[Review] Megalo Box

10 comentários
Título: Megalo Box
Produtora: Kodansha
Ano de lançamento: 2018
Duração: 24 minutos
N° de capítulos: 13

Sinopse:
A série acontece em um cenário futurista, onde os cidadãos licenciados vivem em uma cidade rica, enquanto, nos arredores desta cidade, há uma favela onde os cidadãos sem licença vivem na pobreza. Megalo Boxing é um esporte popular neste mundo semelhante ao boxe, exceto os boxeadores lutam enquanto usava uma armação de metal que torna seus ataques muito mais letais. Junk Dog é um jovem que luta em ringues ilegais clandestinos em lutas que têm um resultado fixo onde seu treinador Gansaku Nanbu o orienta sobre quando perder uma luta. Uma noite ele quase bate sua motocicleta em Yukiko Shirato, que é o chefe do rico Grupo Shirato que supervisiona o torneio de Megalonia. Junk Dog pega uma briga com seu guarda-costas Yūri, que também é o melhor do ranking de Megalo Boxer. Yukiko pára a luta, mas Yūri procura Junk Dog e o encontra no ringue subterrâneo, onde ele vence facilmente o lutador menos experiente e diz a ele para lutar com ele novamente em Megalonia, que Junk Dog precisaria de um lugar no topo do Megalo oficial. Box rankings para se qualificar, bem como um ID de cidadania adequada para entrar no ranking em primeiro lugar. Depois que Nanbu convence o chefe da máfia Fujimaki a fundar Junk Dog com o nome Joe, os dois recebem 3 meses para atingir seu objetivo de chegar ao topo do ranking da Megalo Box, a fim de ter uma chance de lutar em Megalonia.
Megalo Box é um anime que traz todo seu brilho do passado que se une harmonicamente com um presente tecnológico e uma crítica social profunda sobre desigualdades socioeconômicas e o jogo do poder dos ricos.
Junk Dog é um jovem sem identidade. Ele vive numa cidade futurística que mostra a acentuação marcante entre ricos e pobres. Sua moradia é os ringues onde ganha dinheiro através de lutas compradas e com resultados marcados. Ele não possui família ou qualquer pessoa que se importe com seu bem estar e por isso tudo sobre seu passado e identidade é um mistério.

Seu treinador - e agente - é o velho lutador de Megalo Box Nanbu de Gansaku que vive de lutas clandestinas e acertadas para pagar suas dívidas inacabáveis com o agiota Fujimaki. Ele não deseja que Junk vá para as lutas legais porque perderia sua "fonte de renda" e por isso o desestimula habilidosamente.
O cenário muda drasticamente quando Junk numa de suas andanças suicidas pela cidade acaba esbarrando na poderosa Yukiko Shirato que é a  dona da empresa Shirato que produz gear para as lutas de Megalo Box e que dará vida ao torneio mundial do esporte e desse encontro desastroso começa uma rivalidade entre Yuri, campeão invicto do esporte, e Junk porque o garoto acaba sendo grosseiro com Yukiko.

Eles se enfrentam numa das lutas no submundo da clandestinidade e Junk apanha bastante, entretanto sua raiva e vontade é de continuara lutando com Yuri, porém para lutar mais com o campeão, ele terá que "entrar nos ringues de Yuri" e por isso ele precisa entrar no Megalonia, entretanto para isso ele tem que ter uma identidade e nessa necessidade que seu treinador coloca em risco a vida de ambos.
Junk é curiosamente um personagem enigmático no que remete seu passado e seus sentimentos em relação as pessoas que o rodeio. Ele luta por dinheiro, mas tem um potencial invejável para lutar. Ele derrota seus adversários em poucos segundos, mas é impedido de ganhar por causa das lutas armadas. Sua motivação diária é a sobrevivência porque não exista quem o ame ou se preocupe com sua vida e quando ele cruza com Yuri, ele percebe que outro sentimento pode alimentar sua existência: raiva. O que acaba sendo bom para ele, porque ele vivia num ciclo vicioso perigoso de se jogar do penhasco na água. Todos os dias para aliviar todos os "demônios" em seu interior.

O treinador Nanbu é um homem de caráter extremamente duvidoso porque ele fora um bom lutador de Megalo no passado, todavia se entregou ao vício das apostas e assim gerando dívidas que só cresciam com Fujimaki. Suas lutas no submundo se dava apenas para pagar o que devia e não porque se importava com seu pupilo. A ausência de pagamento podia gerar a perda de algum membro de seu corpo e como ele é um covarde, optava por explorar Junk e sua força e só muda seu olhar sob o jovem e suas ações quando tem que ganhar o Megalonia para quitar para sempre seus penhores com o agiota.
Outros personagens que merecem um destaque é Yuri que é a aposta da Shirato na venda de gears - aparelho tecnológico que é usado na luta de Megalo Box - e por isso foi treinado para abater todos seus concorrentes. Sua lealdade chega à loucura no que tange sua convivência com a rica e fria Yukiko Shirato. A jovem Shirato é dona de uma personagem calculista, pragmática e incapacitada de perder ou aceitar um não. Fora escolhida por seu avô para cuidar das empresas e por isso criou uma rivalidade com seu irmão Mikio. Ela parece não ter sentimentos que a controle e por isso passa aos telespectadores indiferença até com Yuri, mas acredito que isso é apenas uma parte de sua personalidade mimada e cobertura de empresária bem sucedida.

Temos também o jovem Sachio que é um garoto pobre que vive nas ruas junto com um trio de amigos que adora tecnologia e por isso junta-se a Equipe Sem Endereço para fazer de Junk Dog, o campeão mundial de Megalo Box. Ele mesmo sendo criança é dono de uma personalidade madura e reflexiva. As partes mais filosóficas são vindas de seus diálogos e dilemas com suas perdas pessoais. Não há como não se apaixonar por sua postura.
O enredo se baseia numa cidade bem futurística, mas com características sociais conhecidas por nós: as desigualdades econômicas e sociais. A parte onde nossa equipe mora é claramente uma favela, na qual as pessoas apenas sobrevivem e muitos, infelizmente optam por práticas ilegais como pequenos furtos, tranbiques e lutas perigosas para ter algum dinheiro para comer. No outro lado, onde fica as empresas Shirato temos uma riqueza vergonhosa e incabível. Outro ponto de evidente crítica aos problemas que enfrentamos no mundo é o acesso à tecnologia. Os gears são bem distintos entre os lutadores. Os patrocinados por grandes empresas tem equipamentos com IA - Inteligência Artificial - e os mais pobres tem sucatas que podem leva-los aos nocautes e até perder a vida no ringue.

Um ponto de extrema importância é que para ganhar status entre os lutadores, Junk - agora chamado de Joe por sua ID falsa - opta por lutar sem gear. Isso é uma referência bem clara à Gigantes de Aço, na qual o personagem de Hugh Jackman luta com um robô que trabalha com os movimentos de seu controlador e não por um controle remoto. Joe(Junk) sempre fala que não existe lutadores de verdade se optam por se esconder por detrás de máquinas. Isso é uma referência aos esportes que a cada dia perdem sua simplicidade e tornam-se governados por estatísticas e mecanismos tecnológicos que tiram a singularidade dos mesmos.
A trilha sonora merece destaque porque tem uma entrada bem sentimental e rap feito exclusivamente para o anime e que "casa" perfeitamente com as origens dos personagens da equipe Sem Endereço.
Megalo Box usa da luta um caminho para dar voz aos oprimidos e massacrados diariamente no mundo. Uma sociedade que acha correto que as desigualdades aumentem porque a meritocracia é mais "justa" que a igualdade e equidade entre os seres humanos.

Comentário(s)
10 Comentário(s)

10 comentários

  1. Olá Joanice, nunca li ou assisti a animes, mas gostei da tua dica. Estou sempre aberta a novas experiências.
    Bjos
    Vivi
    Blog Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto bastante de anime, vira e mexe estou vendo algum com meu filho e às vezes até sozinha mesmo hahaha
    Esse eu ainda não conhecia, mas adorei ver seus comentários sobre ele e fiquei bem curiosa para poder ber também.

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem Joanice?

    Eu não assisto animes ou desenhos deve ter quase uma década, mas Megalo Box parece ser bem legal, vou pesquisar mais sobre o anime e obrigado pela dica!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Olá tudo bem? Não costumo assistir este gênero mais gostei muito da postagem, com muitas informações, acredito que para os curtem esse tipo de entretenimento é uma dica incrível!Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oie!!

    Não sei explicar o motivo e muito menos me justificar, mas confesso que não assisto animes e nem nada que seja relacionado a cultura asiatica! Porem, adorei a sua resenha e de fato parece ser bem interessante essa historia.

    beijos

    ResponderExcluir
  6. Oie Joanice, tudo bom?

    Eu nunca fui de gostar muito de animes. Lembro que quando era pequena gostava de Sailor Moon e Cavalheiros do Zodiaco, mas nem sei se eles são animes também kkk

    As histórias são sempre bem interessantes, mas eu não consigo assistir.

    --
    xoxo
    Tiffannyk
    @thereviewbooks | #thereviewbooks
    https://thereviewbooks.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi, Joanice! Não conhecia esse anime, mas assim que vi do que se tratava, me lembrou o filme com o Hugh Jackman! rsrs Adorei!
    Bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?

    Particularmente, animes não me empolgam muito, mas acho interessante como os gostos variam de pessoas para pessoas. Acredito que a dica é muito boa para quem gosta do gênero.

    Beijos,
    Blog Diversamente

    ResponderExcluir
  9. Gosto de tudo que tem briga de classes sociais, não conhecia e vou tentar assistir. Me fez lembrar um pouco de Black Mirror (nem sei se é assim que escreve), gostei bastante de sua resenha trazendo os pontos mais relevantes.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir