[Resenha] Victoria e o Patife - Meg Cabot

13 comentários
Resenha do livro Victoria e o Patife – Meg Cabot
Título: Victoria e o Patife
Autora: Meg Cabot
Editora: Galera
Ano: 2017
N° de Páginas: 254


Sinopse:
Neste romance histórico juvenil escrito pela autora de “O diário da princesa”, acompanhamos a trajetória de Victoria. Criada pelos tios na Índia, ela é enviada a Londres aos 16 anos para conseguir um marido. Mas é na longa viagem até a Inglaterra que a jovem encontra o amor, na figura de Hugo Rothschild, o nono Conde de Malfrey. Tudo estaria ótimo se não fosse a insuportável interferência do capitão do navio, Jacob Carstairs. Por que ele não pode confiar na escolha de Victoria? Por que ele não a deixa em paz? Estaria Hugo escondendo algo?
“[...] você vai conhecer um homem cuja vontade não poderá ser moldada para se adequar a seus interesses. E, quando isso acontecer, você vai se apaixonar por ele.”

Victoria e o Patife é um romance de época juvenil que encanta com os personagens divertidos, ousados e sem papas nas línguas.

Lady Victoria Arbuthont é uma jovem inglesa que após a morte de seus pais fora morar com seus três tios na Índia e agora com dezesseis anos retorna à Terra da Rainha para encontrar um marido e integrar a tão almejada sociedade londrina. Só que Vicky não está gostando nada do comportamento polido e cheio de contratos sociais dos ingleses que difere completamente do comportamento espontâneo e caloroso dos indianos.



Sua viagem no Harmonia é tranquila e seus tios estão certos que ela encontrará um bom partido e terá um casamento feliz. Só o que eles não imaginavam que a sobrinha deles seria pedida em casamento antes mesmo de colocar seus pezinhos em solo inglês. O famoso nono conde de Malfrey, Hugo Rotschilg conquista a admiração e vaidade de nossa jovem “Madre Teresa de Calcutá” – porque sempre que ajudar as pessoas mesmo quando está sendo intrometida – e sob um luar maravilhoso pede a mão de Victoria e a jovem tomada pelos romances de sua mente juvenil aceita esse pedido antes de consultar seus tios maternos. Ela faz aquilo porque Hugo é lindo, viajado, inteligente e conde. Um sonho para toda mulher, mas o capitão Jacob Carstairs acha que Vicky fez sua pior escolha ao aceitar se unir ao patife do conde Malfrey.

Vicky sempre fez tudo o que quis e é dona de uma fortuna que atrai homens aos montes e sente-se lesada e principalmente, desafiada quando o capitão Jacob se atreve a dizer que seu casamento com o conde é um erro sem tamanho. Ela tem certeza que ele é arrogante, prepotente que desfila com aquele sorriso maravilhoso e atrevido estampado no rosto só para afrontá-la e mostrar que nele, ela nunca mandará ou dará conselhos.


Quando desce do Harmonia, Vicky descobre que Jacob é dono de uma frota de navios e reconstruiu todo o negócio de seu pai quando o mesmo faleceu e é o crush da sua prima mais velha, Rebecca. A jovem decide então sabe por que o capitão odeia tanto seu noivo e principalmente, porque ele é tão descortês e insensível com ela e parece se divertir com a raiva estampada no rosto de Victoria.

O que Vicky descobriria mudaria para sempre seu ser e principalmente seus planos...

“Uma coisa era destruir permanentemente a própria vida. Outra bem diferente era destruir a vida de pessoas que ela passara a amar.”

Victoria é uma jovem que vai irritar todos que leem esse livro, porque ela é muito prepotente, insensível em suas abordagens e extremamente fútil em algumas coisas que faz. Só gostei dela perto do final do livro quando Becky – Rebecca – e Jacob falam de Vicky e sua personalidade. Ela gosta de ajudar e ser solicita, porém é beeeem inconveniente em muitos momentos e isso vai deixando seu discurso vago. Ela pode ser rica e tudo mais, todavia as pessoas só gostam de receber críticas ou ser ajudadas quando as mesmas pedem por isso. Ela só fica mais tolerável quando percebe o que realmente está acontecendo em seu coração cego e trouxa.

Hugo ou conde Malfrey é um homem que engana pela aparência bonita e polida. Ele é um daqueles personagens metidos, prepotentes e preconceituoso que quer conseguir tudo o que almeja sem trabalho e justificando os fins pelos meios.

“Eles estão acima de ganhar a vida trabalhando de verdade. Preferem viver como parasitas, se alimentando dos ganhos alheios.”

Jacob Carstairs... O que falar desse homem que virou meu crush! Ele é ousado, determinado, maravilhoso e sem aquele romantismo que me irrita. Desculpe-me os românticos, mas sou prática e não suporto versos e mais versos e juras de amor que só agradam ao ego. O capitão Carstairs é prático em tudo em sua vida e na vida amorosa não seria diferente. Ele irrita Vicky, justamente por não está mimando e a bajulando sempre. Ele não precisa da ajuda dela. Ele é independente e constantemente “jogar na cara” dela para procurar cuidar da própria vida e isso torna todos os diálogos de ambos engraçados.

Becky é quase uma cópia da Marianne de Razão e Sensibilidade, porque é ultrarromântica e suspira com qualquer versinho ou cortejo que ganha. É bonita, sagaz e confiante, mas muito suscetível a alterações de humor, devido a essa personalidade sensível e intensa sem freios. É um amor com Vicky e a ajuda muito no seu amadurecimento.

Meg trabalha alguns pontos bem interessantes no enredo, como, o papel da mulher na sociedade da época e “alfinetadas” em algumas ideias que ainda permeiam nosso cotidiano, como, por exemplo, a fala da mulher ainda é irrelevante em muitos contextos sociais, políticos, econômicos e culturais e que limitam significativamente a autonomia de decisões do gênero feminino, a delicadeza exacerbada que as pessoas acham que a ala feminina tem, a limitação das carreiras para as mulheres e diversos outros apontamentos que são claros nos diálogos de Vicky, Becky e Jacob que deixam essa obra com uma crítica social relevante.

“Ninguém jamais a fitara com olhos que pareciam diretamente dentro de seu coração [..]”

O enredo é bem desenvolvido e esse foi o fator que mais fez essa leitura ser deliciosa. A linearidade que a autora coloca na história é muito bem colocada e os desfechos de alguns mistérios também se enquadram perfeitamente com o contexto e claro, a sagacidade dos personagens aliado aos diálogos inteligentes e divertidos tornam a obra única e cativante.


A capa do livro mostra que o livro é voltado mais para o público juvenil, já que não tem nenhuma parte mais quente na história e isso me deixou bem contente, pois estava saindo de umas leituras bem pesadas e queria algo mais leve. A fonte das letras é agradável e a narração é em terceira pessoa.

Victoria e o Patife é uma obra que cativa pelo enredo inteligente aliado à personagens sagazes e divertidos e uma pitada de crítica social.




Comentário(s)
13 Comentário(s)

13 comentários

  1. hey, primeiro gostaria de dizer que adorei tua resenha
    eu ja tinha ouvido falar do livro, mas n dei mt bola kkk so que tinha realmente achado a capa bonita
    depois que eu li o seu post fiquei intrigada, nao que eu leia mts romances de epoca (coisa que eu quero mudar, pq eu smp me interesso pela historias deles)
    e nao foi diferente com esse livro, pq eu adorei a premissa
    e diferente de vc eu gosto daqueles romances romanticos dms kkkk, mas ir para esse que n eh mt talvez me faça bem
    ja anotei ele aqui na minha listinha!

    perolasdelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. olá!
    Antes de falar de sua resenha, eu amo essa autora, leria até a lista de compras. Passado o surto, vamos a resenha. Ela é perfeita, adorei como nos mostrou a história, ainda não li esse livro, mas quero muito te-lo em minhas lindas mãos. Obrigada pela dica.

    ResponderExcluir
  3. Adoro a escrita da Meg desde que li a série a Mediadora, e estava louca para ler uma resenha desse novo livro dela. Amei o enredo e já gostei logo de cara do Jacob haha. Acho que a autora gosta mesmo de tonar as personagens principais um pouco irritantes em alguns momentos das suas narrativas haha, mas pelo visto, isso não atrapalha o enredo. A capa está linda e achei que combinou bastante com a história. Sua resenha está ótima e espero ler esse livro um dia. Bjss

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem?
    Caramba não sabia que existia romance de época juvenil!! Já estou add na minha lista primeiro pq é Meg Cabot e segundo porque amor diálogos inteligentes e divertidos!! Essa capa ficou uma gracinha!!!
    Bjs!
    Fadas Literárias

    ResponderExcluir
  5. Eu li alguns dos romances históricos adultos da Meg e estava bem curiosa a respeito deste livro. Obrigada por me ajudar a ter mais informações sobre ele. Gostei de saber que é uma leitura leve, boa para relaxar e que tem um personagem tudibão! Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Adoro os livros da Meg, sempre tem um enredo que te prende e uma boa dose de risos.
    Ainda não li esse mas já está na lista!

    Bjos

    ResponderExcluir
  7. Olá!

    Da Meg li os dois primeiros Rainha da Fofoca e até que gostei, por mais que não seja meu estilo de leitura favorito, porém, essa leitura parece ser boa para ler após livros mais pesados, mais densos.

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem? Adoro a Meg como autora de juvenil com O Diário de Uma Princesa e A Mediadora, mas tenho minhas dúvidas quanto romance de época. Já li dois dela nesse gênero e nenhum chegou a ser espetacular, por isso quando a Recordo anunciou fiquei com pé atrás. Enfim, vou esperar ver mais resenhas para tirar minha conclusão final. Adorei!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Heiii, tudo bem?
    Amo os livros da Meg Cabot, acho a escrita dela bem gostosa de ler e esse livro eu to de olho nele desde o lançamento dele.
    Gostei de saber que ele é mais voltado pra o publico jovem, to meio cansada de sexo nos livros e vai ser bom acompanhar o desenrolar desse casal.
    Adorei a capa, uma das mais lindas da Meg pela Galera Record.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem? Estou ansiosa pela leitura da obra desde o seu lançamento. Minha experiência com a Meg Cabot se resume a série "As aventuras de Heather Wells", que particularmente sou extremamente apaixonada. Mesmo esse sendo voltando para o público juvenil, acredito que irei gostar. Sua resenha me deixou ainda mais curiosa. Obrigada pela dica. Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Olá Joanice, sou apaixonada pela Meg Cabot, me apaixonei pela leitura graças a ela. O primeiro livro que li foi O diário de uma princesa e foi ai que começou esse meu amor pelos livros.

    Adorei a sua resenha e o livro parece ser sensacional e pela sua resenha deve ter várias doses de risos o que na maioria das vzs deixa o livro leve e te prende o inicio ao fim.

    Uma outra coisa que chamou bastante a minha atenção foi o fato de uma mocinha não ter uma personalidade perfeita. E ter seus defeitos tbm!

    Obs.: Amei a capa.

    Bjus

    ResponderExcluir
  12. Oiee Jo, tudo bom?? Amei a resenha!! Eu já li um romance de época da Meg como Patricia Cabot e adorei a escrita dela. Achei a proposta de Victoria e o Patife super legal, e parece ser uma leitura muuito divertida, então já quero ler :D

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  13. Gente, que graça! Gostei dessa coisa de livro de época voltado para os jovens. Tantos têm preconceito com o estilo de história que essa pode ser uma ideia excelente para quebrar esse "gelo". Parece ser uma obra deliciosa de ler e a capa é atrativa para o público que almeja.

    ResponderExcluir