[Resenha] Simplesmente Ana - Marina Carvalho

16 comentários
Título: Simplesmente Ana
Autora: Marina Carvalho
Editora: Novo Conceito – Novas Páginas
Ano: 2013
N°de páginas: 304


Sinopse:
Imagine que você descobre que seu pai é um rei. Isso mesmo, um rei de verdade em um país no sudeste da Europa. E o rei quer levá-la com ele para assumir seu verdadeiro lugar de herdeira e futura rainha…
Foi o que aconteceu com Ana. Pega de surpresa pela informação de sua origem real, Ana agora vai ter que decidir entre ficar no Brasil ou mudar-se para Krósvia e viver em um país distante tendo como companhia somente o pai, os criados e o insuportável Alex.
Mudar-se para Krósvia pode ser tentador — deve ser ótimo viver em um lugar como aquele e, quem sabe, vir a tornar-se rainha —, mas ela sabe que não pode contar com o pai o tempo todo, afinal ele é um rei bastante ocupado. E sabe também que Alex, o rapaz que é praticamente seu tutor em Krósvia, não fará nenhuma gentileza para que ela se sinta melhor naquele país estrangeiro.
A não ser… A não ser que Alex não seja esta pessoa tão irascível e que príncipes encantados existam.
Simplesmente Ana é assim: um livro divertido, capaz de nos fazer sonhar, mas que — ao mesmo tempo — nos lembra das provas que temos que passar para chegar à vida adulta.



“ We stared at the sun
And we made a promise
A promise this world would never
Blind us. ”
( Bon Jovi)


Há quem diga que contos de fadas são chatos e previsíveis...pode até ser, porém qualquer pessoa queria ter um final feliz em sua vida. Todos queríamos viver aventuras e alguma vez ser aplaudido e aclamado por um povo sendo Rei, Rainha, Príncipes ou Princesas.

Simplesmente Ana é um conto de fadas moderno. Quando li isso eu fiquei: Meu Deus, mais um livrinho mamão com açúcar! Por que isso? Me dei mal rsrs. O livro tem sim um final feliz. Não aquele final convencional, mas descolado e até divertido.

A vida de Ana Catarina – melhor chama-la só de Ana – era normal: Estudante de Direito na famosa de PUC-Minas, estagiária que gastava mais da metade do seu salário com livros (igual eu rs), morava com sua mãe e sabia que seu pai tinha fugido quando descobriu que sua mãe estava grávida. Até aí nada demais. Engano meus leitores! O pai de Ana não sabia que a excelentíssima Mãe de Ana estava grávida. A mãe dela simplesmente FUGIU. Deixou sem entender, o jovem Andrej (Lê-se Andrei).

Andrej Markov é o rei do pequeno país no Leste Europeu chamado Krósvia. Ele conheceu a mãe de Ana há 20 anos atrás quando eles faziam intercâmbio na multicultural cidade de Londres. Se apaixonaram de primeira e começaram a namorar. A mãe de Ana tinha apenas 18 anos e ficou com medo de Andrej que era um príncipe na época não querer saber do bebê e simplesmente deu uma desculpa e voltou para o Brasil. Ela mentiu para todo mundo dizendo que o pai de Ana não queria a guria. Entretanto, ele nem sabia que a namorada estava grávida. Ele descobriu que tinha uma filha quando viu num programa brasileiro a mãe de Ana dando uma entrevista e falando que tinha uma filha. A jovem era a cópia de Andrej. Pronto, o Rei da Krósvia venho para o Brasil.

Ana sentiu-se confusa quando a verdade foi revelada. Ficou triste com a mãe, mas entendeu sua insegurança. Depois que o mal-entendido foi solucionado, Andrej convida Ana para passar uma temporada em seu país. No começo, ela não quer ir. Tem a faculdade, o estágio e seu rolo nada sério por enquanto com um tal Arthur. Para mim, Arthur era uma mala. Simples assim. Depois que a melhor amiga de Ana – Estela – a convenceu que seis meses na Krósvia não faria muito reboliço na vida de Ana. Outro engano, meus leitores.

A jovem princesa conhece um país lindo e aparentemente um mundo encantado. Já assistiram O Dário de uma princesa? Se sim, lembrem-se da paisagem bucólica e romântica daquele país e saberão como é a Krósvia. Como país do leste europeu, as pessoas desse país são normalmente bem brancas, cabelos claros e olhos azuis ou verdes. Ana parece com seu pai. Pele clara, cabelos castanhos alourados e os raros olhos cinzas. Eu pesquisei a cor desses olhos e existem de verdade. São tão raros quantos olhos pretos ou vermelhos.

Na Krósvia, Ana se depara com outra realidade. Ela descobre que ser Rei não é fácil. Seu pai vive para seu povo e seu amor pelo país é sem fim. Ele é ausente, mas sempre tenta está próximo da filha que surgira em sua vida. Ana começa a conhecer seu novo mundo. Aquele país se apaixonou pela filha do Rei. Ela começa a desbravar também o mundo do poder e do glamour.

A única coisa que me irrita em contos de fadas modernos é o momento das compras. Criador desse Universo, não conheço nem metade das marcas citadas nesse livro. Não tenho ideia de quantos vestidos são falados aqui. Não sei a diferença de um tecido nobre para um “pobre”. Eu só uso algodão, porque tenho problemas com alergia. Não conheço nem 5 marcas famosas de sandálias e piorou marcas de bolsas. Esse é o momento que penso que sou uma extraterreste nesse mundo. Só conheço o artista maravilhoso Victor Hugo e não a marca de bolsas com nome do mesmo. Me julguem!

Nessa temporada em seu outro lado da genética, a jovem se apaixona perdidamente pelo enteado do seu pai. Alex! Parando aqui para dizer que ele é LINDO! Rush da série Rush sem Limites fica no chinelinho perto dele. Queria um desses para mim rsrs. Brincadeira! Já tenho o meu Alex rsrs. Alex no começo acha que Ana é uma falsiane e quer dar um golpe. Com o tempo, ele ver que ela é um amor de mineira e cozinheira de mão cheia. Ele flerta com ela TODO TEMPO e a cega da Ana não enxerga ou finge não ver e ainda pensa no mala do Arthur.

Fica nesse clima de flerte encantando toda vez que eles se cruzam...assim todo momento, porque Alex que estar perto da Ana a todo instante. O ruim é que ele namora com a Nome de Cachorro! Ops!!! Quer dizer Laika.

Como todo conto de fadas, o enredo traz dramas bem melodramáticos, mas que fazem da obra um livro doce e divertido, já que Ana parece conversar com os leitores, porque a autora utilizou do recurso de narrador-personagem e o livro tem uma linguagem juvenil que traz o ar de cumplicidade.
Ana conseguirá fugir do seu amor por Alex? E Alex será que terminará com a Nome de Cachorro para viver o avassalador amor pela jovem Ana? Será que Ana conseguirá viver em um mundo de nobreza onde qualquer passo que der vira notícia? Será que ela conseguirá viver longe do Brasil?

Em Simplesmente Ana temos uma plebeia que descobre seu sangue nobre e adentra nesse mundo de magia e nem um pouco cheio do glamour que pensamos ser a vida da Realeza. Ana é uma princesa forte e nada convencional. Tem resposta para tudo e não quer ser sustentada por ninguém. Não tolera ser impedida ser de livre e adora Bom Jovi.

Um conto de fadas que fará vocês rirem até chorar e se emocionar com um recomeço entre um pai e sua filha. O amor familiar...um amor devastador entre duas pessoas que entenderam que para o Amor não há status, mas simplesmente a união de diferentes.



Comentário(s)
16 Comentário(s)

16 comentários

  1. que livro mais fofo!
    Sempre via ele nas redes, mas nunca havia parado para ler a premissa dele e saber um pouco mais e depois de ler sua resenha me apaixonei.Achei muito legal seu ponto de vista para que eu venha adquirir o livro,
    bjus

    ResponderExcluir
  2. Oie
    Nunca li nada da autora mas parece ser uma leitura muito gostosa e que fiquei curiosa depois da sua resenha, adoro romances haha e essa capa é lindinha

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oie,

    Ri horrores com Nome de Cachorro hahahahaha. E que o Rush fica no chinelo, amei a resenha sério. Nunca li nada da autora e acho que essa foi a resenha mais encantadora e sincera que eu já li desse livro e fiquei encantada pela história, em relação a marcas eu também não conheço quase nenhuma toda vez que leio um livro e vejos objetos desconhecidos pra mim eu tenho que dar uma pesquisada senão fico perdida na história.

    Bjs
    Mayla

    ResponderExcluir
  4. Tenho uma amiga que me indica tanto esse livro. Eu sou fã de contos de fadas, ela diz que vou me encantar ainda mais com a Mariana por isso. Fora os elogios que vejo da escrita da autora... Preciso pra já desse livro. Já sonhei fazer Direito na PUC Minas hahaha

    ResponderExcluir
  5. Oi Jo!
    Ai esse livro é lindo e fofinho
    Lembro que quando li fiquei apaixonada pelo Alex, de inicio achei que ele fosse aprontar com a Ana, mas depois percebi que ele era gente boa rs'
    Esse livro é simples, e prende desde o inicio, com personagens fofos e carismáticos. Ana é uma menina encantadora e muito engraçada rs'
    Estou com o segundo livro aqui e quero saber como esses dois vão terminar!

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir
  6. Joanice, ainda não li nenhum livro da Marina Carvalho e essa pegada de contos de fadas me encanta e eu sinto que vou gostar muito dele quando ler.
    Espero ler e me apaixonar.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  7. Entra ano, sai ano e eu ainda não comprei esse livro :(
    Adoreeei a sua resenha, Eu gosto de livros mamão com açucar HSUAHUSHAu adoro clichês e acho que o que faz diferença é a escrita da autora <3 Ainda não li essa séroe da autora, mas morro de vontade! Amei Azul da Cor do Mar dela e inclusive vale a pena ler.
    Ótima resenha!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Oie, tudo bem? Que livro mais encantador. Com certeza histórias que nos fazem viajar e sonhar são as melhores. Que menina nunca se imaginou sendo uma princesa, conhecendo um príncipe encantado, e o melhor de tudo, morar em um castelo? Gostei muito da sua resenha. Beijos, Érika

    >> www.queroseralice.com.br <<

    ResponderExcluir
  9. Oi, Joanice!
    Sua resenha aumentou minha vontade em ler esse livro! Já tinha ouvido falar dele e fiquei encantada logo de cara. Gosto desses contos de fadas modernos e acredito que vou gostar muito da Ana.
    Beijos

    http://tudoqueeuli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Olá bom dia! Tudo bem?

    Ainda quero mto um dia conhecer a Mariana Carvalho!!
    Essa séria da Ana eu acho lindo demais, e amo historias de princesas modernas.
    Eu tb achei os dramas sendo melodramáticos, mas ainda sim de certo pra a historia. O romance foi fofo e ja ficava tensa pra logo eles darem certos.G
    Gostei da Ana, ela é aquela personagem que a gente quer ser amiga, nem preciso dizer que adoro o livro tb.
    Laika é nome de cachorro mesmo, hahahaha!

    Beijos!

    LIVROS E SUSHI - https://livrosesushi.wordpress.com

    ResponderExcluir
  11. Oi, Joanice!

    Gosto bastante de contos de fadas, mas não sei se leria Simplesmente Ana... Realmente não sei, talvez mais pra frente! Já li resenhas positivas e não tão positivas sobre esse livro, então meio que estou em cima do muro, sem falar que no momento não estou pra clichês. Acredito que eu gostaria da leitura, mas em outro momento rs

    Abraços,
    http://claqueteliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá Joanice...
    Gostei muito da sua resenha!
    Fico feliz que tenha gostdo da história e gosto bastante desses contos de fadas modernos.
    Anotei a sua dica e quem sabe o leia.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  13. Oee,Joanice! Este não é bem o tipo de livro que me agrada ler,mas me parece um bom exemplo do estilo,acho até que já tenho umas pessoas em mente para recomendar. Abraçoo!

    ResponderExcluir
  14. Faz muito tempo que estou louca para ler esse livro! Sempre leio um livro pelo título e esse sem dúvida me chamou muito a atenção. A história parece ser muito legal e agora sua resenha me deixou ainda mais curiosa hehehe. Vou procurar lê-lo em breve :)

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Menina você acredita que comprei esse livro na bienal de 2013 e até agora não li. É uma vergonha, mas pretendo ler esse ano. Nunca li nada da autora e tenho curiosidade em conhecer a sua escrita.
    Adorei a sua resenha.
    Beijinhos!
    http://www.eraumavezolivro.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Sempre quis ler essa série, e cada vez que leio uma resenha dele, percebo o quanto estou atrasada e me isolando do "leitores que já leram" haha
    Sua resenha foi bem direta e me instigou...Mais uma vez. ^^
    Vamos ver se esse ano a leitura acontece.
    Bjocas
    Ni
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir