança e isso é o resultado dessa obra: Imagina que nenhum ser humano pode mais falar, porque existe seres que ouvem há quilômetros de distância e a única forma de comunicação é por sinais e expressão facial? Retrocesso ou avanço?

Uma curiosidade que vale ressaltar é que Millecent Simmonds que interpreta a filha dos Abbott tem deficiência auditiva de verdade. O diretor  John Krasinski - ator também do filme e marido de Emily Blunt - aposta em inclusão de verdade. Os acertos dele nesse filme são emocionantes. Existe uma angústia feroz humana em ouvir os outros falarem. Quando temos que interpretar sinais ou algo que não sejam palavras ficamos logo nervosos e loucos para que termine esse contato. Há uma análise desde ponto nessa critica no CanalTech  que aponta que temos problemas fortes com o sistema de sinais e algo que também se ver em programas, filmes e afins legendados. Não conseguimos nos comunicar sem o uso de palavras e isso é o ponto chave de A Quiet Place

Há a discussão clara do oprimido contra o opressor. Os seres humanos não vão ficar eternamente se escondendo das criaturas. Em algum momento será inevitável a vontade de liberdade e de recuperar o direito de viver sem controle e terá uma guerra para recuperação dessa liberdade. Nenhum ser humano nasceu para viver sob supervisão e Paulo Freire já dizia que todo oprimido um momento quebra a barreira das cordas que o amarram e traz sua voz à tona. Essa figura é Regan com sua surdez e seu papel de suma importância na trama.
O filme traz uma trilha sonora que é fundamental, porque como em 98% do enredo não há fala é as músicas que dizem o que está por vim e que formidável escutar melodias de obras de terror tradicional e que acabam sendo referência aos clássicos do gênero.

Um Lugar Silencioso é uma obra que apostou suas fichas nas discussões sociais como nossa total inércia atual com as tecnologias e nossa incapacidade de sobreviver diante coisas que eram tão simples quando éramos apenas "selvagens".






Comentário(s)
16 Comentário(s)

16 comentários

  1. Oiee tudo bem?
    Comecei a ler esse filme e não terminei, não curto muito esse estilo de premissa, inclusive achei bem parecido com o caixa de pássaros.
    Talvez em outra oportunidade eu leia.
    Beijoos

    ResponderExcluir
  2. Eu vi uma divulgação sobre esse filme e fiquei morrendo de curiosidade com ele, agora que li a sua opinião eu quero muito ver, acho que vou gostar, a premissa dele me agradou e é bem o estilo que eu gosto de assistir.

    ResponderExcluir
  3. Oi Joanice!
    Eu achei esse filme tão interessante, por a falta de comunicação em fala, fiquei chocada como o filme foi comovente somente em gestos e sinais. Fiquei com o coração na boca quando a Lee estava ganhando neném sozinha, que cena chocante. Parabéns pela resenha adorei seu ponto de vista, fiquei com vontade de assistir de novo, bjs!

    ResponderExcluir
  4. Oiii, Joanice, tudo bem?
    Menina, não vejo a hora de assistir a este filme, o livro acho que não lerei. Mas gostei muito de saber a sua opinião e sobre o fato de abordar os assuntos tão revelantes. Dica super anotada.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Eu assisti esse filme ainda nos cinemas e amei, foi um tempo bem aproveitado.
    Um ótimo entendo e um elenco incrível, amei como exploraram libras, e ainda mais que a personagem é surda.
    Adorei conhecer sua opinião sobre, beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oiii Joanice

    Ah eu quero assistir, principalmente sabendo que é mais completa, complexa e interesante que Bird Box. Gostei das discussões que a série levanta, esse lado oprimido x opressor, tão em voga no mundo atual. A premissa realmente é simples, ams se nota que bem trabalhada e isso faz a diferença. Vou procurar pela série pra conferir.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    Eu já vi vários comentários sobre esse filme, mas não tinha parado para ler mais sobre a história ainda.
    Eu gostei de Bird Box, por isso fiquei animada ao ver você comentando que esse filme é bem mais inovador e completo que o com a Sandra. Enfim, acredito que é um bom filme, vou ver com a minha mãe, porque ela adora filmes assim.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  8. Eu sou completamente apaixonada por esse filme! É um dos melhores que já li do gênero. Ouvi falar que vai ter uma sequência, queria que não fosse verdade hahaha acho que já está perfeito dessa maneira ♥️

    ResponderExcluir
  9. Oii!
    Eu já tinha visto algo sobre esse filme, mas por ser do gênero terror, não me aprofundei em procurar saber mais. No entanto, lendo tua analise, fique extremamente curiosa em assistir, apesar de não ser um gênero que curto. A premissa é muito interessante, essa questão de inclusão e adaptação, achei ótima e achei perfeita a tua colocação de uma frase de Paulo Freire, ao final do post "Paulo Freire já dizia que todo oprimido um momento quebra a barreira das cordas que o amarram e traz sua voz à tona."

    Vou tentar superar meus receios quanto ao gênero e ver o filme, fiquei realmente curiosa.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi Joanice, sua linda, tudo bem?
    Antes de mais nada gostaria de dizer que adorei sua crítica. Seu texto está muito bem argumentado. Agora, eu nunca ouvi falar desse filme, e já fiquei com o coração despedaçado com a morte do garotinho. Imagine como ficou a cabeça da irmã que deu o brinquedo escondido. Não vejo a hora de ver.
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem? Ah que legal que tem mais filmes do mesmo naipe que Bird Box. Infelizmente não é uma temática que me interesso muito, por isso não acabo indo atrás. Mas com certeza será um prato cheio para quem curte, pois como você disse, podemos tirar boas lições dele. Adorei!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    Eu ouvi muitos elogios sobre esse livro e o quanto é inovador. Só não assisti, porque terror é um gênero que não assisto de jeito nenhum. Mas achei a premissa do filme muito interessante e achei bem legal o fato de que grande parte do longa não tem diálogos. Acredito que isso torne a experiência ainda mais interessante e acredito que a trilha sonora seja realmente fundamental nessa caso.
    Vou passar a dica desta vez, mas acredito que para quem gosta de filmes de terror, deve ser uma ótima indicação.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Já fiquei curiosa para assistir, parece mesmo aterrorizante a possibilidade não fazer barulho. Gostei muito da sua analise da obra.

    ResponderExcluir
  14. Não li Bird Box ainda para poder fazer qualquer comparação. Mesmo assim, tanto Bird quanto este não estão nos meus planos para o momento.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  15. Eu li este livro da Mila em 2013 através de um Book Tour. Gostei muito do livro e vale a pena ler.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bem Joanice?

    Eu ainda não assisti esse filme e peguei a dica com a Grazi do Cantar em Verso, mas pretendo assistir o quanto antes. Gostei da sua crítica!
    Abraço!

    ResponderExcluir