[Especial HP/Resenha] Harry Potter e as Relíquias da Morte - J.K. Rowling

12 comentários
Título: Harry Potter e as Relíquias da Morte
Autora: J.K. Rowling
Editora: Rocco
Ano: 2007
N° de páginas: 592

Sinopse:
Desta vez, Harry Potter foi encarregado de uma tarefa obscura, perigosa e aparentemente impossível: localizar e destruir os Horcruxes remanescentes de Voldemort. Potter nunca esteve tão sozinho nem teve de enfrentar um futuro tão sombrio. Porém, de algum modo, Harry deve encontrar dentro de si próprio a força para completar a tarefa que lhe foi dada: ele deve sair do ambiente acolhedor e seguro da Toca para seguir sem temor nem hesitação pelo inexorável caminho que lhe foi traçado...Na sétima e última parte da saga de Harry Potter, J.K. Rowling revela de modo espetacular respostas que há muito são esperadas. A encantadora e elaborada narrativa, com guinadas repentinas em compassos de tirar o fôlego, confirma a autora como uma grande contadora de histórias cujos livros serão lidos, re-lidos e lidos mais uma vez.
Muitos Spoilers, então se você ainda não leu, fuja desta resenha, rs

1 - HP #1                                           5 - HP #5
2 - HP #2                                           6 - HP #6

Agora que Harry sabe o segredo da imortalidade de Lord Voldemort, fica meio que perdido e sem saber por onde começar a procurar as Horcruxes, muito menos sabe como destruí-las e assim deixar Voldemort fraco e poder mata-lo de uma vez por todas. Fora um feito extraordinário usar de uma magia tão antiga e poderosa de separar sua alma em pedaços e prendê-las em objetos. Uma magia das artes das trevas que nenhum bruxo ousaria em usar se não fosse tão mal.

Perdido mais ainda sem ter um conselho ou a ajuda de Alvo Dumbledore, Harry tentar se acostumar com sua morte e mais ainda a se conformar com quem o matara. Severo Snape com seu ato tirou todas as dúvidas de Harry, o qual sempre soubera ser uma espião de Lord Voldemort e nunca entendera porque Dumbledore não o tinha colocado para fora do castelo. Era tarde para lamentar, e tinha coisas maiores com o que se preocupar.

Harry está na casa de seus tios e esperando a Ordem da Fênix vir lhe buscar e leva-lo em segurança para A Toca, a casa do Rony. Não poderia usar qualquer outro tipo de transporte a não ser vassouras, pois todas estavam sendo vigiadas pelos Comensais da Morte já que estes haviam tomado o Ministério da Magia. Quando eles chegam, bolam o plano de todos se disfarçarem de Harry através da poção Polissuco, ao qual impediria o seu reconhecimento caso os Comensais os tivesse esperando durante o trajeto.

Durante o percurso há algumas baixas na Ordem o que acaba deixando todos tristes e ao mesmo tempo irritados. Ninguém a não ser Rony e Hermione sabem sobre as Horcruxes, o que significa cautela e muita descrição para que ninguém saiba que eles havia descoberto o segredo de Voldemort. É somete durante um ataque de Comensais ao Casamento de Gui e Fleur que a coisa começa a ferver. Harry, Rony e Hermione fogem aparatando para um lugar seguro, e aonde quer que eles cheguem parece que comensais os espreitam a todo momento. O motivo é que fora colocado um feitiço de rastreio ao nome de Voldemort. Ou seja, quando ele fosse pronunciado, imediatamente comensais apareceriam.

Sem saber para onde ir, decidem ir ao Largo Grimmauld, onde a Ordem ficava antes. Lá acabam tendo a primeira pista de uma Horcrux, o medalhão de Slytherin, ao qual partem em busca para encontra-la. Indo de um lugar a outro, aparentemente sem ter ideia para onde estão indo, partem em busca de um único proposito, derrotar Voldemort. Só que em meio a isso tudo Harry continua tendo suas visões com Você-Sabe-Quem, e um símbolo estranho aparece aqui e ali. Harry ver que Voldemort esta atrás de algo, algo que poderia mata-lo com facilidade. Depois de muito Harry descobre que o símbolo estranho significa as Relíquias da Morte.

Neste último livro da série Harry Potter, todos os personagens e inclusive Harry possuem um amadurecimento muito forte. Ficamos angustiados em maior parte do tempo, queremos logo que tudo der certo para Harry, mas o que ocorre é uma sucessão de cenas onde nosso trio pode ser dar muito mal se nada do que planejarem derem certo. Temos muito ação neste livro e tudo começa a se amarrar deixando tudo bem encaixado.

Após encontrarem a primeira Horcrux, Harry não sabe como destruí-la, então acabam carregando ela para todos os lugares em que vão. Ela então acaba influenciando o comportamento de quem a carrega, é quando Rony acaba tendo um acesso de raiva e ciúme após ver Harry e Hermione juntos conversando e acaba dizendo coisas muito horríveis para o amigo e vai embora aparatando para muito longe. Hermione acaba ficando para ajudar Harry, mas fica de coração partido com a falta que Rony faz. Esse desentendimento com o trio nos deixa aflito, pois até então o relacionamento deles era amigável, e neste livro vemos que tudo começa a desandar.

Como vocês podem ter percebido eles não foram para Hogwarts esse ano. Partiram em busca das Horcruxes e pretendem encontra-las a todo custo. Enquanto isso vamos tendo informações da escola. Snape acabou assumindo a diretoria e alguns comensais da morte acabaram tomando lugares como professores, e assim se instala um caos em todos os alunos.

Os cenários que vamos conhecer nessa busca são dos mais variados e muito bonitos de se ler. Conhecemos o povoado de Godric’sHollows, onde os pais de Harry foram mortos assim como o tumulo deles. Foiuma cena bastante triste, e ficamos de coração partido com o Harry.

Como disse o amadurecimento dos personagens está muito bem desenvolvido, então vemos eles em cenas muito fortes como o ”assalto” ao banco Gringotes onde eles acabam fugindo num dragão cego. Essa cena tanto no livro quanto no filme ficaram perfeitas. Não apenas essa cena como outras que se passam no castelo. Temos muitas mortesnessa conclusão da série.  Mortes que nos deixam de coração na mão pela bravura como foram ceifadas. Personagens tão queridos que nos apegamos tanto e somos forçados a nos despedirmos.

É de fato uma das melhores conclusões existentes no mundo da literatura. J. K. Rowling fechou sua história tão bem fechada amarrando pontos ocorridos durante todos os livros que ficamos boquiabertos com tamanha genialidade. Falando aqui agora do Snape tenho algo a contar. Quando li os livros pela primeira vez foi graças a minha professora da escola que possuía os livros, e ela foi me emprestando um por um, até que quando peguei Enigma do Príncipe decidi pegar logo Relíquias também e ela disse que não. Que depois que eu lesse o sexto eu entenderia de o porque. Quando terminei o sexto eu fiquei boquiaberto e quase chorei na frente dela por conta de o Snape ter matado o Dumbledore. Era algo que eu não esperava, e nem imaginava. Ela disse que eu teria outras mortes nesse livro e que era pra me preparar. Contudo tive outra surpresa nesse livro. A forma que a autora encerrou a historia do Snape é de deixar qualquer um com a cara no chão. Não vou entrar em detalhes para que quem ainda não ler ter a mesma surpresa, mas só digo que passei os seis livros odiando o Snape tendo tanta raiva de sua pessoa para no ultimo eu ficar com um peso na consciência tão grande.

Eu sei que já falei mil vezes, mas repito quantas vezes for necessário. Leiam Harry Potter, se encantem por esse mundo, mergulhem de cabeça pois não irão se decepcionar de forma nenhuma. Não é à toa que Rowling é uma das autoras mais lidas em todo o mundo. É dessa forma que encerro esse Especial que fiz com muito carinho com a Joanice. E esperem por mais resenhas minhas. 


Comentário(s)
12 Comentário(s)

12 comentários

  1. Amei sua resenha. Não só por amar HP, mas por sua empolgação e passar o que também pensei sobre a história é os personagens. Melhor série de livros para mim até hoje. Deu até vontade de ler novamente.

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Harry Potter marcou demais mesmo, e o Snape é meu persobagem preferido, o que eu mais gosto na série é o mundo que ela crious, o banco, as lojas, a prisão, os Demebtadores, tudo isso ficou marcado na minha nemório e eu tenho muita vontade de reler tudo.

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    Rowling é demais mesmo!!!
    Ainda não cheguei nesse livro mas fiquei muito curiosa, principalmente pelas mortes.
    Para mim é um pouco difícil a despedida de um personagem que gosto. Às vezes tenho medo das séries por causa disso.
    Vou procurar ler o mais breve!

    Abraço
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu to precisando reler meus livros do HP brevemente, comecei a leitura há dois anos e parei kkkk... esse foi o único livro que não li pq não gostei de A Ordem da Fênix e desisti dos livros ficando só com os filmes. Como era pirralha qnd isso aconteceu quero retomar toda essa série que é muito amorzinho pra mim ♥

    Raissa Nantes

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Acredite ou não, eu nunca me interessei pelos livros de Harry Potter :(
    Eu assisti todos os filmes, alguns eu gostei e outros nem tanto, mas nunca tive aqueeela curiosidade sobre o livro.
    Ainda assim acho que talvez eu deva dar uma chance aos livros, vai que eu acabo gostando, né?
    Sua resenha ficou ótima! Parabéns!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Ameei o post!

    Beijoss!

    http://www.outrocapitulo.com/

    ResponderExcluir
  7. Eu já fiz a leitura de Harry Potter algumas vezes é um livro tão completo que fica até difícil resenha-lo eu tenho medo de tentar explicar eles sabe? Sempre que algum dos meus amigos (não leitores) me perguntam sobre a serie eu só digo que eles precisam ler é um mundo tão magico as historias são tão lindas eu ja tinha feito leituras de muitos livros antes de começar essa serie mais eu sempre digo de HP abriu meus olhos para a imensidão de livros bons de fantasia que existem por ai.
    J.K é a Rainha da "Zorra" toda.
    Bjoca
    Mary Reis

    ResponderExcluir
  8. Oie
    acho que sou o unico ser que nunca li nenhum do harry potter mas quero muito um dia, prciso muito começar quando tiver mais tempo

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oie!
    Saudades dessa série! Preciso voltar a ler os livros, pois li ha anos e quase não lembro dos detalhes. Eu tenho o costume de devorar a leitura, então sempre acabo me perdendo nos detalhes da história kkk
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  10. Eu ainda não cheguei nesse livro!! hahahha então não irei ler a resenha, para não pegar mas spoilers do que já peguei :/ Li os 3 primeiros e fiquei apaixonada. Assim que puder irei continuar a serie <3
    Beijooos

    ResponderExcluir
  11. Eu me sinto parte de outro mundo... E olha que não estou tentando fazer parte do momento #ADiferentona. Mas juro que já tentei mais de uma vez ler o primeiro livro - porque eles são sequenciais mas não consigo chegar nem na metade... E já me arrependi de ter tentado mais de uma vez... Sério, eu não consegui ser conquistada por HP e a quantidade de fãs é tão grande que eu acredito ser inegável o talento da autora e a magia da história. Infelizmente, não é para mim...
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  12. Olá,
    Embora goste muito de fantasia e principalmente as que envolvam magia, até hoje não consegui me interessar por HP. Comecei a ler o primeiro livro da série e simplesmente não me cativou então acabei abandonando a leitura. Pretendo tentar novamente no futuro, mas por enquanto pulo a dica.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir