[RESENHA] A Nuvem #2 - Neal Shusterman

13 comentários
Título: A Nuvem #2
Autor: Neal Shusterman
Editora: Seguinte
Ano: 2018
N° de Páginas: 496
Skoob



Sinopse:
No segundo volume da série Scythe, a Ceifa está mais corrompida do que nunca, e cabe a Citra e Rowan descobrir como impedir que os ceifadores que não seguem os mandamentos da instituição acabem com o futuro da humanidade.

Em um mundo perfeito em que a humanidade venceu a morte, tudo é regulado pela incorruptível Nimbo Cúmulo, uma evolução da nuvem de dados. Mas a perfeição não se aplica aos ceifadores, os humanos responsáveis por controlar o crescimento populacional. Quem é morto por eles não pode ser revivido, e seus critérios para matar parecem cada vez mais imorais. Até a chegada do ceifador Lúcifer, que promete eliminar todos os que não seguem os mandamentos da Ceifa. E como a Nimbo Cúmulo não pode interferir nas questões dos ceifadores, resta a ela observar.

Enquanto isso, Citra e Rowan também estão preocupados com o destino da Ceifa. Um ano depois de terem sido escolhidos como aprendizes, os dois acreditam que podem melhorar a instituição de maneiras diferentes. Citra pretende inspirar jovens ceifadores ao matar com compaixão e piedade, enquanto Rowan assume uma nova identidade e passa a investigar ceifadores corruptos. Mas talvez as mudanças da Ceifa dependam mais da Nimbo Cúmulo do que deles. Será que a nuvem irá quebrar suas regras e intervir, ou apenas verá seu mundo perfeito desmoronar?
              Se você não leu o livro anterior, por favor leia a resenha do Ceifador || AQUI ||
A RESENHA POSSUI SPOILERS


A Nuvem quebra a maldição que os segundos livros das séries tem: serem os piores. Neal mostra sua destreza e habilidade para satirizar e ironizar a sociedade através de uma sociedade utópica e tão perigosa, porque tem os seres humanos como anfitriões dessa perfeição total.
"[...]Será que as pessoas sentem falta dos extremos vertiginosos da imaginação em suas vidas eternas e vazias? [...]" p.21

Citra Terranova agora é a ceifadora Anastássia. Sob seus próprios métodos de coleta, nossa jovem protagonista mostra-se sábia e forte diante uma responsabilidade tão grande e indesejada que é ceifar a vida de outros seres humanos. O último conclave de inverno transformou a jovem em uma mulher poderosa, influenciadora e odiada por muitos, porém seu amor pelo ex aprendiz de ceifador Rowan nunca mudou.

Rowan Dawish agora já sabe que o bem e o mal se misturam constantemente e que nem sempre conseguiremos optar por atitudes éticas e muito menos corretas. Sua sede por justiça e dignidade no trabalho da Ceifa é sua missão maior. Mesmo com sua rejeição por parte da entidade em se tornar ceifador, não o impediu de coletar. Porém suas coletas fazem parte do seu trabalho de justiceiro. Sob o codinome de Ceifador Lúcifer, o jovem elimina ceifadores que tem se comportado de forma imoral e gananciosa nas raízes da Ceifa. Seu trabalho é exterminar o mal de onde o bom senso e a sabedoria devem ser soberanas.
Em paralelo, a Nimbo-Cúmulo começa a questionar suas regras estabelecidas desde a Era Pós-Mortalidade. Ela observa que há algo maligno contaminando a Ceifa e seu maior medo é essa maldade colocar em risco o equilíbrio da sociedade. Seus cuidados e suas redes de observação não estão sob essa entidade. Os ceifadores tem total liberdade sob suas coletas e modo de vida. A Nuvem não pode de forma alguma interferir no trabalho da Ceifa. Sua onipresença não é real. Existem pontos cegos em alguns lugares e isso torna o trabalho a Nimbo incompleto. Suas regras devem ser quebradas, porém como uma inteligência artificial que foi criada para tomar decisões corretas podem infligir suas próprias regras?

Greyson Tolliver é um jovem que viveu praticamente aos cuidados da Nimbo-Cúmulo. Seus pais somente viajavam e suas irmãs nunca estavam presentes em seus momentos especiais. Ele se apegou profundamente com a Nuvem. Tudo que ele queria saber e conversar, a Nimbo fazia esse papel e por isso o desejo do garoto em trabalhar nos reparos da inteligência artificial, porém seus sonhos são frustrados quando ele toma uma atitude que é condenada pelo conselho da Nuvem. Ele então se vê sozinho e como infrator, já que quebrara regras, porém não sabia que aquele castigo tinha um propósito.

"Sou, por definição, justiça pura, lealdade pura. O mundo é uma flor em minhas mãos. Preferia pôr fim à minha existência a destruí-lo."
 
Anastássia agora é a personalidade que Citra deve que tomar nesse livro. Quando em O Ceifador, a jovem não queria de forma alguma se tornar ceifadora, a mesma se transformara em uma ótima profissional no que faz. Sua sabedoria e justiça são dignas de seus mentores: Ceifador Faraday e a Ceifadora Curie. A jovem mostra toda sua força e principalmente, influência sob a Ceifa. Seus pensamentos e posicionamentos levantaram muitos inimigos contra ela e por isso sente-se insegura nesse segundo volume e muito mais vulnerável, já que seu amor por Rowan nunca diminuíra mesmo com as decisões que ele tomara.
Rowan nos surpreendeu nessa continuação. O garoto ingênuo do primeiro livro desaparecera quase por completo e dera lugar para um homem forte, determinado e com sede de vingança e justiça. Ele é movido pelo objetivo de eliminar o "joio" do trigo na Ceifa. Após sua passagem pelas mãos do Ceifador Goddard, sua visão sob a instituição mudara e exigira dele atitudes mais enérgicas e contrárias aos ensinamentos de seu adorado tutor, o Ceifador Faraday.

Nesse segundo volume somos presenteados por uma destreza formidável do Neal que já tinha sido apresentada no primeiro livro. Quando em O Ceifador temos a demonstração de uma sociedade, na qual a morte não faz mais parte do seguimento da vida, A Nuvem nos mostra o lado obscuro de toda essa perfeição e nossa silenciosa Nimbo-Cúmulo ganha força e destaque.

"A sociedade devora e apodrece. A permissividade é o cadáver inchado da liberdade." p.177
A Nimbo demonstra toda sua sabedoria em suas inúmeras reflexões pelo livro. O livro anterior trazia parte dos diários dos ceifadores no início de cada capítulo. Nessa obra, temos os pensamentos da governante da Era Pós-Mortal. Sua preocupação é relevante e iminente. O mal assola os corredores e primordialmente, os corações dos ceifadores. A Ceifa é a única instituição não controlada pela infinita sabedoria da Nuvem e por isso ser a ruína da Humanidade.

Cada pensamento da inteligência artificial vai destrinchando nossas almas de forma visceral e indiscreta. O autor conseguiu nos apresentar um panorama de nossa ganância e depravação através de atitudes preconceituosas e egoístas tomadas pelos responsáveis pela a função mais importante da nova sociedade: coletar vidas. Controle populacional e não um abatedouro.

Nossos dois jovens personagens mostram a dualidade que tanto Nietzsche e Kant mostram em suas obras. A moral e a imoralidade andam lado a lado. O Mal e o Bem são inseparáveis. Nossas atitudes não definem quem somos, mas determinam nosso espaço. Rowan é a essência que Maquiavel fala em O Príncipe.  A Justiça não existe sem propósito e o objetivo do jovem é eliminar os maus costumes da Ceifa através da morte. Já Citra vem com a repreensão e a sabedoria. Seria como Neal mostra-se que um não existe sem o outro. Se observamos a Política, o rei deve ser amado e odiado, pois ele ajuda o povo, mas não pode aceitar péssimas práticas éticas, sociais e morais em seu reino e por isso é odiado.

Greyson é o personagem que começa como um peão no xadrez e termina como rei. Ele é completamente ingênuo e por isso vive numa mesmice sem fim e por isso quando seus sonhos acabam o levando a um teia de conspirações, ele percebe que mesmo numa sociedade aparentemente perfeita existe sede por poder e uma ganância sem fim.

"[...]Mas naquele momento era ele quem estava quebrado. E não havia nanitos suficientes no mundo para corrigir aquele mal." p.300 
O livro tem quase quinhentas páginas, porém são insuficientes para satisfazer nossa curiosidade, porque a leitura é fluída e com muitas reviravoltas. Enquanto em O Ceifador temos uma previsibilidade saudável, em  A Nuvem temos surpresas a cada capítulo que deixam os leitores incapazes de controlar suas emoções. 
A obra é narrada em terceira pessoa em quase sua totalidade, mas mescla com a primeira pessoa devido as reflexões da Nimbo-Cúmulo. São quarenta e sete capítulos em uma fonte agradável e ótima para leitura mesmo para uma obra volumosa. A capa traduz bem Citra e Rowan.

"[...] Um contra o outro. Os dois contra o mundo. Tudo na vida deles era definido por aquela dualidade." p.484
 
A Nuvem é a continuação de um enredo eletrizante e profundamente político através de boas doses de ironia e sarcasmo com um fundo reflexivo e filosófico.   



Comentário(s)
13 Comentário(s)

13 comentários

  1. Que livro interessante, adorei a resenha e mesmo tendo algo político nessa continuação, a mistura do sacasmo e ironia tornaram a sinopse muito interessante.
    Eu não li o primeiro livro dessa série, mas gostei da sua resenha

    ResponderExcluir
  2. Oi, Joanice!
    Eu morro de curiosidade com o primeiro volume e estou ainda mais curiosa com o segundo agora que eu li a sua resenha. Eu acho que vou terminar a leitura com a maior vontade de ler mais, é muito bom quando temos livros que nos prendem assim à leitura e por mais volumosos que sejam a gente acha que ainda precisava de mais.

    ResponderExcluir
  3. Olá Joanice,
    Esse livro quebra muito a maldição dos segundos livros porque, contrariando todas as minhas expectativas, ele conseguiu ser ainda melhor do que eu esperava.
    Acho que a Citra entrou bem na personalidade da Anastásia e também gostei muito do Rowan como Lucifer. Agora, quem realmente roubou a cena foi a Nimbo-Cumulo.
    Amei sua resenha e fiquei com uma baita vontade de reler esse livro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Eu ainda vou ler o primeiro então eu li sua resenha um pouco por cima. Gostei de saber que a continuação continua tão boa quanto o primeiro, o qual já ouvi muitos elogios.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  5. Oi Joanice, tudo bem? Essa é uma obra que tenho me interessado desde quando li a resenha do primeiro volume no Blog Um oceano de histórias, fico muito feliz que apesar de ser um calhamaço, o segundo volume atendeu a todas as suas expectativas. Muito bacana sua resenha.

    ResponderExcluir
  6. Adorei esse trecho da sua resenha que para mim é uma verdadeira absoluta: “o bem e o mal se misturam constantemente e que nem sempre conseguiremos optar por atitudes éticas e muito menos corretas”. Achei a missão de Rowan interessante de exterminar o mal e também o fato de ter surpresas em cada capítulo, isso faz com que o leitor se prenda ainda mais.

    Bjo
    Tânia Bueno

    ResponderExcluir
  7. Oiii Joanice

    Eu amei demais O Ceifador e tenho certeza de que A Nuvem também vai me surpreender, porque quando o segundo livro consegue ser assim bacana, geralmente me apaixono completamente pela história. Será que a gente vai ter que esperar muito pelo terceiro? espero que não. Amei saber que Rowan amadureceu, achei ele bem pacato e inocente no primeiro, mas com as reviravoltas do final já deduzi que o personagem voltaria diferente, bom saber que ele surpreende com esse novo estilo, acho que vou gostar dessa mudanca.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Joanice, sua linda, tudo bem?
    Antes de mais nada preciso dizer: seu texto está muito bem escrito. Fiquei babando com sua análise comparativa a clássicos atemporais como Nietzsche, Kant e Maquiavel. Você arrasou! Recentemente li uma resenha do primeiro livro e já coloquei no topo da minha lista. Agora, depois da sua resenha da sequência, preciso dizer que estou perdendo tempo, preciso ler! Adorei!
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?
    Eu tive que ler sua resenha meio por cima porque ainda não li O Ceifador, mas já tenho ele e espero ler em breve. Pelo que percebi da sua resenha essa continuação é ainda melhor e cheia de reviravoltas. Então, sua resenha me deixou ainda mais animada para ler.
    Adorei saber que você gostou tanto desse segundo volume e já vou ler a sua resenha sobre o primeiro. Quero começar essa trilogia em breve.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Eu ainda não li essa série, mas já li várias resenhas positivas pra ambos os livros. A sua não foi diferente, estou apenas aguardando uma oportunidade para adquirir a série.
    bjs
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  11. Olá Joanice, que livrão eim menina!!!! Terminei de ler ele hoje e não sei o que farei da minha vida até o terceiro livro ser lançado. Concordo plenamente que este volume foi ainda melhor que o primeiro, teve mais emoção, ação, suspense e incontáveis reviravoltas. Acho que o ponto alto foi o amadurecimento dos personagens Citra e Rowan. A Nimbo-Cúmulo fiquei até na dúvida se ela não tem um DNA humano, por diversas vezes percebi sentimentos nas atitudes dela. E o Greyson, que loucura, a cerejinha no bolo para encerrar este segundo livro.
    Parabéns! Tua resenha ficou maravilhosa, super completa.
    Bjos
    Vivi

    ResponderExcluir
  12. Oi Joanice tudo bem? Gosto muito de ficção, vou ser sincera quando li a resenha do primeiro livro fiquei curiosa sobre a trama, mas não ao ponto de correr atrás para ler, mas lendo sua resenha estou curiosíssima para ler os livros kkk, o que me chamou a atenção foi que não ficou cansativo a leitura, estou tendo uma idéia pela sua resenha kkk, e me parece que esse é melhor que o primeiro, estou anotando sua dica, e parabéns, bjs!

    ResponderExcluir
  13. Olá,

    Tenho planos de ler o primeiro livro dessa série ainda esse ano. Tudo relacionado a esses livros me atraem, gostei da premissa, os elogios tem sido frequentes e muito bons e gosto de personagens marcantes (parece ser o caso).

    Beijos,
    https://oculoselivrosblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir