[Resenha #17] O Homem no Espelho - Vivianne Sophie

19 comentários

Título: O Homem no Espelho
Autoras: Vivianne Sophie
Editora: Constelação
Ano: 2017
N° de Páginas: 220
||Livro cedido em parceria com a autora||

Sinopse:
Jennifer Mills sempre foi cética quando o assunto se tratava de seres sobrenaturais, vivendo em meio à turbulência de Nova York tudo que ela queria era descobrir porque não sonhava, já que o mundo dos sonhos parecia bem atrativo. Quando uma oportunidade de trabalhar no Museu de História Natural surge em sua vida, ela não mede esforços para ser reconhecida em seu cargo. Mas logo na sua primeira tarefa, coisas estranhas começam a acontecer. Uma coleção de artefatos vindos da Índia precisam ser catalogados. Dentre eles, um espelho negro sem origem certa. Esta é a primeira missão de Jennifer, descobrir a real natureza do misterioso objeto.
Mas a medida que ela se embrenha mais na história do espelho, episódios cada vez mais estranhos vão surgindo em sua vida: Sombras que espreitam os seus caminhos, histórias de deuses hindus envolvendo a criação do espelho e seu primeiro sonho, que é lindo e aterrorizante, tanto quanto a figura que começa a aparecer no espelho. Dispostas a ir contra as crenças de tudo que acreditou na vida, Jennifer descobrirá que sua real natureza, é a resposta para maioria das suas perguntas.
Uma mistura de Dark Fantasy, com mitologia hindu e aventuras em um reino perdido, “O Homem no Espelho” promete encantar os leitores com uma história inesquecível e bem ambientada. Se entregue a magia e mergulhe em universo totalmente novo, onde as dimensões não têm limites.


“O som é animado e me vejo sorrir com a cena, mesmo com todas as diferenças, todos ali estavam unidos, sendo desiguais em sua igualdade, sobrevivendo em meio ao caos.” p.139



O Homem no Espelho é uma fantasia cheia de mundos alternativos e mesclando com uma mitologia exuberante e fascinante como a indiana.

Jennifer Mills é uma jovem de vinte e dois anos que se formou em História e é especialista em civilizações antigas. Ela é adotada, já que fora encontrada numa noite chuvosa na porta dos Mills. Sua única ligação com suas origens é um cordão de lótus que está com ela desde sua chegada a Nova York quando era um bebê e fora deixada pela misteriosa Adjra.

Jenn tem problemas com seus sonhos desde a infância. Nunca sonhara e passou por diversos especialistas para saber onde se encontra seu problema com seu inconsciente. Não há explicação e isso a deixa frustrada, porque sempre quisera sonhar com as coisas.

“Era o melhor que Adjra poderia fazer por ela, já que Eles não desistiriam tão fácil de encontrá-la, principalmente agora em que os maus ventos pareciam fluir sobre a Índia”

Ela consegue o emprego de guia no Museu de História depois de passar numa entrevista bem estranha e fará parte da exposição de artefatos importantes da Cultura Indiana e muitos dos objetos não tem histórico certo de sua existência. Um trabalho e tanto para nossa historiadora que terá que se juntar com Robert – arquiteto responsável pelo resgate das peças – para descobrir teorias sobre o passado dessas peças.

O Espelho Negro é a peça mais estranha, curiosa e maravilhosa dessa coleção, porque ele parece chamar por Jenn. A peça é a mais importante do conjunto e ganha prioridade nos estudos que a jovem começou ao lado de uma equipe e da ajuda do professor Arnold que a orientou na época da especialização.

Paralela a isso Jennifer tenta a todo custo ter um uma relação amorosa com Clay. Um rapaz que sua amiga Hope lhe apresentou. No começo as coisas iam bem até a jovem começar a sonhar – ela milagrosamente retornar a conseguir ter sonhos – com um homem branco, olhos azuis, loiro e muito bonito que parece ser feito para ela.

Assim como num passe de mágica, Jennifer conhece o encantador Ravi. O homem literalmente de seus sonhos. Ele é seu guardião. Isso mesmo!!! Lindo e responsável por guardar a segurança da princesa de um reino em outro mundo.

Coisas macabras e dignas de outros universos começam a acontecer na vida de Jennifer e a perda de muitas pessoas amadas acaba eclodindo uma guerra interior na jovem. Isso culmina numa decisão que pode abalar todos os mundos.

Qual seria a ligação de Jenn e o Espelho Negro? Por que o cordão de lótus fora deixado com a jovem quando foi abandonada? Por que suas origens são incertas? Qual seria a real história daquelas peças? Por que Jenn não sonhava como todos nós e depois recobrou essa função? Por que era chamada de princesa por Ravi?


“ – Alguma coisa deu a ela força suficiente para isso, só não sabemos o que, mas se Kali conseguiu entrar no mundo humano, as coisas estão piores do que eu pensava.” p.153

O Homem no Espelho é uma obra ascendente, porque o enredo vai evoluindo e captando a atenção do leitor, conforme os acontecimentos vão sendo apresentados e, principalmente, quando Jenn vai tendo contato com as peças que parecem ligadas a ela, o enredo vai ganhando fluidez e um desenvolvimento concreto e bem estruturado.

“Pela primeira vez na vida, estou orgulhosa de mim e sinto certo conforto com a minha tia.” p.159

Jenn é bem confusa nesses primeiros capítulos. Dar para compreendê-la, porque foi abandonada e tem que lidar com o vazio de seu passado e suas origens, acrescentando que ela curiosamente não sonha e isso tudo influencia em seu olhar sob si mesma e sua relação com os outros. Depois de conhecer Ravi e têm perdas irreparáveis, ela torna-se mais agressiva e até mais impulsiva, o que se reflete em algumas atitudes irresponsáveis dela e até mesmo no final quando ela opta por um caminho que não parece tão adequado para a posição que ela tem.

Seus pais a amam imensamente, mas sua mãe sente-se mal quando a jovem fala sobre seu abandono e problema com os sonhos, já que isso a afasta de ambos.


A amiga de Jenn, Hope é divertida, forte e determinada e deixa essa impressão com seus diálogos marcantes e carinho por sua amiga e algumas vezes temos a ideia que ela não enxerga todos os acontecimentos sob a perspectiva correta, porém com o tempo ela ganha uma visão mais panorâmica.
Ravi é um personagem forte, bem decidido e seguro em tudo que faz. Quando é invocado por Jennifer para a Terra, ele se sente privilegiado, já que foi destinado ao trabalho de proteção da mesma. Ele se apaixona perdidamente por ela e por isso faz de tudo para mantê-la segura.

“Asuras não tem sol, mas Ravi consegue iluminar e aquecer todo o meu dia.” p.163

O romance entre Ravi e Jennifer é trabalhado com uma dosagem certa, porque não tem aqueles excessos românticos que condenam ao esquecimento a parte fantástica da obra. O sentimento entre eles acontece de forma gradual e sem encantamentos instantâneos.

A história em si é bem delineada, porém senti uma rapidez desnecessária no final. Poderia ser mais ampliada para uns bons quatro capítulos, na qual poderíamos ter uma visão mais detalhada de cada personagem e ficamos mais envolvidos com todo o apogeu do grand finale, pois é o ponto mais esperado de toda a obra.

Vivi mostra mais uma vez sua paixão incondicional pelo ousado, pioneiro e principalmente pelas culturas antigas e “obscuras” que remetem aos mestres Poe e Lovecraft.


A parte gráfica é uma obra-prima. Gosto dos tons escolhidos pela autora para suas capas. O roxo mesclado ao lilás deixa o livro com um ar singular e peculiar para o gênero. Os capítulos têm detalhes que rementem a Índia e isso dar mais beleza. A narração é em terceira em pessoa e temos uma visão aprofundada de todos. A fonte é agradável e as folhas amareladas.

O Homem no Espelho é uma viagem à cultura multifacetada e dinâmica que é a indiana com uma mistura de misticismo e fantasia.




Comentário(s)
19 Comentário(s)

19 comentários

  1. Oi Joanice tudo bem? A capa é maravilhosa as cores são vibrantes.
    Adoro essa fantasia misteriosa, sobre o descobrimento dos personagens, fiquei fascinada com sua resenha e encantada com o enredo, parabéns, dica anotada! Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      O livro é encantador e cada passo que a Jenn dar é como se estivessemos ao lado e de seu crescimento como protagonista de um grande desfecho.

      Tomara que der uma oportunidade a obra.

      Beijos!

      Excluir
  2. A capa desse livro é linda, isso é fato, mas confesso que não é uma leitura que me encha os olhos para fazer, o gênero simplesmente não me atrai, mas de qualquer forma eu adorei poder conferir a sua opinião sobre ele, muito obrigada pela dica.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi linda,

      Nem sempre somos agradados com todos os gêneros e isso é pessoal mesmo.
      Leio de tudo, mas não sou muito fã de romance romântico.

      Obrigada pela sinceridade e pela visita.

      Beijos!

      Excluir
  3. Oi Joanice , tudo bem? Passeando pelo kindle esses dias encontrei esse livro grátis para baixar, fiquei apaixonada pela capa e muito curiosa por causa do título, então baixei ele mas, sem previsão para leitura. Lendo a sua resenha, percebi que baixei o livro sem nem ler a sinopse dele e estou curiosa para saber quais são os segredos desse espelho negro, vou adicioná-lo a minha lista de leitura de junho, como ele é curtinho acredito que de tempo de ler em três dias.

    P.S: Fiquei apaixonada nas suas fotos, amo esses tons de rosa!

    Beijos e Abraços Vivi
    Resenhas da Viviane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Que bom que adquiriu <3

      Vai valer super a pena o tempo gasto com essa leitura.
      É bem estruturado e muito desenvolto.

      Obrigada pelo elogio...ando tentando aperfeiçoar meu trabalho com fotografias.

      Beijocas!

      Excluir
  4. Primeiro quero elogiar essas fotos, pois adorei a composição fotográfica. Também achei essa capa linda demais <3
    Eu nem sabia da existência desse livro, porém achei bem interessante esse lado dark e por a personagem ser cética fico curiosa (pois me identifico), mas ao mesmo tempo tenho receio para saber como a personalidade dela foi trabalhada. Terei que ler mesmo hahahaha
    Adorei sua resenha
    Beijos


    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  5. Ola
    Gostei muito do livro, e realmente essa cor de capa chama muito a atenção, infelizmente o meu exemplar veio com muitos erros , mas no geral essa mistura de mitologias com o atual ficou otima.
    Gostei das fotos.
    Bjus

    ResponderExcluir
  6. Olá, a capa desse livro é linda e a história parece bem envolvente, uma pena o final ter sido tão atropelado.. Mesmo assim eu gostaria de fazer esta leitura pois gosto quando envolve mitologias e mistérios.. Obrigada pela dica!

    Beijos,

    ResponderExcluir
  7. Oi, Joanice!
    Eu sempre vejo elogios para esse livro e tenho bastante curiosidade com ele. Adorei conhecer um pouco mais sobre a obra através da tua resenha, eu acho que é uma leitura que pode me agradar!

    ResponderExcluir
  8. Oiii Joanice

    Eu não conhecia esse livro. Achei a capa maravilhosa e a história que traz me parece ser linda e rica, adoro mitologia, fantasia e essa mistura coma cultura indiana deve ser bem interessante. Uma pena esse final corrido, às vezes os autores pecam querendo resumir demais algo que o leitor gostaria de poder desfrutar em mais páginas. Mesmo assim, com certeza seria um livro que eu leria, tem vários elementos que curto bastante.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Joanice não conhecia o livro, de tudo o que li na sua resenha, só achei mesmo uma pena esta finalização rápida.
    Bjs Rose

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Já tinha visto essa capa e achei muito bonita.
    Tenho tentado apostar mais nas leituras com fantasia e sobrenatural, então fico contente por ter um bom enredo e cumpre o que promete.
    Espero conhecer em algum momento.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  11. Pena que teve essa rapidez desnecessária no final, porque o enredo parece bem interessante, embora não seja o tipo de história que me atrai. Esse negócio de culturas antigas e obscuras me deixa com um pouco de receio. Fico feliz que tenha gostado!

    ResponderExcluir
  12. Esse livro da Vivi está na minha lista de desejados à um tempo,nunca havia lido nenhuma resenha sobre ele e espero lê-lo o quanto antes. Eu amo fantasia, e saber que a obra aborda o que promete de forma tão única me cativa ainda mais. Achei muito interessante o modo como a história vai evoluindo junto com os personagens, e que bom que o romance do livro não é instantâneo e não diminui o teor fantástico do enredo. O que falar da parte gráfica? A capa é uma das mais lindas que já vi e detalhes fazem toda diferença. Beijos do Wes ^^

    ResponderExcluir
  13. Nossa, parece uma fantasia cheia de suspense muito gostosa! Tava procurando algo único assim. Vou de certeza conferir.

    ResponderExcluir
  14. Já conheço o livro da Vivianne, mas infelizmente ainda não tive o prazer de ler, está em minha meta, quero ver se a encontro em algum evento literário para comprar o meu diretamente com ela.

    ResponderExcluir
  15. Oi Joanice! Tudo bem?
    Tenho bastante conhecimento da autora e seus livros, mas ainda não tinha lido impressões sobre eles ainda que as propostas sejam bem atraentes. Li essa e uma outra resenha sobre livros da autora e gostei muito do que tu colocou.
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://www.galaxiadeideias.com/
    http://osvampirosportenhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Oi Joanice! Tudo bem?
    Já ouvi falar da autora e seus livros, ainda que adore as propostas, inclusive sigo ela no Facebook e estou quase sempre a par de notícias sobre ela. Mas ainda não tinha visto nenhuma resenha sobre as obras dela. Li essa e outra e adorei as tuas impressões. Parabéns.
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://www.galaxiadeideias.com/
    http://osvampirosportenhos.blogspot.com

    ResponderExcluir