[Cine Pipoca] Gifted

10 comentários
Título em Português: Um laço de amor
Título Original: Gifted
Gênero: Drama
Direção: Marc Webb
Ano: 2017
Duração: 101 minutos
Elenco: Chris Evans
McKenna Grace
Lindsay Duncan
Jenny Slate
Octavia Spencer

Sinopse:
Frank, um homem solteiro, cria sozinho sua sobrinha Mary, uma criança-prodígio. Quando a garota se destaca na escola por causa de suas habilidades com a matemática, a avó dela planeja um futuro que pode separá-la do tio.


Gifted é um uma produção cinematográfica que fala sobre crianças super dotadas, pressão sob o possível futuro promissor das mesmas e principalmente sobre liberdade de escolha livre de exigências e expectativas alheias.

Mary Adler é uma simpática garotinha de sete anos que não quer estudar numa escola primária. Ela se recusa a está num lugar que simplesmente não combina com sua pessoa e principalmente com sua capacidade intelectual. Seu tio e tutor, Frank Adler, sabe que a sua sobrinha está a frente de muitas crianças, ela e sua irmã compartilham da mesma inteligência matemática. Ambas são super dotadas e por isso são vistas como "magníficas " para a Ciência, porém para Frank a retirada de Mary da oportunidade de ter uma vida "normal" é o mesmo que condenar a morte sua sobrinha, como o que aconteceu com sua irmã.


Após diversas brigas com seu tio, Mary se ver obrigada a frequenta uma escola primária e ser forçada a esconder seus "poderes matemáticos" para os outros, entretanto em seu primeiro dia de aula sua professora, Srta.Stevenson, percebe que a garota é incomum. Ela capta que a menina sabe mais do que demonstra, principalmente quando responde as questões de matemática avançada como fosse uma estudiosa da área e por isso ela pergunta ao Frank se ele percebeu a inclinação de Mary para conteúdos de "adultos". Ele mente, porque quer proteger Mary de um mundo de expectativas, roubo de sua liberdade e a taxação de ser "anormal".


Depois de uma recusa taxativa de uma bolsa numa escola para alunos super dotados, a avó de Mary aparece depois de anos. Ela foi avisada da localização de sua neta e descobre que a mesma tem o mesmo talento de sua filha que tirara a própria vida. Ela nunca perdoara sua filha pela "rebeldia" e fuga de seu controle e por isso não deixará que seu filho decida o futuro de sua promissora neta.

Uma briga judicial e dolorosa se inicia e o futuro e a sanidade de Mary estão em jogo. O que for decidido pelo tribunal contribuirá para seus variados futuros que podem a levar a glória e a solidão ou a felicidade pessoal e a liberdade de escolha individual.


A obra não traz nada inovador, porém tem personagens simplesmente cativantes. Mary é uma garotinha muito especial. Sua inclinação para matemática a faz especial apenas para a Ciência, porém seu coração de ouro e amor aos outros é invejável e admirável para uma criança tão nova. Ela é fruto de um amor entre sua mãe e um jovem perturbado e convivera com o suicídio de sua mãe que não aguentava mais ser taxada de "super dotada" e controlada por sua mãe - avó da Mary - e o abandono total de seu pai. O único amor que conhece é de seu Tio Frank que assumiu uma responsabilidade imensa em educá-la e protegê-la do mundo e os cuidados de sua vizinha Roberta e a companhia constante de seu gato Fred.

Frank é um homem que viveu demasiadamente com uma mãe completamente controladora. Ela e sua irmã sempre tiveram a carga de serem super dotados, porém ele fugira da mãe e optara por uma vida libertina e sua irmã se vira sozinha e tomara a decisão de entregar sua Mary para ele e retirar sua vida para ter libertação. Ele assumiu a responsabilidade e foi aprendendo aos poucos a lidar com a sobrinha e tomar escolhas sábias para protegê-la do mesmo mal que levara sua irmã. É um personagem apaixonante e conflitante.

A vizinha Roberta é uma protetora para Mary. Ela ajuda Frank na criação da menina e não gostou quando ele decidiu coloca-la numa escola normal, porque sabia que o caos se instalaria na vida de ambos.

A avó de Mary é uma típica britânica com suas regras de convenção social associada a sua obsessão em ganhar glória na Matemática resolvendo um dos problemas seculares que esperam ser resolvidos por alguma mente brilhante, já que ela se tornou frustrada e amargurada por ter virado mãe cedo e não ter tido a oportunidade de resolver alguns deles e refletiu isso em seus filhos, todavia ambos falharam e Mary pode acabar com essa "maldição" familiar e por isso briga cruelmente pela guarda de sua neta.

O enredo é bem trabalhado, porém o destaque é a atuação da jovem atriz McKenna Grace que interpreta a Mary. Ela trabalha com maestria que o filme torna-se segundo plano quando ela aparece em cena. Uma promissora carreira lhe aguarda. Outro destaque vai para Chris Evans que finalmente aparece de "cara limpa", porque sempre atua em filmes de heróis que pouco exploram seu potencial e aqui vemos um trabalho que exige seu melhor e nos presenteia com um personagem humano, amoroso e sensível.


O filme traz cenas emocionantes e diálogos bem inteligentes que normalmente acontecem entre Mary e Frank. A química entre Chris e McKenna é impressionante. Os dois parecem ter uma relação pai e filha, porque eles transmitem isso quando estão em cena juntos e por favor, tenha um lencinho em mãos, porque as lágrimas virão sem dúvida, além do carinho e amor que Mary tem pelo seu gato fofo Fred.


Gifted é uma obra emocionante, cativante e apaixonante que mostra uma relação fantástica de um tio com sua sobrinha, na qual sua missão é salva-la de uma sociedade que exige demais de seus habitantes.



Comentário(s)
10 Comentário(s)

10 comentários

  1. Eu tive um aluno super dotado e o assédio das escolas particulares era tão absurdo, que a mãe resolveu se esconder no interior. Gostei da proposta do filme e vou assistir.

    ResponderExcluir
  2. Esse filme parece ser bem interessante, gostei da sua resenha :)

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Gente se tem Chris Evans já quero hahahaha
    Já vou atrás desse filme pq realmente gostei da premissa =D

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Adorei essa dica.
    Não conhecia essa trama, mas já anotei o nome para conferir. Adoro o ator e suas considerações, assim como seleção de fotos que está muito convidativa.
    Espero gostar!
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem? Ainda não conhecia esse filme, mas depois de ler tua dica fiquei doida para ver! Pareceu-me bem interessante essa coisa da criança superdotada e tal. Adorei a dica!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  6. Oiiee tudo bom?

    Como vc bem disse, apesar de não ter nada de inovador gostei de saber que é tocante e tem diálogos bem escritos, gostei do elenco, e fiquei curiosa em conferir a interpretação da jovem atriz. Vou anotar na lista.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia o filme, mas adorei a premissa e meu lado materno ficou triste pela situação da Mary. Adoro enredos bem trabalhados e tenho certeza que é emocionante. Vou anotar essa dica e espero gostara tanto quanto você.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Olá! Eu já tinha visto algumas imagens desse filme, mas dele mesmo eu nunca tinha ouvido falar. Adorei conhecer um pouco mais, especialmente por conta desse enredo tão amorzinho! Dica anotada para poder assistir!

    Abraços

    ResponderExcluir
  9. Dica anotada!
    Eu não lembro de ter assistido nenhum filme com essa temática e achei bem legal. Já sentimos a carga emocional do enredo e com Chris Evans e essa pequena atriz que atua tão bem, tenho certeza que é um filme lindo.
    Beijos do Wes ^^

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Gostei muito do drama que filme carrega e o elenco realmente está ótimo! Fora que tem Chris né bebê! 😉
    Com certeza irei assistir.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir