[Resenha #11] Os Bons Segredos - Sarah Dessen

14 comentários
Título: Os Bons Segredos
Autora: Sarah Dessen
Editora: Seguinte
Ano: 2015
N° de Páginas: 403
Skoob


Sinopse:
Há segredos muito bons para serem guardados — e livros muito bons para serem esquecidos. Sydney sempre viveu à sombra do irmão mais velho, o queridinho da família. Até que ele causa um acidente por dirigir bêbado, deixando um garoto paraplégico, e vai parar na prisão. Sem a referência do irmão, a garota muda de escola e passa a questionar seu papel dentro da família e no mundo. Então ela conhece os Chatham. Inserida no círculo caótico e acolhedor dessa família, Sydney pela primeira vez encontra pessoas que finalmente parecem enxergá-la de verdade. Com uma série de personagens inesquecíveis e descrições gastronômicas de dar água na boca, Os bons segredos conta a história de uma garota que tenta encontrar seu lugar no mundo e acaba descobrindo a amizade, o amor e uma nova família no caminho.


“Mas não podemos. É por isso que o importante não é apenas sermos vistos, mas ter alguém que nos veja também.” p.388


Os Bons Segredos é uma obra que trata sobre perspectivas distintas diante a mesma situação. Um livro juvenil que discute sobre temas delicados e profundos na adolescência.


Sydney é uma adolescente dedicada aos estudos. Aluna exemplar e agradecida pelas duas amigas maravilhosas que a acompanham desde a mais tenra idade. Ela é uma filha tranquila e bem reservada. Porém sua visão de mundo se modifica quando seu irmão mais velho é preso após cometer um acidente brutal. Peyton foi preso e seus pais simplesmente acham que o filho é “vítima” dessa situação. Enquanto isso Sy é jogada a escuridão da indiferença principalmente de sua mãe que prefere cegamente apoiar seu primogênito a olhar para sua filha que também precisa de auxílio e amor.

“Conhecer alguém não significa conhecer tudo sobre esse alguém. Mesmo que seja seu irmão.” p.339

A família de Sy sempre teve um padrão elevado de vida. Vocês podem pensar que o filho mais velho vinha de uma família desestruturada, mas não. Peyton tem um lar bem sustentado e tudo que pode ter numa vida norte-americana. O dilema aqui é que o jovem preferiu utilizar suas energias em coisas condenáveis e assim destinar sua família ao desespero e olhares tortos das pessoas. Então a jovem acaba percebendo que a situação financeira não é mais a mesma, porque os pais tem que pagar advogado e a indenização do garoto que ficou paraplégico após o atropelamento e por isso Sydney decide mudar da escola particular onde sempre estudou para uma escola pública mais distante de sua casa.

Perto do vestibular sua mãe ainda tenta argumentar que essa mudança de escola pode provocar um rendimento ruim em seu desempenho escolar, mas a adolescente não suporta mais o clima em sua casa para ficar muito próxima dos erros de seus pais. Ela não é como o irmão. Ela quer o melhor para sua família, então mudança pode não ser compreendida por sua mãe, mas sua consciência está firme diante aquela decisão.

Sua mudança para a Jackson distanciou sua presença de suas duas melhores amigas, todavia isso já era esperado por Sy. Sua amizade sobreviveria a isso. Apenas sua vida social não iria muito bem, por isso no primeiro dia de aula na nova escola decide conhecer a pizzaria Seaside Pizza que era uma pizzaria bem diferente das que frequentava no bairro nobre de sua antiga escola.

A pizzaria é gerenciada pela família Chatham que são bem engraçados e lembram A Grande Família, porque brigam, porém no final sempre fazem as pazes. O estabelecimento é modesto, entretanto a pizza é maravilhosa e a gentileza e simpatia de Layla – filha do dono – são cativantes para nossa protagonista.

“Mac e Layla estiveram ao meu lado. Mesmo – e especialmente – quando eu não podia fazer o mesmo por eles.” p.375

Elas tornam-se amigas e em pouco tempo Sy já se sente parte daquela grande família que mesmo tendo diversos problemas financeiros são unidos e tem uma visão diferente sob ela e sua sina com a condenação do irmão. Um clima surge entre Sydney e Mac – irmão mais velho de Layla – e isso coloca em risco a amizade das entre e mais problemas da jovem com seus pais e principalmente a perseguição constante do amigo de Peyton, Amos.



Será que Sy sobreviverá diante a omissão e indiferença de seus pais com ela? Será que ela perdoará seu irmão em algum momento? Será que conseguirá manter uma boa amizade com os Chatham? Será que o sentimento por Mac valia diante sua amizade com Layla? E por que ninguém enxerga que Amos é um perigo para a integridade dela?

“Ele o mantinha longe dos olhos para fingir que estava longe do coração.” p.117

Os Bons Segredos é um livro que causa contradição nos leitores. A obra é voltada para o público bem jovem – adolescentes – e isso pode causar um desconforto nos leitores mais velhos, porque julgam logo dilemas típicos dessa fase, porém a autora traz elementos mais fortes, como a relação familiar conturbada, a discussão sobre uma boa condição financeira ainda pode gerar relações desgastantes e nocivas para adolescentes, a construção de um lar amoroso, a presença contínua dos pais na vida de seus filhos e a fragilidade emocional das pessoas.

Sydney é uma personagem que enfrenta seus problemas de forma solitária. Ela se distanciou de seus pais após as várias vezes que viu ambos defenderem as atitudes irresponsáveis de seu irmão mesmo ele merecendo ser corrigido e repreendido e não sendo tratado como vítima. Ela tornou-se mais madura e indiferente aos discursos de defesa de sua mãe e o silêncio vergonhoso de seu pai. Ela viu-se condenada a invisibilidade e somente se sentiu amada quando não foi julgada pela família de Layla. Lá ela floresceu e compreendeu sua relação vazia com sua família.


Os pais de Sy e Peyton são personagens que criam aversão aos leitores. A mãe dessa família é irredutível, autoritária e unilateral. Somente sua visão equivocada das situações é a melhor a ser tomada. Ela não consegue aceitar que seu filho mais velho tenha errado vergonhosamente com seus cuidados e padrão de vida elevado. O pai é um homem sem voz diante o posicionamento da esposa. Ele se cala e machuca a todos com seu silêncio.

Layla é uma jovem cheia de sonhos e independência. Ela sonha em gerenciar a Seaside Pizzas, mas seu irmão Mac e seu pai não acham isso adequado para uma mulher, mesmo assim ela luta para ganhar reconhecimento e acaba sendo imatura diante seus relacionamentos amorosos e tendo um coração em frangalhos. Ela é amorosa, cativante e uma amiga verdadeira. Ela é a maior incentivadora no amadurecimento de Sy.

Outros personagens como Peyton – irmão de Sy – são aprofundados através da visão de outros personagens e por diálogos mais profundos. Ele é um jovem que foi superprotegido e acabou ficando frustrado e desorientado. Amos é um jovem sem escrúpulos e perigoso claramente, mas é tratado como um filho pelos pais de Peyton.

O desenvolvimento do enredo é bem delineado e é bem indicado para os adolescentes, porque eles vão se sentir representados em diversos momentos e agraciados pelo bom trabalho da autora em retratar problemas que são vistos como “frescuras” nessa fase transitória.

A capa do livro retrata um lugar visitado por alguns personagens e traz essa sensação boa da infância e a entrada numa fase mais cheia de responsabilidades. A fonte é agradável e as folhas amareladas.

“Um fenômeno estranho acontece quando uma coisa deixa de ser um fato isolado para se tornar um hábito.” p.16

Os Bons Segredos é um livro que aborda as relações familiares e que podemos enxergar o mundo de vários pontos do prisma e assim ganha novos caminhos a ser explorados.


Comentário(s)
14 Comentário(s)

14 comentários

  1. Oi Joanice, conheço o livro, e apesar do meu interesse por ele, não o li ainda, talvez por conta desta pegada mais adolescente. Independente disso, ainda vou ler.
    Bjs, rose

    ResponderExcluir
  2. Gosto de livros voltados ao público adolescente por trazer assuntos importantes com clareza e transparência. Já tinha visto o livro, mas não conhecia a premissa dele, ficando cheia de vontade de ler devido aos questionamentos que você levantou. A construção dos personagens é outra coisa que me chamou atenção, então é recomendação anotada, mesmo não sendo nenhuma adolescente.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá Joanice, apesar de ser bem voltado para o público adolescente, eu adoro estes dramas dessa idade.
    Eu gostei muito da tua resenha e da tua opinião. O livro eu não conhecia, mas a autora sim.
    Já vou colocar na minha lista de desejados.
    Bjos
    Vivi
    http://duaslivreiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Joanice, já estou preparada para odiar o pai e a mãe da Sy, gente não tem coisa que me irrita mais do que pais sem noção que em detrimento de um filho esquece o outro e normalmente é o que está mais centrado e focado em restabelecer o conceito real de família.
    Gostei muito da sua resenha, parabéns!

    Bjo
    Tânia Bueno

    ResponderExcluir
  5. Gosto muito de livros como esse que tem como trama a vida real, as dores e os dramas que temos que enfrentar diariamente. Adoro ver como os personagens enfrentam as situações adversas - ser até de inspiração. Esse livro parece muito amorzinho. Entrou na minha lista.


    www.degradeinvisivel.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi, Joanice. Eu tenho uma grande curiosidade com esse livro, acho a premissa dele bem interessante e espero ler algum dia. Eu gostei de ver a sua opinião sobre a obra e de ver o que você achou sobre a leitura.

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Eu gosto bastante da escrita da Sarah e me agrada o fato dela trazer uma história para o público young adult, mas que serve para todas as idades. Gosto de ver os questionamentos dessa fase e sentir como os autores abordam na vida dos personagens.
    Ainda não li esse livro, mas já está na minha lista.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  8. Oiii!

    Eu ainda não li nada da autora, mas pretendo fazer isso em breve! Vou receber o lançamento dela em alguns dias. Acho normal ter esse conflito entre os adolecentes e os mais velhos nas obras, mas quando a obra é bem elabora não tem como ser ruim.
    Gostei da sua resenha e sinceridade ao falar do enredo.

    Beijinhos,

    ResponderExcluir
  9. Ainda não li nada da autora. A sua resenha foi incrível e me deixou curiosa pela leitura e esses quotes que escolheu me deixou com mais vontade ainda.

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Já ouvi muitos elogios em relação a escrita da Sarah Dessen. Não conheço muito os livros dela, mas posso dizer que esse não me cativa. A história não chama minha atenção em nada, por isso eu talvez não tenha contato com a obra. Apesar disso, estou aberto a conhecer outros livros da autora.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  11. E já li muitas resenha para esse livro, não classificaria como juvenil no geral porque juventude vai até os 29, porém, como você salienta no final, excelente para adolescentes pela possibilidade de representação, no geral, o pouco que li do livro, gostei e indiquei a alguns alunos.

    ResponderExcluir
  12. Olá Joanice!!
    Gostei muito da premissa do livro e acredito que esses temas que tem que ser abordado com mais frequência nas conversas dos pais e seus filhos adolescentes.
    Amei a sua resenha e sua opinião me deixou com mais vontade de ler!!
    Bjks!!!
    www.garotasdevorandolivros.com

    ResponderExcluir
  13. Eu já quero esse livro para mim. Que premissa maravilhosa geeente.
    Nunca li nada da autora, mas sempre fui louca para ler, sempre ouço muuuuitos elogios sobre o trabalho dela. Com toda certeza vou amar ler esse livro, totalmente minha cara.
    Já quero abraçar a Sydney

    ResponderExcluir
  14. Apesar de ter ficado extremamente irritada com os pais da protagonista, curti a leitura do livro. Mas é de enlouquecer o quanto eles fazem absurdos. Adoro a autora mas com certeza esse é o livro dela de que menos gostei, mas vou continuar lendo todas as obras dela que tiver oportunidade.

    ResponderExcluir