[Resenha #10] Divina Essência - Helena Andrade

Um comentário
Título: Divina Essência
Autora: Helena Andrade
Editora: Ler Editorial
Ano: 2017
N° de Páginas: 295

||Livro cedido em parceria com a autora||


Sinopse:
Já imaginou se você tivesse a chance de encontrar a cura para uma doença?E se esta doença atingisse pessoas que você ama?
Uma história de amor arrebatadora, entremeada pela luta de uma intrépida pesquisadora na busca pela cura de uma doença.Melissa é uma bióloga engajada na pesquisa de plantas com propriedades terapêuticas. Após anos de estudos, ela descobre uma flor rara, capaz de trazer novas possibilidades no tratamento de uma doença hematológica. Unindo-se a uma equipe de cooperação internacional ela parte em busca do objeto de sua pesquisa. Lá ela conhece Giovanni, um jovem médico italiano por quem seu coração irá bater mais forte. Mas ele não está livre para viver esta paixão e Melissa descobrirá que a pesquisa tem mais implicações em sua vida do que poderia imaginar, fazendo surgir novos desafios capazes de impulsioná-la à ultrapassar seus próprios limites. Envolva-se nesta jornada na busca incessante para manter a vida.

Confira outra obra de Helena Andrade || Simplesmente Amor ||

“Às vezes achamos que perdemos tudo. Até a esperança desaparece. No entanto, há muito mais em nossa vida e deixamos de valorizar. O sol não deixa de brilhar porque algumas nuvens aparecem para ocultá-lo.” p.98


Divina Essência é um romance que envolve personagens que estão em combate interior para sobreviver mesmo diante tantas perdas e perspectivas de vida nada agradáveis e se unem para construírem um novo futuro juntos.

Melissa é uma jovem bióloga que trabalha com pesquisas de novas perspectivas de tratamento para a talassemia – que é uma anemia de ordem genética – e é umas das profissionais envolvidas na busca de amostras de uma planta rara chamada de Flor do Fogo que tem traços medicinais que melhorem o atual tratamento dessa doença com mais humanidade e menos sofrimento para os pacientes.

Ela está em expedição por municípios no interior do Pará perto de regiões indígenas para tentar encontrar essa planta e levar algumas para estudo clinico no Rio de Janeiro. Melissa tem propósito pessoal na descoberta de novos caminhos para o tratamento dessa doença, porque teve contato direto com ela em seu passado.

Com seu grupo de pesquisadores internacionais, eles começam a trilhar boas alternativas para dialogar com a tribo local de índios para os levarem até a provável localização dessas plantas. Nessa temporada no Norte, a integralização de dois novos profissionais que vieram da Itália para agregar ao trabalho. Um deles, Giovanni se encanta por Mel e eles começam uma relação intensa e poderosa, mas como tudo na vida da bióloga nada que é bom, dura muito. Ela descobre que ele é noivo e que é portador da talassemia juntamente com seu primo Lorenzo.

O sentimento de ambos é verdadeiro e nitidamente avassalador, porém Giovanni não consegue terminar seu compromisso com sua noiva, porque sente uma divida enorme com a família dela e também não tem a coragem necessária para mudar sua vida drasticamente, principalmente não tendo uma considerável visão de seu futuro com a limitação de sua doença e por isso ver seu primo Lorenzo investir constantemente em despertar sentimentos em Melissa, porque também se apaixonou por ela.
Problemas na pesquisa, na coleta de amostras, avanços da doença em Lorenzo e os corações partidos de Melissa e Giovanni levam a acontecimentos dramáticos e a um rumo doloroso para muitos personagens e levando os leitores ao sofrimento e ao constante desejo de melhoras no andar das vidas de nossos protagonistas.

Será que a talassemia vencerá a imunidade de Lorenzo? Será que Giovanni tem medo de se envolver com Melissa simplesmente por não ter coragem de quebrar seu compromisso na Itália? O que será que Melissa fará com os problemas em sua pesquisa? Será que a talassemia realmente pode ter seu avanço controlado?

“[...] como de repente podemos encontrar alguém capaz de despertar sensações tão intensas, mesmo convivendo com tantas outras pessoas?” p. 47

Melissa é uma personagem independente, determinada e com opiniões fortes que algumas vezes são extremas diante as pessoas envolvidas, por isso ela constantemente está distante de sua família, porque seu pai abandonara sua mãe e as filhas para viver uma vida dedicada aos estudos médicos e acadêmicos e ela teve uma perda dolorosa de seu padrasto. Ela tornou-se dedicada as pesquisas de plantas que podem melhorar o tratamento da talassemia e outras doenças similares e por isso nunca deu importância a sua vida amorosa até conhecer Giovanni e ver seu mundo mudar e seu coração comandar seu comportamento.


Giovanni é um italiano intenso e decidido em suas atitudes, todavia quando vem para o Brasil para encontrar novas vias para melhoramento do tratamento da doença que o acompanha desde sua infância e por isso tem receios em envolvimentos amorosos que podem levar a expectativas de um futuro longo, já que o controle da doença não é 100% possível e quando se envolve com Mel, ele tem que travar uma luta entre seus conceitos que baseiam sua vida e viver um amor plenamente mesmo que não seja por tantos anos.

“Os sentimentos são visíveis. Tenho certeza que Giovanni está gamado em você.” p.79

Lorenzo – primo de Giovanni – é adorável e se apaixona perdidamente por Melissa, mas respeita o envolvimento do primo com ela até que eles se separam. O que ele não esperava é que sua saúde estivesse fragilmente vulnerável e ele vive dias de pesadelo no Pará e desperta sentimentos na nossa protagonista, mas não posso dizer que se são ou não mais intensos do que os dela por Gio. Sei que me encantei perdidamente por Lorenzo, porque ele é meigo, carinhoso, cuidadoso e romântico.

Tem vários outros personagens como a família de Mel que cobra a presença dela sempre, os amigos de Mel que são encantadores e divertidos e a família de Gio e Lorenzo que são tipicamente aqueles italianos acolhedores e bem receptivos.


A abordagem sobre a talassemia foi bem colocada e trata-se de uma doença real e que atinge uma pequena parcela da população mundial, mas segundo a OMS pode aumentar drasticamente num intervalo de cinquenta anos. A discussão sobre a descoberta de novos tratamentos é algo que gosto muito quando é abordado em livros, porque traz a humanização que a medicina moderna vem querendo trazer para os pacientes que se degastam em tratamentos cruéis e invasivos demais. O que Melissa e outros profissionais falam no livro é baseado nessa necessidade por melhores estudos em medicina alternativa e tratamento que trabalhem de forma mais sensível os portadores de doenças raras e genéticas.

“- Sim, até conhecê-la vivia em uma subvida. Você é o fogo necessário à minha sobrevivência.” p.222

O romance de Giovanni e Mel é bem intenso e característico de Helena em suas obras. Em Simplesmente Amor também temos a introdução de um drama que se fundamenta num problema clínico – nesse caso mais leve do que nesse livro – que separa o casal principal e que leva a caminhos diferentes para os personagens, porém retrata de forma bem verídica a escolha que normalmente qualquer leitor tomaria e isso aproxima a história de quem ler.

Outra característica dos romances da autora é trazer elementos de outras culturas. Aqui ela trouxe a intensidade dos italianos que além dos espanhóis e portugueses são os que apresentam maior similaridade ao comportamento intenso e cheio de paixão dos latinos. Em Simplesmente Amor temos fragmentos de lugares e traços culturais de Londres e isso fica bem colocado no enredo sem se tornar clichê e escrachado.


A diagramação do livro é fantástica e toda delicada com floreios no inicio dos capítulos, fonte agradável e folhas amareladas, além de uma capa que retrata bem a intensidade do olhar de Melissa.

Divina Essência é uma obra que mostra uma história de amor encantadora e deliciosamente irresistível, mas sem fugir da proximidade com a vida real.


Comentário(s)
1 Comentário(s)

Um comentário

  1. Resenha maravilhosa, Joanice! Gratidão pela parceria e pelo carinho. Muito bom ter este Feedback �������� Que suas resenhas sejam sempre Divinas ❤️

    ResponderExcluir