Lição N°17: " Viver a vida não quer dizer que devemos ser irresponsáveis."

3 comentários
" Viver a vida não quer dizer que devemos ser irresponsáveis."

As pessoas sempre afirmam: "Vocês tem é que viver a vida com intensidade." ou "Vocês são jovens, tem é que curtir e não perder tempo com compromissos." Normalmente, quem diz essas frases são pessoas mais velhas, amadurecidas e amarguradas pelas más escolhas na sua vida.


Normalmente confundimos Liberdade com Irresponsabilidade. Fazer o que quisermos não dos dar o DIREITO de sermos irresponsáveis. A Lei surgiu para aliviar as tensões sociais e zelar o bem estar da sociedade sem ferir o direito de ninguém.

Agora vamos parar para pensar: Quando vivemos loucamente, como diz a música: " É preciso amar as pessoas como se não houvesse amar.", fazer tudo o que desejamos e sonhamos sem pensar no AMANHÃ. Como achamos que vai terminar tudo isso? Em quase nada.

Por que Jo? Simples, faremos muitas coisas sem pensar. A reflexão é essencial para tomadas de decisões, por isso é normal não falarmos demais em discussões acaloradas, porque sempre vamos machucar o outro. Nós achamos que quando estamos irritados, temos o direito de falar o que viver a nossa cabeça para quem nos ofendeu.

 Viver de forma arbitrária só traz péssimas consequências e lembranças amargas. Ervas daninhas que sempre vão machucar nossa mente e coração. Palavras usadas em situações que necessitavam de silêncio e bom senso, ações que desencadearam  graves problemas, simplesmente pelo nosso de modo de vida inconsequente.

Tudo que plantamos, vamos colher. Plante o mal e semeará o mal. É uma Lei. Tudo que fazemos voltará para nós e pior ainda há momentos que nossas escolhas impensáveis repercutem na vida de quem amamos e sempre desejamos proteger.


Felicidade não dar o direito de ser inconsequente e irresponsável. Escolhas devem ser feitas com paciência e bom senso. A vida tem seu custo.

Todo ser humano está em um jogo que deve ser jogado com paciência, atenção e cautela. Irresponsáveis são jogados aos leões e são taxados como incompetentes para os mais diversos setores da sociedade.

Lembre-se que Irresponsabilidade não tem nada a ver com Arriscar. Todos temos que tentar quando queremos algo ou alguém, mas isso também necessita de escolhas sábias e coerentes.





Comentário(s)
3 Comentário(s)

3 comentários

  1. Felicidade não dar o direito de ser inconsequente e irresponsável.
    Tudo que plantamos,colhemos.
    Amei a lição de hoje e que venham muitas mais!

    Beijos,minha Linda!

    http://booksmagiclove.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Adorei o texto! E tenho que confessar que me fez refletir bastante.
    "Normalmente confundimos Liberdade com Irresponsabilidade." , essa é pra mim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todos nós acabamos sendo irresponsáveis quando agimos ou falamos, porque pensamos só em nós.

      Beijos

      Excluir