[Resenha] Não Conte a Ninguém - Harlan Coben

24 comentários
Título: Não Conte a Ninguém
Autor: Harlan Coben
Editora: Arqueiro
Ano: 2014
N°de páginas: 240


Sinopse:
Há oito anos, enquanto comemoravam o aniversário de seu primeiro beijo, o Dr. David Beck e sua esposa, Elizabeth, sofreram um terrível ataque. Ele foi golpeado e caiu no lago, inconsciente. Ela foi raptada e brutalmente assassinada por um serial killer. O caso volta à tona quando a polícia encontra dois corpos enterrados perto do local do crime, junto com o taco de beisebol usado para nocautear David. Ao mesmo tempo, o médico recebe um misterioso e-mail, que, aparentemente, só pode ter siso enviado por sua esposa. Esses novos fatos fazem ressurgir inúmeras perguntas sem resposta: Como David conseguiu sair do lago? Elizabeth está viva? E, se estiver, de quem era o corpo enterrado oito anos antes? Por que ela demorou tanto para entrar em contato com o marido?

Harlan sempre me surpreende e isso que me atrai em sua obra. Chegamos as duas últimas páginas do livro e lá está uma revelação bombástica ao leitor e ficamos de boca aberta.


Não conte a ninguém é a obra prima de Coben e até virou uma adaptação cinematográfica francesa que levou o Oscar francês por melhor ator e filme. Então já dar para perceber a dimensão desse magnífico enredo que a vida do jovem Dr. David Beck e perdeu sua amada esposa Elizabeth no dia do aniversário do seu primeiro beijo com ela.

“ Você pode confiar na natureza, mas não nos homens. ”

A história traz como personagem principal o Dr. David Beck que fora casado por um curto período até o dia que ela fora sequestrada e brutalmente assassinada pelo serial killer conhecido KillRoy que deixa sua assinatura no rosto de suas vítimas que normalmente são jovens mulheres.

Elizabeth fora seu único e verdadeiro amor. Fora encontrada morta alguns dias depois seu desaparecimento no lago da Família Beck, onde fora sequestrada enquanto David fora jogado inconsciente no lago. Fora resgatado após algumas horas pela polícia, que fora avisada por um telefonema anônimo. A morte de Eliz foi um trauma sem precedentes na vida de David. Ele perdera a mulher da sua vida. Conhecera ela aos 7 anos e a partir desse momento nunca mais se separaram.

“ A tragédia é pessoal. Ela fica gravada na alma. A gente deixa de ser feliz. Mas se transforma numa pessoa melhor. ”

Percebemos que as pessoas achavam o amor deles doentio, porque o sentimento entre eles nasceu na mais tenra idade e se prolongou até a morte de Elizabeth. David nunca conseguiu se recuperar dessa perda e se isolou dos seus amigos, menos de sua irmã e sua melhor amiga Shauna – que é casada com a irmã do Dr.Beck – que são suas conselheiras e que cuidam muito bem dele. São seu suporte.
David mora com seu avô. Ele sofre de Alzheimer e é cuidado por uma enfermeira russa que mais tagarela no telefone que dar atenção ao idoso. David perdera seu pai num trágico acidente de carro há alguns anos da perda de Elizabeth. Seu pai andava triste e extremamente depressivo e a imaturidade de David não deixou que ele enxergasse a verdade nos olhos do pai...isso ele descobriria no final do grande mistério da morte de sua esposa.

Após oito anos, David é considerado pelo FBI suspeito da morte de sua esposa. Até então, tudo era um assassinato cometido por um serial killer, mas dois corpos foram encontrados na propriedade de Beck e foram mortos aproximadamente na mesma época que sua esposa. Há uma conspiração que está sendo formada para incriminar David..., mas por quê? Por que esperaram oito anos para acusa-lo de assassino? Por que queria acabar mais com sua vida? Já não tinha perdido tudo que amava?

“ Uma farsa. Tudo aquilo não passara de uma farsa? ”

O mais estranho é David receber e-mails com frases estranhas que remetem ao seu relacionamento com sua falecida mulher. Datas que só eles conheciam, códigos internos, piadas, lugares e situações que só Eliz saberia. Aquilo está fazendo Beck surtar e ele começar a acreditar que ela não morrera. A pergunta que fica é: O pai e o tio de Elizabeth identificaram o corpo dela no necrotério. Será que eles se engaram? Não. Impossível. O pai de Eliz nunca confundiria sua filha. Então quem estava brincando com ele através daqueles e-mails?

Num desses e-mails, David ver Elizabeth mais velha, mas ele a reconhecer. O mesmo rosto que ele tanto ama. Será que ele enlouqueceu? Sua amiga Shauna que se torna sua maior confidente nessa loucura, acha que ele caiu numa armação digital e que querem mata-lo, todavia com que motivação?
David começa a ser o suspeito número 1 do FBI e não só pelo assassinato de Elizabeth, mas dos dois homens encontrados mortos em sua propriedade. Alguém quer parar sua investigação pessoal para saber da morte de sua amada Eliz.
“ Todos temos nossos pontos fracos. Sem exceção. ”

O amor dele por era parece até doentio no início, mas com o tempo vemos que a forma trágica que a perdera fora demais para ele. Ninguém espera perder quem ama e pior de forma cruel. Ele busca força interior para encontrar Eliz, já que acredita que ela está viva.

O rumo da investigação dele começa a magoá-lo, pois ele descobre que o passado de sua esposa esconde muitas mentiras e acontecimentos que foram omitidos dele. Isso o deixa confuso em relação a confiança que tinha nela, mas ele tem uma fé inabalável no amor deles. Elizabeth nunca o traiu. Se escondeu algo, é porque sabia do perigo que corria e nunca deixaria que algo ruim acontecesse a ele.
Harlan nos coloca numa história alucinante. Desconfiamos demais de David. Não sabemos se ele é louco ou realmente é um assassino sem escrúpulos. Tudo isso só é revelado no final desse enredo misterioso e sanguinário.



Comentário(s)
24 Comentário(s)