[Resenha] Mistérios da Riveira - Luigi Longo

6 comentários
Sinopse:
Mistérios da Riviera, ficção policial que ocorre na Riviera mais charmosa e badalada de todo mundo... Passando pelas lindas cidades de Marselha, Nice, Cannes e Mônaco. Cenário este que será o pano de fundo para uma trama envolvente repleta de ação e suspense... Um Assassino em Série, que deixa como única pista apenas a ponta do charuto na cena do crime. Vítimas mulheres, que são encontradas com as entranhas arrancadas e orifícios queimados. Na caçada deste sanguinário maníaco, a força policial francesa enfrentará desafios com estratégias e ousadias que vão nos envolver desde as primeiras páginas até o imprevisível clímax maçônico final com a revelação do assassino. Conduzindo nossa imaginação para lugares diversos e fascinantes, onde os detalhes nos permitem viver a sensação de participar da própria trama que o autor habilmente vai desenvolvendo página após página, tornando sua leitura envolvente e repleta de surpresas.
Enredo:

Fabien Lorraine era um policial renomado na polícia de Paris. Trabalhara por anos no serviço secreto e era destaque em seu serviço. Tinha uma família maravilhosa com uma esposa e duas filhas, mas numa noite que estava vindo com a família numa viagem de carro acabou sofrendo um acidente com o automóvel e apenas ele sobreviveu àquele episódio fatal em sua vida.

Passou algum tempo sendo tratado com terapia e após ser considerado apto para retomar sua vida "normal", ele decide ir embora de Paris e recomeçar em algum lugar que ninguém o conhecesse e o tratasse com pena. Por isso pediu ao seu tutor, Monsieur Pasquim, da Interpol, para encaminhá-lo para o cargo de detetive chefe na Polícia de Riviera.

Ele assume o cargo após uma longa conversa entre o diretor da localidade e o comissário estadual da polícia. Ambos são corruptos e só aceitaram Fabien porque era experiente e suportaria o trabalho. Paralelamente um assistente foi designado ao novo comandante , Alex Gusman era sobrinho do senador e tinha um péssimo histórico, entretanto era impossível negar algo ao senador.

Alex torna-se pupilo de Fabien e tenta ao máximo trabalhar com dedicação e em posição de aprendizagem constantemente e por isso ganha confiança com seu novo chefe. Porém tudo começa a ruir quando corpos de mulheres entre 20 e 45 anos vão sendo encontrados por Riviera e cidades próximas e muitas das vítimas que são encontradas desfiguradas, orifícios queimados e tripas fora do corpo tem alguma ligação com o jovem detetive Alex e por isso acaba se tornando um dos suspeitos de ser o serial killer chamado pela mídia de Lobisomem de Riviera, já que matava as vítimas apenas em dias de lua cheia.

Os corpos vão surgindo e a polícia tem apenas insinuações e nada de provas ou pistas que levem a identidade do serial killer e tudo piora quando uma agente do FBI torna-se uma das vítimas do criminoso e mulheres próximas dos investigadores também são traçadas por ele. A pressão aumenta sob Fabien que se vê com a dúvida de condenar um inocente ou avançar com a investigação e descobrir coisas além do que poderia suportar.

Personagens:

Temos muitos personagens nesse romance policial e todos tem uma certa relevância no andamento dos acontecimentos.

O primeiro é Fabien que é um homem carregado de marcas dolorosas em sua alma. A perda de sua família lhe deixou inseguro em muitas coisas em seu trabalho e por isso optou por mudar de cidade e tentar um recomeço. Só não esperava cair de paraquedas na presença de um assassino em série numa área de alta movimentação turística, como Riviera e ainda tendo que lidar com muitos fatores, como um parceiro imaturo, um informante na polícia que passava tudo que ocorreria para a mídia e os superiores que eram corruptos.

Alex é um jovem bem imaturo e típico dos homens brancos e ricos que sempre são vistos como isentos de maturidade ou culpabilidade dos seus atos. É um personagem que pode ser carismático por sua beleza e descendência, porém pouco despertou minha simpatia. O local onde cresceu influenciou negativamente em seu caráter e comportamento social. Mimado, egocêntrico e emocional demais. Pode até ganhado certa maturidade, porém algo irrisório diante sua idade e cargo.

Bruno e Cleide são parte da equipe que investiga o serial killer. O primeiro tem uma análise lógica pragmática impressionante diante o cenário na qual está investigando e acaba se tornando o braço direito de Fabien. A segunda é uma detetive sênior que trabalha com esmero e dedicação. Cumpre com seu dever e auxilia sua equipe com sensibilidade e sabedoria.

Os superiores de Fabien são o capitão August e o comissário que não escondem seu desprezo e indiferença com seus subalternos. São mesquinhos, desprezíveis, frios e corruptos e a todo custo atrapalham o trabalho de sua equipe para não chegarem até seus esquemas.

Também temos as personagens femininas que merecem destaque: a legista srta.Margoux que trabalha com rapidez, eficácia e um olhar clínico e certeiro para as evidências nos corpos e além dela temos a sra.Valentina que trabalha na auditoria da Polícia e chega na Riviera para investigar o departamento de polícia da localidade. Forte, pragmática, objetiva e autoritária.

Desenvolvimento:

A escrita de Luigi é bem fluída e isso ajuda na leitura e quase não senti que li 410 páginas e o que é muito para um romance policial.

O início da história é bem vagaroso até surgir o primeiro corpo que surge destroçado e me deixou com uma certa vertigem, porque os detalhes são bem colocados e acaba sendo fácil a visualização do estado da vítima.

Durante a leitura temos uma viagem visual pela localidade litorânea da França e até esquecemos que estamos num suspense. Isso dar uma leveza nos momentos que estamos atordoados quando mais corpos vão surgindo e achamos que a polícia da Riviera realmente é relapsa porque é incapaz de achar qualquer resquício de pistas nos corpos ou cenas dos crimes. 

O autor traz com detalhes como funciona um departamento de polícia e como a corrupção não assola somente nosso solo brasileiro. É doloroso ver o trabalho de Fabien e sua equipe sofrer com a manipulação dos seus superiores e até da mídia que dificulta muito o trabalho de investigação, porque o sensacionalismo é a marca registrada do jornalismo do século XXI.

Da metade da obra o autor nos traz mais um caso que se cruza com o serial killer e nos dar evidências fortes da identidade do assassino, mas que passam batidas por nós, já que estamos focados em outras coisas. Essa jogada do escritor foi bem inteligente, porque ele me fez desisti da minha teoria de quem era o criminoso, porque tinha poucas evidências contra ele. O irônico é que minha teoria inicial se confirmou no último capítulo e bem que eu estava sentada, porque o impacto foi fortíssimo, pois por mais que eu desconfiasse não queria que fosse essa pessoa.

Final:

O desfecho foi surpreendente e inesperado, porque o autor vai montando um background, na qual não observamos e quando ele vem para o frontend nos vemos nocauteados pela verdade e as explicações chegando como muita rapidez.

O final ficou com algumas aberturas e tenho certeza que o escritor nos trará mais um livro após esse, porque alguns personagens revelaram sua verdadeira faceta nos últimos três capítulos e outros começaram a agir de forma dúbia e isso indica continuidade, porque até a identidade do assassino foi questionada pela mídia e isso me deixou animada imaginando mil coisas haha.

Algumas ressalvas que tenho com o livro são resumidas em duas: Quem não sabe, mas meu gênero predileto é o suspense. Leio desde ele até os subgêneros e estudo muito sobre literatura para resenhar  e também porque gosto da área e por isso senti uma falta de tato na construção das falas dos personagens. Algumas conversas eram de baixo teor e isso me incomodou, porque achei fora do contexto e outro ponto que me deixou intrigada foi quando a identidade do criminoso foi revelada e não teve aquele flasback explicando os crimes e tudo mais, porque isso é essencial em toda obra para finalizar a caçada ao "inimigo". Pode ter sido proposital como disse acima ou foi uma falha mesmo do autor, mas isso não tirou a qualidade do livro.

Parte Física:

A capa só fez sentido para mim no último capítulo e entendi a construção de luz e sombra sob o modelo e os símbolos que me intrigaram desde que olhei essa capa.

As folhas são amareladas e com o padrão de sempre da Chiado, algo que me agrada muito porque me lembra a qualidade dos livros antigos de capa dura.

Mistérios da Riviera é um romance policial carregado de jogadas inteligentes que nos levam proposital ao erro e nos fazem enxergar que tudo pode ser manipulado, até nossa opinião. Não há liberdade real na sociedade. Isso lhe assusta?

Título: Mistérios da Riviera
Autor: Luigi Longo
Editora: Chiado
Ano: 2020
N° de Páginas: 412
Skoob
Onde comprar: Livraria da Travessa

Cedido em parceria com a editora


 
Comentário(s)
6 Comentário(s)

6 comentários

  1. Não acmopanho muito os lançamentos da Chiado, mas fiquei interessada nesse livro. Eu gosto muito de livros policiais, apesar de eu comer eles, eu gosto muito, sempre me divirto muito lendo e não tem nada melhor que aquele frio na barriga kkk
    Vou procurar esse livro pra ler, já quero!

    ResponderExcluir
  2. Oi. livro parece ótimo, até porque gosto de livros com muitos personagens, preciso me dedicar mais a leitura e acho que é desafiador também para quem escreve (só acho). A capa para mim também ficou legal, mas como não li a obra, não sei fazer a referência com o texto. Preciso ser muito honesta, ler a resenha foi sofrível, isso porque a cor da fonte e do blog para quem tem problema de vista como eu, é bem complicado

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? Não conhecia esse livro ainda, mas a capa me chamou bastante a atenção, e o enredo me deixou bem curiosa para ler. Parece ser mesmo uma obra surpreendente, sem falar tem a França na história, então super quero ler!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  4. Eu particulamente amo livros de romance policial com suspense e com muitos personagens. Não conheço o autor e muito menos tive algum contato com a Chiado Editora, então não sei muito o que comentar. Em relação a resenha, achei completa, trazendo pontos cruciais e visão própria, deu vontade de ler!

    ResponderExcluir
  5. Oiii

    Não conhecia esse livor mas fiquei bem interessada justamente por conta da escrita fluída do autor, mais de 400 páginas e nem perceber é todo um feito em suspenses e isso me animou, e tb pelo desfecho que foi satisfatório. Pena que faltou esse flashback logo depois que aidentidade do assassino fica revelada, isso deve mesmo ter feito falta.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  6. Eu gostei desse lançamento, parece ser muito bom! E gosto muito quando o final é surpreendente, porque me faz ter a sensação de que a história fechou muito bem!

    ResponderExcluir