[Resenha] Clube de Luta 2 - Chuck Palahniuk

11 comentários
Sinopse:
Alguns amigos imaginários nunca vão embora...

Vamos juntos quebrar a regra número um do Clube da Luta. Tyler Durden está de volta. Agora, ele já é pai de família. A continuação do clássico de Palahniuk surge num formato inovador: em HQ. A história se passa nove anos depois do final do primeiro livro. O casal de protagonistas, que leva uma existência aparentemente normal, mais uma vez terá de rever alguns amigos imaginários que nunca foram embora. Só que agora as consequências podem fugir ainda mais do controle. Comemorando vinte anos da publicação do livro Clube da Luta, Chuck e o aclamado ilustrador Cameron Stewart se juntaram para criar o que já se tornou uma das mais aguardadas HQs da história: o retorno de Tyler Durden.
Enredo:
"Quero um tesouro dentro de mim, que ninguém possa roubar, que governo nenhum possa taxar." p.73
Nosso narrador é Sebastian. Já conhecido por nós no livro um. Ele agora é casado com sua esposa - que antes era maravilhosa - Marla. Ele não é mais aquele homem apaixonado por criticar a sociedade consumista e capitalista e muito menos que vivia machucado devido ao seu Clube de Luta ( lembra da 1° regra?) e que invoca em seus amigos de clube um espírito não somente de violência natural do ser humano, mas uma revolta por quem alimentava esse sistema doentio e desigual.
Seb agora é um homem apenas viciado em remédios de tarja preta e que vive melancólico e distante emocionalmente de seu filho com sua amada esposa. Ele parece perdido dentro de si mesmo. Nossa história começa quando ele vai atrás de sua esposa num encontro para pessoas com variados tipos de síndromes e ele começa a esculhambar o marido e isso o choca profundamente. 

A Organização anti-materialista e anti-capitalista está de volta do primeiro volume e tem ambições bem maiores nesse volume. Tyler Durden está de volta e não pode ser contido de forma alguma e por isso planeja causar um holocausto mundial para limpar o planeta das "ervas daninhas" e tem como aliado pessoas completamente inesperadas para quem acompanha essa história fantástica.

Sebastian corre contra o tempo para salvar seu casamento e entender os motivos de sua esposa está apoiando o retorno de sua ruína, os indícios de loucura de seu filho, destruir Tyler e de quebra tentar salvar a si mesmo.

Personagens:

Sebastian continua sendo o homem melancólico que era no primeiro livro e no filme. Prosseguiu sua vida com normalidade, mas seus problemas psicológicos e Tyler nunca deixariam ele seguir em paz e longe do Clube de Luta. Sua luta nesse volume é salvar a si mesmo e quem ama do seu "maior inimigo". 

Marla ganhou uma nova roupagem. Diferente de sua vertente "sexo e drogas" no volume um, sua nova aparição traz um sentimento de inconformismo diante a ruína de seu marido e consequentemente de seu casamento e sua chama de vida. 

Tyler Durden retorna do fogo do inferno para incendiar literalmente o mundo todo. Suas ambições agora estão às vésperas de serem concretizadas e sua jogada mais sinistra é colocar "para dormir" seu indispensável conselheiro: Sebastian. Sua loucura e motivação tomaram sua razão que já era perigosa e agora tomou a forma de um ódio mortal por todos.

Desenvolvimento:
Palanhniuk derruba mais uma parede da arte: Ele mesmo se torna um personagem desse super HQ que dar continuidade ao clássico Clube de Luta e coloca em palavras toda sua insanidade e ausência de medo de debochar das regras sociais e moralidade humana.

A tensão do livro é montada logo nas primeiras páginas do HQ que são acompanhadas de cenas sem qualquer tipo de pudor. Toda a loucura de Tyler transborda em cada acontecimento que eclode e anuncia um apocalipse de proporções inimagináveis e um único que pode impedir é o mesmo que tem o fósforo que acenderá o barril de pólvora.
O que mais gosto nas obras do autor é sua falta de artifícios românticos para ilustrar suas críticas sociais. Quem assistiu ao filme sabe que o diretor e produtor passou exatamente a essência do escritor. Uma literatura feita para escandalizar qualquer puritano e defensor da falsa moralidade religiosa. Chuck usa e abusa dos palavrões, cenas de sexo e depreciação de nossas repetições ridículas ditadas pelo Capitalismo. Cada personagem dele transmite o pouco de si e o caos toma direções escandalosas e deliciosamente bem vindas para quem estar cansado desse circo chamado de sociedade capitalista.

Parte Física:
Comprei o livro em um sebo e não sabia que era um HQ. Fiquei muito feliz quando descobri porque as ilustrações se casam perfeitamente com os diálogos e acontecimentos desse segundo volume. O talento dos ilustradores, Cameron Stewart que é o atual responsável dos HQ Batgirl, Batman e tantos e além de David Mack que é o capista desse livro e nos presenteia com algo de tirar o fôlego e que me inspirou nas fotos dessa resenha.

Final:
Escandalosamente esplêndido e à altura de Chuck que aparece de forma cômica Final:em sua própria obra e nos presenteia com muito de sua visão sobre seu trabalho em Clube de Luta.

Para quem não conhece Clube de Luta recomendo assistir ao filme com Brad Pitt e Edward Norton e após retornar aos livros, porque terá uma experiência formidável.


Título: Clube de Luta #2
Autor: Chuck Palahniuk
Editora: Leya
Ano: 2016
N de páginas: 280
Skoob
Onde Comprar: Estante Virtual
Não recomendado para menores de 18





Comentário(s)
11 Comentário(s)

11 comentários

  1. Olá...
    Antes de mais nada preciso te parabenizar pelas fotos do posts que ficaram perfeitas e mostra o quão você se dedicou... Meus parabéns!
    Sobre o livro, gostei de conhecer suas impressões, porém, não é um livro que leria, pois, não leio muito nesse gênero.
    Bjo

    ResponderExcluir
  2. Oi, amei sua resenha. Eu tenho vontade de ler o primeiro livro, e achei super interessante isso de a continuação ser uma HQ, preciso conferir logo essa história.

    ResponderExcluir
  3. Preciso dizer que nunca me interessei por assistir ao filme ou ler o livro do Clube da Luta. Porém fico feliz em saber que essa continuação esta formidável tão quanto o primeiro livro, e essa HQ tem ilustrações que casão muito bem com os diálogos. Portanto para os fans da obra com certeza vão querer adquirir o livro para lê-lo.

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem? Eu comprei uma edição linda de o clube da luta mas ainda não li, quero comprar este também para ler em seguida! Faz tempo que quero ler uma resenha do mesmo e não encontrava nenhuma atual!
    Ameeei o post, um beijo.

    ResponderExcluir
  5. Eu sou grande fã do autor e gostei bastante de O Clube da Luta. Já tinha visto que esse quadrinho existia, mas nunca me deparei com um exemplar. Vou ficar de olho da próxima ver que eu for nos sebos por aqui!!
    Obrigada pela dica e parabéns pela resenha.
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Não conhecia o autor, adoro HQ's tenho algumas aqui em casa não vendo nem dou por nada nesse mundo kkk.
    Suas fotos ficaram maravilhosas, parabéns pelo capricho. Vendo sua resenha fiquei encantada com o enredo apesar de ser o segundo volume, vou procurar o primeiro para ler. Não assisti ao filme Clube de Luta mas estou super curiosa para conhecer, obrigado pela dica, bjs!

    ResponderExcluir
  7. Olá!

    Não li o primeiro, mas conheço a história por alto e até então imaginei uma leitura um tanto densa. Acredito que esse novo formato ajuda a leitores curiosos como eu e enfim realizar a leitura, não se porque, mas HQ passa essa coisa de leitura rápida (pelo menos para mim). Dica anotada com sucesso.

    Beijão.

    ResponderExcluir
  8. O livro é extraordinário, bem escrito e a proposta muito boa, não li o HQ, infelizmente, mas sei que vou amar. Também gostei bastante de suas fotos, a make ficou legal, adoro quando o blogueiro respeita a identidade do livro ao tirar as fotos.

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bom?
    O clube da luta nunca foi uma leitura que chamou minha atenção, então acho que por isso não seria uma leitura para mim. No entanto, curti saber o quanto você gostou dessa continuação, que se deu por forma de quadrinhos e de uma maneira tão bem feita e pertinente.Achei interessante também o autor se colocar como personagem de sua história. Adorei sua forma de resenhar e as fotos!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem? Admito que ainda não li Clube da Luta, porém vi seu filme e fiquei feliz em ver sua complexidade e a mensagem por trás. Espero ainda ter a oportunidade de ler a obra escrita, e assim parte para o segundo volume. Adorei saber que ele é em forma de quadrinhos, o que nos ajuda visualizar melhor a história. Ótima resenha e fotos!
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Nunca li o livro, mas pela sua resenha, pude perceber que é uma boa obra. E menina, que fotos são essas?! Achei incríveis! Parabéns pelo post.

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir