[Cine Pipoca] Jogador N°1

Nenhum comentário
Título Original: Ready Player One
Título em Português: Jogador N°1
Gênero: Aventura \ Drama
Duração: 140 minutos
Direção: Steven Spielberg
Elenco: 
Tye Sheridan
Olivia Cooke
Ben Mendelsohn
T. J. Miller
Simon Pegg
Mark Rylance


Sinopse:
Em 2044, Wade Watts, assim como o resto da humanidade, prefere a realidade virtual do jogo OASIS ao mundo real. Quando o criador do jogo, o excêntrico James Halliday morre, os jogadores devem descobrir a chave de um quebra-cabeça diabólico para conquistar sua fortuna inestimável. Para vencer, porém, Watts tem de abandonar a existência virtual e ceder a uma vida de amor e realidade da qual sempre tentou fugir.

Jogador N °1 é um filme que conquista com sua construção visual que traz referência a diversos filmes e jogos que permeiam a imaginação dos geeks e nerds de plantão.

A história se passa em 2055, na qual o mundo virou completamente de opostos. De um lado temos uma população extremamente rica e dona de altas tecnologias que controlam os desejos de seus consumidores e do outro existe as pessoas que vivem em subúrbios bem precários e estes consomem toda a produção tecnológica dos “donos do jogo” e nessa sociedade desigual que criaram o Oasis.

Oasis é um jogo em 3D que mistura uma realidade virtual glamorosa e tentadora. Neste lugar os jogadores podem ser quem quiserem e fazer o que escolherem fazer. Por exemplo, podemos escolher ser o Batman numa missão com o Capitão América ou pode ser o Darth Vader lutando contra o Finn de Adventure Times. É algo muito sedutor, porque aqui não há limitação física. O jogador precisa apenas ter moedas, o algoritmo que concede o poder de compra de qualquer item que o mesmo deseje. O único perigo é seu avatar ser morto em qualquer batalha e ter que recomeçar do zero.


Nesse mundo distópico e preso nos avanços tecnológicos, temos o jovem Wade Watts que perdeu os pais precocemente e foi criado por sua tia e que é aficionado no mundo de Oasis. Seu player é Parzival que é uma mistura de Punk com Cyberpunk. Ele tem o objetivo que descobrir os três easters eggs que o criador do jogo, James Donovan Halliday, escondeu através de três desafios complicados, porém quem conseguir vencer ambos terá o controle total da empresa e do jogo, além de uma pequena – ironia – fortuna. Watts estuda diariamente as memórias deixadas por Halliday – ele falecera pouco tempo antes – que são chaves para compreender os desafios.

Nessas jogadas que podem significar um futuro abominável para os seres humanos, existe a empresa concorrente de jogos que quer vencer os desafios para ter o controle total dos desejos humanos. Ela é administrada por Nolan Sorrento que um dia fora estagiário de Halliday, porém fora desprezado, porque apenas visava o lucro e não a diversão por ela própria para os jogadores. 

Em paralelo temos uma jogadora chamada Art3mis que tem como único objetivo não permitir que Nolan tome posse do Oasis e coloque o mundo em uma terrível dependência de sua empresa, porém seus objetivos se cruzam com o inocente Wade Watts e isso pode ser tornar uma perigosa combinação que os levará a uma jogada final.


Wade é um personagem que no livro desperta uma rejeição em grande parte dos leitores, porque ele é aquele nerd clichê que vive para a cultura pop e trata as mulheres como “deusas inalcançáveis” e quando está com alguma garota, ela a controla como fosse sua posse. No filme, essas características foram substituídas por um personagem inocente e sem experiência com a área amorosa. Isso é atrelado a um comportamento louvável, já que o mesmo é humanitário e coerente em seu discurso sobre a vida e os erros cometidos pelo seu ídolo Halliday.

Art3mis é uma jovem que tem opiniões extremamente bem pautadas e as defende com sua vida. Ela sofrera muito com os problemas que seu pai se metera por causa da concorrente das empresas Halliday e ela tem como objetivo proteger o mundo de pessoas gananciosas e atormentadas como Nolan Sorrento. Ela é corajosa e determinada.

Halliday fora um homem obcecado por jogos e o Oasis foi seu maior trabalho e consequentemente modificou as relações sociais de sua geração. Ele fora alguém que colocou sua obsessão acima das amizades e do amor, o que é visível no decorrer do filme com as lições vindas dos desafios.


A crítica social na obra é bem clara. Viver na realidade é algo essencial para a sanidade humana. Criar mundos virtuais para fugir dos problemas é a mesma coisa que beber até cair para escapar dos medos e monstros interiores. Enfrentar diariamente os desafios é atitude necessária para o processo de aprendizagem e amadurecimento pessoal. Os vícios e os escapes apenas tornam as pessoas fracas e covardes. Se refugiar para distração e concentração é permitida, porém usá-lo como modo de fuga é condenável.


O filme é cheio de referências à cultura pop. Se você é daqueles que gosta de buscar referências em filmes e jogos, essa obra é para você. Há vídeos na internet que trazem mais de 300 easters eggs que são direcionados a franquias de filmes, como De volta ao futuro, Mad Max, Star Wars e outras tantas produções cinematográficas.

A atuação do elenco é algo de destaque na produção. O trabalho de Olivia Cooke – Bates Motel ­– é algo espetacular, porque ela consegue se entregar muito bem a qualquer papel que lhe propõem. Ela já tinha provado seu talento como a Emma em Bates Motel e tem mostrado um amadurecimento absurdo em seus papéis, além de temos a direção magnífica de Steven Spielberg que deve ficar mais consagrado do que já é com essa empreitada.


A parte gráfica do filme é o maior destaque e o que seduz ferozmente os telespectadores. Tudo é bem colorido, extravagante e fértil para quem ama ou quer conhecer a cultura pop.

Ready Player One – Jogador N°1 – é uma produção que mistura crítica social a uma cultura que vem crescendo grandiosamente, como a cultura pop, e que traz um cenário próximo de nossa realidade e que desperta um medo primitivo nas pessoas.




Comentário(s)
0 Comentário(s)

Nenhum comentário

Postar um comentário