[Seriando] Soundtrack - Netflix

Um comentário


Título Original: Soundtrack
Título em Português: Trilha Sonora
Produtora: Netflix
Direção: Joshua Safran, Megan Ellison, Sue Naegle e Ali Krug
Ano de Lançamento: 2019
Gênero: Drama Musical
Duração: 59 minutos
Temporadas: 1
Elenco:
Callie Hernandez, Jahmil French, Jenna Dewan, Campbell Scott, Madeleine Stowe, Marianne Jean-Baptiste, Megan Ferguson, Evan Whitten e Paul James

Sinopse:
Mixtape conta "as histórias de amor que conectam um grupo diversificado e diferente de pessoas na Los Angeles contemporânea através da música que vive dentro de suas mentes e corações".
Soundtrack é uma série que surpreende pela profundidade de seus questionamentos sobre relacionamentos humanos e nossas ambições pessoais atreladas a nossa liberdade de escolha.
Sam perdera sua esposa há pouco tempo e está bem perdido em que rumo tomar em sua vida. Com o pequeno Berry ao seu lado suas escolhas são mais difíceis e complicadas de serem tomadas sem tantas noites em dormir. Sua primeira decisão é se mudar de sua casa num condomínio maravilhoso, porque não tinha mais como manter o lugar e cuidar do filho. Sua nova fase será ao lado de sua família no sul da Califórnia.

Após a perda de Margot, ele tem que trabalhar em três empregos - superou o Jullius - para poder manter todas as despesas da casa e lidar com seu luto e falta de tato para controlar tudo. Além de seus problemas pessoais, o retorno de seu primo Dante após quatro anos na cadeia traz uma problemática dolorosa ao ambiente familiar. Dante quer se tornar um novo homem, mas a quebra de confiança devido seus inúmeros erros despertam desconfiança em sua mãe e primo gerando inevitavelmente a exclusão de sua presença de qualquer lugar.
Em paralelo ao drama de Sam temos a história conturbada e conflituosa de Nellie que é uma aspirante a artista gráfica que está sofrendo com o pai que tem compulsão por dar golpes e mal se sustenta e sua mãe, uma atriz bem sucedida e rica que a tenta controlar a todo momento. A incapacidade de apenas ouvir suas próprias necessidades e opiniões levam Nellie ao esgotamento emocional e uma crise existencial que se agrava quando seu namorado termina o namoro de quatro anos logo após o sucesso de sua carreira musical.

Outra história entrelaçada a essas é de Joanna que é uma dançarina profissional que está tentando se encontrar na vida. Tenta diariamente encontrar um emprego naquilo que desperta sua alma e acalma seu coração: dançar. Infelizmente a vida adulta é brutal e cruel com sonhos de quando éramos crianças inocentes e isentas da realidade.

O destino sempre trabalha com uma lógica inversa aos dos tolos humanos e com sua habilidade para o drama, ele coloca nossos personagens interligados em momentos que diríamos que foram feitos apenas para acontecer, não importa o que tentasse interrompê-los.
Soundtrack me vendeu uma outra ideia quando assisti ao trailer duas semanas atrás e acionei o alerta para quando estivesse disponível. O que me deixa feliz é que fui surpreendida positivamente porque esperava um filme como High School Musical ou a série Glee, porém o que  ganhei foi uma produção tocante e visceralmente sensível e irresistível.

A série nos traz  histórias que tem trilhas sonoras. Já viveram algo e acharam que existe uma música perfeita para esse momento? Então, ela trabalha desse jeito. Alguns momentos conflituosos e tortuosos dos personagens ganham alguma música, como Nellie com a música Sorry Not Sorry da Demi Lovato no capítulo 2 ou Sam com Believer, e isso traz uma transparência para os sentimentos dos mesmos para os telespectadores. Não é musical. É vida real com toda sua dureza e crueza.
Sam é um homem que decidiu largar a faculdade de música clássica numa renomada universidade, porque estava vivendo os sonhos de sua mãe e a perdeu sem lhe falar que não a queria magoar, mas apenas viver suas próprias escolhas. Ele é uma cara maravilhoso e sensato em muitas de suas escolhas, mas como ele mesmo diz: "Um dia fui linha para a pipa e hoje sou a pipa.", ou seja, um dia era calmo e após a perda do amor de sua vida tornou-se uma pipa agitada e sem rumo.

Nellie é uma artista nata. Sua alma é uma caos como todo artista é. Seu maior problema é ser levada pelas necessidades dos outros, enquanto devia pensar em si primeiro, porque se dedica exclusivamente para namorados, pais e amigos e esquece de tudo que ela gosta e quando eles a abandonam deixando-a absurdamente desorientada.

Joanna é aquela metáfora da lagarta que vira uma borboleta e morre rapidamente. Ela dança por amor, mas o mundo adulto é dolorosamente cruel e insensível e por isso vê seus sonhos sendo massacrados diariamente e com uma força que é incapaz de sobreviver.
O que me fez favoritar essa série foram três motivos principais: O primeiro é a trilha sonora ser MARAVILHOSA. As músicas vão desde divas como Demi Lovato, Lady Gaga até músicas clássicas que embalam os personagens em suas vidas. O segundo motivo é que todos os personagens tem suas histórias contadas ao público e entendemos como chegaram ao estado que estão no presente( a história é passado e presente de forma alternada) e por último temos a vida sendo mostrada de forma verídica e sem romantismo barato vendido em livros de ultrarromantismo. Temos a frieza do destino e a lâmina da Morte que a cada dia encosta-a mais em nosso pescoço e por isso buscamos alguma forma de deixar nossa marca no mundo.

Cada capítulo tem cinquenta e nove minutos, porém que passam com uma rapidez que quando se vê já está quase acabando a temporada e se questionando sobre a forma que se relaciona com o mundo e todos ao seu redor.

A premissa da obra é questionar sobre nossas tomadas de decisões. O quanto realmente decidimos de forma individual em nossas vidas? Temos mesmo a necessidade de levantar em conta a opiniões dos outros em nossas escolhas, já que somos nós que arcamos com as consequências? Será que a linha do egoísmo e do egocentrismo é tênue?

O trabalho musical e as coreografias são de arrepiar e embalar qualquer telespectador. Fui tão fisgada pela série que já ouvi a playlist toda e voltei a dormi bem depois de finalizá-la, o que foi ótimo, pois andava tendo muitos pesadelos.

Se você quer assisti algo que converse com seu coração e questione toda sua forma de vê os relacionamentos, sejam familiares, amorosos, profissionais e afins, Soundtrack é a minha recomendação.

Playlist da Série: SPOTIFY



Comentário(s)
1 Comentário(s)

Um comentário

  1. Olá. Que belo texto, bem detalhado, comecei a assistir, mas confesso que ainda não estou no clima, me certo tédio, mas pode ser o meu momento, às vezes acontece. Vou esperar mais uns dias e tentar assistir novamente, maratonei muitas séries e vi muitos filmes de uma vez só, nesse pacote até uma novela, acho que por isso fiquei entediada, mas de forma geral, parece ser legal e vou dar mais uma chance

    ResponderExcluir