[Cine Pipoca] Se eu ficar

16 comentários
 Título: Se eu ficar
Título Original: If I Stay
Ano: 2014
Produção: Denise Di Novi
Gênero: Drama
Duração: 106min.
Elenco:
Chloё Grace Moretz
Mireille Enos
Joshua Leonard
Stacy Keach

Sinopse:
Mia Hall (Chlöe Grace Moretz) é uma prodigiosa musicista que vive a dúvida de ter que decidir entre a dedicação integral à carreira na famosa escola Julliard e aquele que tem tudo para ser o grande amor de sua vida, Adam (Jamie Blackley). Após sofrer um grave acidente de carro, a jovem perde a família e fica à beira da morte. Em coma, ela reflete sobre o passado e sobre o futuro que pode ter, caso sobreviva.

Mia Hall é uma adolescente apaixonada por Bethoven e uma aluna aplicada em violoncelo. Sua paixão por música clássica vem desde a infância, porém sempre se sentiu deslocada ou simplesmente a “ovelha negra” da família, porque seus pais eram músicos de uma banda de rock, assim como seu irmão mais novo Teddy também tem nas veias sangue de rockeiro.

Ela aprendera a tocar violoncelo com uma universitária que estudava música e que morava perto de casa e cresceu praticando diariamente de forma incansável o tocar de seu amado instrumento e com essa paixão inerente e irrefutável conquista a admiração e o coração do vocalista de uma banda de rock juvenil Alan.


Alan é mais velho e experiente do Mia e se apaixona pela jovem quando a observa diariamente tocar na sala de música da escolha na qual estudam e num dia após ela terminar de praticar, a convida para sair.

Há uma ruptura na passagem de tempo no filme – acompanhando o livro que deu origem à produção – e vemos Mia, seu irmão Teddy e seus pais, Kat e Denny viajando para uma fazenda para o início das férias de verão quando o Destino com sua crueldade já conhecida por todos nós leva o carro para um acidente fatal.


Mia entra nesse momento num limbo, na qual seu espírito permanece no plano físico, mas seu corpo está em coma profundo e passa um dia inteiro lutando contra suas lembranças e sonhos para decidir se fica ou não viva.

No acidente foram ceifadas as vidas de sua mãe Kat que morreu na mesma hora, seu pai que faleceu durante uma cirurgia e a morte inesperada de seu irmão Teddy que foi acometido por uma hemorragia interna incontrolável. Mia aqui perdeu toda sua família e tem apenas amigos e seu namorado para darem motivos sólidos para ela tentar lutar por sua permanência no plano físico.



O que você escolheria no lugar de Mia? Decidiria viver sem seus pais e irmãos ou optaria pela morte completa da família? Ainda se agarraria em seus sonhos e amigos?

O filme é baseado no livro da maravilhosa e talentosa Gayle Forman e tem como formato a apresentação dos acontecimentos do começo do namoro de Mia e Alan até o dia do trágico acidente.

Vemos Alan trabalhando para ganhar uns trocados e levar Mia para um concerto caro para apreciar a apresentação de uma violoncentista famosa e assim demonstra a Mia que deseja ficar ao seu lado por mais que sejam diferentes e tenham gostos bem peculiares na música.


Mia é uma jovem que tem uma autoestima um tanto prejudicada por achar que é anormal, já que seus pais e irmãos adoram rock e ela música clássica. Isso fica claro quando ela se inscreve para o teste da famosa Academia de Músicos Julliard e tem certeza que não vai ser aceita, mas arrasa no teste e espera a resposta da universidade.

Alan é um músico que está em ascensão e que é apaixonado por rock e pela Mia, mas tem uma personalidade arrogante e sarcástica que é oriunda de ter sido abandonado pelos seus pais e ver em Mia uma chance de ser amado e quando ver a possibilidade de tê-la longe por causa da Julliard, acaba se transformando num carrasco e autoritário com ela.



Os pais de Mia e Teddy são adoráveis e vivem de música e transmitem isso diariamente aos filhos. Eles têm orgulho do desempenho de Mia e sua dedicação aos estudos e a incentivam sempre a acreditar em seu talento e trabalho, por isso quando eles morrem, Mia sente seu mundo desabar e fica num conflito entre ir e descansar com sua família ou ficar e lutar por seus sonhos sem eles.

O filme é uma obra-prima porque pegou toda a essência do livro que aliadas à interpretação magnífica da Chloё como Mia, a trilha sonora que deixa o coração sensível e as lágrimas a ponto de aparecerem com uma fotografia perfeita.


Um filme que mostra a importância de se viver o agora e acreditar no poder do Amor e correr para que nossos sonhos sejam realizados antes da foice da Morte alcançar nossas vidas e sempre mostramos a quem amamos o quanto são importantes para nós.





Comentário(s)
16 Comentário(s)

16 comentários

  1. olá *-*
    se acredita ainda não li esse livro ele ta na minha lista faz tempo mais nunca peguei pra ler tenho que toma vergonha na cara e ler logo pra ver o filme ele parece ser fofo e sofrido .... irei anotar a dica .

    bjss

    ResponderExcluir
  2. Olá! Estou procurando por leituras mais alegres e felizes, por isso não li nem vi o filme, que me deixaria muito angustiada. Quando meu interesse mudar, pode ser uma opção. Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Esse livro é perfeito, e mesmo a adaptação ter deixado muita coisa de lado, eu amei!
    Foi um dos filmes "mais fiel" ao livro que eu já assisti, ótima dica!
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Eu li esse livro e achei um saco! Ela fica nesse morre-não-morre sem fim, sem falar que não acho a Grace boa atriz... enfim, não é uma história da qual morro de amores!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Joanice
    Eu ainda não li o livro, mas vi o filme e também achei muito bonito. Concordo com a interpretação da protagonista. Arrasou! Que bom que também gostou, é uma ótima dica.

    Blog Livros, vamos devorá-los?

    ResponderExcluir
  6. Ivanice,

    Está aí um filme que tem tudo para eu gostar! Tem a ver com música, que eu amo! Uma história triste, mas de busca de superação! Vou anotar com certeza! Deve ser lindo!
    Abração!
    Drica.

    ResponderExcluir
  7. Não muito o tipo de filme que eu curta vez, mas não é algo que eu descarte, apenas não vai funcionar comigo como funciona com as outras pessoas... kkkk... fico feliz que tenha gostado.

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
  8. Olá! assisti esse filme a amei! Gostei demais da história, de como foi desenvolvida. Nunca li o livro, então não posso comparar. Confesso que fiquei super aflita assistindo. Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Olá ♥
    Assisti esse filme,e foi um tanto emocionante e ao mesmo tempo angustiante. Confesso que não gostei do final ficou muito no ar, mesmo eu achando lindo e tendo chorado horrores, mas mesmo assim sabe quando falta algo? Então foi bem isso, mas de um todo a estória é maravilhosa e nos trás uma grande lição!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Oi, Joanice.
    Já faz um tempo que vi esse filme, mas adorei ler a sua resenha e relembrar dessa história. Infelizmente nunca consegui ler o livro, mas quem sabe um dia?!
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  11. Eu assisti o filme é assim. Que ele saiu no cinema. Eu gostei. Mas confesso que depois que eu soube do segundo achei ele ridículo. Não é um filme que hoje eu fique animada para ver. Mas gostei das suas impressões.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Oiii Joanice, como vai querida?
    Eu já assisti esse filme e confesso pra ti que chorei horrores em todos os momentos, também já li o livro e fiquei apaixonada, claro, espero rever e até reler a obra, mas quero ler a continuação também, ótima indicação!
    Beijinhos da Morgs!

    ResponderExcluir
  13. Ola Jo lindona eu amei esse livro, acredita que ainda não assisti o filme, preciso correr pegar o lencinho e me emocionar, fico feliz que o roteiro acertou na essência do livro e comove quem assiste. beijos

    Joyce
    Livros Encantos

    ResponderExcluir
  14. Oie, adoro esse filme. achei tão fofinho e a Chloe é uma atriz muito boa. Apesar de ter achado a adaptação bem fraca, o roteiro poderia ser melhor pois material tinha para isso, eles acertaram muito na escolha do elenco, então no final valeu a pena.
    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Oi Joanice...
    Menina eu sou completamente apaixonada por esse filme e pelo livro tbm!
    A sua resenha está bem gostosa de ler e concordo com o que disse sobre a essencia... O filme é realmente muito parecido com o livro e isso fez com que eu me apaixonasse mais pela história

    beijos
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  16. Hey Jo, esse filme é lindinho né? Tem uma mensagem tão linda apesar de todo o sofrimento vivido pela Mia. Amei toda a abordagem sobre como lidar e situações de perda, nossa mocinha passou por maus bocados né não?! Sua resenha ficou ótima, parabéns!! Bjs

    Marcinha
    Eu Pratico Livroterapia

    ResponderExcluir