[Bate-Papo com a Alquimista] Por que nos frustramos com algumas leituras?

12 comentários
Sempre tem aquele livro que adquirimos com altas expectativas. Sempre tem aquela obra que só lemos resenhas positivas e com elogios divinos para a narrativa e tudo mais e além de comentários relevantes de escritores bem conceituados, entretanto quando lemos acabamos nos frustrando com toda a narrativa e não sabemos se o livro não é tão bom ou se nós que não estamos numa boa fase para ele. Abaixo vou dar umas dicas que podem ajudar antes de qualquer leitura.
1. Leia sobre a carreira do escritor ou escritora antes de iniciar a leitura:
Quando conhecemos a história dos autores acabamos entendendo o quanto sua formação acadêmica e profissional anterior influenciam sua escrita e produção literária. Um exemplo é Rick Riordan que é professor e traz muito de sua vida como educador em seus personagens,como o Sr.D., Groover e afins que se mostram bons mestres perto de jovens e crianças.
2. Saiba o motivo de criação desse livro:
Toda obra tem sua história. Ninguém escreve um livro sem um motivo real por trás. Margaret Atwood escreveu O Conto da Aia depois de uma viagem a URSS e percebeu que o mundo poderia adentrar numa escuridão social pior que a Guerra Fria. George Martin deu vazão à problemática que desencadeia a aniquilação da nossa espécie: A sede por poder. Portanto toda obra tem seu próprio contexto de criação.

3. Não leia inúmeras resenhas:
Ler muitas resenhas tendem a influenciar sua percepção sobre algum livro ou série. Não existe cérebro que consiga dissociar fragmentos de opiniões sobre algo que ainda não tivemos contato. A mente assimila por osmose e isso aumenta as expectativas.
4. Não leia vários livros do mesmo gênero consecutivamente:
Ler vários livros do mesmo gênero de forma consecutiva levam a saturação do mesmo. Você começa a detectar padrões que fazem parte da caracterização de cada gênero e enjoar facilmente de personagens e contextos. Intercale gêneros ou passe para filmes e séries.

5. Não insista em obras do mesmo autor, se dois livros já lidos não lhe conquistaram:
Não leio mais nada da Jojo Moyes ou Colleen Hoover, porque não consegui me conectar com qualquer obras dela. Abandonei diversas obras delas pela metade e percebi que era a forma que elas narravam que não me convenciam para finalizar a leitura. Deixei de insistir e hoje leio qualquer outro autor, menos essas duas e J.K.Rowling.

6. Não leia por pressão ou modismo:
Se você ceder ler algo que não estar afim de conhecer no momento, pode esperar que sua chance de gostar vai ficar em torno de 10%. É comprovado que fazer algo que não quer só vai trazer desconforto e frustração.
7. Não crie expectativas altíssimas:
Nos frustramos porque somos seres humanos e nos levamos por emoções e paixões feitas por idealismo. Fuja disso.

8. Conheça as características do gênero que está lendo:
Já vi pessoas reclamando de livros por suas próprias características na Literatura. Todos seus gêneros literários e seus respectivos subgêneros tem suas marcas e por isso um suspense é diferente do terror. No terror há suspense, mas o inverso é falso. No romance policial não é dito que haverá ROMANCE, porque romance é estilo de prosa nesse contexto e não gênero propriamente dito. Vejam as diferenças na internet ou em livros na área.

9. Não estabeleça suas expectativas por causa de uma capa bonita:
O mercado brasileiro trabalha com uma estética exclusivamente linda para atrair os consumidores que segundo as editoras compram por estética, já que o número de leitores ainda é baixa. Países como França, Suécia e Alemanha não tem histórico de investimento em capas bonitas porque a literatura é algo extremamente cultural em suas sociedades. Capa é apenas venda. Pense nisso e lembre que há sapatos lindos que são bem desconfortáveis.
10. Não julgue os personagens sob seu olhar de vida:
É comprovado que quando julgamos os outros optamos por olhar sob nosso prisma pessoal, mas lembre-se que a vida não se resume a nosso olhar.

Então essas são minhas dicas para que você tenha uma leitura sem tantos estresses e expectativas bem irreais.

Quais você me daria? 
Comentário(s)
12 Comentário(s)

12 comentários

  1. A parte de não ler resenhas eu faço muito, acho que estraga a leitura. 'Não julgue os personagens sob seu olhar de vida' concordo plenamente. Sua postagem ficou interessante, algumas das sugestões já sigo para minha vida, infelizmente, ainda assim podemos nos decepcionar, entretanto, a possibilidade é menor. Gostei ^^

    ResponderExcluir
  2. Que "bate papo" maravilhoso. Já li porque todos estavam lendo e amando e me decepcionei. Não costumo ler ou assistir resenhas. Infelizmente julgo pela capa, o que acaba sendo decepção as vezes. Adorei os itens e refleti sobre cada um deles. Parabéns!
    Bjos
    Vivi
    http://duaslivreiras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Adorei a idéia do bate papo, tem alguns pontos que eu super concordo. Só sobre ler os autores que acho muito relativo, mas isso depende muito de cada um mesmo.

    Beijos,
    Blog Diversamente

    ResponderExcluir
  4. Oiiii

    Dicas valiosas, realmente ler muitas resenhas, especialmente daquelas obras mega valorizadas pode frustrar o leitor que começa a ler e de repente não tem a mesma sensação de "oh maravilha" que todos os outros, sei bem porque está acontecendo agorinha mesmo comigo com um livro enorme que estou lendo. Ler semrpe o mesmo gênero também acaba cansando por amis que a gente ame, e quando a gente satura, às vezes nem uma história grandiosa surte o efeito desejado, nada como sair um pouco da zona de conforto de vez em quando.

    Beijos, Alice

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  5. Olá, adorei o seu post. Já me frustrei bastante com alguns livros pela capa, expectativa e minhas suposições sobre personagens que não me levaram a concluir uma leitura. Dicas bem vindas!

    ResponderExcluir
  6. Olá que post bacana adorei suas dicas, são valiosas e importantes para o leitor!

    ResponderExcluir
  7. ótimo post! eu normalmente leio bastante sobre o autor, quando nao conheço, pois é importante para entender algumas vezes suas hisórias
    gostei bastante das suas dicas

    ResponderExcluir
  8. Eu gostei das dicas, mas em partes.
    Eu gosto de ser surpreendida, por isso dificilmente leio sinopses e me baseio em indicações. É claro que não abro mão da leitura, porque alguém não gostou da experiência. Mas levo em consideração antes de iniciar a leitura.

    Gostei da discussão e dicas =D
    Sai da Minha Lente

    Eu amo Agatha Christie, por exemplo, mas tem vários livros dela que eu não gostei. Se eu fosse abandonar a escrita dela, por causa das experiências anteriores, perderia conteúdos que entraram para os meus favoritos XD~~~

    ResponderExcluir
  9. EU posso favoritar seu post? EU AMEI! A gente sempre julga um livro pela capa e criamos expectativas lá em cima, né? Eu sou essa pessoa haha. Mas é legal a gente parar e pensar o porquê nos frustramos com um livro. Acho que o fato da gente comparar personagens com a nossa vida é algo comum também. Às vezes vivemos tanto em um universo diferente e esquecemos que tudo aquilo é uma ficção. Agora o que achei mais importante foi o tópico 6! Infelizmente ler por modismo e essas coisas é o que acaba frustrando ainda mais.

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir
  10. Não costumo pesquisar sobre o autor antes de ler o livro, até porque para mim a formação acadêmica dele é o que menos importa para mim, o importante é se o livro é bom ou não. Claro que gosto de conhecer mais sobre a carreira dos autores e ler livros de autores de diferentes nacionalidades. É difícil não criar expectativas kkkk mas tenho aprendido, às vezes vou com muita cede ao ponte e acabo me decepcionando.

    ResponderExcluir
  11. Olá
    Eu nunca leio resenha antes de ler um livro. Se eu não tenho interesse em ler o livro, leio a resenha, mas se quero, passo longe de tudo. Ai, quando termino, leio o máximo de resenhas possíveis pra ver se alguém tem opinião semelhante a minha. Eu tento nunca ter altas expectativas, mas né... elas crescem sem que a gente perceba. Hoje em dia eu sou bem mais cautelosa com a escolha das minhas leituras.
    Fiquei de cara que não lê J. K. Rowling... Tá que só li Harry Potter da linda, mas acho a escrita dela uma delícia.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem? Esse é um assunto muito delicado ainda mais quando se trata de livros que nos frustam. Antes lia vários títulos por indicação ou porque estava na "moda". E muitos acabavam não sendo tão bons quanto a nossa expectativa. Um gênero que gosto muito é suspense ainda não me cansei. Mas canso quando leio muitos livros do mesmo autor. As vezes precisamos descansar da escrita dele. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir