[Resenha] A Verdadeira Bela - Li Mendi

16 comentários
Título: A Verdadeira Bela
Autora: Li Mendi
Editora: Highlands
Ano: 2013
N°de páginas: 159


Sinopse:
Nicole está prestes a entrar para uma agência de publicidade famosa e lá enfrentará o conflito entre a auto-imagem e a visão distorcida dos seus colegas a seu respeito. A pressão psicológica que acontece com bullying nas redes sociais será vencida por um grande amor, que surge para fortalecê-la e protegê-la de todos os preconceitos.
Fernando é admirado por seu dinheiro e poder, mas, no fundo, luta contra uma secreta baixa auto-estima. Com medo da própria imagem que forma no olhar do outro, ele se critica e se fecha. Até que um dia seu caminho se choca com o de Nicole e os dois aprendem juntos que o amor não é cego. Ele vê com clareza o que nem todos veem: a verdadeira beleza completa do ser amado.
Com muito bom humor, este livro irá tomá-lo do começo ao fim e envolvê-lo em uma estória que fala de um homem tentando entender o seu passado e de uma garota lutando pelo seu futuro. De repente, os dois se veem um de frente para o outro e descobrem a essência de um amor eterno.

Por que perdemos tanto tempo com ofensas, quando todos os bons sentimentos estão dentro de nós e poderiam ser verbalizados? Ficamos jogando com as palavras quando o preço é alto! A vida não é boazinha e nem sempre nos concede segundas chances. ”

Ai ai, um romance tão forte e que traz em si tanta pureza e uma carga emocional profunda. Nicole e Fernando um casal diferente da maioria dos apaixonados. Por que? Porque trazem em suas almas a carga de um amor imortal e eterno. Que já passou por diversas encarnações, mas será que Nicole será mesmo a amada de Fernando no passado? Será que Fernando apenas não confundiu Nic com sua busca implacável pela sua alma gêmea? Será que Nicole também sente o mesmo amor que Fernando sente por ela?

Estranho, muito fora do padrão. [...], porém, todas querem te arrancar alguma coisa, ou do bolso ou do peito. Ela não era do bolso. ”

Em A Verdadeira Bela entramos na vida da recém-formada em Publicidade e Marketing Nicole de apenas 24 anos. Ela está nervosa para uma entrevista numa das mais importantes de agências de publicidade do país. Não consegue nem comer direito só de nervosismo. Ela compra seu almoço na lanchonete na praça de alimentação do shopping e a caminho de sua mesa esbarra num deus grego. Um homem muito alto, moreno e dono de um par de olhos azuis profundos e que estão cravados nela, porque ela acabara de jogar todo seu almoço em sua camisa social.

O homem que Nic esbarra no shopping nada mais é que Fernando, dono da agência onde ela vai fazer a entrevista. Ela não sabe, mas ele descobre quando a leva para almoçar depois de comprar uma camisa nova. Fernando tem 33 anos e é pai de trigêmeos: Paulo, Patrick e a encantadora Paulinha. Filhos do seu fracassado casamento com uma mulher cheia de vícios que o abandonara com as crianças. Ele não se acha bonito e nem um bom partido para mulher alguma. Percebemos que tem baixa autoestima e é retraído com seus sentimentos. Não tem confiança diante sua vida pessoal. Tudo isso vindo de uma infância onde sofria Bullying e sua vida passada, na qual viu sua amada se casar com outro e fora morto por amá-la.

Ele era um negociador nato e, eu, uma ovelhinha pronta a aprender. ”

Nicole só descobre que Fernando é o dono da agência quando entra na sala de entrevista e o ver falando no celular. Ela sai correndo do local e tem um acesso de raiva e repulsa no banheiro. O que ela não imagina é que seu futuro chefe se encantou por ela no momento que cravou seus olhos nela. Nicole trazia à tona um amor intenso e poderoso que Fernando tanto ansiava para encontrar. Nic por outro lado, se achava azarenta no amor. Fora traída no seu namoro passado e aos 24 anos ainda era virgem. O que ela não sabia é que o destino tinha algo maior do que ela sonhava para si.

Após uma longa explicação Nicole faz a entrevista e é contratada. Torna-se assistente pessoal de Fernando. Ele a queria perto de si. Será por capricho? Ou por que não queria perder alguém que ele tinha a sensação de ser importante em sua vida, mas não sabia o porquê?

Ai, Nicole, tenho tanto medo de estar entendendo tudo errado e me iludindo, quando nunca recebi tanto carinho. ”

Nic trabalha com a agenda pessoal e profissional de Fernando além de cuidar dos três filhos dele que se tornam amigos de Nic logo que a conhecem. Paulinha a única menina dos três filhos se encanta por ela e a chama de Mama, alusão a uma mãe postiça. Nisso a vida de Nicole torna-se a vida de seu chefe. O amor entre eles começa a crescer sem eles conseguirem controlar. Fernando está completamente apaixonado por ela. Tem certeza que é sua alma-gêmea que reencarnou, mas não tem certeza se Nic o ama também. O amor deles causa inveja em algumas pessoas e Nic passa a ser alvo de brincadeiras de mau-gosto na internet, sendo chamada de vagabunda e oportunista.

Quando gostamos de alguém, não nos prendemos ao que nos opõem, mas ao que nos completa. ”

O livro é narrado por Fernando e Nicole, onde os capítulos são alternados e facilitam os leitores a conhecerem o casal e os acontecimentos na visão dos dois. Entendemos fatos que ocorreram no passado de Nic e Fernando, mas também somos transportados para séculos passados, onde Fernando através de suas sessões de regressão nos mostram que ele fora Jonathan numa encarnação passada, na qual fora morto por se apaixonar e ter um caso com sua patroa, essa que era casada. Os dois são loucamente apaixonados um pelo outro. A força de seu amor vem de outras vidas. Aqui somos confrontados com a eternidade da alma e a imortalidade do amor.

Essa moça está levantando toda a poeira do meu coração e me fazendo provar de novo o amor, o amor daquela vida, porque nessa não conheci nenhum igual. ”

Será que que o Amor tem o poder de transpassar os séculos? Será que existe reencarnação? Será que a teoria de alma-gêmeas pode ser real? O que será que torna o Amor o maior imperativo da existência humana? Será que Nicole seria mesmo a amada reencarnada de Fernando? Será que Nic não seria apenas uma golpista? Será que Fernando ama Nicole ou a visão de sua amada passada nela?

Não são as palavras que dão sentido às coisas, é o contexto. ”

Li Mendi nos leva a uma eletrizante luta interna. Ela faz que analisamos nossas convicções religiosas, pois muitas religiões descartam a reencarnação. Em outros momentos, ela nos confunde com os fatos sobre os personagens e suas dúvidas e acabamos desconfiados da realidade apaixonada entre os personagens principais, mas tudo nos leva a um final doce e carregado de superações e segundas chances, pois nunca se deve errar duas vezes.

– Ah! Fernando, você é tão doce, ao mesmo tempo que é bruto e forte. Eu adoro essa antítese. ” 



Comentário(s)
16 Comentário(s)