[Seriando] Twin Peaks

20 comentários
Título Original: Twin Peaks
Estreia: 8 de abril de 1990
N° de temporadas: 2
Elenco:
Kyle MacLachlan
Michael Ontkean
Mädchen Amick
Dana Ashbrook
Richard Beymer
Lara Flynn Boyle
Joan Chen
Eric Da Re
Sherilyn Fenn
Warren Frost
Harry Goaz
Michael Horse
Piper Laurie
Sheryl Lee
Peggy Lipton
James Marshall
Everett McGill
Jack Nance
Kimmy Robertson
Russ Tamblyn
Kenneth Welsh
Ray Wise

Sinopse:
A misteriosa morte de Laura Palmer na pacata cidade de Twin Peaks dá início a uma série de problemas ao agente do FBI Dale Cooper e ao xerife Harry Truman. Eles são os responsáveis pela investigação do crime e acabam percebendo que várias pessoas da cidade estão envolvidas e que segredos obscuros estão por trás do caso. 

Twin Peaks é aquela série que conquista o telespector por ter um roteiro simples e atores que atuam convincentemente que acabam transformando os capítulos em uma viagem ao misterioso e oculto na pequena e pacata cidade de Twin Peaks.

Laura Palmer é uma jovem de 18 anos que sempre foi querida por todos. Linda, charmosa, inteligente, porém muito ambiciosa e cheia de segredos que se fossem revelados espantariam seus pais e amigos. Num dia normal um corpo enrolado num saco plástico é encontrado na orla de uma praia: Laura é a vítima. Foi visivelmente torturada e estuprada. Seus são avisados e sofrem um choque que os deixa desnorteados.


A morte de Palmer abala a pequena cidade que nunca passara por assassinatos, já que presa por valores morais e éticos que são passados de geração em geração e todos na localidade se conhecem e por isso sofrem com a perda de Laura. 

Como foi comprovado que houve estupro, tortura e assassinato um agente do FBI é chamado para cuidar do caso, já que Laura foi apenas uma das vítimas de um serial killer que atravessa cidades para encontrar suas possíveis vítimas. Outra jovem que teve a sorte de fugir do seu agressor foi encontrada na floresta e levada com sérios problemas pós-traumáticos que dificultam seu estado psíquico  e as investigações da Polícia.


Suspeitos são levados dentre eles estão James que era um novo amante de Laura e que após sua morte começa um romance tórrido com Donna, melhor amiga de Palmer. O namorado de Laura, Bobby também entra na lista de possíveis serial killer. O psiquiatra  da jovem e Leo que é um caminhoneiro - esposo da Shelly - que é violento, agressivo e muito mafioso e é meu principal suspeito.


O agente Cooper organiza com o xerife Harry um grupo de elite - bem atrapalhado e diversificado - para encontrar o verdadeiro serial killer que atormenta a pequena cidade e tenta incitar o ódio e o medo nos cidadãos do lugar.


O agente Cooper é bem diferente dos policiais comum porque trabalha com Lógica e Misticismo. Ele sempre se direciona através de seus sonhos, assim como a mãe de Laura que tem visões com alguns acontecimentos com sua filha. Todo o caso é estudado através dessa ótica do oculto que permeia a teoria metafísica e espiritual e traz uma áurea fantasiosa e transcendental.


A série é de 1990,  mas tem fãs até hoje por causa do brilhantismo do roteiro que mistura o suspense e mistério da identidade do assassino mais a mescla de espiritualidade e ocultismo que engrandece a trama e os atores que tem destaque em suas atuações e o ambiente da cidade que lembra que perdemos a sensibilidade de nos importar com o próximo, como diz o agente Dallas Cooper: " Aqui em Twin Peaks, toda vida tem valor."


A série conta com duas temporadas e terá um retorno triunfal no final desse ano com o lançamento de Twin Peaks 25 anos após o assassinato de Laura em uma realidade alternativa.

Terminei a primeira temporada ontem e estou com o coração aflito, já que um dos meus personagens prediletos pode ter morrido.

Então conhecem a série? Sabiam que a Darkside lançou um livro que fala do enredo de Twin Peaks?


Oito de abril de 1990, um dia comum que mudaria para sempre a TV mundial. E nos tornaríamos eternamente gratos a Mark Frost e David Lynch. Nascia ali uma geração que enxergava no insólito uma forma de abrigo. Um bebê tronco, personagens repletos de TOC e estranhos espíritos da floresta nos ajudariam a emoldurar uma estranha história de amor entre pai e filha. 
Simbologias transbordavam da tela e se transformavam em conversa de colégio, papo na calçada, discussões entre donas de casa no hortifrúti. Cada um com um olhar próprio observava e compreendia Twin Peaks ao seu modo. Uma década antes de The Sopranos, quase duas antes de Breaking Bad, uma série repleta de camadas, subjetividade e transgressão envolvia a todos. Agora podemos voltar ao lugar onde tudo começou, ainda que existam dúvidas sobre o que de fato aconteceu.
Em TWIN PEAKS [ARQUIVOS E MEMÓRIAS], a verdadeira história oral da pacata cidade madeireira é escrita e pesquisada por um filho nativo. Brad Dukes investigou a fundo os segredos daquele microuniverso surreal e corriqueiro, e promete esclarecer todas as nossas dúvidas sobre Laura Palmer, Bob e o agente Cooper, entre outros. O livro traz impressões inéditas e exclusivas do cocriador da série, Mark Frost, e de membros do elenco, como Kyle MacLachlan, Joan Chen, Sherilyn Fenn, Piper Laurie, Michael Ontkean, Ray Wise e Billy Zane, entre muitos outros. ( Adicione no Skoob)

Comentário(s)
20 Comentário(s)

20 comentários

  1. Olá,

    A Raquel do Pipoca Musical falou tão bem da série e do livro que fiquei louco para conhecer, agora lendo a sua matéria e sabendo mais sobre a história a minha vontade só aumentou. Eu vou vê se consigo encontrar a série na internet ou em alguma locadora, e também estou louco para ler o livro! ♥

    → desencaixados.com

    ResponderExcluir
  2. Excelente post!!! Cara, estou com Twin Peaks na cabeça tem uma cara e eu nunca vi :(
    Principalmente agora, que vai voltar em um especial após 25 anos, como você mencionou.

    David Lynch é um monstro!!
    Sem dúvidas me deu vontade de agilizar e assistir logo.

    Beijo grande Jo
    Hugo.

    ResponderExcluir
  3. A muito tempo atrás alguns amigos me indicaram essa série e falaram enfaticamente bem dela e de seu roteiro. Gostaria de saber onde que você está assistindo, na época eu não consegui encontrar.


    Abraços.
    memoriasdeumaleitora.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Nossa, que foda em? Eu ainda a o conhecia essa série, mas já vi esse livro em diversos lugares e sei o quanto ele é amado pelo meu amigo kkhk. Por contar apenas com duas temporadas creio que da pra assistir numa sentada só kkkjj. A trama parece realmente ser envolvente. Fico feliz em saber desse retorno o da série, espero que seja uma boa produção. Até mais ver
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Nossa, que série incrível! Já tinha visto a capa desse livro na darkside, mas não sabia que era baseada nessa série. Histórias de suspense, mistérios e assassinatos são sempre interessantes,e mesmo sendo dos anos 90 fiquei curiosa com o enredo. Obrigada pela dica, vou tentar encontrar essa série e o livro também. Bjss!

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem?

    Fiquei sabendo do livro da Dark a alguns dias. Confesso que eu não conhecia a série, mas a premissa dela me agradou bastante. Fiquei curiosa pra saber quem é o assassino e, menina, como assim, vai ter novas filmagens nesse fim de ano, sobre? ��

    Eu gostaria de assistir.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem?
    Vi um vídeo de uma youtuber que amo, falando muito bem da série, e lógico que estou baixando os episódios, e espero que seja muito boa mesmo.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  8. Oii tudo bem? Não conhecia a séria e é bem antiga.
    Me chamou atenção, mas não ando tendo paciência pra series nem filmes antigos, e nem tempo, estou com muitas series pra colocar em dia.
    Mas sua critica me chamou atenção!!!
    Quem sabe futuramente.
    Bjus Rafa

    ResponderExcluir
  9. Oiii!

    Eu vi sobre o livro mas não sabia nada sobre a série.
    É encantador quando uma série mais antiga traz uma originalidade, né
    Gosto bastante do gênero... Vou dar uma procurada pra assistir!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  10. Olá! Li sobre essa série e ela foi pioneira nesse tipo de enredo para a televisão. E confesso que tem um plano de fundo bem interessante mesmo, tem bastante mistérios e para quem curte um bom seriado, esse é um prato cheio. Não assisti, mas pretendo, beijos!

    ResponderExcluir
  11. Quando comecei a ouvir as pessoas elogiando Twin Peaks, me questionei se era a mesma série que assisti no inicio da adolescência. Sim, sou desta época!!!! e caramba, que genial essa coisa de um revival 25 anos depois. Vou maratonas as temporadas que já existem e aguardar o lançamento.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oiii Joanice, tudo bem?
    Eu não conhecia essa série e confesso pra ti que vi bem feliz diante de tantos comentários positivos que já encontrei em outros blogs, sua indicação está super anotada.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  13. Oii Jo, tudo bem? Adorei seu post e já fui conferir se tem a serie na Netflix, mas infelizmente não tem :( Quero muuito assistir e ler o livro também, espero conseguir fazer isso em breve. Adoro histórias de mistério e assassinato.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. A trama da história parece ser mega interessante, por algum motivo - e mesmo que seja beeeeeeem diferente -, me lembrou Stranger Things, que eu amei. Não sei se vou assistir, mas todo esse mistério envolvendo a morte de Laura, me conquistou....

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Fiquei muito interessada pela série, a trama é bem instigante. Assim que ela entrar na Netflix vou assistir!!

    Bjos.

    ResponderExcluir
  16. Aah, eu não assisto séries e não a conhecia! Amei conhecer essa e, apesar de ser uma ótima dica, devo passá-la, mas saber que a Darkside publicou um livro relacionado me animou.

    ResponderExcluir
  17. Olá,

    Eu conhecia o livro, porém não a série. A premissa da série é do jeitinho que gosto, mas por ser uma série antiga, e eu não ter o hábito de assistir séries do tipo, possa ser que eu estranhe um pouco. Mas, como curti muito essa premissa, irei tentar assistir.

    ResponderExcluir
  18. Olá!

    Pelo amor, me diz onde vejo essa série? Tem tudo o que gosto! Sem falar que faz tempo que não vejo um seriado com essa premissa, seja na tv ou na netflix... Não sabia que o livro da caveirinha era baseado na série...

    ResponderExcluir
  19. Olá
    Tenho que confessar que não sou uma pessoa ligada a séries, mas essa me chamou muita atenção por causa dos mosteiros por trás, amo livro, filme ou qualquer coisa que nos coloca para racionar. A premissa é maravilhosa e instiga o telespectador. A dica está mais que anotada. Você falou tão bem que fiquei super curiosa para poder assistir vou procurar para assistit. Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Olá,
    Confesso que não tenho o hábito de assistir a séries e que essa em específico não conseguiu despertar minha curiosidade.
    O único ponto que achei interessante é que um dos personagens, para ser mais clara, o policial trabalhar com Lógica e Misticismo.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir