[Resenha] A Livraria 24 horas do Mr.Penumbra - Robin Sloan

21 comentários
Sinopse:
A recessão econômica obriga Clay Jannon, um web designer desempregado, a aceitar trabalho em uma livraria 24 horas. A livraria do Mr. Penumbra — um homenzinho estranho com cara de gnomo.
Tão singular quanto seu proprietário é a livraria onde só um pequeno grupo de clientes aparece. E sempre que aparece é para se enfurnar, junto do proprietário, nos cantos mais obscuros da loja, e apreciar um misterioso conjunto de livros a que Clay Jannon foi proibido de ler.
Mas Jannon é curioso…
A Livraria 24 horas do Mr.Penumbra é uma mistura de ficção científica com suspense que resulta numa leitura alucinante e que deixa os leitores vidrados com cada acontecimento e revelação.

Enredo: 

Clay Jannon é um jovem designer que vivia com uma vida estável financeiramente após sua formatura na faculdade. Ainda não tinha feito nada memorável, como alguns de seus colegas de curso, porém estava ganhando bem. Entretanto, a vida normalmente não segue junto com nossos planos e principalmente com nossa necessidade de "porto seguro" e por isso uma grande crise financeira nos EUA abala todo o comércio e muitas pessoas ficam desempregadas e uma dessas é Clay.
"[...] Caminhar pelos corredores em uma biblioteca passando o dedo pelas lombadas... é difícil não sentir a presença de espíritos adormecidos." p.152
Para não ficar desempregado por muito tempo ele opta por diminuir suas seleções de emprego, porque não achava nada em sua área e num dia qualquer encontra um anúncio de vaga numa livraria que funcionava 24 horas. Ele vai até o local e fica desconfiado, porque os livros estão dispostos de forma vertical, do chão até o teto e o local é estreito e bem escuro e o responsável pelo local, um tal de Mr. Penumbra exala mistério pelo seu olhar e fala.

Clay é contratado e assume o turno da madrugada na livraria. É estranho trabalhar num lugar que a tecnologia pouco ganhou espaço e o atendente é proibido de ler qualquer obra do lugar, porque os livros são estranhos. Nada muito moderno. Só alguns clássicos, como, Verne, Marquez, Tolkien e outros, mas os livros mais estranhos eram os encadernados antigos que pareciam ser codificados e criptografados e não eram vendidos; eram emprestados para clientes bem sinistros e que pouco falavam.
Com o tempo nosso protagonista observa que aquela livraria é mais do que uma loja. Ali naquele lugar secular se esconde segredos, sociedades secretas seculares e outras coisas que nos trazem ansiedade, envolvimento total com os acontecimentos e a inserção de personagens marcantes, como, Kat Potente, programadora da Google, Mat, nosso criador de efeitos visuais e Neel Shay, amigo de infância de Clay e milionário da tecnologia. 

Será que a Livraria 24 horas do Mr. Penumbra é apenas uma livraria comum? Ou será que ali viviam segredos que poderiam abalar as estruturas do mundo contemporâneo?

 Personagens:

Clay é moderno, jovem e incapaz de se desvincular da Internet e do seu celular. É uma pessoa carismática, apaixonada pelas Crônicas da Balada do Dragão, nerd, criativo e muito sagaz em suas peripécias. É um protagonista bem inteligente e que consegue enxergar além daquilo que está evidente nos mistérios que achou na livraria. Ele e peça chave no enredo.
Há muitas referências nerds, como essa à Star Wars.

Mr. Penumbra é a dualidade de diversas gerações anteriores a atual geração Y. Ele confia plenamente no papel, livros e canetas e tem uma relação tardia com computadores, celulares e outras coisas modernas. Não é resistentes, mas alheio a esses avanços e por isso quando seu caminho se cruza com o de seu novo empregado, ele sente que seu segredo vai tomar um rumo antes nunca alcançado. Ele é um personagem inesquecível e cativante.

Kat Potente é uma personagem que causa sentimentos controversos quando entra em cena, porque ela é uma programadora(amei porque também sou) e trabalha no Google e por isso TODAS suas conversas giram em torno de tecnologia e avanços que possam trazer a tão desejada Imortalidade aos seres humanos. Ela é muito arrogante e prepotente(é como víssemos Tony Stark de saia) em muitos de seus discursos e incapaz de aceitar tranquilamente opinião alheia e por isso quando ela se envolve com Clay fiquei irritada, porque o livro não precisava de um romance como tema de segundo plano, o tema da dualidade Antiguidade e Modernidade já é suficiente para o livro se desenvolver.

Mat é um artista incrível nos efeitos visuais e especiais. A precisão técnica que o autor descreve os processos criativos e de execução do trabalho do personagem nos deixam encantados e nos ajudam a valorizar mais o trabalho de profissionais como ele que dão vida a filmes baseadas em grandes efeitos visuais. Por último, temos Neal que é um apaixonado pelos mesmos livros de Clay, RPG e Inteligência Artificial, área que ele se especializou e ficou milionário. Ele é divertido, perspicaz e com muito feeling para negócios.
Desenvolvimento:

O enredo gira em torno de uma suposta sociedade secreta que frequenta e sustenta a livraria do Mr. Penumbra e a busca incessante de Clay para confirmar essa suspeita e nessa empreitada louca ele envolve diversos amigos que são profissionais que são oriundos da tecnologia.

A discussão principal da obra é o comportamento humano diante os avanços tecnológicos que transformaram a geração Y na geração mais bem informada e leiga ao mesmo tempo da história da humanidade. O livro traz subtemáticas como os profissionais atuais que trabalham com designer, jogos, IA, Aprendizagem de Máquinas, supercomputadores, programação paralela, efeitos especiais e tantos outros que ainda são pouco conhecidos e até vistos erroneamente como "deuses". Eu sou programadora e digo que programar não é tão complexo. É só linguagem e um pouco de lógica matemática.
"Um atendente  e uma escada e uma luz dourada quente, e então: o livro exatamente certo, no tempo exatamente certo." p.288
A livraria é o melhor símbolo desse debate atual entre o Antigo e o Moderno. Livros de papel hoje concorrem com leitores digitais, como o Kindle e há anos discutem se um dia todo nosso conhecimento estará dentro de enormes banco de dados ou de nuvens cibernéticas. O tecnológico não substitui o antigo. Ele apenas aprimora. Mudam-se ferramentas, mas não quem as faz.

A linha que o autor trabalha é dolorosamente necessária, porque temos sido uma geração que luta por tudo, mas pouco muda, pois discutimos interminavelmente, entretanto sem qualquer resultado. Se eu lhe perguntasse agora por que continuamos morrendo incansavelmente por doenças simples, causas mentais e afins numa sociedade altamente avançada? Será que nosso pensamento e comportamento ainda não é ARCAICO?
Final:

O desfecho do enredo pode ser visto de duas formas: No quesito temas abordados ele terminou de forma correta e esperada. Já pela tensão dos acontecimentos e o grande suspense alimentado, o final foi bem decepcionante.

Podemos imaginar que o autor justamente quis mostrar nossa mania de criar imensas expectativas em torno de algo. Só lembrar que imaginamos que em 2020 teríamos carros voadores, mas pergunto: por que precisamos de carros voadores? por que necessitamos de tanta complexidade se somos simples e previsíveis?

Considerações Finais:

A capa é meu amorzinho, porque condiz demais com as descrições do lugar de grandes conspirações e o efeito neon nos 24 horas dar um destaque perfeito na obra. Fonte grande e folhas amareladas.

A Livraria 24 horas do Mr. Penumbra é uma viagem da Antiguidade ao Presente. É uma caminhada de reflexão sobre tecnologia e humanidade e que ganhamos de bônus grandes mistérios que envolve teorias da conspiração e sociedades secretas.

Título: A Livraria 24 horas do Mr.Penumbra
Autor: Robin Sloan
Editora: Novo Conceito
Ano: 2013
N° de Páginas: 288
Skoob Onde Comprar: Amazon



Comentário(s)
21 Comentário(s)

21 comentários

  1. Olá, tudo bem ?
    Li muitas resenhas sobre este livro e a grande maioria fala muito bem, mas este aspecto sobre o antigo e o presente é o primeiro paralelo que noto alguém relatando. Está na minha lista tem tempo e até hoje não consegui (lembrei de ler), já até coloquei de novo este ano.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Esse é exatamente o tipo de livro que me prende e pelo que você falou eu seria completamente envolvida pela trama e cada página me instigaria mais e mais. Eu não conhecia o livro ainda e agora que vi seus comentários sobre ele eu preciso muito ler.

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem? Não conhecia esse livro, mas pela sua resenha fiquei interessadíssimo na obra, pois gosto desse gênero literário. Ótima resenha. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Já tive esse livro e acabei trocando porque achei que não ia me interessar, mas agora bateu um arrependimento. Sua resenha me deixou com vontade de ler o livro agora.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem? Não conhecia a obra mas não fiquei muito curiosa com a premissa, acho que no momento não é o tipo de leitura que estou procurando.
    Mas suas considerações sobre a obra ficaram ótimas!

    ResponderExcluir
  6. Acho que nunca li uma resenha que me deixasse tão interessada em uma obra assim, parabéns! Hahah tenho essa obra na minha prateleira tem um tempinho mas nunca dei a devida atenção, agora não tenho mais escolha. <3

    ResponderExcluir
  7. Olá...
    Adorei a sua resenha!
    Sempre esbarro com esse livro por aí, mas, ainda não tinha lido nenhuma resenha sobre. Pelos seus comentários parece ser uma leitura agradabilíssima e com certeza me deu vontade de ler também.
    Dica anotada!
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Oiii tudo bem??

    Esse livro está a uns 5 anos na minha lista de próximas leituras, sempre fui doida pra ler, mas sempre o deixo para tras, uma pena.
    Adorei sua resenha e fiquei com vontade de largar tudo e comeca-lo.
    Me arrependi de deixa-lo tanto tempo parado na estante.
    Bjus Rafa

    ResponderExcluir
  9. Eu não conhecia esse livro, mais fiquei surpresa ao saber que se trata de uma obra totalmente eletrizante. O que mais me cativou nesse livro e que sua história e totalmente original. Amei a premissa da obra e com certeza pretendo lê-la.

    ResponderExcluir
  10. Olá, sua resenha me lembrou que há tempos quero ler esse livro. Achei incrível a ideia dessa livraria excêntrica e esse conflito entre o antigo e o moderno.

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem? Nossa esse livro é bem antigo né? Eu lembro de ter ouvido falar sobre ele, mas não li resenha ou algo parecido dele de forma aprofundada. Gostei de saber do que você achou a história, mas fiquei com o pé atrás em relação a um possível final decepcionante. Irei pensar sobre ler. Ótima resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Olá, Joanice! Tudo bem?

    Eu quase comprei esse livro algumas vezes, mas nunca pesquisei ou parei para ler uma resenha e iria comprar pela sinopse/capa. Gostei da sua resenha e em saber que é uma leitura eletrizante. Vou ficar de olho nas promoções e parabéns pela resenha!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bom?
    Tenho esse livro parado em minha estante desde seu lançamento, mas ele nunca chamou muito minha atenção. Sua resenha me fez mudar a visão que tinha do mesmo e fiquei bem curiosa em relação as temáticas abordadas bem como aos questionamentos. Sendo assim, o livro entrou para lista de futuras leituras, ainda que em termos de mistério o final tenha sido um pouco decepcionante.
    Adorei sua resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Primeiramente, que capa mais linda é essa? E que história magnífica essa obra possui! Confesso que fiquei muito curioso para saber dessa trama na íntegra, pois meu interesse está muito aguçado. Anotei a dica para ler em breve, pois deve ser uma narrativa intensa, fluída e repleta de surpresas. Excelente indicação.

    ResponderExcluir
  15. Oie, tenho esse livro há tanto tempo e ainda não li. Lembro que o comprei por uma indicação numa época que estava fissurada por livros que falassem de livros, bibliotecas e afins, mas acabou parando na prateleira da estante. Sei post veio me lembrar dele e adorei. Tá na hora de ter essa experiência também.

    Bjs
    Nelmaliana Oliveira (Profissão: Leitora)

    ResponderExcluir
  16. O que mais gostei foi essa questão do debate entre o que era "velho" (livro), com o moderno. O plano de fundo sendo a biblioteca chamou muito a minha atenção, e também essa sociedade secreta que existe. Adorei a premissa!

    ResponderExcluir
  17. Nunca tinha parado para ler nenhuma resenha desse livro, até agora e confesso que fiquei bem curiosa para saber o porque o final te decepcionou nesse quesito. Essa capa é fenomenal, foi o que mais me chamou a atenção quando vi pela internet. Dica anotada e espero conseguir ler ainda esse ano.

    ResponderExcluir
  18. Vi poucos comentários sobre essa obra e confesso que em muitos momentos me chama atenção, como foi o caso agora. Esse livro tem uma premissa bem diferente e saber que ele traz uma grande reflexão sobre tecnologia e humanidade, me despertou ainda mais interesse. Vou adicionar na minha listinha!

    beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir
  19. Oi Srta. Poe, tudo bem?
    Mais uma proposta inusitada, fora do comum e por isso esse livro já ganhou uns bons pontos comigo, ainda mais se envolve livrarias, os lugares que eu mais amo nesse mundo. Claro que eu também fiquei curiosa com quem são os clientes dessa loja e o que se esconde nas prateleiras do Sr. Penumbra.
    Um beijo de fogo e gelo da Lady Trotsky...
    http://www.osvampirosportenhos.com.br

    ResponderExcluir
  20. Olá Srta. Poe!!!
    Se depender de mim os livros físicos ainda existirão, porque nada melhor que pegar livrinhos novos na mão e os digitais não dão essa oportunidade.
    O final então é mais a gente que escolhe??
    E o essa capa realmente é muito bonita.

    lereliterario.blogspor.com

    ResponderExcluir
  21. Olá!

    Essa capa realmente é de encher os olhos do leitor. Até ler sua resenha esse era apenas um livro bonito que nunca chamou minha atenção de forma a me levar a querer ler, mas sua forma de apresentar me deixou intrigada. Quem sabe agora essa leitura saia? Obrigada pela dica.

    Beijos
    leitura-terapia.blogspot.com

    ResponderExcluir