[Resenha #18] A Mulher entre nós - Greer Hendricks e Sarah Pekkanen

Nenhum comentário

Título: A Mulher entre nós
Autoras: Greer Hendricks e Sarah Pekkanen
Editora: Paralela
Ano: 2018
N° de Páginas: 347
|| Livro cedido em parceria com a editora||

Sinopse:
Um livro de suspense que explora as complexidades do casamento e as verdades perigosas que ignoramos em nome do amor. Aos 37 anos, a recém divorciada Vanessa está no fundo do poço. Deprimida, morando no apartamento de sua tia, ela não tem filhos, dinheiro ou amigos verdadeiros. Ao descobrir que Richard, seu rico e carismático ex-marido, está prestes a se casar de novo, algo dentro de Vanessa se quebra. A partir de agora, sua vida irá revolver em torno de uma única obsessão: impedir esse matrimônio. Custe o que custar. Na superfície, Nellie se parece com qualquer outra jovem bela e sonhadora que veio para Manhattan começar sua tão sonhada vida adulta. Mas a personalidade tranquila que ostenta é apenas uma fachada. Em sua mente, perdura um segredo que a fez fugir de sua cidade natal e que a impede de caminhar em paz quando está sozinha. Ao conhecer Richard – bem sucedido, protetor, o homem dos sonhos – ela finalmente começa a sentir-se segura. Ele promete protegê-la de todos os males, para o resto de sua vida. Mas, de repente, ela começa a receber ligações misteriosas. Fotografias em seu quarto são movidas de lugar. O lenço que ela planejava usar em seu casamento desaparece. Alguém está perseguindo a, alguém quer o seu mal. Mas quem?


“Não era de voar que eu precisava ter medo.” p.154



A Mulher entre nós é um thriller surpreendente e eletrizante que trabalha com um suspense sufocante e ao mesmo tempo tentador que leva os leitores ao delírio quando a verdade vem à tona.

Vanessa é uma mulher recém-divorciada e está no auge de seus trinta e sete anos. Ela se vê no fundo de um poço, porque depois de dez anos de um casamento conflituoso, não sabe mais como prosseguir sua vida. Sua atual situação é morar de favor com sua adorável tia que sempre cuidou dela desde pequena, principalmente quando o transtorno bipolar de sua mãe incapacitava constantemente a mesma em cuidar dela.

Ela trabalha numa loja de departamento e sente-se deslocada completamente. Antes era uma mulher que ia nessas lojas e ostentava com seu padrão altíssimo de vida. Padrão que seu ex-marido Richard lhe concedeu desde que se uniram em matrimônio. Só que agora ela está do outro lado. É uma simples vendedora que atende suas “amigas” da “Era de Ouro” de seu casamento e tem com conviver com comentários depreciativos e compaixões dissimuladas.

Sua vida ganha um novo propósito quando descobre que Richard está noivo de uma jovem lindíssima. Ela assume então o papel de megera nessa história. Porém ninguém realmente conhece a verdadeira face do sedutor, encantador e bem sucedido Richard. Apenas Vanessa sabe o que se esconde por detrás daquele sorriso exuberante e uma confiança inabalável.

“No livro, Amy diz: “Não tenho medo de tempestades, porque estou aprendendo a navegar meu barco à vela”. Bom, nunca fui de temer tempo ruim.” p.187

Paralela à história de Vanessa temos Nellie, uma jovem professora da educação infantil que chegou a Nova York para tentar uma nova vida após um lamentável episódio em sua vida na Flórida. Ela tentava a todo custo exorcizar os fantasmas de seu passado. Quando seu caminho cruza com o desinibido e seguro de si Richard é que ela percebe que seu futuro pode ser melhor do que imaginava.
O que Nellie se encantava em seu noivo é seu segurança em tudo que faz. Richard conseguia se adaptar como um camaleão a qualquer meio social. Ele era um homem de negócios e sempre conseguia tudo que desejasse e isso também era perceptível em suas relações pessoais. Suas atitudes demonstravam que não tolerava rebeldia e insubordinação de qualquer pessoa, mas para ela isso não se estendia para ela.

O casamento se aproximava e Nellie estava contando os dias para consumar seu amor por ele homem encantador e tão diferente dele. Sua melhor amiga não encarava essa relação muito bem, porém ela sempre foi desconfiada.

Os dias passavam tranquilamente até que ela começou a receber ligações estranhas. A pessoa ligava e não falava nada, entretanto ouvia-se a respiração da mesma. Cartas e fotografias começaram a rodear sua vida. Nellie sentia-se perseguida e somente nos braços de Richard se via segura.


Seriam os fantasmas de seu passado retornando para perturba-la? Ou alguma pessoa querendo interferir em sua felicidade? Será que isso atormentaria sua vida conjugal para sempre? O que aconteceu na Flórida que assombrava sua paz? E será que Vanessa impedirá o casamento de Richard?

“Não era a primeira vez que eu traía Richard, nem seria a última. Tampouco seria a pior traição – nem de longe.
“Eu não era a mulher com quem ele imaginava ter casado.” p.80

Formidável e impactante é o que define essa obra. A construção da narrativa escolhida pelas autoras é típica dos livros de suspense, porém se diferencia pelo modo como a cada nova informação dada ao leitor, o mesmo se sente sufocado pela armadilha que as autoras fizeram ao revelar o apogeu desse livro. Leia para saber rs.

Vanessa é uma mulher que outrora fora uma jovem sonhadora, lindíssima e segura de si, porém sua autoconfiança foi abalada quando uma tragédia assolou sua vida e como ato repentino embarcara para Nova York e assim deu início a um mundo de mudanças em sua vida. Ela se casara com Richard e vivera um sonho maravilhoso que muitas vezes foi assolado por sombras de uma faceta de seu marido obscura para todos, porém ela não confiava em seu bom senso.


A mãe de Vanessa era uma mulher desequilibrada emocionalmente e sofria de transtorno bipolar e por isso quase sempre estava fora do mundo real e por isso tinha como mãe sua tia. Por esse histórico clínico desfavorável de sua mãe, ela nunca deixou de pensar que poderia sofrer do mesmo mal que ela e por isso nunca sabia se enxergava sua vida matrimonial sob uma visão objetiva e não a ameaça da loucura da mãe chegando a sua vida.

Richard é um personagem bem misterioso e enigmático. Ele é apresentado para nós como um homem perfeito. Perfeito até demais. Um homem de grande ambição e obstinado a nunca deixa suas decisões nas mãos alheias. Não suporta mentiras e muito menos que as situações saiam de seu controle. É um ser humano que transpira uma atuação em cada movimento que faz e palavra que profere. Ele não é uma “ovelha”. É um jogador habilidoso e controlador e é Vanessa que sabe até onde seu controle se estende sobre as pessoas.

“Mesmo quando não estou presente, estou sempre com você.” p.95

Esse livro é uma montanha-russa de emoções. É conflitante para todo leitor. Sentimos-vos enclausurados, porque as autoras utilizam de uma técnica eternizada pela Rainha Crime – Agatha Christie – que é apresentar a verdade através de pequenas coincidências ditas pelos personagens. É desafiar os leitores a observar o quebra-cabeça ser montado nas entrelinhas. É deliciar com as expressões de horror e incredulidade quando a “ficha realmente cai”.

Mesmo lendo livros de suspenses há anos, captei apenas uns fragmentos dessa teia macabra e argilosa – admirável técnica – que as autoras construíram. Quando os fatos se encaixam e você que nossa mente sempre trabalha com o possível e desconsidera logo todas as possibilidades. Sherlock Holmes dizia: “Todas as hipóteses são válidas até que se prove o contrário.”.

Toda a trama é bem desenvolvida e o final é totalmente inesperado, só que dessa vez consegui previr o que me aguardava. Ponto para mim!!

A parte gráfica da obra foi bem feita. A capa traduz bastante à técnica usada pelas autoras que tem uma experiência impressionante em construção de personagens perturbados e cativantes. A fonte utilizada é agradável. As folhas são amareladas e a narração do livro é em primeira pessoa pelas personagens Nellie e Vanessa.

A Mulher entre nós é sem sombra de dúvida o melhor livro do gênero nesse ano e não pode ser deixado de lado por nenhum leitor, porque a experiência com essa leitura é única.
  

Comentário(s)
0 Comentário(s)

Nenhum comentário

Postar um comentário