
Título em Português: Homem-Aranha no Aranhaverso
Direção: Bob Persichetti, Peter Ramsey, Rodney Rothman Roteiro: Phil Lord, Christopher Miller
Elenco: Shameik Moore, Hailee Steinfeld, Mahershala Ali, Jake Johnson, Liev Schreiber, Nicolas Cage, John Mulaney, Lily Tomlin
Duração: 117 min.
Sinopse:
Após ser atingido por uma teia radioativa, Miles Morales, um jovem negro do Brooklyn, se torna o Homem-Aranha, inspirado no legado do já falecido Peter Parker. Entretanto, ao visitar o túmulo de seu ídolo em uma noite chuvosa, ele é surpreendido com a presença do próprio Peter, vestindo o traje do herói por baixo de um sobretudo. A surpresa fica ainda maior quando Miles descobre que ele veio de uma dimensão paralela, assim como outras versões do Homem-Aranha
Homem-Aranha no Aranhaverso é uma obra que retoma a espetacularidade que qualquer pessoa pode se torna um super herói e que não precisa de muito para isso.
Miles Morales é um adolescente comum que mora no bairro do Brooklyn e é filho único de um policial e uma enfermeira. Ele estudava numa escola do bairro, porém seus pais não achavam que o lugar estava desenvolvendo todas as capacidades e habilidades intelectuais do garoto e por isso ele é transferido para uma instituição de elite e particular que na visão do pai dele - um homem bem protetor - seria melhor para a inteligência do garoto.
Evidente que Miles não consegue ser feliz ou se encaixar naquele lugar. Diferente do que seus pais imaginam, o jovem tem uma inteligência formidável, o que fica evidente em suas notas, porém tem um espírito livre e artístico como do tio. Essa semelhança entre tio e sobrinho leva o pai do adolescente a tomar medidas, porque ele sabe que seu irmão não tomou caminhos íntegros para sobreviver e acha que ele pode ser um mau exemplo para o filho e como é um policial opta pela prevenção.
Paralelamente a isso, o Homem-Aranha - o que conhecemos - está tentando impedir a evolução dos objetivos do Rei do Crime na criação de uma máquina que modifica as linhas do tempo e que tem o propósito de trazer a esposa e o filho do criminoso, entretanto a máquina acaba sendo sobrecarregada e a descarga liberada abre diversos multi-versos pela cidade e vários tipos de Homem-Aranha surgem em Nova York e no ponto desses acontecimentos, Miles já tinha sido picado por uma aranha radiotiva no subsolo enquanto pintava com seu tio.
Os multi-versos trazem o nosso conhecido Homem-Aranha antigo com esta numa decadência profunda porque está se separando da Mary Jane e engordando, temos uma garota japonesa - anime - que controla um robô, uma adolescente loira e descolada, um desenho animado em formato de porco - Porco-aranha - e um detetive que venho de um mundo em preto e branco e Miles que completa a equipe para lá de diversificada e assim deter o Rei do Crime e mandar todos aos seus universos.
Miles Morales é tudo que nosso original Homem-Aranha não é. Negro, artista e pronto para enfrentar tudo sem medo de perder a própria vida e apenas impedido de fazer as coisas pelo controle de seu pai e do primeiro Homem-Aranha. Ele ainda jovem e tem tendência a impulsividade e por isso não compreende alguns conselhos, porém sua teimosia é bem vinda, porque ela o leva aos melhores acertos do filme.
Quem conhece o Homem-Aranha sabe que ele é um adolescente branco que foi picado por uma aranha radioativa e tornou-se um super herói do povo que protege Nova York. Nessa versão temos diversas desconstruções acerca do personagem de Stan Lee. A primeira, Miles é negro e representa um dos maiores bairros com população negra dos EUA. Segundo a amiga de Miles também é uma versão do herói e nem de longe fora romantizada e fragilizada e o que recai na personagem de anime que tem uma inteligência impressionante e luta através de um robô e um tributo aos outros tipos de animações, como os quadrinhos - o filme é em quadro a quadro -, desenhos preto e branco e o tradicional traços infantis que começaram com o primeiro Mickey Mouse.
A ruptura de outro conceito equivocado dos super heróis e dos contos de fadas, do "felizes para sempre" é quebrado nessa obra porque o primeiro Homem-Aranha teve sua vida "perfeita" quebrada, pois acabou deixando seu ego ultrapassar o bom senso e perdeu a esposa, a motivação de seu trabalho e o brilho de viver e só encontra esperança quando se defronta com um adolescente que não tem medo de lutar mesmo que isso ceife sua vida.
Há um nítido diálogo entre classicismo e modernidade na qual mistura o tradicional e o atual. Uma mescla que representa bem a realidade da América - continente - e a quebra de velhos preconceitos em nossa sociedade e que conversa bem com a proposta de mostrar que o Homem-Aranha representa todos nós.
Homem-Aranha no Aranhaverso é uma obra que brilha com a mistura de cores e o efeito mágico dos quadrinhos e animações e que traz uma diálogo importante sobre aceitação e representatividade.
Olá
ResponderExcluirVi esse filme essa semana e estou apaixonada. O homem-aranha é o herói que eu escolheria pra ler todos os quadrinhos se tivesse oportunidade, e adorei essa ideia de misturar vários tipos de animação em uma só e o lance de ser meio como um quadrinho... Maravilhoso.
Vidas em Preto e Branco
Olá!! :)
ResponderExcluirEu confesso que nunca tinha ouvido falar deste filme, mas a verdade e que fiquei algo curioso.
Nao sou particular fa de super herois, mas gosto bastante do Spider Man, e achei esse dialogo classico-moderno interessante.
Boas leituras!! ;)
no-conforto-dos-livros.webnode.com
Eu quero muito assistir a esse filme com o meu filho e adorei ver a sua opinião sobre ele. Eu acho que nós dois vamos gostar muito e gostei de ver que o filme traz importantes mensagens.
ResponderExcluirOlá! Esses tempos eu tenho estado tão longe dos cinemas, que desanima. rs
ResponderExcluirMas já me falaram super bem de Aranhaverso, quero muito dar uma chance a ele. Vamos ver se consigo ao menos ir ao cinema.
Bjos
Lucy - Por essas páginas
Olá, amei conferir suas considerações sobre o filme. Eu gosto muito do personagem Homem Aranha pelos filmes que vi na tv, e pelo jeito essa nova produção também ficou muito bacana ao trazer não um, mas vários super heróis com algumas características diferentes mas mantendo a essência do personagem inicial.
ResponderExcluirEu não conhecia a existência do filme Homem-Aranha no Aranhaverso e adorei a proposta, não costumo ver muitos filmes no estilo, mas esse está diferente, ao meu ver, justamente pela perspectiva que qualquer pessoa pode se tornar um herói.
ResponderExcluirOlá tudo bem, ainda não vi o filme mais fiquei curiosa, gosto muito das histórias do homem aranha, mesmo que não tenha lido nada sobre acredito ser uma produção maravilhosa, beijos!
ResponderExcluir