[Cine Pipoca] Veronica

12 comentários
Título: Veronica
Gênero: Terror/Sobrenatural
Direção: Paco Plaza
Distribuidora: Netflix
Duração: 135 minutos
Ano de Lançamento: 2019
Elenco: Sandra Escacena, Bruna González, Claudia Placer, Anna Torrent, Leticia Dolera e Sonia Almarcha


Sinopse:
Madrid, década de 1990. Verónica, uma jovem bonita e alegre de 15 anos, passa seus dias se revezando entre os cuidados de três irmãos mais novos e as brincadeiras com seus amigos adolescentes, já que sua mãe viúva (Tese 'Ana Torrent) trabalha por longas horas diariamente. O que ela não imagina é que, após participar de um Ouija encontrado em sua escola, sua vida passará a ser terrivelmente atormentada.
Veronica não é um filme para quem não está habituado ao terror e principalmente para quem já treme ao ouvir "baseado em fatos reais".

Veronica é uma adolescente de quinze anos que vive no centro de Madrid(Espanha) com seus três irmãos e sua mãe. Ela é uma jovem comum como qualquer outra. Seu dilema pessoal é que não lida bem com a morte de seu pai e por isso se aborrece frequentemente com as longas ausências de sua mãe - por causa do trabalho - e sua constante tarefa de cuidar de seus irmãos menores.

Numa aula aparentemente de Arte ou História ela fica curiosa com os hábitos bem antigos das civilizações de entrarem em contato com seus entes falecidos através do eclipse solar. Algo desperta nela, porque um eclipse solar está próximo e essa seria a oportunidade de ter contato com seu pai.
Ela decide em jogar o tabuleiro de Ouija com mais duas colegas no porão da escola. O que deveria ser apenas um contato "amigável" com o além, acaba por transformar Veronica. Algo tomou conta de seu corpo e a partir desse dia, a jovem começa a se comportar de forma estranha e ela mesma sente que algo estar a perseguindo e dar início a maior caçada de sua vida: fugir de um demônio.

O filme se baseia num acontecimento real em 1991 na mesma cidade da produção. Veronica era na verdade Estefania Gutierrez que brincou com o pior tabuleiro do mundo e foi pega por alguma entidade demoníaca e passou a sofrer com atividades paranormais e sensações de estrangulamento espiritual e perseguição metafísica.
A produção cinematográfica trabalhou em cima de relatos da época e se afastou dos depoimentos dos familiares e por isso se difere em muitos aspectos do que pode ter acontecido de verdade a jovem, mas o mais assombroso que esse é o ÚNICO caso no mundo, na qual um policial e equipe afirmou - em relatório e depoimento - que um local estava sobre atividade paranormal.

No filme - assim como no dia do ocorrido - os policiais que entraram com o delegado solicitaram que saíssem dali  porque a sensação de algo poderosamente mal estivesse ali era horripilante.No relatório afirma que passaram mal após estarem naquele apartamento.
A produção presenteia os telespectadores com uma trilha sonora poderosa e sombria que nos deixam tensos e aflitos pelos próximos acontecimentos. O destaque maior é para  Sandra Escacena que interpreta a protagonista, pois a mesma nos transmite as emoções corretas de acordo com o contexto. Quando ela inicia seu contato com o "Mal" sentimos o medo e pavor dela nos consumir devido as expressões nítidas da atriz.
A obra é bem construída e a qualidade é do começo ao fim, entretanto volto a recomendar somente para quem curte mesmo filmes sobrenaturais, porque o horror é forte e perturbador. Escrevo esse review com os pelos arrepiados e a sensação de ser vigiada.

Veronica é uma construção do real e do sobrenatural que nos abraça com um véu metafísico e assombroso.

Comentário(s)
12 Comentário(s)

12 comentários

  1. Olá, tudo bem? Não sabia da existência desse filme ainda, mas confesso que ao ler tua opinião fiquei bem curiosa para assistir. Parece ser uma obra bem perturbadora mesmo. Adorei a dica!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  2. Já me deparei com Verônica, mas não assisti porquê achei que era bobo! Mas pelas suas impressões parecer ser bom, vou chamar minha filha para ver!

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Eu assisti esse filme há algum tempo e misericórdia! Não sou de ter medo com filmes, mas este me deixou um pouco abalada. A direção soube como conduzir a história, com todos os elementos disponiveis, para fazer algo de apavorar quem assiste.

    Silviane, blog Memento MoriParticipe do Top Comentarista de Outubro

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Não conhecia o filme, mas vou anotar sua dica. Esses dias estava procurando um filme de terror, mas me decepcionei com minhas escolhas kkk espero que esse seja um filme melhor, e que eu goste..
    Nunca li livros de terror, por isso só assisto filmes mesmo.
    Gostei muito da sua dica, beijos!

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Amiga, medo e vontade de ter acesso a esse material foi o que resumiu meus sentimentos aqui no su blog, que aliás é muito bonito, parabéns! Não conhecia a história, e até me recordei de uma outra, achando que seria, mas vi ser uma ótima indicação por sinal! Tá anotadinho! Bjs

    ResponderExcluir
  7. Achei simplesmente excelente essa sua narrativa a respeito dessa obra aterrorizante, que é o roteiro desse filme! Confesso que eu não estou nenhum pouco habituada ao terror que vem baseado em fatos reais. Haha Apesar disso, gostei bastante de conhecer "Veronica" através das suas palavras! Ótimo!

    ResponderExcluir
  8. Oi Jo, tudo bem? Quando vou assistir algum filme do gênero só em ler "baseado em fatos reais" já me causa um frio na espinha. Ainda mais quando envolve a tábua de ouija. Lembro que quando estava na quarta série se não me engano uma criança levou algo parecido para a escola e isso me deixou assustada desde então. Foi nessa época também que começaram aquelas brincadeiras da "loira do banheiro" dava pânico ir à escola haha ainda mais dar descarga e imaginá-la atrás de você. Não conhecia esse filme. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  9. Eu ainda não assisti, mas quero.
    Amo terror e coisasque envolvemo sobrenatural e faz tempo que não gosto de nenhuma produção com o tema.
    Ontem assisti o contato visceral e odiei demais a história hauhauha de tão ruim

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem? Eu acho que esses filmes que falam que são baseados em fatos reais é mais marketing. Geralmente eles pegam alguma coisa real e criam um monte de ficção em cima, mas é interessante como isso mexe com as pessoas.

    Adorei a resenha, é uma ótima indicação para esse Halloween <3


    🌗 Relatos de um Garoto de Outro Planeta

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Não tinha conhecimento sobre esse filme! Hoje vou dar uma olhada!
    Talvez se sobrar um tempo eu até o assista *-*
    Obrigado pela dica ;)

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem? Apesar de amar coisas que envolvam o sobrenatural, quando ele é muito interligado ao terror ou perturbador, eu acabo declinando por sentir medo. E realmente a palavra baseado em fatos reais também me pega em cheio. Recomendarei a amigos que curtem o estilo. Adorei a crítica!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir