[Cine PIpoca] Hush - A morte ouve

6 comentários
Título: Hush: A Morte ouve
Gênero: Terror/ +16
Ano: 2016
Duração: 81 min.
Produção: Trevor Macy e Jason Blum
Elenco: John Gallagher Jr., Michael Trucco e Kate Siegel

Sinopse:
A escritora Maddie Toung vive uma vida isolada desde que perdeu sua audição quando era adolescente, se colando em um mundo de total silêncio. Porém, quando um rosto mascarado de um assassino psicótico aparece em sua janela, Maddie precisa ir além dos seus limites físicos e mentais para conseguir sobreviver.
A escritora Maddie vive sozinha numa pequena casa no meio de uma floresta nos EUA. Depois da perda de sua audição e poder de falar verbalmente devido uma meningite na adolescência, ela optou pelo isolamento para escrever seus livros de suspense de forma tranquila e sem estresse. 
Sua rotina é tentar reproduzir as receitas que vê na internet, conversar com sua irmã mais nova pelo Skype, escrever mais capítulos de seu próximo livro e conversar com sua melhor amiga que mora próximo de sua casa.

Depois de alimentar sua gatinha chamada de Bitch (vadia em português) ela recebe a visita de sua melhor amiga que vem dizer o quão bom foi a leitura da obra da amiga. Elas conversam sobre finais de livros e Mad fala que sempre tem vários finais em mente(isso é referência a King que afirmou o mesmo e na estante dela tem alguns livros dele) e depois desse papo, elas se despedem e nem desconfiam que seria a última vez que se veriam.

No começo da noite Mad está limpando os pratos de seu jantar quando sua amiga começa a bater de forma descontrolada na porta da cozinha. Ela esta ensanguentada e apavorada. Ela grita de medo e olha muito para traz, mas o problema é que sua amiga é surda e por isso em nenhum momento escuta as fortes batidas.
A jovem morre esfaqueada diversas vezes por um homem de jaqueta, calça jeans e uma máscara que oculta seu rosto. A morte dele parece lhe dar prazer e após tirar o corpo de sua vítima, ele volta para observar Maddie e perceber que ela não ouve nada.

Começa aqui a maior caçada desse psicopata. Ele avisa ela que está ali e ela se torna prisoneira em sua própria casa e agora tem que lutar pela sua vida mesmo que suas chances sejam mínimas nesse contexto.

Hush é uma obra bem diferente de produções do mesmo gênero. Assim como o psicopata não tem pressa em matar Maddie, o filme também não se apressa em acelerar os fatos. A intenção é mostrar a inteligência tanto do caçador quanto da caça.

Maddie pode ter uma deficiência que a deixa limitada em diversas situações, como ouvir os passos dele quando ela tentar sair da casa, mas consegue pensar com rapidez e imaginar diversas consequências a cada escolha que ela faz.

Uma jogada interessante da obra é que não temos uma vítima que se desespera com sua morte bem ali na sua frente. Nossa protagonista pode cogitar morrer, mas morrerá lutando. Suas estratégias são diferentes dos personagens patéticos que o terror vem vendendo nos últimos anos.
Nosso caçador também subestima demais sua presa. Ele deduz que sua condição facilitará seu trabalho, porém ao passar do tempo, ele começa a imaginar que também pode sair dali morto e por isso muda sua postura diversas vezes e opta pela ameaça psicológica porque fará mais efeito que um ataque direto. Ele quer saborear, mas sem tantos riscos.

A ambientação é toda na casa de Maddie que é de madeira e com portas e janelas de vidros para todo lado. Queria saber porque norte americanos brigam por privacidade para o Estado, mas deixam sua casa às claras para qualquer um.

A atuação da atriz Kate que faz Maddie é sensacional, porque todos seus sentimentos são visíveis e palpáveis. O ator que faz nosso psicopata quando releva seu rosto também passa terror constante aos telespectadores.

Hush não é mais do mesmo no gênero terror. É original dentro de um roteiro já conhecido e consegue ser surpreendente mesmo com um enredo gradativo.
 
Comentário(s)
6 Comentário(s)