Lição N°12: "Ninguém consegue usar uma máscara para sempre. Ela sempre precisará ver sua face real se não esquecerá quem um dia foi."

Nenhum comentário


"Ninguém consegue usar uma máscara para sempre. Ela sempre precisará ver sua face real se não esquecerá quem um dia foi."


A todos os momentos usamos máscaras para esconder nosso rosto, principalmente em bailes de máscaras no tempo de Monarquias e grandes reinos, mas seu uso continuou assíduo durante o carnaval e festas com temas que exigem seu uso.

Só que estou falando são sobre Ocultar o que somos de verdade. Escondemos quem somos para agradar determinando grupo social. Já assistiram HIGH SCHOOL MUSICAL?Não....então procurem já assistir. É um filme juvenil, mas serve para todos os públicos, porque trata do tema Aceitação Pessoal....no filme Vanessa Hudgens interpreta Gabriella Montez e é uma estudante brilhante e muito inteligente. Chegou a nova escola como desconhecida e queria permanecer no anonimato,porque sofrera bullying em suas escolas anteriores, onde a taxavam de Nerd. Sua mãe trabalhava em um emprego que exigia mudanças constantes de casas e Gabi quase nunca tivera amigos. Sempre os perdera e os poucos que tinham a humilhavam, porque gostava de estudar e se destacava em Matemática e Química. Na nova escola Gabriella se apaixonada pelo capitão do time de basquete Troy Bolton( Zac Efron)...ele um jovem bonito e mega popular...uma paixão comum entre eles: A Música! Amam cantar.

No decorrer do filme percebemos as lutas entre as "panelinhas" quem está ou estudou no ensino médio sabe muito bem sobre elas. São grupos sociais onde há algo em comum entre todos os membros. Roupas, palavriado e afins caracterizam cada grupo. São informais, mas as pessoas levam isso muito a sério e começam a querer se encaixar num dos milhares de grupos só para ser "amado" e popular. Gabriella e Troy são pressionados por amigos a esquecer essa paixão absurda pela música. Eles são diferentes. Vão querer mexer a Ordem Social? Abalar o Status Quo?

Pareceu familiar para você? Para mim pareceu demais com minha vida e o que vivenciou todos os dias. Nós tentamos ser o que não somos. Só porque eles gostavam de coisas diferentes não quer dizer que não possam ser amigos ou cantarem juntos. Nada limitar a convivência humana.

Temos que nos aceitar como seres diferentes. Tivemos origens diferentes, cada um teve uma educação distinta...e tudo isso forma personalidades diversas e isso que move a sociedade.

Preconceitos e crueldades parecem uma praga na sociedade que se alastram em proporções  grandiosas devido a falta de bom senso e um sistema educacional que trate de verdade a importância do respeito e tolerância com a diferença do outro. A Humanidade é diversa. Preconceitos são conceitos errados e precisam ser eliminados.

Sem atos de humilhação em público...Bullying que diversas crianças e adolescentes sofrem todos os dias e que vão marcar suas vidas para sempre. Os tornando adultos inseguros e com baixa auto-estima. Serão covardes em seus ciclos sociais. Pouco falaram. Serão agressivos ou omissos. Fracos em suas decisões. Manipulados. Sem voz. Se sentiram vítimas.

Então de modo algum aceite ser o que não é. Seja você mesmo. Mostre a Humanidade sua marca. Seja original. A autenticidade tem um preço alto a ser pago, a REJEIÇÃO. Ela é dura. Quantas vezes fui rejeitada por ser quem sou, mas vale a pena ser quem sou. Sinto-me livre...posso falar e me expressar do jeito que quero.

Ame-se e o mundo lhe aceitará do jeito que é.




High School Musical - Stick to the Status Quo


Joanice Oliveira

Comentário(s)
0 Comentário(s)

Nenhum comentário

Postar um comentário