[Resenha] #Acredite - Eliane Quintella

10 comentários
Título: #Acredite
Autora: Eliane Quintella
Editora: Independente 
Ano: 2019
N° de Páginas: 160
Nota:4,5/5
Cedido em parceria com a autora

Sinopse:
Existe um mundo mágico, mas seu povo é dividido de acordo com seus poderes. Braites são mágicos mais poderosos e dominam a energia da transformação. Lalulis conseguem fazer apenas as magias simples. Os Braites mantêm sua magia forte, pois cultivam a leveza, a harmonia e a alegria, já os Lalulis não são capazes de aumentar seu poder de magia, pois são pessimistas por natureza e preferem se deixar dominar por sentimentos pesados a serem fúteis como os Braites.Nesse mundo dividido, Pamela, uma jovem braite, se apaixona por Raul, um Laluli. Porém, os dois acreditam que o amor é uma força poderosa e estão dispostos a desafiar a ordem das coisas ficando juntos.O casal é submetido a duras provações que desafiam a força do amor e a crença que separa aquele mundo. Um livro que tem a força dos contos de fadas e nos inspira a acreditar em nós mesmos e na vida que nos cerca.
#Acredite é um romance que fala sobre ter forças mesmo diante as situações mais tenebrosas e acreditar que o Amor pode auxiliar em qualquer momento de luta, tristeza e superação.

Pam é uma jovem que vive em Terras onde não existe diversos povos, mas apenas dois: Os Braites, na qual ela pertence e os Lalulis. Aqui a magia é elementar e cresce conforme o aperfeiçoamento de cada indivíduo, mas os Lalulis não tem uma magia poderosa como os Braites. Eles são pessimistas, vitimistas e tristes. Não conseguem dominar a magia que circunda todo o lugar. Os Braites são poderosos e cheios de alegria e vitalidade. A tristeza para eles é a sentença de suas mortes. É nesse mundo de diferenças sociais e culturais que nasce um amor condenado ao fracasso e extremamente proibido.
Nesse lugar não se pode ter um relacionamento entre as duas classes distintas. Para os costumes tradicionais, os Lalulis sugam toda a magia dos Braites, o que pode ocasionar a morte do último. Por causa de sua tristeza profunda e incapacidade de dominar as artes mágicas, os Laluis são vistos como sanguessugas.

O amor entre Pamela(Pam) e Raul nasce de forma imprópria e a jovem braite sabe muito bem disso. Ela é advertida pela amiga e principalmente pelo pai que pode ter sua vitalidade roubada e condenada à loucura e a frustração até seus últimos dias. Ela sabe que ir contra um sistema cultural traz consequências dolorosas, como, isolamento social e mudança de casta, entretanto seu sentimento pelo laluli Raul é maior do que qualquer regra social imposta pelo Conselho Supremo de Magia.

O que começa como um relacionamento simples, puro e juvenil acarreta mudanças inesperadas e até almejada por muitos - que eram silenciados - que dão o pontapé inicial para uma batalha sangrenta e violenta pelo poder. Por um lado, os braites não acreditam que os lalulis podem ser como eles e do outro, os lalulis não querem mais ser inferiorizados. Em meio ao conflito, Raul e Pam se veem em uma realidade voraz,alucinante e impiedosa. O que seria sensato de se fazer? Será que dois jovens inocentes podem mesmo dar começo à uma revolução? Será que as duas "espécies" realmente são diferentes?
"Não temos que erguer um mundo de amor e compreensão em cima de sepulturas." p.129
A história se baseia na narrativa de Pam de seu amor por Raul. Ela é nossa narradora e por isso nos traz um enredo carregado de sentimentalismo e percepção pessoal e limitada de tudo. Como ela é uma jovem extremamente apaixonada e intensa, todas as suas memórias tendem a trazer um romantismo típico das mocinhas do século XIX, mas engana-se quem acha que ela é inocente, ingênua e submissa.

Pamela é uma braite de nascença e carrega a ideia que vem de uma casta "superior". Quando se apaixona por Raul começa a questiona toda a estrutura social do lugar onde mora. Ela não compreende como a segregação chegou a tal ponto que a inferiorização tornou-se algo apoiado por todos. A jovem então adentra numa luta para mostrar que tudo aquilo não passa de uma construção cultural, na qual alguns decidiram em algum momento - divergência ou épicas bélicas - estratificar a sociedade de magia para condenar alguns e os taxarem de Laluli.  

Há quem diga que Pam fora egoísta em suas escolhas, mas pergunto a você: Quando se ama temos tendência a pensar no coletivo ou no bem estar de quem amamos? Uma mãe que ama seu filho incondicional e tem que escolher entre a vida dele e de meia dúzia de desconhecidos, optará por qual?O amor é sim, potencialmente egoísta - e não egocêntrico - e exclusivista. Quando se ama, se quer proteger quem amamos e mover "céus e terras" para isso.

Raul é um revolucionário nato e incapaz de recuar quando acredita em algo. Em muitos momentos, vi a personificação da força de Atlas - mitologia grega - no rapaz, porque ele era um rochedo de esperança, dureza e amor.

O livro tem uma fluidez impressionante e somos levados a sonhar com a capacidade de controlar a magia. Não tem como não imaginar a sensação do formigamento da magia se espalhando por cada célula e nos dando capacidade de voar, levitar e teletransportar.

Meu único dilema com a obra foi um aceleramento em alguns acontecimentos que mereciam mais detalhes, porque foram essenciais para o culminamento do final que nos traz uma lição fundamental para nossa existência: Só se alcança a mudança com a luta.

As ilustrações são maravilhosas e são bem colocadas em alguns capítulos e nos trazem uma experiência visual completa e satisfatória. As folhas amareladas dão aquela sensação de pergaminho.
#Acredite é sobre superar qualquer atribulação e lutar com o pensamento que toda a evolução nos traz batalhas e guerras a serem vencidas.

Comentário(s)
10 Comentário(s)

10 comentários

  1. mais da metade das pessoas que eu sigo leram ou estão lendo esse livro! eu vou acabar sendo vencida pelo cansaço e vou ter que ler hahahahahahaha
    achei bem interessante a premissa do livro, ainda não tinha parado pra ler nenhum resenha dele, parece ser bem legal, quem sabe eu leia num futuro proximo! Eu vi que ele tem no Kindle Unlimited, vamos ver! <3

    ResponderExcluir
  2. Olá já tinha visto outras resenha sobre o livro, achei a premissa e capa muito atraentes, e gostando do gênero acredito que daria uma chance a leitura sem dúvida.

    ResponderExcluir
  3. Essa capa é tão linda, até combinou com o layout do teu blog <3. Estou bem curiosa com este livro desde que lançou, adoro as obras da editora. Ainda não consegui comprar, mas está na lista de desejados.
    Bjos
    Vivi
    http://duaslivreiras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Que resenha linda.
    Amei as fotos da publicação e fiquei com vontade de me jogar nessa leitura. Ando lendo tanta coisa pesada, que preciso dar uma pausa para a mente. Por isso anotei a dica <3

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  5. Olá!

    Eu também li o livro e concordo contigo sobre as cenas corridas quando elas deviam ter dado uma desacelerada. Mas a mensagem passada é ótima!

    Beijos,
    Blog Diversamente

    ResponderExcluir
  6. Eu adoro livros que trazem essa coisa mágica, sei lá, eu sou muito atraída pra isso. Achei a premissa do livro bem boa e já salvei na tbr!

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem? Uma colaboradora do blog quem acabou resenhando essa história e pelo que pude acompanhar ela tem as mesmas criticas, gostou bastante da narrativa mas criticou o final também. Espero que a autora faça mais sucesso ainda, ela merece.

    ResponderExcluir
  8. Oiii Joanice

    Quero ler esse livro assim que puder, a premissa é bacana e só tenho escutado elogios. Pena que alguns acontecimentos foram finalizados de maneira precipitada, mas pelo visto a obra tem muito pra se curtir e parece ser uma leitura legal que vale muito a pena.

    Beijos, Alice

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Eu acho a capa deste livro bem feia, confesso. Porém a história me atrai, essa coisa de ter magia e o romance, são elementos que gosto bastante.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?
    Eu estou morrendo de curiosidade com esse livro, a premissa me desperta um grande interesse e adorei poder ver a sua resenha sobre ele. Eu acho que pode ser uma ótima leitura para mim e não vejo a hora de ler

    ResponderExcluir