[Primeiras Impressões] Nas colinas de Dorsetshire - Amanda Bonatti

Um comentário
Título: Nas colinas de Dorsetshire
Autora: Amanda Bonatti
Editora: Coerência
Ano: Em breve lançamento
N° de páginas:

Sinopse:
Lolla é a jovial e sagaz filha do meio da família Gibbons. De origem humilde eles residem na vila de Bincombe, na Inglaterra. Para Lolla nada falta e a felicidade é sua companheira. Com uma mente vivaz, personalidade forte e obstinada ela vê sua paz e destino serem afetados quando em sua casa aparece um senhor e oferece trabalho para seu pai em sua rica propriedade de campo apenas com interesse de convencê-lo a entregar Lolla para ser sua esposa. A diferença de idade e de pensamentos formam um grande abismo de dissemelhanças que a aterrorizam, além de perceber o comportamento abominável que o homem apresenta. Diante de tais conflitos, a situação só piora quando Lolla conhece o filho do seu indesejado noivo e se apaixona por ele, vivendo um amor arrebatador que os levará a vivenciarem tormentas inconcebíveis em nome da prometida felicidade.


Nas colinas de Dorsetshire é um romance intenso, cativante e cheio de críticas sociais sobre felicidade pessoal, riqueza material e regras sociais. 

Dollores Gibbons, ou Lolla, é uma jovem de apenas dezenove anos que vem de uma família não abastada financeiramente, mas cheia de amor e cumplicidade. Ela sempre fora alegre, divertida, leitora ávida por romances e poesia e entusiasmada escritora amadora de poemas. Lolla vive harmoniosamente com seus irmãos Richard - o mais velho - e sua espirituosa e deslumbrada Audrey.

Sua família está tendo problemas financeiros, na qual nenhum dos três filhos está ciente e por isso a vinda de um afortunado viúvo chamado Sr. Boorman agita ferozmente a rotina da casa, porque o homem é um "amigo" de longa data de seu pai. O homem surge com uma oportunidade emprego: o sr.Gibbons seria o jardineiro da House Flowers e se mudaria imediatamente para lá. 

A notícia é pega de surpresa por todos. A matriarca da família fica efusiva com a proposta e incentiva o marido a aceitar, porém o sr.Gibbons não parece tão contente com esse convite, entretanto a necessidade  e a pressão o levam a aceitar uma proposta indecente e comprometedora que coloca todos seus filhos numa situação delicada e revoltante.

"Tudo provoca algum sentimento. Basta que a senhorita me diga o sentimento que minha pintura lhe transmite." 

A proposta do afortunado e desalmado Sr.Boorman é dar emprego e moradia para a família Gibbons e em troca quer a mão de Lolla em casamento. O infortúnio é que Lolla abomina o homem, Ele é detestável e repulsivo com todos. Um ser humano incapaz de ser gentil com qualquer pessoa. Trata seus empregados com arrogância e insensibilidade e se casar com homem desses a condena a infelicidade como a de sua melhor amiga, todavia ela se vê na obrigação de aceitar para que sua querida e amada irmã Audrey não seja tomada por tão vil destino acertado por seus pais.

Com a infelicidade estampada em cada parte do seu corpo, Lolla é mandada juntamente com seu irmão Richard para Londres para que fique mais "apresentável e alegre" para seu noivo, mas ela não esperava em conhecer o filho do seu tirano noivo.

James é a ternura em pessoa. Gentil, amável e generoso com todos. É misterioso e enigmático e com a presença da noiva de seu pai um sentimento incomum começa a nascer entre os dois e coloca em risco a sanidade de ambos, o bem estar e principalmente a ordem social.

------------------------Minhas Impressões----------------------------------

Lolla é uma personagem encantadora e cativante. Ela é uma tempestade das bem violentas quando ver injustiças e sua liberdade sendo tomada de forma inesperada e pelas pessoas mais improváveis, como seus pais, que decidiram destina-la a uma vida de infelicidade, simplesmente porque não tiveram a capacidade de comunicar que estão sem dinheiro.

"Incrível como quando nossos olhos estão fechados para a verdade, ficamos realmente cegos, mesmo diante da coisa mais real e palpável do mundo. "

A dor da personagem é muito palpável mesmo em apenas dez capítulos, porque ela já estava sofrendo com o estado emocional e físico de sua melhor amiga que se casara sem amor e infelizmente com o homem que deve ser taxado embuste por tamanha acidez, grosseria e violência e posteriormente juntando-se a punhalada que seu pai e sua mãe lhe deram achando que ela deveria ficar feliz com tanta riqueza e bens, porém para Lolla a simplicidade é a maior felicidade que pode ser aliada a presença das pessoas que ama.

Audrey que é a caçula da família Gibbons é tão inocente quão qualquer adolescente na flor da juventude, porque ela se encanta pela beleza das possibilidades que o dinheiro pode proporcionar, mas ela consegue mostrar que fortuna alguma está acima de sua família e mostra-se contra a ideia do casamento de sua irmã com o abominável Boorman.

Richard, o irmão mais velho é um amor de pessoa, pois é inteligente, amoroso, carinhoso e destemido. Nunca abandona as irmãs e as protege cedendo autonomia e as encorajando a nunca permitir que suas felicidades sejam usurpadas de forma tão descarada, como o que seus pais fizeram com sua irmã. Ele tem um amor secreto que só vocês lendo para saber.
"Oh, como meu coração sangrou... Como doeu ter de tomar essa decisão."

O Sr.Boorman é um personagem detestável e que causa repulsa. Sabe aqueles personagens que por mais que tenham sofrido não tem como justificar tamanha monstruosidade? Ele é um exemplo fiel. É prepotente, hostil, venenoso, mesquinho e mau caráter que se aproveitou da vulnerabilidade da família Gibbons para ganhar algo em trocar e se vingar do pai dessa família.

Tive contato com apenas dez capítulos, mas a escrita da autora é fluída e contagiante. Passeamos pelos campos das cidades inteironas da Inglaterra e da agitada e poluída Londres do século XIX. A construção dos personagens é bem crescente e traz mesmo nos primeiros capítulos a delimitação de suas qualidades e defeitos, além de seus monstros pessoais.

A história também traz várias críticas sobre liberdade feminina e de caráter individual que são inconcebíveis para a atualidade, porém ainda são praticadas em alguns países e até de forma velada em nossa sociedade que se diz tão desenvolvida, porém que ainda valoriza profundamente o status e não a felicidade.

Espero em breve ter contato com o resto da obra e saber o final dos personagens que me conquistaram inesperadamente e forma muito significativa.

Comentário(s)
1 Comentário(s)

Um comentário

  1. Joanice, estou aqui de coração palpitante de amor por sua resenha de primeiras impressões. Amei cada linda, cada observação. Muito obrigada por ter lido e escrito com tanto carinho esse post maravilhoso!!

    ResponderExcluir