[Resenha #15] Só Escute - Sarah Dessen

22 comentários
Título: Só Escute
Autora: Sarah Dessen
Editora: Seguinte
Ano: 2017
N° de páginas: 347
||Livro cedido em parceria com a editora||


Sinopse:
Para encarar a verdade, você precisa estar disposta a ouvi-la.
Ano passado, Annabel era a típica “garota que tem tudo” — inclusive era esse o papel que interpretava no comercial de uma loja de departamentos da cidade. Este ano, porém, ela é a garota que não tem nada: não tem mais a amizade de Sophie; não tem uma família feliz desde a descoberta do distúrbio alimentar de uma de suas irmãs; e não tem ninguém com quem passar a hora do almoço na escola. Até conhecer Owen Armstrong.Alto, misterioso e obcecado por música, Owen é um garoto que vivia se metendo em brigas, mas agora está tentando mudar. Um de seus novos lemas é sempre falar a verdade, não importa qual seja, e jamais guardar ressentimentos.Será que com a ajuda desse amigo inesperado Annabel vai conseguir encarar a verdade e enfrentar o que aconteceu na noite em que brigou com Sophie?


“ – O problema é que – Rolly continuou -, quando você finalmente tem uma chance de fazer aquilo que mais deseja, ou que precisa, morre de medo.” p.184


Só Escute é mais uma obra encantadora e devastadoramente cativante e reflexiva da autora que conquista com destreza e rapidez os leitores.

Annabel Greene é uma adolescente como tantas outras na sua idade. Família perfeita e feliz. Caçula de três filhas lindas e encaminhadas no mundo da moda que começou na sua cidade por introdução de sua mãe. Linda, inteligente e com amigas que são populares na escola na qual estuda. O que todos não podem ver através da Casa de Vidro – boa parte de sua casa é visível a qualquer um, porque tem vidros por todos os cantos – é que muito disso é mentira e o último verão de Annabel foi avassalador e devastador ao seu equilíbrio emocional.

“ Para quem estava de fora, com certeza éramos 
convincentes.” p.50

Seu último verão foi como se jogar num abismo ou ser sugada por um buraco negro e ser jogada num mundo alternativo e com uma realidade dolorosa e sem qualquer pessoa para lhe dar apoio emocional.

Ela e sua família descobriram que uma das suas irmãs está sofrendo com transtornos alimentares devido a sua pressão para se mantiver magra para seu trabalho de modelo e isso a afastou de seus pais e seus amigos. Sua mãe está devastada pela morte da mãe dela – avó das meninas – e sua irmã mais velha está tentando se encontrar como pessoa em Nova York e seu pai está perdido num mundo de mulheres e sem poder contar com a força de sua esposa.


Paralelo a isso um acontecimento cruel a levou a um isolamento social na escola. Ela é constantemente xingada por sua ex-amiga Sophie de vadia, vagabunda e outras coisas desoladoras e consequentemente não tem mais ninguém para conversar ou desabafar e quando começa a observar os grupinhos na hora do intervalo é que se depara com uma figura estranha.

Owen Armstrong é um jovem que num passado não tão distante era violento e vivia se envolvendo em brigas nas escolas onde passou e por isso entrou num curso de controle de raiva e por isso preza extremamente pela sinceridade e a comunicação constante entre as pessoas para resolução de problemas. Ele é apaixonado por músicas – gêneros bem estranhos rs – e quando ver Annabel sendo atacada por Sophie, ele decide dar uma “mãozinha” e começa ali uma amizade maravilhosa e um caminho para um sentimento maior.

Juntos o passado e o presente se juntaram os levando a uma união mais forte e poderosa, mas o segredo de Annabel no último verão e sua falta de sinceridade lhe levarão a um confronto doloroso. Será que ela vencerá seu medo do passado? O que aconteceu com Annabel no verão passado? Por que Sophie a odeia tanto agora? E será que Owen e Annabel ficarão juntos?

“As pessoas que nos conhecem melhor podem ser mais perigosas, porque suas palavras e seus pensamentos podem não apenas ser assustadoras, mas verdadeiras.” p.66


Annabel é uma personagem que tem uma dificuldade clara em expor seus pensamentos, medos e principalmente falar do que lhe incomoda em seus relacionamentos e isso a deixa como fraca e covarde quando é colocada “contra a parede”. Ela perdeu sua melhor amiga na infância por medo de conversar e tem agido de forma infantil em toda sua adolescência e quando seu verão se tornou num pesadelo digno de filmes de terror, é que ela percebe que está num labirinto escuro e sozinha.

“[...] Nosso erro fora termos pensado que eu era capaz de mudar. Que tinha mudado. Mas, no fim, era a maior de todas as mentiras.” p.280

Quando começa a falar com Owen é que vemos uma luz adentrar em sua vida, levando-a ser mais franca com todos, principalmente com ele. Ela começa a enxergar uma nova perspectiva de vida e seu coração palpita fortemente quando está diante daquele garoto alto, forte e com olhos invasivos.

Owen é um personagem que provoca sentimentos contraditórios nos leitores, porque ele é beeem sincero. Isso soa bem em muitas situações, porém ser sincero não quer dizer que a verdade esteja do nosso lado, apenas que estamos expressando algo a alguém. Ele é amigável e obcecado – até demais – por música. Ele escuta de tudo e critica qualquer música que ele ache que não se encaixa nos padrões musicais dele e isso gera os diálogos mais engraçados do livro.


“– É que... nem sempre digo o que estou sentindo.
- Por que não?
- Porque às vezes a verdade machuca. – respondi.” p. 106

Sophie é quase uma visão da Regina de Meninas Malvadas. Ela é falsa como uma nota de 30 reais. Gosta de ser o centro das atenções. A linda e poderosa em qualquer lugar e por isso usa e abusa das pessoas. Quando ela surge no livro, já sabia que teria uma megera no livro, porque ela manipula todos que estão ao seu redor e isso acabou iludindo Annabel no desejo idiota de ser popular e deixar sua melhor amiga de infância de lado.

As irmãs de Annabel são bem diferentes. Kirsten – a mais velha – é tagarela e sincera em tudo que faz e fala já sua irmã Whitney é a mais bela das três e a mais reservada e murmuradora também. Elas entram em atrito constantemente. Só quando Whitney passa pelos problemas de transtorno alimentar vemos um florescimento de ambas.

O enredo trata de muitos temas, todavia o principal é a necessidade de conversamos. Annabel tem medo de expor qualquer pensamento ou sentimento e opta pelo silêncio, porém não percebe que isso deixa situações se resolverem por si próprias, brigas pela metade, opiniões omitidas e rachaduras surgem em seus relacionamentos.

A autora trata o diálogo como fundamental, porque quando escolhemos por nos omitimos estamos enviando uma mensagem de que não nos importamos com os outros e nos tornamos pessoas sem autenticidade e pior seres humanos que não podemos confiar.

“[...]Mas eu estava começando a entender que nada era absoluto, nem na vida nem nas pessoas.” p.332

Outras temáticas como transtornos alimentares, bullying, a necessidade insana de popularidade nos locais onde estamos a pressão familiar sobre o que faremos em nossas vidas e outros assuntos que permeiam a vida de adolescentes.


A capa do livro é maravilhosa e condiz pontualmente com Annabel e a temperatura da coloração da imagem combina com o clima de outono do enredo. A fonte é agradável e gostei bastante do marcador vim na capa traseira do livro.

Só Escute é uma obra que fala sobre a fundamental necessidade de sermos verdadeiros e sinceros com nossos pensamentos e sentimentos com as pessoas ao nosso redor para termos relacionamentos saudáveis.


Comentário(s)
22 Comentário(s)

22 comentários

  1. Encantadora, cativante e reflexiva são características que descrevem todas as obras da autora que já li. Simplesmente amo o que ela escreve, e não acho que seria diferente com esse livro. Ser verdadeiros e sinceros com nossos sentimentos é algo essencial pra vida. Quero muito conhecer o enredo.

    ResponderExcluir
  2. Eu ainda não li nada da autora, mas tenho muita vontade. Eu adorei essa capa e gostei muito da proposta do livro, parece ser uma obra que me agradaria.

    ResponderExcluir
  3. Olá Joanice, que livro incrível, a primeira coisa que chama a atenção é a capa, fiquei um tempo observando ela para fazer um julgamento da leitura, só então fui ler a resenha.
    Acho que esta história serve de lição para nunca acharmos que a vida dos outros é perfeita, porque são lindos, ou tem dinheiro. Dentro de quatro paredes, todos nos enfrentamos nossos demônios. Acho muito importante que transtornos alimentares sejam discutidos, pois a mídia nos induz do padrão de beleza ideal. Adorei tua resenha e consequentemente, o livro.
    Dica anotada.
    Bjos
    Vivi
    http://duaslivreiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Faz um tempão que escuto falar dos livros dessa autora Sarah mas, nenhuma das resenhas que eu li deles me deixaram tão curiosa com o desenvolvimento da história como a sua, mas, provavelmente eu não lerei o livro tão cedo a sinopse dele não me convenceu.
    Gostei muito das suas fotos, parabéns!

    Beijos e Abraços Vivi
    Resenhas da Viviane

    ResponderExcluir
  5. Menina, não conhecia o livro, mas fiquei com dó da Annabel, são tantos infortúnios, mas fiquei curiosa para saber o que aconteceu com ela no verão, acho que só lendo para descobrir. Gostei da autora ter colocar um personagem como Owen, ele dá um equilíbrio a trama. Não conhecia o livro, mas anoto a dica.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oiii Ivanice

    Essa nova capa é maravilhosa mesmo, intrigante e delicada na medida certa. Faz tempo que quero ler algo da Sarah Dessen e acho que ess eé um ótimo livro pra começar ja que não é só romance e mais romance, mas apresenta todo um drama que envolve o leitor com a protagonista. Adorei a dica.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Joanice, achei importante os temas que o enredo levantou, ainda mais por serem não só atuais, mas fazerem parte da vida de todos.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  8. Oi! Este livro já está na minha wishlist já faz algum tempo mas eu ainda não sabia que a autora tratava de tantos assuntos importantes. A premissa do livro por si só já chama bastante minha atenção. Enfim, vou coloca-lo na frente de alguns livros para ler ele logo
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?
    Eu tenho esse livro em inglês aqui em casa, mas ainda não tive tempo de ler porque outras leituras estavam atrasadas. No entanto, já conhecia a escrita da Sarah Dessen por outro livro dela, Uma canção de ninar, e tenha muita vontade de ler outras obras dela.
    Adorei o enredo desse livro e o fato de que aborda a importância do diálogo. Além disso, gostei de ver que outros assuntos importantes também são trabalhados, como o bullying e os transtornos alimentares.
    Gostei muito da sua resenha e espero poder ler esse livro em breve.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Olá Joanice,
    Já li uma obra da Sarah e me apaixonei completamente pela narrativa da autora e pela forma como ela fala sobre a vida e sobre nossos dramas. Fiquei muito curiosa para ler Só escute, principalmente, por ser um livro com uma protagonista com a qual eu me identifico. Também tem dificuldade em falar sobre os meus sentimentos e me sinto muito mal por isso.
    Vou anotar a dica.
    Beijos,
    https://www.umoceanodehistorias.com/

    ResponderExcluir
  11. Achei bem bacana a proposta do livro. Não conhecia ainda, mas já fiquei interessada. Vou deixar sua dica anotada e assim que tiver a oportunidade vou comprar pra ler.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Vejo muitos leitores elogiando a Sarah Dessen, mas ainda não tive oportunidade de conhecer a escrita dela.
    Gostei da premissa desse livro, principalmente as temáticas que ele aborda. Falar sobre diálogo é muito importante e pode ajudar muitas pessoas.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  13. Oi!
    Toda essa questão da importância do diálogo, é um tema bem diferente da maioria das reflexões que encontramos em alguns livros por aí. Achei a ideia bem diferente e fico feliz que você tenha sido fisgada do início ao fim da narrativa. Vou deixar sua dica anotada. Sua resenha foi muito bem escrita e as fotos ficaram lindas, parabéns.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Eu tenho esse livro e ate penso em ler em algum momento, mas a Sarah não é isso tudo que todos falam. É legal, e fica nisso. Os temas são até interessantes mas eu sempre sinto que ela enrola muito e corre com o final, e mesmo lendo sua resenha e vendo você elogiar bastante, não me encheu os olhos ao ponto de passar a leitura na frente.

    Abç.

    ResponderExcluir
  15. Eita, o trama envolve muitos temas bem pesados. Não acabou ficando superficial demais? Ou os dramas ao redor de Annabel servem mais de pano de fundo do que realmente fazem parte da trajetória da personagem?

    Beijos,
    Luisa
    www.degradeinvisivel.com.br

    ResponderExcluir
  16. Acho super importante a mensagem do livro de sermos sinceros e verdadeiros, eu sempre defendo a ideia de sermos verdadeiros e éticos e sermos minimamente correntes com a nossa essência.

    Bjo
    Tânia Bueno

    ResponderExcluir
  17. Olá
    Sou apaixonada pelos livros da Sarah Dessen a escrita dela é maravilhosa, esse livro tem muitos temas pesados mas quero muito ler em breve.
    Adorei a resenha
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Olá Joanice, não conhecia o livro, mas pelos seus comentários ele parece estar bem bacana, gostei de saber que a autora escolheu trazer como tema principal a importância da conversação *-* Adorei a dica.

    ResponderExcluir
  19. Oii Jo.
    Que fotos lindas <3
    Também faço parte do Time de leitores, mas não recebi esse livro (muito triste kkk). Nunca li nada da Sarah, mas vejo muitos comentários positivos a respeito dos livros dela. Estou bem curiosa para conhecer esse.
    Amei o post.
    BjS
    Mary - http://leiturasdamary.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Gentee, mas que história interessante! Adorei o modo de como a autora aborda tantos temas no livro, também achei bem interessante a personalidade de cada personagem, principalmente a do Owen. Parece ser uma trama bem envolvente, com segredos, drama e romance. Eu já tinha esse livro na minha lista e agora fiquei mais curiosa ainda para conferir após ler a sua resenha haha. Bjss!

    ResponderExcluir
  21. Eu adorei a premissa desse livro, também acredito que devemos dialogar mais e sermos verdadeiros conosco. Só li um livro da autora e amei muito. Não vejo a hora de ler esse aqui

    ResponderExcluir
  22. Oie, tudo bom?
    Caramba, eu nunca ouvi falar sobre o enredo, apesar de sempre ver a capa desse livro por aí. Adorei a idéia de tratar tantos assuntos polêmicos de uma só vez.

    ResponderExcluir