[Cine Pipoca] Ricos de Amor

5 comentários


Título: Ricos de Amor
Direção: Bruno Garotti
Produtora: Netflix
Gênero: Comédia Romântica
Duração: 104 minutos
Ano: 2020
Elenco: Giovanna Lancellotti, Danilo Mesquita, Ernani Moraes, Fernanda Paes Leme, Bruna Giphão, Jaffar Bambirra, Lellê

Sinopse:
Em Ricos de Amor, Teto (Danilo Mesquita) é filho do riquíssimo Teodoro (Ernani Moraes), conhecido como "O Rei do Tomate". O rapaz, que em breve herdará a bem sucedida fábrica de tomates do pai, percebe sua vida se tornando um grande rebuliço quando conhece Paula (Giovanna Lancellotti), uma jovem decidida que estuda para ser médica e não vê a hora de se tornar independente. Com medo da reação da garota, Teto esconde suas raízes e finge ter origem humilde. Porém, essa mentira inicia um espiral de desentendimentos.
Enredo:
Teto é um jovem que mora numa cidade do interior do Rio de Janeiro. Ele é o herdeiro do "Rei do Tomate". É um jovem que sabe que herdará uma empresa produtora de tomates de sucesso e sua boa vida regada a muitas bebidas, garotas e um carro já está garantido, mas tudo acaba tomando uma nova perspectiva quando duas novas varáveis são colocadas nessa equação: seu pai e uma garota chamada Paula.

Teodoro, pai de Teto sabe que o filho vai herdar todo seu trabalho de anos, mas não dará isso de mãos beijadas e por isso intima o filho a assumir responsabilidades e se preparar para seu futuro desde agora. Tudo estaria bem(mesmo com Teto surpreso com isso) se Paula, uma estudante de medicina do Rio, não tivesse cruzado seu caminho no dia do aniversário do jovem na festa do tomate na cidade.
Uma atração incontrolável surge entre eles, mas Teto sente que com Paula ele pode ser apenas um jovem sem uma riqueza oriunda do trabalho árduo do pai e por isso quando ela vai embora sem dar muita bola para ele, ele decide viajar para o Rio junto com seu melhor amigo Igor e tentar uma vaga na empresa do seu pai sob a identidade do amigo, já que na sede ninguém conhecia seu rosto.

Essa teia de mentiras darão muitas confusões engraçadas de Teto e Igor, mas também podem ser a ruína de relacionamentos construídos em cima de mentiras duvidosas e dispensáveis.

Personagens:

Teto é aquele típico mauricinho(vulgo burguês) que sempre teve uma vida regada a muito dinheiro e cheia de pessoas lhe dando as coisas de mãos beijadas, já que é filho de um homem muito poderoso. Não teve dificuldades para ter o que bem quisesse. Carros, mulheres e pessoas ao seu lado, mas 99% interessadas em seu dinheiro, apenas Igor, o filho dos empregados, gostava dele como um irmão e foi por causa de suas palavras que o "príncipe dos tomates" tomou decisões fortes para construir um novo Teto.

Igor é sem dúvidas um dos melhores personagens desse romance. Ele trabalha e estuda arduamente porque quer conquistar uma vaga numa universidade pública e ainda de quebra é babá do filho de seu patrão. Ele é gentil, carinhoso, atencioso, trabalhador e principalmente, verdadeiro com as atitudes de seu amigo diante sua vida inconsequente. Ele mostra o quanto Teto é irresponsável e cego para as pessoas ao seu redor e desafia o próprio amigo a mudar seu comportamento. O jovem estudante é aquela pessoa que absorve o lado bom das pessoas e impossível ficar do seu lado sem querer lhe abraçar porque sua fofura é irresistível. Meu crush supremo nesse filme <3
Paula é uma jovem independente e apaixonada pelo que estuda. Está no final de sua residência médica e está esperançosa em poder ajudar mais pessoas em vulnerabilidade econômica que não tem acesso ao sistema de saúde e por isso enfrenta dia e noite o assédio de seu mentor no hospital, porque não quer perder o rumo de sua vida. Ela é sensata, engraçada, entusiasmada com seus sonhos e prestativa com todos ao seu redor. Quando conhece Teto não lhe dar muitas esperanças, porque está focada em sua carreira, porém as loucuras vão abrindo um caminho para seu coração.

Desenvolvimento:

A história principal do filme é a caminhada divertida e não fácil de Teto para o amadurecimento e independência. As subtramas se atrelam abruptamente ao enredo principal e isso causou uma confusão na evolução do enredo, porque a história inicial é sempre deixada em "Background" enquanto o foco fica nas subtramas e deixando os telespectadores decepcionando porque querem mais do casal principal, já que o pontapé inicial para Teto sair de sua zona de conforto fora Paula.
O diretor sobre histórias bem relevantes como a de Monique, vivida pela Lellê, que é uma jovem negra que mora na periferia e deve que "ralar" muito para conseguir um bom cargo na empresa do pai de Teto e por isso se indigna com a indiferença do jovem para a administração do negócio e é ela que o ajuda a sobreviver no mundo "do proletariado" quando ele vem para a cidade maravilhosa.

O ponto que merece na evolução do enredo e que foi um acerto visível foi a solidez das amizades dos personagens. Igor e Teto são completamente diferentes, mas sabem se ouvir e principalmente, pedir desculpas quando são insensíveis ou duros um com o outro. A confiança na relação deles é linda de se vê e é o que mantém Teto forte diante os inúmeros "vacilos" que ele comete quando decide ter uma "identidade de super-herói". Já Paula tem duas amigas que lhe fortalecem e "compram" suas dores diante o assédio do mentor delas sob a amiga.
Outro ponto alto do roteiro é uma ambientação 100% brasileira sem apelos aos clichês e falas típicas norte-americanas que se veem se multiplicando em alguns filmes estrangeiros. Entretanto nem tudo são "flores", porque em quase duas horas a ausência de uma atmosfera mais profunda entre Teto e Paula temos uma frustração dolorosa, porque existe uma química evidente entre eles e sem aquele toque mágico de conto de fadas que acaba sendo deselegante com os cortes brutos entre as subtramas. Senti uma falta de continuidade em algumas cenas.

O elenco foi bem escolhido. Giovanna dar um show com sua atuação e gostei porque ela realmente parecia uma residente em medicina, já que convivo com amigos na mesma fase que ela e sei o quanto é difícil lidar com os estudos e a vida pessoal. Danilo e Jaffar são a dupla que casou bem nos respectivos papéis. Jaffar passa a doçura e simplicidade do seu personagem e quis várias vezes lhe dar um abraço de urso. Outro destaque é Lellê que mostra que sua vida de cantora também desemboca na da dramaturgia.
Ricos de Amor é aquele filme de domingo no final da tarde que enche nosso coração de meiguice e também nos faz desejar dar um novo rumo em nossas vidas e principalmente nos rodear de amigos e pessoas que nos amem e nos apoiem nos bons e maus momentos da vida.

Comentário(s)
5 Comentário(s)