[Seriando] Curon

Um comentário


Título: Curon
Distribuidora: Netflix
Ano: 2020
Gênero: Suspense/Terror
Criadores:
Ezio Abbate,Ivano Fachin,Giovanni Galassi,Tommaso Matano
N° de Capítulos: 7
N° de Temporadas: 1(renovada)
Elenco:
Valeria Bilello,Luca Lionello,Federico Russo
Sinopse:
Depois de 17 anos, uma mulher volta para sua cidade natal com os filhos gêmeos adolescentes. Mas ela desaparece, e os dois devem enfrentar o passado sombrio da família.
Enredo
A pequena cidade de Curon fica na divisa entre Itália e Áustria e foi utilizada estrategicamente na Primeira e Segunda Guerra Mundial pelos nazistas e por isso é dita como amaldiçoada, principalmente pela permanente presença da família Raina que fora no estopim das guerras, a guardiã do mal e que optou por apagar do mapa a cidade e submergir mais da metade da localidade e assim ser alvo de desgraças por décadas e que foram motivos da fuga da jovem Anna anos atrás.

Anna é uma das descendentes vivas dos Raina. Em 2001 ela fora usurpada por uma doppelgänger (ou duplos, ou sósias, como também são conhecidos) que acabou matando sua mãe e assim a perseguindo para tomar seu lugar. Anos após sua fuga, Anna ressurge em sua terra natal devido o medo de seu ex marido e por isso vai parar no hotel de seu pai e sem sua bênção, já que sua "sombra"(como é chamada na cidade as criaturas que surgem do lago) ainda continua viva e no andar de cima.
Seus filhos gêmeos Mauro e Daria tentam se enturmar com as pessoas da cidade, porém são normalmente rejeitados já que são vistos como "mau presságio" para a localidade. Mauro que é mais sagaz e sensível que sua irmã, sabe que seu avô esconde algo no andar de cima do hotel( eles ainda não sabiam da maldição) e começa tentar abrir a porta que esconde algo e quando abre, dar início a uma era de maldade e destruição não somente de sua família, mas de toda Curon.

Personagens

Anna é a personagem percursora de todo o mal na cidade, era o que todos pensavam, e por isso evitou por anos não voltar ali, porém as circunstâncias a levaram ao seu antigo lar e principalmente a colocaram diante inúmeros problemas mal resolvidos de seu passado.

Daria é a filha mais velha, por segundos, e por isso ajuda seu irmão sempre. Ela é forte, destemida e incapaz de permitir ser subjugada por qualquer pessoa, porque ama sua liberdade e quer viver segundo seus modos e por isso não deixa que façam bullying com Mauro. Ela é o refúgio de seu irmão.

Mauro é aquele personagem que nos primeiros vinte minutos do primeiro episódio tu aposta que ele vai ser o "peso morto" da série, mas felizmente somos presenteados com um jovem inteligente, perspicaz, sensível, observador e analítico. Sua aflorada sensibilidade não traz neblina aos seus discernimentos que são essenciais em diversos momentos cruciais do enredo. Nem mesmo sua surdez parcial lhe tira o protagonismo brilhante e inegável ao lado de sua irmã.
Também temos Micki e Giulio que são filhos do amor do passado de Anna, Albert com a professora Klara. A dupla de irmãos é uma antítese agradável no enredo e ganha destaque nos últimos três capítulos da série e mostrando que adolescentes podem ser protagonistas sem permitirem que os adultos se sintam entediados, pois suas sutilezas intelectuais são elevadas a um grau impossível de não se encantar.

Desenvolvimento

Curon é uma produção italiana e traz em sua bagagem todas as apostas da Netflix, que é as séries de suspense como a aclamada Dark e The Rain, mas tem suas próprias peculariedades e singularidades que permitem que as comparações com outras produções sejam desnecessárias.

Há séculos a ideia vinda dos mitos nórdicos de que sósias do mal surgem para destronar o bem e seus originais já é usada em diversos enredos, como O Retrato de Dorian Grey e outros, entretanto Curon traz seus próprios elementos, como a Torre na qual as "sombras" surgem que lembra o Observador do canônico O Senhor dos Anéis que traz caos e destruição para toda Terra Média e aqui em Curon mostra toda sua força amaldiçoando com severidade não somente os italianos, mas até os descendentes de alemães.
A princípio podemos ser levados a acreditar que a produção italiana irá convergir na vertente do drama adolescentes, mas sua aposta é no ar dos contos de Lovecraft que passam pelas águas geladas e gritantes de terror que circulam a antiga torre da cidade e desembocando em outras subtramas, como a descoberta da existência de filhos de "sombras"(não é spoiler) e que não são conhecidos de ninguém e podem ser tão mortais quanto seus pais e principalmente pelo clima tenso e bélico dos moradores contra a permanência e existência da família Raina em Curon.

As subtramas da série são extensas e por isso algumas são superficiais, mas como a mesma já foi renovadas acreditamos que essas aberturas foram propositais, pois o final foi bem tenso e excitante e os últimos dez minutos do capítulo final entregaram mistérios e outras maldições que até então eram apenas suposições.

Curon é aquele thriller psicológico fácil de se apaixonar e maratonar em poucas horas e nos levar a refletir sobre quem somos e qual lado(Bem e Mal, na concepção existencialista da série) nós alimentados e que se percebemos são iguais e inseparáveis.




Comentário(s)
1 Comentário(s)

Um comentário

  1. Oi, tudo bem?

    Não conhecia a série, mas fiquei bastante intrigando com o seu enredo. Thriller é um dos gêneros que eu mais gosto, seja em livro ou em produções audiovisuais, conseguem me prender de verdade e só paro no final.

    Fiquei curioso para descobrir a história e ainda mais por ser uma produção italiana, saindo da minha zona de conforto de só assistir produções norte americanas, estou tentando várias nas produções que assisto.

    Já coloquei a série na minha lista na Netflix, obrigado pela indicação!

    Beijos!
    www.marcasliterarias.blogspot.com

    ResponderExcluir