[Resenha] Um Dia – David Nicholls

12 comentários
Nome: Um Dia
Autor: David Nicholls
Editora: Intrínseca
Ano: 2012
N° de páginas: 319

Sinopse:
Dexter Mayhew e Emma Morley se conheceram em 1988. Ambos sabem que no dia seguinte, após a formatura na universidade, deverão trilhar caminhos diferentes. Mas, depois de apenas um dia juntos, não conseguem parar de pensar um no outro. 
Os anos se passam e Dexter e Emma levam vidas isoladas — vidas muito diferentes daquelas que eles sonhavam ter. Porém, incapazes de esquecer o sentimento muito especial que os arrebatou naquela primeira noite, surge uma extraordinária relação entre os dois.
Ao longo dos vinte anos seguintes, flashes do relacionamento deles são narrados, um por ano, todos no mesmo dia: 15 de julho. Dexter e Emma enfrentam disputas e brigas, esperanças e oportunidades perdidas, risos e lágrimas. E, conforme o verdadeiro significado desse dia crucial é desvendado, eles precisam acertar contas com a essência do amor e da própria vida.


“15 de julho de 1988. Emma e Dexter se conhecem na noite da festa de formatura. Amanhã eles seguirão caminhos diferentes.

Uma narrativa feita como se fosse um diário sobre duas pessoas que se conheceram no dia 15 de julho de 1988. Emma Morley e Dexter Mayhew. Dois jovens que acabaram de se formar. Estavam juntos na noite de sua formatura. Emma não acredita que aquele cara lindo e descolado em sua cama. Nada tiveram. Estavam bêbados e falavam apenas do que sonham para suas vidas. Situavam seus sonhos e anseios.





Eu sinceramente amei esse livro. Tipo, amei muito muito muito mesmo. De verdade.

O que me chamou a atenção nesse livro na primeira vez foi a capa: A capa é do filme (assistam é muito bom – tem a Anne Hathaway). Emma e Dexter se beijando. Meu casal predileto de todos os livros que já li na vida.

Eles são reais. Poderia ser eu e meu namorado. Tem características fascinantes e seus dilemas são universais. São plenamente humanos. Sabem que o futuro é incerto e cada um enxerga esse futuro de um jeito. Emma é mais pessimista em suas deduções futurísticas. Parece não acreditar em si mesma. Já, Dex é mega egoísta. Não pensa muito como “coletivo”. Tudo dele começa e termina Nele.

São bem diferentes um do outro, mas é isso que os torna tão atraentes. Durante toda a narrativa vemos o crescimento de ambos. A burrice de Dex que é EVIDENTE. Ele não enxerga que Emm é completamente APAIXONADA por ele e ela que só dar indiretas (Nota da resenhista: Homens parecem não entender indiretas. Não é generalização, mas normalmente não entendem). Ficam mais da metade do livro com esse vai não vai.

Teve horas que pensei que Emm desistiria do amor dele, porém estava imensamente errada. Ela não desistiu. Sempre escutava as lamentações dele. Não importava a hora, ela escutava ele no telefone ou saia atrás dele em qualquer parte do planeta só para ajudá-lo. Isso é Amor. Não tem dúvidas.

Não sei se Dex não percebia ou se brincava com os sentimentos dela. Isso não fica claro na história. Sei que Dex comeu o “pão que o diabo amassou”. Começou uma carreira fantástica na TV (Claro, ele ama o estrelismo), mas perdeu tudo rapidamente. Ele não conseguia se recuperar tão rápido assim. Emm o ajudava, entretanto chegou um tempo que ela se afastou dele. Ela não aguentava mais ser rejeitava e desmerecida por ele. Dex ficou perdido. Não tinha mais “sua melhor amiga” para ajudar.

“[...] e Dexter consegue ver certo potencial nessa história. É o tipo de história que ele gostaria de contar a Emma Morley. Mas, não sabe onde está Emma Morley, ou o que anda fazendo, já que eles não se veem há mais de dois anos.”

Percebemos que Dex parece mais uma criança do que um adulto e com um ego maior do que seu corpo. Mesmo, na lama sustentava sua glória passada. Nesse meio tempo longe de Emm, ele encontrou “a mulher da vida” dele. Uma mulher “perfeita” com uma família “mais perfeita ainda”.

Ela fazia tudo que ele queria. Tudo mesmo. Emm quase caiu em depressão. Aguentou firme. Foi no casamento deles. Pensou que era o fim. Dex virou pai. Pensou que ele foi um péssimo pai? E foi durante muito tempo até a separação com a esposa. Coisa que devia ter feito muito antes. Ela o traía com seu amigo de faculdade. Dex tinha sido passado para trás. Achei um belo castigo. Ele merecia.

Emm tinha largado seu marido Ian. Ele era apaixonado por ela. Obsessivo podemos dizer. Ela não o amava. Tentou ser feliz. Só tentou. Tinha o traído com o diretor da escola que trabalhava.



Esse livro me tocou até a alma. Você pensa que ele seguirá por caminhos mais alegres e pastos verdes, mas não acontece isso. É frustrante? Sim é, todavia o livro quer se aproximar da Realidade. David Nicholls, sabe que a vida real não é um conto-de-fadas e nem sempre tem um final feliz.

O que me deixa feliz é que Emma e Dexter ficam juntos e que anos felizes são esses juntos. Tem seus atritos e diferenças, mas o Amor fala mais alto. Chorei muito com o final. Não foi o esperado. Quis matar o autor, mas ele escolheu a “vida real” e não finais felizes. Quem era o aprendiz com a história era Dex e não Emma. Ela era a redenção dele.

E que mulher. Forte e decidida. Ela não sabia disso. Dex enxergava todas as qualidades dela e sempre a elogiava. Ela achava que era brincadeira dele. Eram almas gêmeas.


Recomendo Um Dia sem dúvida alguma. Um romance maravilhoso que li em 6hs. Um casal que ganhou minha admiração e encanto total. Fiz até um poema para eles.

“– Bom, a gente se vê por aí – disse Dexter, começando a se afastar.
- Espero que sim. – ela sorriu.
- Eu também. Tchau, Em.
- Tchau, Dex.
- Até mais.
- Até mais. Até mais.”










Comentário(s)
12 Comentário(s)

12 comentários

  1. Oiii,

    Ai eu acho esse livro/filme a coisa mais linda do mundo, a história e muito envolvente, não e possível não gostar. Parabéns pela resenha, está linda. <3

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Acho tão bonitinho quando as pessoas falam que gostaram desse livro, eu tive vontade de jogar ele janela abaixo. Eu tava amando o livro, lindo e tal e estragou no final.
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  3. Eu sou completamente apaixonada pela capa deste livro. Louca nele. Já vi umas resenhas negativas, mesmo assim, sempre tive curiosidade em ler, pois pela premissa ele tem uma grande lição a nos ensinar.
    Gostei da sua resenha, ficou bem detalhada, focando nos pontos fortes do livro, despertando assim a atenção do leitor para o ponto auto da trama, parabéns!

    www.detudopouco.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Preciso dizer que meus olhos até lacrimejaram quando vi o link dessa resenha. Eu li o livro á um tempo e posteriormente assisti o filme e preciso dizer que me apaixonei imensamente. Essa história é LINDA. Personagens muito cativantes e será sempre um dos meus livros preferidos. Adorei sua resenha e concordo plenamente com tudo o que você disse.

    Abraços
    http://colecoes-literarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá
    Ainda não assisti o filme, já havia lido algumas resenhas mas não tinha dado muita atenção. Sua resenha foi tão bonita com tantos detalhes que me deixou super curiosa para ler a história desses dois e o final que o autor reservou para eles.
    Beijos

    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Nossa, esse livro me deixou nervosa quando eu o li. Primeiro ele demorou a me prender, depois eu fui curtindo mais, ele me prendeu daí vai e............. chego naquela terrível página que me fez ler e reler e reler. Daí fiquei com raiva, fechei o livro e fui dormir. Não conseguia acreditar! Fiquei em negação, sabe? rsrs
    Mas, é um bom livro e o filme tb é bem legal.
    Bjo
    www.viciadoemleitura.blog.br

    ResponderExcluir
  7. Oi
    Tudo bom?
    Adorei a resenha!
    Não li o livro, mas todo mundo sempre me indica ele (eu adoro romances).
    Amei o filme, talvez por isso não tenho lido o livro ainda, vou ficar como raiva por não ter lido antes!
    Bjos

    ResponderExcluir
  8. Olá!!

    Ainda não vi nenhuma resenha negativa desse livro, por isso me sinto uma ET. Eu abandonei :(
    Não sei se não era hora, mas não consegui ir até o fim.
    Quem sabe eu dê uma nova chance. O filme tb não assisti.

    bjs
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Eu não li o livro, mas vi o filme e amei. Achei a história do casal até bastante crível e, principalmente, com um final marcante.
    Infelizmente, raramente me animo para ler o livro após ter visto o filme pois o que mais gosto são as surpresas da obra e acaba não tendo tanta assim quando você já sabe início, meio e fim.

    ResponderExcluir
  10. Acredita que eu não sabia que era um filme??? pior é que agora me deu uma certa "urgência" para ler e assistir o filme porque a tua resenha está muito legal...parabéns!!!

    bjs

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem?
    Sou doida para ler algum livro do David Nicholls, muitos elogiam tanto a sua escrita que sempre tive curiosidade.
    Eu assisti o filme Um Dia e fiquei imaginando como seria o livro, bom que agora entendi mais do livro com a sua resenha e fiquei com vontade de ler logo.
    Quero rever Emma e Dexter!
    Beijos!

    Livros e Sushi • Facebook InstagramTwitter

    ResponderExcluir
  12. Olá!!

    Eu só vi o filme até hoje, apesar de ter o livro na estante, ainda não tive vontade de ler! Não sei porque, mas eu não me encanto pelo autor... Mas preciso ler para ter certeza se não vou gostar mesmo!! Pq com sua resenha, confesso que deu uma vontadinha rs

    Bjus
    Blog Fundo Falso

    ResponderExcluir