[Resenha] Restos Mortais #3 - Patricia Cornwell

8 comentários
Título: Restos Mortais #3 - Série Scarpetta
Autora: Patricia Cornwell
Editora: Paralela
Ano: 2013
N° de Páginas: 312 
Onde Comprar: Amazon || Americanas

Sinopse:
Nos Estados Unidos, Patricia Cornwell vende milhões de exemplares por título. O que ela faz ao escrever é transformar sua experiência de vida numa fascinante experiência literária. Explorando o que aprendeu como repórter policial, integrante voluntária da polícia e funcionária do Instituto Médico Legal da Virgínia, nos Estados Unidos, ela criou a Dra. Kay Scarpetta, médica-legista obcecada pela verdade humana que se oculta nos corpos decompostos.Fred e Deborah, jovens, lindos e saudáveis, estão desaparecidos. O pânico toma conta da cidade de Richmond, Virgínia. Será que o casal teve o mesmo fim que outros quatro jovens casais desaparecidos anteriormente? A ideia é aterrorizante, pois nos outros casos as vítimas foram achadas, meses depois, em estado avançado de decomposição.Com sua frieza profissional temperada por um caráter passional e obsessivo, Kay Scarpetta estará na cena do crime desde o início. Acompanhá-la no trabalho é participar de uma engrenagem feita de medo, suspense e compaixão.
Restos Mortais é um suspense forte e com cenas bem detalhadas de autópsias e crimes que fazem qualquer cabelo arrepiar só de ler como as cenas dos crimes são encontradas.

Deborah e Fred são um casal jovem que se apaixonara à primeira vista na universidade. Não se desgrudam por nada. Ela é filha de uma mulher poderosa nos EUA  e futura candidata a um cargo maior no governo norte-americano. Ele é apenas um rapaz comum, mas que era tudo que a jovem queria. Eles estavam saindo da universidade para a casa dos pais de Deborah. Um final de semana que seria como qualquer outro, entretanto o carro deles fora achado numa zona de descanso, mas sem qualquer sinal do paradeiro deles.

A polícia de Richmond foi chamada para averiguar o caso, porém todas as evidências do local indicam que o casal fora mais uma vítima de uma série de ataques contra casais nos últimos anos. Os investigadores acreditam que os crimes sejam feito por uma única pessoa que deixa marcas de suas atrocidades nos corpos que são encontrados meses depois de seus desaparecimentos. A polícia tem pouco conhecimento de quem seja ou quais motivos o levam a agir com essa crueldade.

A Dra.Kay Scarpetta é chamada para analisar toda a cena do crime e tentar encontrar qualquer evidência que leve o FBI a saber mais sobre esse serial killer que vem causando o pânico e a insegurança se alastrar pela localidade. A doutora é coordenadora geral do Necrotério de Richmond e muito solicitada pela polícia,FBI e CIA pela sua competência e integridade com o trabalho.O que nossa protagonista não esperava era se deparada com um emaranhado político que envolve amigos seus no FBI,políticos, CIA e militares e a identidade do serial killer pode destruir tudo que ela acredita e como as pessoas vão enxergar essa verdade.

Restos Mortais é o terceiro livro da série Scarpetta e sim, li fora da ordem haha. Não tem problemas, porque os enredos são independentes e apenas ligados pela presença da doutora em todos os casos. No total são dezesseis volumes que pretendo adquirir, já que a maioria já foi lançada no Brasil.
Nossa personagem principal é uma médica pragmática, objetiva e fria em seu ambiente de trabalho. Sua reputação e integridade são irrefutáveis e isso fica claro quando ela percebe que está sendo excluída dos acontecimentos de todos esses casos dos assassinatos dos casais. A doutora então começa a trabalhar individualmente para encontrar a pura e simples verdade sem a manipulação de um de seus chefes ou da CIA.

Há personagens destaques aqui, como, a amiga repórter da Dra. Scarpetta que torna-se fundamental na revelação de segredos e o real medo do governo em torno da verdade. O agente do FBI, Mark que é o grande amor da vida de Kay que também é "osso duro de roer", porque ele é teimoso e voltado a aceitar as regras sem questionar de seus superiores e sua tendência a ser irredutível no sue relacionamento com a doutora.

A construção do perfil do serial killer é de deixar qualquer leitor bem arrepiado, porque hipóteses são levantadas e essas teorias acabam se encaixando perfeitamente nas evidências e mostrando um cenário - background - político e cultural bizarro e que demonstra que a população é manipulada constantemente pela mídia e pelo governo.

A autora é ex integrante do FBI e trabalha atualmente com investigações criminais, o que torna cada volume dessa série riquíssimo de detalhes e acontecimentos verossímeis para o público.
O desfecho da obra é algo que deixa o leitor bem eletrizado e focado, porque acreditamos nas evidências até que a verdadeira identidade do assassino é nos revelada e nos deixa nocauteados, porque nunca imaginaríamos essa vertente.

A narração é em terceira pessoa, o que deixa o cenário bem panorâmico e delimitado, porque apresenta pensamentos e acontecimentos de forma real e sem emoções de personagens.

Restos Mortais é para aqueles apaixonados por suspense voltado à perseguição policial e com um serial killer digno da realidade.
  
Comentário(s)
8 Comentário(s)

8 comentários

  1. Ual 16 volumes? Tem muito tempo que eu não leio nada que seja tão grande quando 16. Mas gostei de ver sua apresentação. Já eu, teria desespero de ter começado pela 3 obra. Tenho toc kkk.
    Parabéns pela bela resenha e espero que consiga todos os volumes.

    Beijão.

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Confesso que não conhecia esaa série, que a premissa me deixou super cativada, mas saber que já conta com 16 volumes assusta. Kkkkk

    Você me deixou MEGA curiosa quanto ao desfecho e a questão de quem é o assassino. Querooo!

    Beijo.

    ResponderExcluir
  3. meu deus, quanta coisa! A maior série que eu conheço tem 12 volumes hahahahahaha
    Achei legal a ideia de apresentar autopsias e de crimes, livros com esses detalhes bem feitos sempre me fazem ficar apaixonada pela leitura, cogitando seriamente em começar a ler também! adorei!

    ResponderExcluir
  4. Uau que resenha incrível! Eu quero esse livro pra ontem o.o

    Eu adoro suspense, mas nunca li um de investigação policial, e caramba esse livro é a entrada perfeita para esse mundo literário!

    Quando ler os demais livros da série, por favor traga para resenhar no blog! <3

    Beijão, Karol!
    www.palavrasambulantes.com

    ResponderExcluir
  5. Olá Joanice, eu quero muuuuuito ler esta série. Adoro cenários médicos ou investigativos e acho que estes livros serão perfeitos para mim. Amei tua resenha. Já estou incluindo na minha meta de leitura.
    Bjos
    Vivi
    http://duaslivreiras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Eu sempre acabo me jogando em uma série sem saber hauhauah
    Mas é bom quando as histórias são independentes. Não conhecia esse e gostei da proposta <3

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  7. Caramba, Joanice, esse é exatamente o tipo de livro que eu gosto e já anotei a dica aqui. Não conhecia a série ainda, mas gostei bastante da sua dica, parece ser uma leitura que me deixaria envolvida até o fim.

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem? Eita que a obra parece ser bem pesada hahaha Gosto de suspenses, mas acho que nunca me aventurei em um tão forte como. Ficarei de olho e vou dar a dica para amigos que sei que curtem. Ótima resenha e fotos!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir