[Resenha] Momento Certo - Vanessa Gramkow

8 comentários
Título: Momento Certo
Autora: Vanessa Gramkow
Editora: Ella
Ano: 2018
N° de Páginas: 163
||Livro cedido em parceria com a autora||

Sinopse:
Antes de morrer, a mãe de Natacha deixou uma carta revelando quem era seu pai. Agora, por determinação judicial, ela estava a caminho de outra cidade para viver com uma família até então desconhecida. Natacha prometeu voltar assim que completasse a maioridade, mas sua vida já não seria a mesma depois de conhecer seus parentes e atrair a atenção de Pedro, o pegador da cidade. Pedro conseguiria mudar seu estilo de vida por essa garota? Natacha, vivendo intensamente, testará a teoria de que sempre escutou falar e acontecer com os outros... O que lhe faltou em tantos anos, ela finalmente terá? Só o amor poderá ajudá-la a enfrentar a realidade e alcançar a felicidade.




Momento Certo é uma obra delicada, deliciosamente bem escrita e perfeitamente cativante e estonteante que nos presenteia com uma história tão real que poderia ser com qualquer pessoa que conhecemos ou até com nós mesmos.

Natacha tem uma vida agitada e segura com sua mãe. Sempre tivera bastantes amigos e herdara a beleza magnífica de sua mãe, porém nunca soube quem era seu pai. Isso não importava até sua mãe morrer de uma doença que a levara e numa carta escrita pelo próprio punho de sua progenitora, ela estava destinada a ficar com seu pai biológico até completar sua maior idade.

Ela faria dezoito anos em muito em breve, então não teria que suportar sua nova família por muito tempo. Não esperava que fosse bem recebida, já que fora concebida pela infidelidade do pai com sua mãe. Sua amada mãe era promotora de eventos, mas também já fora acompanhante de luxo e numa única noite com seu pai acabaram a gerando, então não esperava por um homem com bom caráter e muito menos pelo amor de sua madrasta.

“Quero que aproveite a vida intensamente em outro lugar. Entendo que você terá muitos obstáculos e uma família nova, mas poderá aprender que o ‘momento certo’ é cada segundo que vivemos felizes, e eu quero sempre a sua felicidade.”p.31

O grande dia de sua partida chega e ela se despede de todos seus amigos. Ela vai para o aeroporto com seu melhor amigo Neguinho e fica ansiosa com a nova vida que a espera e fica incomodada com sua saia e meias que teimam sair do lugar, então decide ficar atrás de uma árvore para ajeitar sua cinta-liga nas pernas, porém não esperava que seu efeito “cortina de fumaça” não funcionaria e teria um admirador observando toda sua desenvoltura com as meias e ela sem graça e dando uma de paqueradora, acaba caindo de bumbum no chão e passando o maior vexame na frente do jovem lindo.


Ela parte com seu voo e descobre que seu admirador é seu companheiro de acento e dois acabam conversando bastante e trocando uns beijos e uma promessa de se olharem, caso o Destino ter a intenção de os juntarem. Natacha segue para o interior do Rio Grande do Sul, já que dinheiro não será nenhum problema em sua nova dia, pois seu pai é um poderoso produtor de vinhos.

Ela chega a sua nova casa e tem uma surpresa maravilhosa, porque é bem recebida por todos, principalmente por sua madrasta Vera e seus irmãos. Três meninas: Carol, a jovem bela e rebelde, Sofia, a caçula encantadora da prole e Isabela que é a mais fechada e de bônus tem o irmão mais velho, Nicolas.

Natacha se sente confortada e protegida, além de estranha, porque todos ali têm motivos para odiá-las, já que ela é a prova viva da infidelidade do Sr. Belune, porém está recebendo muito amor.
O que ela não esperava é que Pedro – o rapaz do avião – apareceria em sua vida novamente e tudo mudaria drasticamente.

“Tento nunca julgar as escolhas que as pessoas fazem para as suas próprias vidas.” p.11

Natacha é uma adolescente de apenas dezessete anos e teve que aceitar a contra gosto a escolha da mãe em conviver com seu pai. Ela imaginava que seria rejeitada, porém foi bem acolhida e aceita. Ela é bem irritante, porque tem uma teimosia que beira a insanidade e a falta de bom senso, porque quando acontecimentos acontecem, ela simplesmente foge e deixa as pessoas que a mais ama de fora.


Pedro que é médico e se encanta à primeira vista por Natacha, é um jovem conhecido por sua fama de mulherengo e destruidor de corações, porém quando encontra a jovem paulista, acaba sentindo algo mais forte que o esperado. Ele é um personagem bem forte e com atitudes honráveis e admiráveis, porém acaba sofrendo muito nesse livro. Imagina que ele deve está pagando por duas reencarnações, porque ele sofre desenfreadamente que dar pena de ler.

O senhor Belune, pai da Natacha é um produtor famoso de vinhos na cidade de Monte Belo, no interior do Rio Grande do Sul e há dezoito anos antes acabou sendo infiel e gerou sua mais nova filha fora do casamento. Ele também é pastor da pequena igreja da cidade, porém assumira seu erro na frente de todos e recebera em troca o perdão da família que se traduziu em amor para sua família. É um personagem que me conquistou demais, porque sua humildade em assumir seu “pecado” é totalmente louvável não somente, porque é religioso, mas porque demonstra caráter, amor por sua família e respeito e admiração por sua esposa.


Os irmãos de Natacha são bem diferentes um dos outros: Nicolas é um porre, porque é muito protetor com todas suas irmãs. Ele acha que precisa protegê-las sempre e isso é completamente irritante. Proteção é uma coisa, outra coisa é tirar o poder de escolha dos outros e isso é ideia machista, na qual mulheres não podem se cuidar sozinhas. Carol tem apenas dezesseis anos e tem ideias sem muito cabimento, mas é uma amiga e tanto. Isabela é mais calada, porque está passando por um processo de auto aceitação e percepção de suas escolhas no mundo.

“[...]é por amor que perdoamos as mágoas e acreditamos que a pessoa à nossa frente se importa conosco.” p.140

Admiro bastante a construção narrativa da autora, porque mostra uma veracidade no enredo, pois os personagens são bem similares as pessoas que temos em nossas vidas. Dramas familiares, amorosos e de vida que são rotineiros e conhecidos por todos, então isso cria uma ligação de familiaridade com leitor e tudo em isso em poucas páginas, porém ai também tem um erro que por consequência temos trechos muito corrido e sem muita profundidade.

Há acontecimentos importantes sendo resolvidos numa questão de duas páginas e isso deixa muitas brechas e perguntas sem respostas, porque alguns personagens secundários ficaram sem histórias e eles são tão importantes quanto a Natacha no enredo. A história é maravilhosa e verdadeira, porém a falta de detalhes deixa a obra com pontas soltas que deixam grande parte dos leitores frustrados.

Temas como gravidez não planejada, homossexualidade, traição, fé e religião, perdão e família são tratados de forma coerente e responsável e tão ao livro, um tom mais sério e profundo.


A capa é uma obra de arte, porque combina agradavelmente com Pedro e Natacha e acaba passando a ideia de proteção e segurança para o leitor e isso é o foco principal que a autora trabalha. O acabamento da edição é riquíssimo em detalhes, algo que já era encontrado na outra obra da autora e que me deixa encantada. A fonte é agradável e as folhas amareladas.

Momento Certo é um romance tão gostoso e convidativo quanto uma caneca de chocolate quente no inverno. Tão doce e florescente quanto às flores desabrochando na primavera. Tão dramático quanto à melancolia do outono e tão atraente quanto os raios solares no verão.



Comentário(s)
8 Comentário(s)

8 comentários

  1. Acho que a sua resenha em si acabou me conquistando mais que a obra, pra ser sincera hahah acho que essas brechinhas deixadas pela autora certamente me deixariam irritada, mas os temas trabalhados me parecem tão interessantes que vale a pena arriscar. Dica anotada!

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Ahh, eu adoro esses romances bem clichês, então fiquei doida pra ler esse livro. Gostei de saber que temas importantes são tratados, pois acho isso muito necessário. Ótima resenha!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  3. Oiii Joanice

    A autora aborda bastante temas e fico curiosa em saber como ela conseguiu trazê-los em tão poucas páginas. Achei bem legal esse realismo da obra. Não conhecia o livro, gostei da dica.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  4. Se eu fosse me basear na capa e até mesmo na sinopse, acredito que não compraria o livro. Mas foi a sua resenha que despertou o interesse pela leitura. Deu pra sentir que vc realmente gostou da obra *_* e é um livro bem curtinho.
    Dica anotada

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia o livro, mas fiquei bastante curiosa para ler. Pelo que percebi, o livro traz temas muito importantes e os personagens parecem ser muito humanos e bem construídos, o que considero muito importante.
    Adorei sua resenha e já vou adicionar o livro na minha lista de desejados.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Adorei sua resenha, o livro parece ter uma boa trama, gostei do fato de tratar alguns assuntos pesados, mas de maneira responsável. A capa não é muito convidativa, porém fiquei curioso pela sua resenha. Parabéns!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Olá
    História legal, principalmente com a nova familia , que realmente tinha tudo paea odiá-la. Não costumo ler livros em que o protagonista é adolescente, pois o mesmo acaba fazendo coisas que me irritam e me fazem parar a leitura, então acabo tomando cuidado com o que leio.
    Mas vo deixar esse livro anotado, os livros da autora foram muito bem recomendados, então vou deixar para a oportunidade certa.
    Adorei as fotos, capa muito linda.
    Bjus

    ResponderExcluir
  8. Oii! Amei as fotos que você tirou do livro, ficaram lindaas! Eu tenho esse livro na minha lista e estou louca pra ler, ainda mais depois de ler a sua resenha. Eu já conhecia a escrita da Vanessa, é muito envolvente e os personagens são muito bem construídos. Espero conferir essa obra um dia, bjss!

    ResponderExcluir