[Resenha] Antes da Queda - Noah Hawley

10 comentários
Sinopse:
Em uma noite quente e nebulosa, onze passageiros decolam em um jatinho particular da ilha de Martha’s Vineyard em direção a Nova York. Porém, dezoito minutos depois, o imponderável acontece: a aeronave despenca no oceano. Os únicos sobreviventes são Scott Burroughs, um pintor desconhecido e fracassado, e J.J., um menino de quatro anos, filho de um magnata milionário do ramo das telecomunicações.
A riqueza e o poder de parte dos passageiros despertam as teorias mais variadas sobre a queda: tantas pessoas influentes teriam morrido em um acidente por mero acaso? Ou teria sido vingança, terrorismo, queima de arquivo? Com capítulos alternando entre os acontecimentos subsequentes à queda e o passado dos passageiros e integrantes da tripulação, o mistério que cerca a tragédia se torna cada vez maior. Enquanto as tramas dos personagens se desenrolam, estranhas coincidências apontam para uma conspiração.
Neste suspense eletrizante, Noah Hawley expõe a perversa relação entre jornalismo e entretenimento, o culto às celebridades e o lado obscuro da fama, além de refletir sobre a natureza da arte e a aleatoriedade do destino.
 Enredo

Um avião cai dezoito minutos após decolar de uma ilha particular para Nova York. O jato leva onze passageiros que eram figuras famosas no mercado financeiro e midiático dos EUA e mais um simples pintor frustrado à bordo. Nove pessoas morreram, apenas dois sobreviveram. O pintor desconhecido e o pequeno JJ, filho da família Bateman e herdeiro do magnata Dave Bateman, dono do canal ALC.

Scott Burroughs, o pintor no voo, acorda na água fria do oceano e vê fogo espalhado pelas partes do avião na qual estava minutos antes e não lembra de muita coisa do acidente. Sua vida já não andava nada bem por ter chegado aos quarenta anos e não ser um artista famoso e na única vez que estava prestes a assinar um contrato significativo por suas obras que retratam diversas tragédias(irônico né?!) ele é acometido por uma tragédia dessas e nem sabe se conseguirá nadar até ver terra firme. Ele ouve a voz de uma criança pedindo socorro em algum lugar naquele vasto oceano e se dirige ao lugar da voz infantil. JJ, é o filho caçula dos Bateman. Seriam eles os únicos sobreviventes?
"Ele é um mamífero terrestre perdido em mar aberto." p.29
O artista decide então enfrentar a água fria e inconstante e se orientar pelas constelações até encontrar um lugar seguro. Não é uma decisão fácil, mas agora ele tem mais uma vida para salvar. Ele começa a nadar com JJ e sofre com diversas intémperies no caminho e quando chegam numa praia estão esgotando e sem forças para explicar qualquer coisa para as pessoas que o carregam para um carro rumo ao hospital.

No hospital Scott conta o ocorreu e alguns enfermeiros não acreditam até o telejornal noticiar a tragédia com o jatinho. Ele é atendido junto com o menino e ambos se conectaram devido o acometido sobre eles. Após estarem descansando em suas camas, eles são interrogados pelo FBI e um órgão responsável pela apuração da queda de aviões não comerciais. O pintor conta os fragmentos do que se lembra, porque a pancada da cabeça fizera que tudo se torna-se um quebra-cabeça em sua mente.

Os passageiros no voo eram figuras públicas e por isso a mídia e principalmente, o âncora do telejornalismo da ALC querem mais dos depoimentos de Scott. Ele não estava preparado para tudo aquilo. Antes era uma pessoa anônima e sua vida era restrita apenas a ele. Agora ele é perseguido dia e noite por jornalistas com as mais variadas intenções. Alguns acham que ele é um herói que nadou por seis horas salvando a si e uma criança. Um herói. Dar para acreditar? Outros como Bill Cunnigham da ALC acusavam Scott de diversas coisas como terrorismo, assassino contratado pelos inimigos de Dave Bateman para matar toda a família e qualquer um que estivesse a bordo do avião.
Paralelamente a isso a irmã de Maggie Bateman, esposa de Dave, Eleanor agora é a responsável legal pelo sobrinho e não sabe como lidar com tanto dinheiro, uma criança e a ganância evidente do esposo Doug. Scott é o porto seguro entre ela e JJ e por isso ambos são envolvidos em teorias da conspiração por jornalistas e algumas pessoas do próprio FBI.

Será que a queda do avião fora uma falha mecânica? Erro dos pilotos? Um assassinato encomendado? Terrorismo? Acaso? E Scott é somente um sobrevivente ou algo mais?

Personagens

Scott é um personagem é um personagem simples de leitura. É agarrado com sua alma artística e dificilmente mente em qualquer colocação sua. Ele tinha uma vida normal antes do acidente e daria tudo para tê-la novamente. Estava naquela avião porque Maggie lhe convidara já que ele devia estar em Nova York na manhã seguinte para mostrar seu trabalho. Após ter sido resgatado vivera um turbilhão de emoções que evitaria ter por perto. Não estava gostando das insinuações e aprisionamento social que estava sofrendo devido a perseguição constante da mídia e do FBI. É um homem forte emocionalmente e complexo em seus conceitos pessoais. Gostei demais dele, principalmente sua relação com Eleanor e JJ.

Eleanor pode ser irmã de Maggie Bateman, mas são completamente diferentes. Maggie é independente e reativa em tudo em sua vida. Pode ter se casado com um milionário, mas sempre esteve na ativa e não casara por golpe e sim por amor. Já a irmã caçula vivia um ciclo vicioso de péssimos relacionamentos e Doug é um desses homens que ninguém quer por perto. Não sabe dialogar e é incapaz de manter uma conversa por mais de 10 minutos sem diminuir a companheira ou se importar com o bem estar e sonhos da cônjuge e por isso quando milhões caem na conta dela, ela percebe que está com um homem egoísta e vemos finalmente ela acordar para a vida.
Doug é o atual marido de Eleanor e um homem ridículo e por isso desperta o desprezo extremo nos leitores. Mesmo no final do livro em uma situação que ele expõe sua relação com Eleanor e Scott, não tive capacidade de sentir apreço ou simpatia por ele, porque ele estava agindo impulsivamente e por vingança tirada de seu próprio mundo e não da realidade.

O mais detestável dos personagens(vivos) do livro é Bill Cunningham. Ele o âncora da ALC e um dos piores homens de toda literatura que já li. É um republicando sem escrúpulos e papas na língua, que deveria ser queimada com ácido sulfúrico porque ele é incapaz de pensar em qualquer pessoa que não seja ele. No começo do livro descobrimos que ele é o homem dos escândalos na emissora. Já foi acobertado por diversas vezes por Dave e os advogados, mas a última "encrenca" dele envolve espionar figuras do alto escalão da política, telecomunicação e FBI e por isso a emissora é envolvida em uma investigação que foi deixada de lado após o acidente. Muita coincidência né?

Enredo e desenvolvimento

A narração da obra é feita por todos os personagens envolvidos direta ou indiretamente com os passageiros daquele voo. Ela é mesclada em narrador-personagem e narrador-onisciente que combinam perfeitamente com a viagem no tempo, na qual o autor faz na contação dos fatos antes e depois da tragédia.
"A morte não era algo teórico. Era um buraco negro existencial, um enigma animal, tanto problema quanto solução, e a tristeza que ela gerava não podia ser consertada ou resolvida como uma transmissão quebrada - podia apenas ser suportada." 95
Todos os passageiros tem suas vidas exploradas no enredo e por isso o livro é muito bem detalhado e acrescenta um conteúdo de alta relevância quando a verdade vem a tona. Como os personagens ganham "vida" no decorrer do livro, temos um panorama completo sendo aberto aos poucos para nós e claro a intenção do autor é nos levar a montar o quebra-cabeça que eclodiu naquela trágica noite.

Os Bateman são os mais explorados no contexto da obra, já que eram muitos famosos e envolvidos com figuras de destaque político. O interessante é lê os pensamentos dos personagens e saber de todos seus sentimentos e ideia sobre sua vida e das pessoas ao seu redor. Uma coisa é o "endeusamento" que os mortos sofrem após morrerem e outra coisa é saber como era aquela pessoa sem essa "maquiagem" social de que toda pessoa morta torna-se um "anjo puro e sem defeitos".
Os Kipling que também estão no voo estavam envolvidos em outros escândalos que poderiam abalar suas vidas e principalmente seus bens. O patriarca da família naquela noite queria os conselhos de Dave Bateman para tentar amenizar os efeitos colaterais de suas perdas.

O piloto John Melody e o copiloto Charles Busch e a comissária de bordo Emma eram parte da equipe naquele último voo deles. Os três também tem suas vidas apresentadas ao público e podem não parecer acrescentar nada, mas lembre-se que qualquer um naquele voo era suspeito e teve sua vida ceifada de uma forma precoce.

Um efeito melancólico que o autor presta aos fatos é o uso de apresentar as últimas 72hs de cada passageiro e assim nos deixar mais ligados emocionalmente com cada um e quando o desfecho se apresenta de uma forma dura, alucinante através das caixas pretas do avião, ficamos em choque e sem acreditar na verdade. Seria o ser humano tão movido por suas emoções?

Noah Howley nos questiona a cada capítulo se realmente somos movidos pela racionalidade que tanto nos vangloriamos em temos e outros animais não tem ou se somos frutos de nossos sentimentos e emoções misturadas com nossos instintos primitivos. É impossível finalizar a leitura e não acreditar que somos conduzidos diariamente por nossas emoções, sejam boas ou ruins. Até nossas boas ações são movidas pelo sistema de recompensa. Até Madre Teresa de Calcutá era movida por alguma recompensa. Isso pode ser doloroso de se lê, porém se assenta visivelmente em nossa natureza primária de auto preservação e cultura nenhuma consegue abafar.

O autor também nos coloca num divã e indaga sobre o que é verdade para a sociedade. Será que realmente temos contato apenas com os fatos quando assistimos ou lemos uma reportagem ou a matéria pode ter sido manipulada ou simplesmente carrega em si a marca pessoal de quem escreveu e assim somos conduzidos a acreditar em algo sem qualquer averiguação?

Parte Física e Final
A capa do livro tem a ver com o início de tudo e por isso traduz muito do personagem principal, Scott Burroguhs. A diagramação tem uma fonte bem típica dos livros da Intrínseca e o livro não tem numeração de capítulos, mas contanto por alto deve ter uns 35 a 40 capítulos que variam de tamanho constantemente.
"É o momento em que o intelecto fracassa e algo primitivo, animal nos domina." p.53
O final da obra enverga para o primeiro questionamento que falei acima: Emoções, porque o ocorrido foi uma reação a algumas coisas do passado de um dos personagens e por isso foi um efeito colateral impossível de se levado em conta numa conta estatística seja por um matemático ou uma pessoa da inteligência do FBI e por isso gostei demais. A verdade ás vezes não é algo tão cinematográfico.


Título: Antes da Queda
Autor: Noah Hawley
Editora: Intrínseca
Ano: 2017
N° de Páginas: 365
Onde Comprar: Amazon



Comentário(s)
10 Comentário(s)

10 comentários

  1. Olá, tudo bem?? Não conhecia esse livro ainda, mas a capa me chamou a atenção e a história me deixou bastante interessada. Adorei a resenha e dica! <3

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Eu não conhecia o livro, mas fiquei encantada com as suas fotos. Só com elas, já fiquei bem curiosa com o enredo.
    Normalmente, histórias com essa pegada não são muito o meu estilo, mas até que fiquei interessada. No começo da sua resenha, achava que o pintor com o menino ficariam sozinhos em algum lugar - tipo uma ilha, como já vimos em diversas histórias -, mas não esperava que eles fossem conseguir voltar bem no começo.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com/2020/05/resenha-kindred-lacos-de-sangue.html

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? Que resenha maravilhosa. Gostei de saber um pouco mais sobre os personagens, sobre a história e que com certeza teremos as emoções como palco. Não conhecia o volume, mas depois do que falou fiquei curiosa. Ótima resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia o livro, parece ser um ótimo livro, amei as fotos que vc tirou, são perfeitas e tem muito a ver com o livro, não sei se leria o livro, apesar de ser uma história uque chame atenção, me pareceu um livro que para mim seria uma leitura bastante arrastada, por isso irei julga-lo logo de cara e quem sabe um dia ler.

    bjs
    https://quemevcbrubs.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Que enredo forte e original. Fiquei imaginando a cena da queda aqui e ja estou eletrizada pra ler o livro o mais rápido possível.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Eu achei surpreendente o enredo, como uma vida pacata, um homem frustrado de uma hora para outra ser perseguido pela mídia, era tudo o que queria ser reconhecido, mas não desse jeito. Parabéns pela resenha, estou curiosa para como termina essa trama e como vai ficar a criança e a irmã. Bjs!

    ResponderExcluir
  7. Me lembro de quando esse livro foi lançado, mas não tinha dado muita atenção a ele.
    Não sabia nada sobre essa história, mas agora, depois de ler a sua resenha, fiquei bem curiosa!! Vou tentar colocá-lo na minha lista de leituras!
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  8. Esse enredo me fez lembrar Lost, confesso que fiquei bem curioso para saber dessa trama na íntegra. Já anotei o nome da obra e salvei uma cópia da foto, pois irei ler, com certeza. É um estilo de leitura que gosto demais.

    ResponderExcluir
  9. Olá!!!
    Nossa que livro em, eu não sabia que havia uma história de um livro tão assim e fiquei aqui curiosa em saber o que desencadeou a tudo isso. Porque, como você disse foi uma secessão de acontecimentos até chegarmos no ponto que a história vai se desenvolvendo e quais segredos os personagens carregam.
    Adorei dica anotada!!!

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia o livro e achei bem interessante a premissa. Único ponto que me deixa um pouco receosa é saber se realmente não ficaria confusa com a narrativa de todos os personagens presentes no livro. Exceto isso, eu daria uma chance. Vou anotar a dica.

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir