[RESENHA] O Tempo Desconjuntado - Philip. K. Dick

13 comentários
Título: O Tempo Desconjuntado
Autor: Philip K.Dick
Editora: Suma das Letras(Cortesia)
Ano: 2018
N° de Páginas: 272
Skoob
Onde comprar: Amazon

Sinopse:
Um romance impressionante de um dos maiores nomes da ficção científica. Philip K. Dick faz o leitor duvidar do real e se perguntar a todo momento até que ponto a paranoia é justificada. Com edição especial em capa dura e projeto gráfico arrojado, uma obra inédita de Philip K. Dick chega ao Brasil, trazendo um retrato único da construção do medo, da desconfiança e da própria realidade. Ragle Gumm tem um trabalho bastante peculiar: ele sempre acerta a resposta para um concurso diário do jornal local. E quando ele não está consultando seus gráficos e tabelas para o trabalho, ele aproveita a vida tranquila em uma pequena cidade americana em 1959. Pelo menos, é isso que ele acha. Mas coisas estranhas começam a acontecer. Primeiro, Ragle encontra uma lista telefônica e todos os números parecem ter sido desconectados. Depois, uma revista sobre famosos traz na capa uma mulher belíssima que ele nunca tinha visto antes, Marilyn Monroe. E para piorar, objetos do dia a dia começam a desaparecer e são substituídos por pedaços de papel com palavras escritas, como “vaso de flores” e “barraca de refrigerante”. A única alternativa que Ragle encontra para descobrir o que está acontecendo é fugir da cidade e de todos esses acontecimentos bizarros, contudo, nem a fuga nem a descoberta serão tão fáceis quanto ele imaginava.
O Tempo Desconjuntado é um clássico intrigante e paranoico. Sua leitura leva os leitores para um labirinto de caleidoscópios de universos paralelos e discussões dialéticas tão atuais quanto na época da produção da obra.

Ragle Gumm é um veterano da Segunda Guerra Mundial. Você pode achar que ele mora numa cidade pacata com vizinhos maravilhosos e ser possuidor de uma família modelo norte-americano. Só que as coisas parecem nunca serem normais para esse homem. 
Ele mora sim numa cidade norte-americana tranquila e simples, porém mora com sua irmã, cunhado e sobrinho. Ragle participa de um desafio diário num jornal de circulação nacional, na qual deve acertar a localização do homenzinho verde num mapa que mais parece um campo minado. Com esse "trabalho" para lá de estranho, ele consegue se sustentar e despertar um certo desconforto nas pessoas que acham que sua atividade é apenas um hobby ou pior, pura sorte.
"[...]Os que se recusam a responder aos novos estímulos perecem. Adapte-se, ou desapareça...uma nova versão de uma regra atemporal." p.19
A rotina de Gumm é sempre a mesma. Acorda cedo, toma café e pega o jornal para passar o resto do tia solucionando o desafio do concurso que o colocou no topo da lista de maiores ganhadores desse concurso. Ele também vai algumas vezes jogar seu charme para sua vizinha da frente - ela é casada - , Junie Black, que também parece se encantar pelo jeito forte do veterano de guerra.
Tudo parece normal até coisas sutis  e estranhas acontecerem. Reações totalmente fora do contexto, como, pessoas correndo de alguma coisa completamente invisível aos demais, puxar uma cordinha para ligar a lâmpada mesmo sabendo que existe um interruptor para isso, o desaparecimento de objetos pela casa e o aparecimento de papéis com os nomes dos objetos no lugar dos mesmos, revistas que mostram celebridades famosas, mas que ninguém conhecem, sonhos difusos por parte de Ragle e seu cunhado e outras coisas que despertam uma sensação de não pertencimento àquele tempo.
" - Um deles sempre está aqui. Você sabe como eles são." p.122
Então uma luta dialética se eleva como propósito da vida de Ragle e seu cunhado, porque existe algo fora de contexto naquele lugar. Não pode ser normal sentisse deslocado em uma rotina que vive há anos, porém que parece ser apenas algo pronto e não autêntico.

Ambos começam uma batalha que pode trazer uma ruptura entre realidade e imaginação e trazer consequências tão dolorosas e cruéis que colocam em xeque o poder governamental e todos os modelos políticos e de controles adotados por diversas sociedades.
O Tempo Desconjuntado não é uma obra que traz romance ou drama, mas tem a função pura de falar sobre universos paralelos e principalmente, como a realidade pode ser manipulada e mostrada de acordo os interesses imperativos.
"Tudo pode servir de desculpa para que o mecanismo se ponha em movimento e todas as forças comecem a convergir sobre mim." p.145
Ragle Gumm sem sombra de dúvidas é uma pessoa com capacidades intelectuais elevadas aos padrões normais, porque ele consegue fazer cálculos e deduções científicas para saber exatamente onde o homenzinho verde vai aparecer e algo incomum que ocorre é que os criadores do concurso não querem que de modo algum ele pare de responder aos desafios.

Nosso protagonista é um homem de questionamentos fortes e opiniões bem definidas sobre tudo, porém sente-se desconfortável por ter passado da "idade" e não ter família e não poder viver seu amor com Junie, já que ela é casada com o Sr. Black. Somente quando tudo começa a parecer confuso e preste a romper em algo inimaginável, ele sente que algo adormecido nele volta a tona e traz determinação aos seus passos.
Philip Dick é famoso por Blade Runner, entretanto todo seu talento técnico e característico se dar nessa obra que aborda brilhantemente a narrativa antecessora da brilhante e inesquecível trilogia Matrix. Em Tempo Desconjuntado temos uma ambiente brilhantemente montado e apresentado ao leitor como uma pequena cidade comum que podemos encontrar em qualquer parte do comum e a jogada mestre está no contexto histórico, na qual os habitantes estão inseridos.
"Eles tiveram um trabalho gigantesco para construir um mundo falso ao meu redor para me manter tranquilo." p.162
A cidade vive o terror norte-americano do possível ataque bélico em qualquer parte do país e por isso a vizinhança faz treinamentos constantes para um "eminente" ataque da Bomba H que destruíra uma cidade num piscar de olhos. Só que tudo parece "perfeito" demais e Ragle sabe - instintivamente - que algo está errado. Ele parece saber coisas que já aconteceram. Será que a loucura se acoplou de seu cérebro? Como ele tinha certeza que o "homenzinho verde" estaria no jornal? Por que o concurso queria tanto suas respostas que relevou vários de seus erros?

O enredo vai crescendo na eminência de uma guerra que nunca chegou - já que a Guerra Fria ocorreria um pouco mais a frente - e que se pauta na paranoia da família de Ragle com a realidade e aí chega o apogeu da história. As revelações despertam uma confusão deliciosa e perigosa não somente nos "detetives" amadores, mas também nos leitores que se sentem baqueados com a verdade. Dick não mede esforço em quebrar nossa ideia limitada de tempo e nos apresentar uma linha temporal para lá de atual, que permeia a camada mais essencial da sociedade : a Política.
Os anos finais da década de 50 e início dos anos 60 que são usados nesse livro tem uma função primordial no contexto: causar estranheza tantos nos moradores quanto nos leitores. Philip detalha com maestria as épocas citadas, porém sentimos que há algum "objeto" fora da harmonia do conjunto e isso ele explora com exaustão e nos mostrando numa parte avançada do enredo, diálogos filosóficos e dualísticos entre Ciência e a Religião que são a base da ficção científica em sua época, porque só esse gênero para unir protestantes, católicos e ateus num mesmo contexto bélico e trazer críticas nítidas e fortes contra seus posicionamentos muitas vezes extremistas e irracionais.

Não procure por robôs ou a vinda do nosso amigo Flash para destruir alguma linha do tempo rs e sim uma obra que nos norteia com críticas bem pontuadas sobre a manipulação do Estado com seus cidadãos e principalmente a legitimidade dos "fins justificam os meios" que os estados-nação usam abundantemente quando querem tomar decisões que vão contra a decisão popular e são nocivas aos seus empregadores - sim, é o povo que emprega os políticos - e por isso usam manobras de "pão e circo".

A leitura pode ter seus altos e baixos, principalmente para quem não está acostumado com a ficção científica na Literatura, mas a insistência na leitura e também a mente livre de achismos, dar uma experiência fantástica que nos presentear com uma obra que abriu "o mar" para diversas obras do gênero na atualidade, como Matrix, Matéria Escura - resenha aqui - e outros autores de ficção científica. 

A capa traduz muito a essência do livro, já que a figura do rádio tem poder central na obra. Narrativa em terceira pessoa que dar visão ampla aos leitores e que "casa" bem com a fonte agradável e um formato de folha "envelhecida".

O Tempo Desconjuntado traz toda a cadência e maestria do talentoso Philip Dick e nos presenteia com uma viagem crítica e filosófica sobre Estado e poder.


Nota para a obra:



Comentário(s)
13 Comentário(s)

13 comentários

  1. Vou ser sincera, acho que esta não será uma leitura que irá me agradar, primeiro que sou leiga quando o assunto e ficção científica, por isso acredito que se eu tivesse coragem de embarcar nessa história, com certeza teria altos e baixo como você mesma citou. Enfim, e notório que o autor conseguiu construir uma história envolvente, e muito bem descrita por essa razão que muitos leitores amam suas obras.

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Eu tenho bastante vontade de ler esse livro, por trabalhar essa questão de universos paralelos e tudo mais, mas tenho medo de ser uma leitura muito complexa para mim, hehe. Adorei tua resenha!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Eu tenho problemas com a escrita do Philip Dick, sempre acho que ele enrola de mais. Porém ainda não li este livro. Gosto dessa coisa de conspiração e a ambientação parece estar ótima.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  4. Olá.

    Esse livro esta no meu carrinho em dois sites, hahah. Quero muito ele, sou apaixonada pelo gênero e tenho lido resenhas muito bacanas a cerca dele. Espero arrumar um tempo para coloca-lo na minha lista.

    bjs

    ResponderExcluir
  5. Oiii Joanice

    Eu não estou muito habituada com a ficção cientifica então seria daquelas que sentiria certa estranheza, mas é uma obra que certamente vale a pena dar uma chance, pois pode surpreender positivamente. Eu adoro essa ambientação final dos anos 50 e inicio dos 60, época fascinante e fiquei curiosa em ver como a gente se sente quando nota um elemento meio fora do comum na narrativa, ali de maneira proposital, isso é bem intrigante.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  6. Tenho uma certa curiosidade quanto a escrita do Philip, pois gosto da temática de suas obras, mas acredito que seria uma leitura extremamente difícil, acho essa mistura entre real e imaginário bem complexa, sem dizer que tem esse lado politico e as criticas que mencionou conter no livro. Mas quem sabe um dia eu não me empenhe em tal leitura e descubra quem é esse Philip Dick.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem? Não conhecia o livro e acho que não conheço o autor, mas gostei de ser sci-fi. Confesso que não leio quase nada desse gênero, mas quero demais começar a ler mais, até porque gosto bastante, só não tenho muita oportunidade de ler. Fiquei curiosa para saber como o Estado entra na jogada e, pelo fato de ser uma crítica social, fiquei mais curiosa ainda. Gosto demais de livros que trazem o social. Obrigada pela dica! :)

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Joanice, que resenha mais completa! Parabéns pela acuidade no detalhamento da obra, de verdade. Apesar de não ser um gênero que tenho o h[abito de ler, acabei ficando interessada por conta da sua empolgação;

    ResponderExcluir
  9. Oi Jo, tudo bom?

    Eu simplesmente não consegui curtir esse livro. Eu não sou muito de ficção científica, mas me indicaram com tanta paixão que eu tentei. Mas achei o Philip muito prolixo, muita descrição (os romances me estragando com páginas e páginas de diálogo) e acabei devolvendo sem terminar :(

    --
    Tiffannyk
    #thereviewbooks | @thereviewbooks
    http://thereviewbooks.com.br

    ResponderExcluir
  10. Eu li esse livro e adorei, o engraçado é que durante a leitura eu ficava lembrando do filme O Show de Truman e só depois que terminei de ler é que descobri que o filme foi inspirado no livro hahahaha
    Adorei a sua resenha!

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem?
    Não sou muito fã desse gênero de leitura, mas tenho esse livro na estante, e tenho curiosidade para conhecer o autor ( que é bem famoso, né?) vou dar uma chance para o livro, a história e instigante, e não costumo ler muitos livros onde os protagonistas são homens. E tem outro livro dele lançado recentemente, voce viu? :)

    Beijos,
    Eli - Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem? Realmente só conhecia a outra obra do autor, a mais famosa, por isso me foi surpresa descobrir esse livro. Fã de ficção científica, com certeza dica mais que anotada! Adorei a resenha bem explicada e as fotos <3
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Não conhecia esse livro e nem o autor, não sou de ler livros desse estilo, mas confesso que fiquei mega curiosa com essa história que parece ser bem louca rs' quem sabe eu não confira!

    beijos!

    ResponderExcluir