[Seriando] Upload

11 comentários

Título: Upload
Gênero: Comédia/Ficção Científica
N° de Temporadas: 1
N ° de Capítulos: 10
Stream: Prime Vídeo
Ano: 2020
Direção: Greg Daniels
Elenco: Robbie Amell, Andy Allo, Allegra Edwards

Sinopse:
Upload é ambientado em um futuro em que os seres humanos são capazes de "carregar" a si mesmos em sua escolha preferida de vida após a morte. Quando Nathan (Robbie Amell) encontra sua morte prematura, ele é recebido por Nora (Andy Allo) em sua versão do céu. Enquanto Nathan se acostuma a viver longe de seus entes queridos, Nora luta para permanecer trabalhando ao lado de Nathan após a morte.
Enredo:

Já imaginou você está a beira da morte e ter duas escolhas: Morrer para sempre ou ser upado para alguma nuvem que foi construída para ser um paraíso para seu "software"? Esse é o enredo da série original do Prime Vídeo, Upload.

Nathan Brown é um jovem programador que tem seus valores pessoais e por isso não quer vender seu talento para qualquer empresa de tecnologia que diz "querer ajudar ao mundo" e por isso tem conflitos com seu melhor amigo e sua namorada riquíssima Ingrid.

Um dia retornando de uma visita a sua família com a namorada ele sofre um acidente inesperado de carro e morre. Sua namorada/noiva rica faz seu upload para LakeView que é uma paraíso virtual, na qual a alma/software de pessoas ricas vão. O lugar é uma reprodução de tudo que as pessoas desejam e tudo que podem pagar para terem.

Ao chegarem a LakeView os novos "clientes" são levados a conhecer as atividades e tudo sobre o local e principalmente que não devem ser isolar dos outros, porque podem ter depressão e querem se jogar no "Torrent", que nada mais é que uma falha no lugar que leva ao mundo real, mas que destrói o "avatar" e nunca mais pode ser recuperado, ou seja, a pessoa morre definitivamente.
Para ajudar nessa nova vivência virtual temos pessoas contratadas(no mundo real) que acompanham esses avatares diariamente em qualquer uma de suas necessidades. Eles são chamados de Anjos. Nathan ganha uma anja chamada de Nora e eles começam a fazer uma amizade verdadeira e que beira sentimentos românticos que vão culminar em relações restritamente proibidas entre eles e principalmente, porque existe a namorada de Nathan que é temperamental e pode apagar seu namorado a qualquer momento.

Paralelamente a construção desses novos modelos de relacionamentos, temos um mistério que assombra a morte de Nathan. Seu carro fora danificado de forma proposital, ou seja, ele fora assassinado. Mas por quem? E por que ?

Personagens:

Nathan é um personagem muito inteligente e tem uma masculinidade bem tranquila e sem tóxica. Seu dilema é seu namoro com Ingrid que claramente é abusivo. Ingrid o levou a LakeView para seu controle e domínio e para algo que só entendemos no último capítulo. Entretanto, ele acaba nutrindo sentimentos reais por seu anjo e complicando sua vida e principalmente, a de Nora que fica sem saber o que fazer diante tamanhas emoções.

Nora é uma mulher forte, determinada, independente e visivelmente sensata, porém quando começa a conhecer melhor seu protegido permite que sua sensatez escorregue pelo ralo e a leve para um cenário nada animador e perigoso que a coloca em situações que deixariam qualquer com vontade de ficar a quilômetros de distância do Nathan.

Ingrid já é uma personagem que vai despertar a raiva de todos os telespectadores, porque ela é muito rica, superficial, irritante e insensível em quase todos os encontros com seu "noivo", mas que acaba sendo revelado como uma proteção contra o perigo que acompanha o amor de sua vida. É uma personagem revelação que cativa nos últimos minutos do último capitulo.

Desenvolvimento:

A série traz reflexões fortes e profundas num tom cômico que se assenta brilhantemente com todo o trabalho de continuidade e expansão do tema pós-morte.

A história se passa em séculos a frente do nosso. As pessoas tem duas escolhas: podem morrer para sempre ou serem upadas para paraísos construídos virtualmente para sua permanência em nuvem até que o tal sonhado Download seja possível e novos corpos possam ser usados para eles viverem uma nova vida.

O que entra em cheque logo no primeiro capítulo é que mesmo com o aperfeiçoamento da tecnologia e sua grande expansão, as desigualdades socioeconômicas não foram exterminadas. O que ocorreu foi o aumento do penhasco entre ricos e pobres, o que é já visível em nossa realidade, na qual ricos usufruem de diversas tecnologias nos mais variados setores da sociedade e os pobres sofrem com o analfabetismo tecnológico.

Outro questionamento permanente em todos os capítulos é nossa obsessão pela eternidade. Se paramos para pensar só seriam eternos os ricos, porque somente eles teriam acesso a permanência nesse mundo. Coloque aí essa incessante busca por planetas que possam ser habitáveis, como possivelmente Marte, as pessoas pobres serão deixadas de lado sem qualquer dó, porque o capitalismo é assim. A série fala sobre isso com maestria com seu fundo engraçado para dar leveza a algo que normalmente ignoramos, porque achamos que pobreza e riqueza é algo natural e não social.
Finalizando as temáticas da série temos a briga da liberdade de distribuição da tecnologia. Sou aluna de Ciência da Computação e programadora e sei bem disso. Há duas décadas o mundo se divide em tecnologia exclusiva(como, Microsoft, Apple e Google) e outro lado com softwares livres, como o grupo GLinux que acredita que a tecnologia deve ser aberta e isso engloba sobre autorias e principalmente direitos autorais que podem ferir muitas constituições federativas, já que o acesso a cultura e conhecimento é um direito universal, mas nem 55% da população mundial tem dinheiro para ir num cinema e por isso a pirataria vem sendo discutida há anos como um problema oriundo das desigualdades e não da vilania cultural que grande parte das pessoas propaga sem se dar ao trabalho de estudar profundamente sobre o assunto.

Considerações Finais:

Upload é uma série que me conquistou pelo dinamismo em seus capítulos curtos que conseguem associar discussões importantes sem ser agressiva e sim informativa com background reflexivo. Acrescente aí um elenco bem escolhido e um casal visivelmente com química real, como Nathan e Nora.

Assista Upload sabendo que ela vai te fazer rir muito, mas também vai te alfinetar constantemente porque se você quer mudança, por favor saia de sua redoma de vidro e vai desbravar as verdades sem os filtros da mídia, do governo e quem quiser lhe manipular.



Comentário(s)
11 Comentário(s)

11 comentários

  1. Olá, tudo bem? Não conhecia essa série ainda, mas achei a premissa diferenciada e fiquei interessada. Parece ser uma série que nos faz refletir bastante. Ótima dica!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  2. Olá, como vão as coisas?

    Não conhecia a série ainda, mas adorei a premissa. Inclusive, eu estava procurando séries diferentes e legais para assistir nessa quarentena, depois que terminei de maratonar algumas que eu estava assistindo. Muito obrigado pela indicação haha :)

    Abraços!
    www.acampamentodaleitura.com

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? Interessante a resenha sobre. Não pensava que um ambiente dessa dado a tecnologia poderia ter também espaço para comédias. Com certeza teremos bastante reflexões a cerca do assunto, e adoro, e acho que isso me anima a vê-lo. Fora que sou fã do ator principal, sendo mais um fator. Dica super anotada!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Gostei da indicação! Eu demoro um pouco para engrenar com séries novas, mas vi essa série lá no Prime Vídeo e fiquei curiosa. Achei a proposta muito interessante, que bom que a recomendação é positiva! rs
    Bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Ainda não conhecia essa série, achei intrigante como o enredo cativa, só por ler sua resenha fiquei curiosa em saber mais da história, adorei sua resenha principalmente como colocou os pontos por desigualdade financeira. Obrigado pela dica, vou procurar no catalogo da Amazon, parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  6. Ainda não tinha ouvido falar dessa série, mas achei interessante o enredo diferentão dela. Gostei mais ainda dos pontos de reflexão que você diz que ela traz. Se algum dia eu tiver a oportunidade a assistirei com certeza.

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem ?
    Estou assistindo também, gostando bastante, só a noiva dele que acho uma "vaca"rsrs . Mas super já shippo ele com a Anjo, que esqueci o nome, vi apenas os dois episódios ainda, mas adorei.
    Muito boa a resenha, também pretendo escrever sobre em breve.
    Beijos.
    www.estilo-gisele.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Apesar de discordar de pontos sensíveis da sua resenha, gostei bastante da ideia da série e já vou incluí-la na minha lista no Prime! Parece ser uma história bem interessante por permitir tantas reflexões!!!
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  9. Gostei demais de conhecer essa série por aqui, no seu post. Adorei os cenários apresentados, um mais lindo que o outros. Também gostei do elenco e tudo isso me fez querer conferir a série, o que farei nesse final de semana. Acho que a série ganhou um novo seguidor.

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?
    Eu não sou muito de assistir séries, mas essa tem me deixado curiosa pelos comentários positivos. Confesso que achei a premissa meio bizarra, mas adorei o fato de que, apesar do tom cômico, a série traz questionamentos muito importantes. Fiquei interessada principalmente pela forma como as desigualdades sociais são abordadas nesse mundo futurista. Adorei o post e vou anotar a dica. Quem sabe tento dar uma chance para essa série agora em junho, né?
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Oi tudo bem? Eu ainda não conhecia essa série, achei bem interessante e deve levantar algumas reflexões de qm assiste, também achei ela bem diferente, já tinha assistido série sobre vida dps da morte, mas nada assim
    att,

    ResponderExcluir