[Review] IT Ends: Chapter Two

10 comentários
Título Original: IT Ends: Chapter Two
Título em Português: IT: A Coisa 2
Gênero: Terror/Suspense
Duração: 170 minutos
Data de Lançamento: 05/09/19
Direção: Andy Muschietti
Elenco Principal:
Bill Skarsgård, James McAvoy, Jessica Chastain, Bill Hader, Isaiah Mustafa, Jay Ryan, James Ransone e Andy Bean

Sinopse:
27 anos depois dos eventos de "It - A Coisa", Mike (Isaiah Mustafa) percebe que o palhaço Pennywise (Bill Skarsgard) está de volta à cidade de Derry. Ele convoca os antigos amigos do Clube dos Otários para honrar a promessa de infância e acabar com o inimigo de uma vez por todas. Mas quando Bill (James McAvoy), Beverly (Jessica Chastain), Ritchie (Bill Hader), Ben (Jay Ryan) e Eddie (James Ransone) retornam às suas origens, eles precisam se confrontar a traumas nunca resolvidos de suas infâncias, e que repercutem até hoje na vida adulta. 
It 2 traz um roteiro carregado de tramas e subtramas que deixam a produção com uma colcha de retalhos que ora peca pelo excesso e ora traz uma qualidade surpreendente ao desfecho do palhaço Pennywise.
Vinte e sete anos se passaram desde o confronto do Clube dos Otários contra a entidade chamada Pennywise na cidade natal de Derry. O grupo se desfez e assim a antiga amizade entre os integrantes se desfragmentou como a presença do palhaço demoníaco daquele local.

Um casal gay estava namorando tranquilamente num parque de diversões na pacata e esquecível cidade de Derry, mas são constantemente perseguido por um grupo de idiotas e homofóbicos. Ao saírem do local são surpreendidos pelo mesmo grupo e tornam-se alvo de sucessivas agressões físicas. Um deles é jogado da ponte no rio da cidade. Seu namorado vai atrás para saber onde ele conseguiu chegar nadando, entretanto o que os dois não esperavam é a aparição de Pennywise na beira do rio e se alimentado do jovem espancado.
Mike é chamado ao local para averiguação do ocorrido e trata tudo com normalidade até olhar um pecado na pilastra da ponte que é direcionada para o Clube dos Otários. Pennywise estar de volta e quer vingança contra eles.

Ele decide chamar Bill, Beverly, Richie, Ben, Eddie e Stanley de volta a Derry para acabarem de uma vez por todas com o palhaço, mas tudo isso teria um custo que poderia exigir sacrifícios e muito sangue de inocentes derramado.

No capítulo final desse enredo tão aguardado pelos fãs de Stephen King e dos que gostaram do primeiro filme, temos um emaranhado de histórias e sub histórias que vão desde o Clube dos Otários até do próprio Pennywise e passando por personagens até então ignorados por nós.
Na primeira parte desse filme temos o retorno para lá de sombrio do Pennywise que está faminto literalmente e emocionalmente falando. Seu ataque inicial é visceral e sem qualquer resquício de seus ataques há vinte e sete anos atrás. Sua maior sede é de vingança. Seu desejo é a morte de cada um dos integrantes do Clube dos Otários. Aqui temos uma tensão absurda e o perigo é iminente. Mike que foi o único dos otários que ficou na cidade começa então uma série de ligações para convocar os demais para acabar com o palhaço.

A primeira falha do roteiro começa bem aqui. Mike é um personagem extremamente inteligente, sagaz e bem intuitivo que ficou em Derry esperando por Pennywise para acabar com o mesmo. O personagem torna-se uma muleta na trama. Um personagem com um potencial extremo devia ser o elo do filme, porém suas aparições são esporádicas e suas ideias acabam mostradas aos telespectadores como lunáticas e isso fica mais claro quando uma revelação é feita nos momentos finais da produção.
As sucessivas tomadas de flashback entre presente e futuro se perdem para as pessoas que acompanham IT desde o primeiro filme, porque trazem apenas nostalgia e não explicação para acontecimentos e principalmente para entendemos a vida do Clube dos Otários e digo com todas as letras que o começo desse filme serviu meramente para bajular Stephen King com referências as outras obras e seu péssimo hábito de dar finais rasos para seus livros. Algo desnecessário, já que Cinema e Literatura são artes diferentes e exaltação demais causa inchaço de ego.

A integração do elenco adulta é conflituosa demais e a ausência de explicações plausíveis para um distanciamento enorme entre eles é estranha.Algo que ameniza essa parte é que muito disso se deve ao poder de manipulação mental da entidade que causa o esquecimento para que suas possíveis vítimas não lembrem de sua presença e o Pennywise desejava demais os otários. 

Algo que incomodou demais é o triângulo amoroso desnecessário entre Beverly, Ben e Bill. Não há qualquer argumento para um amor entre eles. Isso deixa um apelo romântico sem finalidade na trama e Beverly é uma personagem destaque nesse filme para se resumir apenas a um relacionamento afetivo.
A produção não é feita somente de falhas. A atuação do elenco adulto é extraordinária e suas expressões faciais salvam cenas de um insucesso esperado. A escolha dos atores para a fase adulta é esplêndida porque conseguimos reconhecer qualquer um dos mesmos sem recorrer aos diálogos e além do uso das câmaras ser fora do comum, efeitos especiais de qualidade e cena com trilha sonora bem construída para cada sequência.

A tensão que o terror necessita esteve presente constantemente no filme e isso deixa o telespectador atento ao enredo. O destaque é Bill Skarsgård que dar vida ao palhaço. Quando entra em cena, ele nos presenteia com cenas de tirar o fôlego. O terror parece nascer em nosso sangue e nos sufocar com seus olhos tenebrosos e sem vida.
Pennywise perde aqui sua áurea sobrenatural e torna-se tão vulnerável quanto um ser humano, mas seus ataques cruéis e carregados de mentiras sensíveis nos deixam diante uma entidade poderosa e capaz de tudo para se alimentar.

A produção teve seus excessos que já foram citados no início dessa análise e isso se deve ao avanço no tempo e na escolha de perspectiva do diretor argentino e do próprio King e isso causou um filme mais comercial do que artístico, entretanto as metáforas que o Mestre do Terror tanto usa em seus livros está presente na vulnerabilidade inesperada da Coisa, nos traumas do Clube dos Otários, da relação amorosa e fraternal entre os otários, o que realmente nos define e o que pode ser nossa prisão mental.
Se você for um fã dos livros do King não espere por uma reprodução do livro, mas por uma releitura recheada de figuras de linguagem e uma mistura perigosa entre cômico e terror.

It 2 nos dar a sensação que o simples sempre é o melhor e que os excessos são meramente supérfluos. 


Sabe por que Pennywise retorna a cada 27 anos? Não? Veja a teoria de Peter no canal Ei Nerd




Comentário(s)
10 Comentário(s)

10 comentários

  1. Olá!

    Eu comecei a ler um livro do King esse mês e após muuuuitos apelos, não sou lá muito fã de terror, por isso não assisti os filmes. Mas acredito que mesmo com todos os apontamentos, ainda assim tenha sido um filme muito bom.

    Beijos,
    Blog Diversamente

    ResponderExcluir
  2. Eu sou muito fã do King e morro de vontade de ler IT,sei que vou gostar. Eu não assisti ao primeiro filme ainda e nem assisti a esse porque quero ler o livro antes. Até tentei comprar, mas está uma facada, vou esperar baixar o valor para comprar

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Eu sou fã do King, mas ainda não li esse livro, já que tenho uma certa fobia de palhaços. Mesmo assim me aventurei em assistir a primeira parte da adaptação e mesmo tendo sérios problemas com ataques de medo eu gostei bastante do filme, e por isso estou animada e ansiosa pela segunda parte. É uma pena saber que o filme tem esses tropeços, mas espero ser agradada mesmo assim.

    www.sonhandoatravesdepalavras.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oiii

    Desnecessário mesmo um triângulo amoroso na trama, acho que sei lá, não combinou. O excesso de flashbacks sem aparente razão tb deve ser um pouco confuso e desconfrtável para o expectador. Tenho visto muitas criticas sobre esa segunda parte, uma pena, o filme tinha potencial pra ser grandioso. Apesar disso, ainda pretendo assistir, pra formar a minha opinião e quem sabe com as expectativas mais baicas eu acabe gostando do filme.

    Beijos,Alice

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem?
    Eu confesso que não assisti o primeiro filme e não fiquei curiosa para assistir esse. Não curto filmes e nem livros de terror, então, nem considero dar uma chance. Mas vi muitas pessoas comentando que esse segundo filme tem momentos muito bons e outros exagerados. Além disso, pelo que percebi dos seus comentários esse está bem aterrorizante e com atuações muito convincentes.
    Acredito que quem curte o gênero irá gostar, mesmo que o filme tenha alguns problemas.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem Joanice?
    Eu gosto dos livros e adaptações que envolvem o nome Stephen King e gostei de "It: A Coisa", mas ainda não assisti o capítulo 2 e pretendo assistir ainda nessa semana. Gostei da sua crítica, ficou bem legal!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem? Confesso que esse tipo de história não tem nada a ver comigo, então nunca li o livro e nunca quis assistir aos filmes. Com certeza não vou assistir este. Mas gostei muito da sua análise, acho que consegui entender mais da trama (só sei que tem um palhaço louco haha). Gostei de você ter mencionado as falhas, porque acho que poucas pessoas têm feito isso. Aodrei demais, sua resenha ficou muito sincera!

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Já li vários livros do King mas eu tenho uma tendência a ignorar as adaptações. Seja de série ou de filme, simplesmente gosto mais de ler as obras dele do que 'ver' propriamente. Ainda não li It mas pretendo sim, todo o terror parece ser bem assustador.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  9. Preciso confessar que morro de medo dos livros quem dirá os filmes ainda não tive coragem de ler ou assistir, mais sei que se tratando de king vale o esfroço adorei o post mais as imagens senhor que medo rs

    ResponderExcluir
  10. eu AMO stephen king e confesso que quero assistir esse filme basicamente por ser fã dele
    ja li várias criticas de como o filme nao esta la aquelas coisas, mas acho que tenho que ver pra depois opinar, certo?
    bjss

    ResponderExcluir