[Resenha] O Quarto do Sonho - Renata Dias

3 comentários
Título: O Quarto do Sonho – Entre quatro paredes
Autora: Renata Dias
Editora: Editora Novo Século
Ano: 2014
N°de páginas: 350


SINOPSE:

Gabe é um estudante de psicologia que levava uma vida acomodada e sem grandes expectativas, principalmente no campo sentimental, e que, após ser confrontado pela irmã, permitiu entregar-se a uma viagem onde pôde vivenciar aventuras, situações inusitadas dentro do consultório e na vida pessoal. O livro retrata sua relação com a primeira namorada, experiências em um relacionamento com uma mulher que é completamente o oposto dele e que propiciou a realização de fantasias e, assim, a descoberta de um homem mais intenso e liberto. O quarto do sonho é um livro com linguagem de fácil entendimento, recheado de cenas calientes e detalhadamente explícitas... Permita-se experimentar esse sonho e desvendar os seus desejos reais!!!


O Quarto do Sonho é um livro New Adult, então voltado para adultos. Um livro cheio de paixão, romance e erotismo com muitas lições de vida, quebra de tabus e reconhecimento de preconceitos que ainda fazem parte do nosso cotidiano.

A história é contada pelo Doutor Gabriel Rocha que sempre fora um homem sério, extremamente racional e focado na sua carreira. Nunca se permitirá a viver de verdade. Sempre fora compenetrado em seus estudos e carreira e não deixará brechas para paixões e romances avassaladores em sua vida.

Sou um literal observador e, apesar de benevolente, sou bastante crítico. ”

Em quase todo percorrer da leitura encontrei semelhanças de personalidade e comportamento com Gabe, porque sou bem racional e não sei lidar com emoções e sentimentos que obscurecem minha racionalidade. Acrescentando a vida pacata que sempre tive no lado amoroso. Bingo! Dr. Gabe era um reflexo de meu ser e me encantei por sua história e crescimento emocional.

Gabe é o narrador de tudo que aprendera em sua temporada nos EUA. É formado em Psicologia e atua como Psicanalista em Los Angels. Ele trabalha muito. Quando digo muito é BASTANTE. A história começa com uma viagem no tempo da faculdade, onde Gabe era o amigo de todas as minhas da sala, mas não era envolvido amorosamente com nenhuma. Ele era o Esquisito, propriamente dito. Era delicado e atencioso com as meninas e elas achavam que ele era gay.

Tivera um romance rápido com Mel. Sua amiga de escola e faculdade. Sabe aquele sentimento de adolescência que todos temos? Então, era o que ele sentia por Mel. Essa que por sua vez também gostava dele e insistia que tivesse sua primeira vez juntos. Nisso eu rir muito, porque o Dr. Gabe se mostra um completo desastre na cama. Um rapaz lindo, inteligente, como ele mesmo diz: “ [...] admito ser dono de um sorris que na juventude enfraquecia até as freiras da paróquia do bairro onde morava. ” Simplesmente, um deus grego. Um homem de sorriso lindo...meu ponto fraco (risos).

O romance termina rápido. Mel terminara tudo. Incompatibilidade de gênero. Será? Só a leitura trará respostas, seus curiosos (risos).

Gabriel se forma e decide viajar para sua pós nos EUA e vai construir seu futuro. Torna-se um profissional respeitado e bem requisitado, mas sem muitos envolvimentos amorosos. Ele parece fugir disso. Insegurança só pode. Algo que só entendemos perto do final do livro, quando questões do passado são esclarecidas e que percebemos que todas as escolhas que Gabe tomara após ter escutado boas verdades de sua irmã que sempre o chamara de Idiota, pois não se permitia viver e era cego, pois, a felicidade estava na sua frente eram essenciais para o ponto que Gabriel está hoje.

Ele está procurando um apartamento em Los Angels e encontra um onde vai dividir o lugar com sua dona. Claire. Um norte-americana linda, atriz e de 34 anos. Solteira e dona de uma personalidade manipuladora e fragilizada pelas más escolhas do passado. Eu simplesmente não gostei dela. Muito mi, mi, mi para uma mulher de 34 anos. Mimada demais pelos pais e adorava ser o centro das atenções depois que se envolve com o Dr. Gabe.

Aquela mulher que estava ao meu lado era indecifrável e teimosa, mas mesmo assim demonstrava uma fragilidade tocante. 
Gabe se transforma em um novo homem, depois que se envolve numa paixão excitante com Claire. Com ela tudo se resume a SEXO. Eles são envolvidos pelo toque. Carne na carne. Isso não quer dizer que tiveram um relacionamento bom. Pelo contrário, Claire foi uma Libertação para o Doutor. Ela conseguiu libertar o homem alegre e cheio de desejos que tinha escondido dentro de Gabe. Ele mudará muito. Estava mais dispostos e baixará sua guarda racional.

Não consigo aceitar um homem lindo como você ser tão tímido e compenetrado. ”

Estava mais envolvido em Viver. Começará a perceber que o importante é o Agora. Não o que passou e nem o que está por vir. Tudo isso não existe. Só o presente é real e a vida é curta demais para simplesmente nós entregamos só as obrigações diárias.

Claire deixava Gabe sem controle. Diante ela, ele era simplesmente uma mente sem razão e um corpo pulsando de tesão. Cenas altamente picantes rolam entre eles. Com essas situações muitos assuntos são tocados e apresentados aos leitores. No sexo tudo vale? Responda sinceramente: Até onde você consegue ir para conseguir prazer e proporcionar o mesmo para quem gosta? Quais seus preconceitos e tabus diante o ato sexual?

“ Ela me pertencia e eu a ela pertencia, por inteiro. ”

Os pacientes do Dr. Gabe no consultório tão mais ênfase aos problemas que as pessoas enfrentam diariamente quando o assunto é SEXO. Moralismo e mais moralismo são impostos as pessoas. Tudo é simplesmente regrado. As pacientes de Gabe trazem os mais diversos dilemas pessoais como Traição, moralismo religioso, fantasias sexuais e muito mais assuntos. São empecilhos na vida humana. Sempre digo que o vale na vida é ser Feliz e o moralismo e o achismo que se explodam.

Quando falamos, transformamos emoções e pensamentos em palavras. ”

Nas sessões psicanalíticas somos confrontados com nossos preconceitos. Somos forçados a deitar no divã e nos perguntamos se estamos controlando nossas escolhas ou se as mesmas estão sendo feitas por terceiros. Se estamos maltratando nós mesmos e as pessoas ao nosso redor por falsos moralismos...se estamos sendo hipócritas diante nossos desejos. Renegando nossos impulsos sexuais só porque dizem por aí que são errados. Gabe aprende que as escolhas são pessoais e que a felicidade está em fazer escolhas que coincidem com nossas opiniões e vontades.

Cheguei ao ponto da leitura que estava em lágrimas e sorriso no rosto. Eu estava sendo liberta juntamente com Gabe. Estava sendo livre como um pássaro. Estava apaixonada pela liberdade dada pelas palavras dos personagens. Sabe quando você se acha um patinho feio no meio de muitos patos lindos? Ou quando é a Esquisita no meio dos “Normais”? Essa sempre foi eu. Me encontrei em Gabe e fui até o fim com ele. Em suas experiências, aprendi a ser quem eu sou.

Muitas coisas acontecem na história. Temos reviravoltas que fizeram meu coração ficar tão alegre e saltitante, porque caminharam para um final doce e cheio de lições valiosas.

Aprendemos que a Família é o seio da nossa força. Gabriel só lembrará disso quando sua melhor amiga e ex namorada Mel vai lhe fazer uma visita nos EUA e estremece todas suas certezas e o leva para questionamentos que nunca fizera em sua vida.

Gabe se apaixona por Claire e nada acontece por acaso. Nada mesmo, amores. Esse romance foi um novo recomeço para eles. Claire muda e Gabe também. Um encontro cósmico feito para que mudanças fossem feitas e que a felicidade fosse apresentada à eles, mesmo que um dia pudessem seguir caminhos opostos.

Sentia um medo que nunca tinha sentido antes...Sentia medo de perde-la! ”




Comentário(s)
3 Comentário(s)

3 comentários

  1. Fiquei bem curiosa sobre esse livro... A premissa me lembrou vagamente de outro livro.
    Beijos
    http://balaiodebabados.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei muito do livro, porque Gabe é bem tranquilo e começa a conhecer a vida sob o olhar impulsivo de Clarke. Eles tem um relacionamento que o muda totalmente, até ele ficar confuso e se perguntar se ele gosta dessa nova versão do Dr. Gabe.

      É New Adult, mas carregado de lições e a chamada real para preconceitos incubados em nós.

      Beijos

      Excluir
  2. Jô,
    Encantada com a sua resenha e nem posso negar que durante esses nove meses de lançado O QUARTO DO SONHO, o que mais me fez feliz foi encontrar pessoas que admitem que a leitura lhes ensinou algo.
    Meus romances são hot e eu detalho as cenas picantes porque foi desse jeito que eu quis que fosse desde muito antes quando ainda só escrevia contos, mas tenho uma necessidade real de que no conteúdo sempre exista algo para fazer com o leitor se questione, se coloque contra a parede.
    Foi uma lição pra mim também, pois abri meu coração e coloquei ele no corpo de um homem.
    É pura ficção. Nada aconteceu comigo ou com alguém que eu conheça, mas são situações que poderiam muito bem fazer parte das nossas vidas. De qualquer um de nós...
    Desejo sinceramente que você se conecte com sua essência e permita-se se desvendar dia após dia!!!
    Namastê

    ResponderExcluir