[Resenha] Enigma - Lais Barbosa

8 comentários
Título: Enigma
Autora: Laís Barbosa
Editora: Vecchio
Ano: 2019
N° de páginas: 316
Onde comprar: Amazon
Cedido em parceria com a editora

Sinopse:
UMA GAROTA.
UM ENIGMA.

Isabella Camardelli, é exatamente aquilo que aparenta, uma garota rica com muitos amigos e pais que lhe amam incondicionalmente, ainda que sejam bem ocupados. Contudo uma tragédia lhe tira o chão e ela se vê forçada a confiar em alguém que acaba de entrar em sua vida.

UM AGENTE.
UM SENTIMENTO ÚNICO.

Seth Miller, é um jovem agente do FBI, sua atual função é proteger a filha de um casal de agentes da mesma agência. Mas o protecionismo que Seth sente por Isabella é maior do que sua missão exige e, enquanto, tenta descobrir o que ela realmente significa para ele, Seth precisa protege-la ao passo que a vê descobrir o grande enigma que a rodeia.
Romance, aventura e ação cercam essa história emocionante.
Enigma é um romance policial que traz o ar clássico das tramas policias que trazem vilões sofisticados e bem articulados contra agentes federais bem treinados e tentando proteger quem é sua missão.

Isabella Camardelli é uma jovem normal e tranquila que está no High School nos EUA e tem pais maravilhosos e que a amam por demais. Também tem vários amigos e é popular na escola. Sua vida era perfeita aos olhos dos outros.

"Suspiro ao me dar conta de que, quando se é pequeno, as coisas são explicadas de uma forma que lhe faz sonhar. Quando se cresce, descobre a verdadeira realidade e, muitas vezes, não está preparado para enfrentá-la." p.64
Seu crush atual é um novato em sua escola que desfila com tamanha beleza e seriedade que ela não consegue se quer concentrar nas aulas quando ele está presente. Ele vai na sua casa para estudarem. Ela está nervosa e insegura se um dia ficarão juntos. Sabia ela que ele se tornaria a única pessoa que estaria ao seu lado quando sua vida virasse apenas uma ruína.
Seth Miller é agente do FBI e está designado para proteger e observar os Camardelli. Sua função é proteger a filha do casal de agentes do FBI. Seu disfarce é o novo aluno da escola de Bela. A família corre perigo já que os trabalhos dos agentes tem envolvido criminosos perigosos. Ele fica destruído quando a casa de seus ídolos no trabalho é consumida pelo fogo após uma explosão e o assassinato dos pais de Isabella e a jovem ser jogada para a verdade da forma mais cruel.

Bela e Seth são levados para a sede do FBI em Washington e a verdade sobre o trabalhos dos agentes Camardelli é revelada a adolescente e assim ela fica ciente que os perseguidores não cansarão até matá-la e descobrir o que os pais dela escondiam. Bela começa a se aproximar do agente Miller(Seth) e um romance entre eles, mas não sabiam que o perigo e a morte seriam sua queda. 
Enigma tem uma narração com duplo narrador. Os capítulos são alternados entre Bella e Seth, portanto temos uma dupla visão sobre os acontecimentos, o que deixa a perspectiva panorâmica e mais fácil de compreender.

"Sem dizer mais nada, ele se distancia, deixando-me sozinha na sala. Suas palavras ecoam em minha mente. E essa é mais uma ferida que se abre em meu coração." p.35
Bella é uma adolescente que vivera numa vida de conforto rodeada de amigos e pais amorosos. Ela imaginara que seus pais eram profissionais que viajavam muito por causa do trabalho, mas nunca desconfiara que os mesmos estavam em constante perigo por causa das investigações pelo FBI. Ela é uma personagem forte e que se recupera rápido dos golpes que a vida lhe dar. Não dar espaço para vitimismo e medos infindáveis. Mesmo sendo uma jovem tem uma maturidade louvável.

Seth Miller é um homem de discrição impecável e cauteloso em tudo que faz. Seu trabalho na missão Camardelli foi exemplar, mas não estava em seus planos se apaixonar por Bella. Ele sendo bem racional não se entrega com facilidade para o amor e também tem receio de que qualquer mal de seu trabalho respingue na jovem.
O romance entre eles é algo bem dosado e construído com esmero e lentidão. Temos uma investigação em andamento, portanto eles trabalham em prol de descobrir mais sobre os possíveis alvos do FBI que são potenciais mandantes do crime contra os Camardellis. A fluidez da história é impressionante e e impossível largar a obra antes de descobrir o final.

A ambientação nos EUA deu uma impressão daqueles filmes da Sessão da Tarde que nos prendem do começo ao fim, porque trazem um fundo de ação e plot twist que agrada ao público, entretanto algo que senti falta foi maior desenvolvimento no final. Ficou bem fechado, todavia podia ter tido uma tensão mais prolongada e alguns pontos críticos - como dos criminosos - mais apresentados para o público e que dariam um sentimento de completude.

As cenas de lutas e ação são bem construídas e dão uma experiência visual para os leitores. Outro ponto de destaque é alguns capítulos se passarem na Itália e a descrição da cidade ser bem detalhada e assim nos sentimos vendo através dos personagens.

Personagens secundários que merecem destaque é o irmão adquirido de Bella que é John que é fantástico e muito amável. Queria ter um irmão mais velho como ele. Jennifer é a irmã de Seth e é muito inteligente, sensata e perseverante e toda a equipe do QGI do FBI.

A capa lembra os dois personagens principais em sua passagem pela terra do Panetone e por isso gostei. O começo de cada capítulo tem a mesma imagem. A fonte das letras é super agradável e o trabalho de revisão da editora é fantástico.

Enigma é um convite para aqueles apaixonados por filmes de espionagem e romances policiais bem escritos e da nossa nova safra de autores nacionais. 

Locais citados no livro:
1. Veneza: A capital da região de Vêneto, no norte da Itália, é formada por mais de 100 pequenas ilhas em uma lagoa no Mar Adriático.
2. Washington: capital dos EUA, é uma cidade compacta às margens do rio Potomac, vizinha aos estados de Maryland e Virgínia. Nela, destacam-se monumentos e prédios neoclássicos imponentes, como os que servem de sede aos 3 poderes federais: o Capitólio, a Casa Branca e a Suprema Corte.

Onde encontrar a autora: Instragam || Linktree


 
Comentário(s)
8 Comentário(s)

8 comentários

  1. Olá!! :)

    Eu confesso que nao conhecia este livro ainda, mas achei otimo que tivesses gostado e vindo partilhar!

    E otimo que o livro e a apresentaçao tenha predido do inicio ao fim e que as cenas sejam assim tao bem construidas!

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  2. Nem sei quando foi a última vez que eu li um romance policial. Sinto falta desse ambiente de mistério e investigação. Não conhecia esse livro e já gostei da sua resenha

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  3. Oi, amei conhecer esse livro pelo seu post, a premissa me deixou super curiosa para ler e ver como será o envolvimento da personagem com o agente que devia protegê-la além de toda a questão envolvendo quem está atrás dela. Ótima resenha!

    ResponderExcluir
  4. Oii Joanice

    Não conehcia o livro, mas só por ser romance policial já me prendeu, é um gênero que tenho amado cada vez mais e fiquei feliz em saber que o romance entre a Bela e o Seth vai sendo construído aos pouquinhos, com cuidado e sem forcação de barra, isso é ótimo. O livro me interessou bastante.

    Beijos, Alice

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  5. A história me fez lembrar de um nacional de uma autora aqui de BH. Parece ser interessante a história. Embora eu goste muito do clima mais "policial", não sou fã da parte mais romântica da história.
    Mas, adorei o post. Muito bem feito!! Foi bom conhecer um pouco desse livro por sua resenha.

    Abraços

    Carol, do Coisas de Mineira

    ResponderExcluir
  6. que legal, não conhecia esse livro, achei bem interessante
    histórias com agentes do fbi normalmente valem a pena
    amei sua indicação
    bjss

    ResponderExcluir
  7. Ooi,

    Faz tempo que não leio um romance policial, já estou com saudade, valeu pela dica.

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia esse livro, mas adorei a premissa! Só pela capa já da para imaginar como é sofisticado. Fiquei interessada para conhecer essa obra e principalmente por passar em lugares maravilhosos!

    Beijos

    ResponderExcluir