[Resenha] No Escuro - Elizabeth Haynes

23 comentários
Título: No Escuro
Autora: Elizabeth Haynes
Editora: Intrínseca
Ano: 2013
N° de páginas: 335
Sinopse:
Catherine aproveitou a vida de solteira por tempo suficiente para reconhecer um excelente partido quando o encontra: lindo, carismático, espontâneo... Lee parece bom demais para ser verdade. Suas amigas concordam plenamente e, uma por uma, todas se deixam conquistar por ele. Com o tempo, porém, o homem louro de olhos azuis, que parece o sonho de qualquer mulher, revela-se extremamente controlador e faz com que Catherine se sinta isolada. Amedrontada pelo jeito cada vez mais estranho de Lee, Catherine tenta terminar o relacionamento, mas, ao pedir ajuda aos amigos, descobre que ninguém acredita nela. Sentindo-se no escuro, ela planeja meticulosamente como escapar dele. Quatro anos mais tarde, Lee está na prisão e Catherine, agora Cathy, tenta reconstruir a vida em outra cidade. Apesar de seu corpo estar curado, ela tornou-se uma pessoa bastante diferente. Obsessivo-compulsiva, vive com medo e insegura. Seu novo vizinho, Stuart Richardson, a incentiva a enfrentar seus temores. Com sua ajuda, Cathy começar a acreditar que ainda exista a chance de uma vida normal. Até que um telefonema inesperado muda tudo. Ousado e poderoso, convincente ao extremo em seu retrato da obsessão, No escuro é um thriller arrebatador.

No Escuro é um daqueles livros que vieram ao mundo para chocarem seus leitores com um enredo muito verídico e arrepiante.

“ Uma parte de mim sentia-se disposta a enfrentar desafios aquela noite. Eu queria me lembrar de como era me sentir livre. ”

Cathy ou melhor Catherine é uma jovem de 22 anos bem animada, divertida e que ama sair com suas amigas para pub e azarar muito. Numas dessas noitadas a jovem conhece um homem misterioso e lindo, Lee. Ele é maravilhoso e parece ter uma atração imediata por ela.

Eles trocam telefones e tudo mais e em pouco tempo viram namorados, mas há algo de estranho em Lee. Ele trabalha como segurança nos pubs, mas tem um emprego misterioso que desperta o medo de Cathy, porém a jovem não se preocupada tanto com isso. O erro dela começa aqui,

Lee é realmente um homem violento e que adora agredir suas namoradas e perde o descontrole com qualquer negativa ou rejeição de sua parceira. Com o tempo, Cathy percebe isso e o medo a domina. Ele muda as coisas da casa dela de lugar, brinca com a mente de Cathy e a agride verbalmente constantemente. Ela tenta se separar dele, todavia isso é impossível. Lee a violenta mais e mais e o pior: Ninguém acredita que ele seja um “monstro”, porque ele sabe fingir para todos os amigos dela e inventa que Cathy está ficando maluca e autoflagelando.


“Agora preciso pensar em um jeito de seguir em frente com isso. Encarar o resto da minha vida. Um dia de cada vez, um passo após o outro. Não posso continuar assim por muito tempo. Não posso. ”

O livro é narrado pela vítima em dois tempos: No passado quando ela namorava com Lee – entre 2003 e 2004 – e no presente – 2008 a 2010 – quando ele já fora julgado e condenado pelos seus crimes. No atual cenário de Cathy as consequências da violência que ela sofrera quando Lee a atormentava são evidentes. Ela possui um alto nível de TOC e tem ataques constantes de pânico. Sempre acredita que Lee estar por perto e isso alimenta seu medo das pessoas. Isso tudo está se agravando devido seu isolamento de todos. Ela perdera todos seus amigos e sente-se mal em qualquer lugar.

Stuart seu novo vizinho é psicólogo e chega na vida de Cathy para ajudá-la. Ele é gentil, amoroso e paciente. Sempre está auxiliando a jovem com suas crises e amparando-a com seu carinho e amor. Stuart se apaixona por Cathy, mas ela não está pronta para relacionamentos e vários acontecimentos cooperam para que eles não fiquem juntos.

“ [...]. Eu não tenho medo ao seu lado. Com todo mundo, eu sinto medo. Qualquer um. E, no entanto, não sinto medo com você. E não sei nada sobre você. ”

Enquanto isso, Lee é solto no final de 2009 para o pânico de Cathy chegar a níveis apocalípticos e despertar-lhe a vontade de morrer e fugir daquele homem. Os caminhos dos dois irão se cruzar e somente a coragem e o amor podem dar um ponto final nessa relação doentia entre os dois.

No Escuro me deixou tensa do começo ao final. Tive sentimentos dialéticos quando li esse livro. Queria terminar logo para aliviar o peso do meu coração e ao mesmo tempo demorar na leitura para conhecer mais da Cathy e encantar-me mais ainda pelo Stuart e esperar pela punição merecida para Lee.

“ Conseguir alcançar o banheiro bem na hora, enjoada outra vez. Não restara nada, apenas dor. ”

Cathy é fraca emocionalmente. Ela perdera seus pais aos 15 anos num acidente de carro e depois disso nunca mais soube ser segura e confiante diante sua vida. Ela tornou-se frágil e facilmente manipulada pelos outros e isso contribuiu para o domínio de Lee sob ela.

Lee é um homem agressivo e sem medo de matar. Já cometera atrocidades em seu passado e é constantemente atacado pelas lembranças de seu último amor doentio e fracassado e o que alimenta suas crueldades com Cathy. Eu tive nojo e repulsa dele desde o começo e orava sempre a cada página para que ele fosse torturado até morrer para pagar por tudo que fez a Cathy.

“ – É o que você diz. Podem ser só pensamentos, mas ainda assim são extremamente assustadores. É como viver em filme de terror. ”

Stuart é um homem doce e gentil, mas ferido pela traição de sua ex noiva Hannah com seu amigo. Ele se mudara para Londres para recomeçar e ser um psicólogo de sucesso – o que é ele e percebemos em todo o livro – e cruza seu caminho com a problemática Cathy e que desperta seu amor e atenção no dia que a conhece fazendo verificações na porta do prédio para saber se está bem trancada.

Elizabeth construiu uma narrativa profundamente detalhada para “dar uma tapa” em nossos rostos. Ela usa a veracidade dos problemas e fatos para alertar de algo que acontece diariamente em nossas vidas. Namoros Abusivos. Já parou para pensar em quantos casos vemos ou escutamos de mulheres que foram agredidas por seus parceiros seja por violência verbal ou física todos os dias? Quantas dessas mulheres conseguem “fugir” dessas relações destrutivas e recomeçar? Quantas morrem antes de encontrar ajuda? O relato de Cathy é chocante e me deu muita ânsia de vômito e mal-estar, porque é crueldade pura e ninguém NUNCA deve passar por isso.

A leitura flui facilmente e só parei algumas vezes para me recuperar do que eu acabava de ler. Não é o livro para agradar os leitores e sim informar sobre o assunto assim como Gayle Forman faz com suas obras. A apresentação de um grave problema para a sociedade. Um alerta para os “cegos” sociais.

A capa do livro traduz bem a essência da obra. Uma mulher que amava viver, mas foi tomada pela escuridão e levada a acreditar que viver é sinônimo de sofrer.

No Escuro é uma obra chocante e feita apenas para os corajosos e dispostos a ler um livro sem ocultações de verdades e impactante. Um enredo real e atemporal.




Comentário(s)
23 Comentário(s)