[Seriando] BoJack Horseman

4 comentários
Título: BoJack
Gênero: Comédia 
Elenco: Will Arnett || Aaron Paul|| Amy Sedaris ||Alison Brie
Duração por episódio: 25 minutos
N° de Temporadas: 5
Sinopse:
BoJack (Will Arnett) é um decadente cavalo que trabalha na TV. Uma estrela já esquecida de um seriado da década de 1990 chamado Horsin' Around, ele disfarça sua baixa auto-estima com uísque e relações fracassadas. Com a ajuda de Todd (Aaron Paul), seu parceiro humano, e a ex-amante Princesa Caroline (Amy Sedaris), ele quer deixar novamente a sua marca no mundo do entretenimento.
BoJack é uma obra de cunho extremamente reflexivo. Não pense que o tom cômico é uma rota de fuga da realidade. Simplesmente espere uma montanha-russa de demonstração de nossa sociedade doentia que faz as pessoas serem apenas fantoches nas mãos das opiniões de massa.

BoJack Horseman é uma estrela de cinema que já saiu de moda há muitos anos, porém ainda quer ganhar o tão sonhado estrelado que sempre achou merecer. Sua agente - e namorada - Princesa Caroline  faz de tudo para que ele ganhe os melhores papéis e bom reconhecimento no meio artístico, porém existe um empecilho: O próprio Bojack.

Nosso protagonista é um verdadeiro "estraga prazeres" e nunca faz o que é esperado de quem quer alcançar uma estrela da fama da ridícula e desnecessária "Calçada da Fama", pois ele adora causar tumultos e rebuliços em cada espaço que colocar seus pés. Nunca é convidado para grandes papéis, porque parece ter uma verdadeira adoração pela "negatividade" e o melancolismo.

Seus relacionamentos são o ápice de seu desequilíbrio emocional, porque ele dorme todos os dias com uma mulher diferente e sente-se vazio a cada novo alvorecer. Sua paixão mais recente é pela escritora de famosos, Diane, que é tão conturbada quanto ele. Seus flertes são apenas ignorados, pois ela é comprometida com o "amigo" dele, Sr. Peanutbutter.

Seu melhor amigo é Todd Chavez que foi um agregado que venho desabrigado e fugitivo de uma encrenca lá no México e acabou se acomodando no sofá da "estrela" de cinema sem nem pedir licença (rsrs).
Nosso personagem principal é bem usado pelos produtores da obra - também dubladores dos personagens -, porque BoJack é a crítica direta à Hollywood. Ele é fruto de uma mulher que o amaldiçoou todos os dias que ele morou sob o mesmo teto que ela, porque para a mãe dele, ele tinha destruído sua beleza e vivacidade e isso ao espectro autoritário do pai que era militar. BoJack simplesmente não conheceu qualquer resquício de amor em seu lar, o que explica seus relacionamentos fracassados e sua tendência ao pessimismo.

Sua relação com a fama é a mais dualística possível. Para ele que sofreu com a ausência de carinho e atenção com sua família acaba vendo na fama, uma forma de tapar o "buraco" em seu coração, todavia sua repulsa a esse jogo constante de risos e felicidade falsificada lhe dar nojo e náuseas e isso é claro em seus diálogos com Todd e Diane.
BoJack é tipicamente aquela pessoa que pode ser intitulada de "âncora" que pode até está suspensa por alguns momentos, porém sua função é afundar em algum momento e quem estiver preso à ela, vai afundar também. Essa alusão é vista com seu relacionamento abusivo  - no sentido emocional - com a Princesa Caroline, pois ela o ama sem limites e acha que deve fazer TUDO por ele para ter pelo menos um mísero tempo dele com ela. Vê-la auxiliando sempre é perturbador, porque ele é infeliz - em tudo - e transmite isso a todos, como fosse o ectoplasma negro no Homem-Aranha e a deixa para baixo diariamente. Ela passou quase quinze anos acreditando que ele mudaria e a tomaria como esposa e teria finalmente uma família feliz, entretanto não foi bem isso que recebeu em troca. Bem semelhante a diversas mulheres que conhece né?

Todd é o melhor amigo de BoJack e posso dizer que ele é um anjo, porque as diversas mancadas que o "amigo" fez com ele fariam qualquer ser humano mandar ele ir para o espaço. A amizade deles é uma via de mão única, já que somente Todd parece conhecer o amigo e fazer coisas que o alegre e o estimulem. BoJack nem ouve os relatos - nunca acabam, mas são divertidos - do companheiro e vira e mexe acaba sendo "jogado na cara" da estrela, porque ele nunca está presente nos momentos de conquista do Todd.
Suas relações mais conflituosas são com Diane e o Sr.Peanutbutter, porque a primeira é sua grande paixão - desconfio que amor mesmo - e o segundo é o marido da primeira e que desperta os piores medos de Bojack que é ser feliz e alegre.

Diane é uma personagem que poderíamos definir como "desconstruída" e  problemática. Ela também teve um lar com ausência completa de compreensão e amor e tem uma relação estranha com o termo "autenticidade", porque ela quer ser muito "alternativa", pois tudo - para ela - deve ser problematizado ao extremo e isso causa desconforto em todos. Todos devemos deixar nosso manto de preconceitos cair, mas cada pessoa tem seu tempo e nem todos são preparados para isso e vão defender genuinamente suas crenças.
Sr. Peanutbutter é um personagem que tem uma felicidade que parece não acabar nunca e isso me irritou muitas vezes, porque ninguém é feliz sempre. Se você é feliz eternamente, é porque só olha para seu próprio umbigo e não ver a Humanidade caminhando para uma tragédia digna de Dante e principalmente sendo "celebridade" é ficar mais próximo do sucesso e da miséria humana. Acabamos vendo sua outra faceta na temporada 3.

Na série há uma jogada bem acertada - como em Star Wars - que é uma sociedade de humanos e animais. BoJack é um cavalo; Princesa Caroline é uma gata e o Sr.Peanutbutter é um cachorro e todos vivem tranquilamente e sem qualquer tipo de preconceito. 
São cinco temporadas lançadas até agora e no aguardo da confirmação da sexta temporada que trará mais reflexões sobre paradigmas como aborto, estrelismo, fama, depressão, família tradicional e outros assuntos pertinentes ao mundo contemporâneo que vezes são "varridos para debaixo do tapete".

 
Comentário(s)
4 Comentário(s)

4 comentários

  1. Olá!
    Se fosse apenas olhar a sinopse e as fotos certamente acharia extremamente bobo, mas lendo suas considerações dá pra notar como tem bons temas e alguns reflexivos.
    Vou dar uma assistida em um episódio para ver se gosto.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  2. Oi Joanice, tudo bem?
    Poxa eu preciso retomar essa série, pois adorava assistir
    Acho incrível como a animação traz tantas reflexões =)
    Amei sua dica

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Já vi muitos comentários positivos sobre essa animação. E no geral acho que não me importaria com a diferença entre usar humanos e animais (sinceramente não me incomoda), acho que o que eu não iria gostar muito é de todo o 'estelismo' que o Bojack tem, eu com toda certeza iria me cansar dele hahahaha.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  4. Oi Joanice, como está?
    Eu já ouvi falar bastante em BoJack Horseman e sabia desse tom de discussão profundo, mas esses detalhes me chocaram bastante, honestamente. Não pensei que o negócio ia tão fundo assim e muito menos que o protagonista fosse o tipo de gente que eu particularmente detesto, hahahahahahahaha.
    Abraços e beijos, Lady Trotsky...
    http://osvampirosportenhos.blogspot.com

    ResponderExcluir