[Especial HP] Harry Potter e O Cálice de Fogo

17 comentários
Título:  Harry Potter e O Cálice de Fogo
Autora: J.K.Rowling
Editora: Rocco
Ano: 2001
N° de páginas: 583

Sinopse:
As férias de verão vão se arrastando e Harry Potter mal pode esperar pelo início do ano letivo. É o seu quarto ano na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, e há feitiço a serem aprendidos, poções a serem preparadas e aulas de Adivinhação, entre outras, a serem assistidas. Harry anseia por tudo isso. Porém, muitos outros acontecimentos surpreendentes já estão em marcha...Vocês nem podem imaginar!!!




Começamos o quarto ano de Harry em Hogwarts, e tudo começa a ficar mais sombrio para o menino-que-sobreviveu. O livro já começa com um cenário diferente dos outros três primeiros. Harry está sonhando um sonho estranho no qual ele ver a figura desfigurada de Lord Voldemort, e uma conversa peculiar que ele está tendo com um de seus seguidores. Ele fica sem entender do porque estar tendo aquele sonho, e fica bastante curioso. Harry está n’A Toca, a casa do Rony, fora passar alguns últimos dias de férias a convite do amigo para ir assistir a Copa Mundial de Quadribol. Por conta do sonho, a cicatriz de Harry começa a doer, e persiste durante os dias em que ele passa n’A Toca, e o  garoto acredita que seja um sinal. Que algo ruim está para acontecer.

Hermione acaba chegando também para passar uns dias na casa de Rony. Todos acabam indo para a Copa Mundial de Quadribol, pois o jogo entre Irlanda e Bulgária promete ser um daqueles inesquecíveis. Só que após o jogo um ataque em massa acaba acontecendo. Comensais da Morte, seguidores de Voldemort, fazem uma limpa no acampamento formado por bruxos que tinha vindo para assistir o jogo, e acabam amaldiçoando quem encontra pelo caminho. A Marca Negra, usada pelos Comensais, surge no céu piorando mais ainda a dor na cicatriz de Harry.  Por que os Comensais atacaram?

Logo após isso pegamos o trem para Hogwarts. Ao chegarem lá nosso trio descobre que a escola foi sorteada para sediar o Torneio Tribruxo, torneio esse que consiste na participação de outras escolas bruxas, com o intuito de promover a interação com outras culturas e fazer novas amizades. Duas escola mágicas acabam chegando em Hogwarts, a Beaubatonxs, uma escola formada apenas por meninas, e a Durmstrang, formada apenas por homens. Para que se possa ter ordem, apenas estudantes de 17 anos podem se inscrever para o torneio, e para evitar a quebra de regras, uma feitiço de faixa etária foi colocado pelo próprio Dumbledore ao redor do Cálice de Fogo, um objeto magico que será responsável pela escolha dos Campeões.

De inicio Harry e Rony ficam chateados, assim como todos os outros participantes que não tem 17 anos e não podem participar. No dia do sorteio, Cedrico Diggory é selecionado por Hogwarts, Vitor Krum por Durmstrang e Fleur Delacour por Beaubatonxs. Só que algo acaba acontecendo e o nome de Harry acaba sendo cuspido pelo Cálice também, deixando todos confusos e com raiva. Principalmente Rony, que acredita piamente que seu melhor amigo o traiu e conseguiu um jeito de burlar as regras. Tentam retirar Harry do Torneio dizendo que é impossível dois alunos de uma escola participar, mas tudo foi em vão. Harry acaba participando sem saber que colocou seu nome no Cálice. Harry e os outros três campeões terão que enfrentar três provas. Provas essas que os colocarão frente a frente com suas habilidades já conhecidas e os testarão para ver que é o melhor dos três.

Harry Potter e o Cálice de Fogo é um daqueles livros que você começa a ler e não quer parar. De toda a série é aquele que li mais vezes e não me canso de assistir ao filme. Foi aquele que mais li por que era o único que tinha na biblioteca, e antes de comprar minha coleção era apenas esse que eu lia, e um dos que mais gostei. Nele temos mais uma expansão do mundo mágico com a inserção de outras escolas bruxas, o que possibilitou um olhar diferente sobre a trama sem ficar limitado só nas paredes de Hogwarts.

Temos também mais um personagem curioso, o novo professor de Defesa Contras as Artes das Trevas, Alastor Moody, ou simplesmente Olho-Tonto Moody. É um personagem curioso não apenas por que tem uma perna de metal ou um olho mágico no lugar de um olho de verdade, mas porque ele aparenta esconder segredos que devemos descobrir. Sem falar no seu rosto cheio de cicatrizes e expressão de desconfiança, ganhados por ser auror do Ministério da Magia. Auror é uma espécie de policia que busca prender bruxos das trevas em Azkaban.

Com sua ajuda conhecemos as Maldições Imperdoáveis, que se usadas darão uma passagem só de ida para Azkaban. São três feitiços que não podem em hipótese alguma ser usadas sem o consentimento do Ministério. A Maldição Cruciatus se usada em alguém, fara a pessoa ser agonizada até a morte, maldição essa que deixou muitas pessoas loucas. A maldição Imperius que permite controlar uma pessoa fazendo ela fazer tudo aquilo que você quer. E a maldição Avada Kedavra a maldição da morte.

Nesse livro tudo começa a ficar sombrio para o Harry. As provas o colocam de frente com a morte, e este será desafiado por si mesmo a todo tempo. Vemos também que a adolescência chegou para nosso trio, e que o desejo por meninas floresceu espontanemante por parte dos garotos. Temos a primeira paixãozinha de Harry por Cho Chang, uma aluna da Corvinal. E Rony que fica encantado pelas meninas de Beaubatonxs. Sem falar na Hermione que parece se interessar no Vitor Krum.

No final do livro acontece uma tragédia, deixando o livro mais tenso e deixando o leitor mais ansioso pelo o próximo. A história fica pesada, os acontecimentos são mais duros e as escolhas tem que ser as mais fáceis. Cálice de Fogo foi o primeiro livro a ser cogitado ser divido em duas partes paras as telonas. Mas o diretor acabou afirmando que apesar de ser um livro longo e repleto de acontecimentos importantes, daria sim para coloca-lo em uma parte só. Na minha opinião é um belo filme, tudo aquilo que imaginamos ficou bem representado e algumas cenas até melhores, e apesar de ser um pouco fiel, ainda deixou muito de fora. Então leiam o livro, leiam a série e se encantem pela magia. 

Vou parando por aqui por que a resenha já se estendeu demais. Até a próxima e boas leituras. 



Comentário(s)
17 Comentário(s)

17 comentários

  1. Oi. Tudo bem?

    Nem preciso dizer que amo Harry Potter. Não existe um livro da Saga que eu não goste. Tenho meus preferido e entre eles está O cálice de fogo. Lembro quando lançou no cinema e eu fiquei louca para assistir. Ainda tenho saudades...

    ResponderExcluir
  2. Harry Potter é simplesmente sensacional. Apesar de ter lido todos os livros, eu não assisti todos os filmes (e se os vi, definitivamente não foi numa ordem cronológica) e esse post me deu uma vontadezinha de fazer uma maratona dos filmes <3 mesmo assim, o meu livro preferido é o terceiro, mas este não fica para trás, haha. Muito boa a resenha, abraços e até mais.

    www.lendocomchuva.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Difícil mesmo começar a ler Harry Potter e conseguir parar heheh
    Adoro ler resenhas mais novas sobre HP.
    Muito boa a sua,por sinal.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. É quem nesse mundo não gosta de HP? Tá eu sei que tem quem não goste. ..exagerei...mas poxa....é maravilhosa né. ...todo esse mundo criado pela autora, é fascinante.

    Adorei a sua resenha. Tenho acompanhado todas elas e estão ótimas...

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Olá, acho que sou a única pessoa que não leu e nem tem vontade de ler HP, assisti a maioria dos filmes e por coincidência o meu preferido dos filmes é o calíce de fogo.

    ResponderExcluir
  6. Olá Douglas,

    Confesso que O Cálice de Fogo não foi o meu livro preferido de Harry Potter, mas tem o seu lugar com todo o torneio tribuxo. Sua resenha me fez ficar com vontade de ler novamente a série.

    Abraços
    oblogcaentrenos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá! Confesso que até agora nunca consegui parar e ler todos os livros do HP, depois do seu post fiquei com ainda mais vontade. Vou ter que dar um jeito e ler toda essa coleção. Mas vou tentar comprar os livros na black friday rs, vida de estudante é complicado demais.

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Li HP há muitos anos e confesso que não morro de amores não, mas ainda assim acho uma história fantástica que sempre traz novos leitores pra esse esse mundo literário o que por si só já é um grande feito.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Oi, você acredita que ainda não li nenhum livro de HP??
    Mas eu estou louca para ler, já que tá todo mundo fazendo especial, maratona e tudo mais relacionado a HP, e eu acabo boiando na conversa e isso num pode mais,kkkkk
    Adorei a resenha e só instigou mais a minha curiosidade para ler logo esse série.
    bjus

    ResponderExcluir
  10. Olá, engraçado que eu não gosto dos livros HP mas sou viciada nos filmes, mas isso porque eu assisti o primeiro filme antes de lido o livro e depois não consegui me concentrar na leitura. O teu post me deu saudade de desse comecinho do HP

    ResponderExcluir
  11. Olá Douglas,

    Adorei sua resenha, ainda não li Harry Potter, após essa linda e bem analítica resenha, vou colocar na lista para ler o mais breve o possível.

    Olá,

    Adorei os lançamentos de cada Editora , mas em destaque da Editora Arqueiro "Apenas um Garoto", está na minha lista de desejados.

    Muitos Livros e Sucesso!
    Bjs!

    booksmagiclove.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oiee,

    Ainda não li todos os livros de HP, na verdade parei no terceiro. Mas finalmente consegui comprar os livros e pretendo ler todos eles ainda esse ano. Dos filmes esse foi um dos que eu mais gostei por causa do torneio tribruxo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Oie
    Eu nunca li nenhum mas tenho interesse pois adoro os filmes, são muito legais e sempre assisto quando posso ainda preciso tomar coragem e finalmente ler a série

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. caro Douglas, este é um livro no mínimo "sombrio". é angustiante perceber que mesmo estando rodeado de amigos, muitas vezes estamos sozinhos, seja para se tomar uma decisão, seja para enfrentar nossos medos. este livro pode ser tudo, menos chato, impossível passar incólume por ele!

    ResponderExcluir
  15. Adoro Harry Potter, essa livro me traz ótimas recordações. Estou doida para ver o HP e a pedra filosofal ilustrado, lançado pela Rocco. Adorei ler a sua resenha e relembrar de uma leitura que fiz com tanto gosto.

    Tatiana

    ResponderExcluir
  16. Adoro HP e preciso comprar meus exemplares pra reler tudo já que tive a minha serie inteirinha "furtada", espero que no final do ano eu consiga essa proeza.

    bjs

    ResponderExcluir
  17. Olá Douglas,
    Simplesmente adoro esse especial e acho que nunca vou me cansar de dizer isso.
    Já li esse livro umas 5 vezes, pois eu me lembro que quando era pequena, eu tinha que esperar o lançamento do A Ordem da Fênix e para segurar a ansiedade eu ia lá e lia esse de novo.
    Ele após o As relíquias da morte é o meu livro preferido e pra mim marca a virada total na série.
    Excelente resenha.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir