[Entrevistando] M.V.Garcia

Nenhum comentário
 


      QUANDO COMEÇOU SUA VIDA COMO ESCRITORA?

Eu sempre gostei de ler e escrever desde muito pequena, mas começar a escrever um livro mesmo, foi com o Chama! Ele foi meu primeiro livro longo e minha primeira série. Antes, eu estava acostumada a escrever roteiro pra quadrinhos/mangá, e contos curtos, mas mais como hobby mesmo; não cheguei a publicar.

 POR QUE ESCOLHEU O GÊNERO FANTASIA PARA ESCREVER SUAS HISTÓRIAS?

Porque é meu gênero favorito, tanto pra ler como pra escrever! Acho que a fantasia, ao mesmo tempo que é uma fuga da realidade, nos permitindo experimentar como seria viver nos mais fantásticos e diferentes mundos, também nos permite repensar o nosso mundo e nossa maneira de viver, porque muitas das coisas que vemos na fantasia são reflexos da nossa realidade. O Chama traz muito disso, muita gente que leu disse que reconheceu alguns aspectos familiares ali, como a questão do preconceito e da intolerância, por exemplo.



    ONDE SAIU A INSPIRAÇÃO PARA A CHAMA DA ESPERANÇA?

Eu adoro animes e mangás (desenhos e quadrinhos japoneses) e jogos de videogame de RPG (role-playing game), e queria muito um livro que passasse a sensação de estar vendo um anime/jogando um RPG. Essa foi minha principal inspiração e motivo pra escrever o Chama!

     O RPG É SUA FONTE DE INSPIRAÇÃO PARA SUAS OBRAS?

Sim! Como dito ali eu amo RPG! Não joguei muito os de mesa (de tabuleiro) por falta de oportunidade, mas já joguei (e jogo) muito os de videogame. Final Fantasy, Suikoden, Dragon Age e Skyrim são alguns dos meus favoritos, e principalmente os dois primeiros, que joguei muito na adolescência (época que comecei a criar a história do Chama) me inspiraram muito.

  QUAL FOI SUA MAIOR DIFICULDADE EM PUBLICAR SEUS LIVROS?

No Brasil há uma dificuldade enorme em novos autores serem aceitos por editoras. Há editoras que publicam sob encomenda (como uma gráfica), e foi só assim que consegui publicar. Mas aí vem outro problema: o financeiro, porque não sai barato, então não é todo mundo que consegue publicar em formato impresso. Pechinchei bastante pra conseguir publicar (risos). Mas hoje em dia tem a opção de publicação digital (Amazon, Wattpad, Widbook, etc) o que ajuda bastante. Ainda pretendo explorar mais estas plataformas.

 QUAL A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA NA VIDA DAS PESSOAS?

Eu aprendi a ler muito cedo com incentivo da minha mãe e livros fazem parte da minha vida desde então. Livros são maravilhosos, trazem informações novas, conhecimento, abrem caminho pra mundos novos. É diferente dos filmes ou jogos, porque estimula a sua imaginação. Cada pessoa que ler um mesmo livro imaginará aquele mundo e aquela história de uma forma diferente, e isso é uma mágica que até hoje outras mídias não conseguem reproduzir. Além, claro, de desenvolver nosso vocabulário e nossa escrita.



   QUEM FEZ ESSAS ILUSTRAÇÕES BELÍSSIMAS QUE ESTÃO NOS LIVROS?

Muito obrigada! Foram feitas por mim. A pintura das duas capas foi feita pela incrível Michiyo-chan (Portfolio dela aqui: michiyo--chan.deviantart.com/) porque eu queria um estilo de pintura mais realista, e eu ainda não consigo fazer esse estilo. Então fiz o contorno do desenho, e ela a pintura. Ela também fez artes lindas de cada um dos personagens (confiram no link!) As demais ilustrações e imagens de divulgação foram desenhadas e pintadas por mim.

        COMO NASCEU A KAIRA E O HAWK?

Esta é uma longa historia (risos). Lá na minha adolescência eu estava na sala de aula desenhando pra passar o tempo (sim, durante a aula XD) quando no meio dos meus rabiscos apareceu uma menina de marias-chiquinhas loiras. Nascia a Kaira! Ela passou a ser a protagonista das histórias que eu escrevia na época. O Hawk nasceu pouco tempo depois (para ser vilão destas mesmas histórias). Os anos se passaram e a história de Chama da Esperança foi surgindo aos poucos na minha cabeça, outros personagens foram surgindo, até que tudo foi se encaixando. Acredite ou não, demoraram uns 10 anos pra eu bolar tudo, pra só então começar a escrever (risos).

         TEM ALGUM RITUAL PARA ESCREVER?

Nenhum em específico, mas prefiro escrever à noite, quando o ambiente está mais silencioso. Ah, também não consigo escrever e ouvir música ao mesmo tempo. Me tira a concentração (risos).

         DEIXE UM RECADO PARA OS LEITORES DO BLOG.

Olá a todos! Quero agradecer a Joanice pelo carinho e pelas resenhas lindas do Chama da Esperança 1 e 2, e por esta oportunidade de conversar com os leitores! Se você gosta de uma história de fantasia, aventura, e maais ainda: se também for fã de animes, mangás e jogos, a Chama da Esperança é uma história pra você! O primeiro volume está disponível gratuitamente na plataforma Widbook. Curta também nossa página do Facebook, lá você novidades sobre o livro e informações sobre como adquiri-lo. Um abraço a todos!


Comentário(s)
0 Comentário(s)

Nenhum comentário

Postar um comentário