[Resenha] O Velho e o Mar - Ernest Hemingway

6 comentários
Título: O Velho e o Mar
Autor: Ernest Hemingway
Editora: Betrand Brasil
Ano de Publicação: 2013
N° de Páginas: 126
Onde Comprar: Amazon 

Sinopse:
Best-seller em todo o mundo e também no Brasil, "O Velho e o Mar" conta a história de um pescador que, depois de 84 dias sem apanhar um só peixe, acaba fisgando um de tamanho descomunal, que lhe oferece inusitada resistências e contra cuja força tem de opor a de seus braços, a de seu corpo, e, mais do que tudo, a de seu espírito.
Um homem só, no mar alto, com seus sonhos e pensamentos, suas fundas tristezas e ingênuas alegrias, amando com certa ternura o peixe com que trava ingente luta até levá-lo a uma derrota leal e honesta.
Uma obra-prima da literatura contemporânea, dotada de profunda mensagem de fé no homem e em sua capacidade de superar as limitações a que a vida o submete. 
O Velho e o Mar é uma narrativa simples, mas grandiosa em valores e boas lições. É uma narrativa sensível sobre perspectiva de vida e otimismo. 

Santiago é um dos mais famosos pescadores que vive próximo a Corrente do Golpo - especificamente em Cuba - e por isso é destaque onde mora. Ele já tem idade avançada e agora vive sendo vítima de comentários maldosos e nada convidativos das pessoas que moram na pequena aldeia que vive após a morte de sua esposa. O motivo dessa presepada é que Santiago não consegue pescar um mísero peixe há alguns dias e por isso vem sendo taxado de "salão", que é pescador que não consegue pescar nada. 

Mesmo diante um cenário nada convidativo, Santiago vive com otimismo e esperança. Sua alegria diária é compartilhar seu dia com o jovem Manolín que tornou-se seu improvável ajudante nas pescarias. O garoto vem visitá-lo todos os dias, entretanto foi vetado sua ajuda no trabalho do velho por ordem de seu pai. Mesmo com as imposições paternais, o garoto vai todos os dias na casa do senhor para ajudá-lo no que puder e principalmente, saber se ele não passa qualquer necessidade, seja física ou emocional.
Um dia que o velho pescador é tomado por uma sensação inebriante de conquista à vista, decide por empreitar-se numa atividade para lá de louca. Ele pescaria um dos maiores peixes que vira e mexe passava por aquelas bandas. Manolín o ajuda em seus preparativos, mas lamenta que não poderá estar ao seu lado. O velho também sente, entretanto não demonstra para não deixar o menino mais abatido. A amizade entre eles é inquebrável.

Santiago então zarpa em seu pequeno barco com suas iscas prontas para enfrentar seu "Moby Dick" pessoal e mostrar que até tempos difíceis tem momento certo para acabar. Ele começa a navegar tranquilamente quando a linha de sua vara começa a tremer loucamente. Ele sabe que sua redenção e glória está ali embaixo. O maior peixe já visto está em seu anzol, porém a luta durará vários dias e noites e apenas um deles será o vencedor. Qual deles será o vencedor dessa luta pela vida? 
Ernest ganhou o Prêmio Nobel de Literatura em 1954 por esse livro. Foi um de seus últimos trabalhos e um dos mais ovacionados pelo mundo. Sua narrativa simplista, mas profundamente detalhista conquistou os coações mais críticos pela Literatura. Suas histórias com enredos palpáveis e bem verossímeis aquecem o frio de nossos sentimentos. É  a história de qualquer pessoa anônima que ganha voz e mostra que o mundo pode ser vivido sem grandes lutas ou dores.

Santiago é um personagem riquíssimo e extremamente apaixonante. Mesmo diante a miséria material na qual vive naquela localidade, ele consegue manter seu espírito e coração inabaláveis. Sua esperança em dias melhores é algo estimulante não somente ao seu jovem companheiro, mas para qualquer pessoas que leia essa obra. Sua visão de mundo é de saber que esses batalhas a serem travadas, entretanto isso não quer dizer que elas devam ser duramente sofríveis ou angustiantes. Elas podem ser apenas um caminho que precisamos vencer desafios e ganhar maturidade e sabedoria.
Manolín é um personagem sem precedentes. Se o velho é esperançoso e uma fortaleza nata, o garoto aqui é um coração generoso e valente. Seu jeito prestativo e amável é de deixar qualquer pessoa com os olhos carregados de lágrimas. Sua preocupação com Santiago é legítima e constante. Não há um dia sequer que ele não visite o companheiro. Não dorme ou deixar de comer para alimentar seu fiel amigo. 

A juventude e a velhice se encontram não como duas rivais num ringue para lutar e saber qual das duas é mais forte ao final. Aqui temos uma caminhada onde ambas se abraçam afetuosamente e mostram que a primeira nos dar a falta de sensatez que nos deixa mais aberto ao tentar e ao sonhar. A segunda nos mostra que arriscar também traz consequências e que ser jovem, não é sinônimo de libertinagem, desânimo ou irresponsabilidade.

Uma das características mais marcantes da obra é a conexão do ser humano e quem o criou: A Natureza. A vida de Santiago é interligada não somente pela pescaria, mas por sua essência. Seu respeito a Mãe Natureza são louváveis, principalmente diante um cenário que nos traz uma sociedade levada ao consumismo sem consciência e que esquece que a natureza não se renova na velocidade da luz.

A edição que li foi da Betrand Brasil e tem uma capa simples e que se encaixa como uma "luva" na narrativa do autor e a mesma por ser da biblioteca da UFMA me remeteu aos bons tempos de inocência e fé em tudo sem duvidar.

O Velho e o Mar é uma prosa poética que fala sobre Tudo e o Nada e conversa com qualquer leitor. Seja ele otimista ou pessimista, porque aqui o que vale é navegar.



Comentário(s)
6 Comentário(s)

6 comentários

  1. Quando vi o nome e a capa eu me lembrei de Moby Dick na hora kkk
    Parece ser um livro bem amor, acho que eu iria adorar a leitura. Gostei muito da forma como disse que a amizade de Santiago e Manolín foi trabalhada. São raros os livros onde a juventude e velhice caminham juntas, como disse. Eu fiquei curiosa para saber se ele realmente conseguiu pescar o peixão e o que aprendeu nessa jornada. Leria muito o livro.

    Abraço,
    Parágrafo Cult

    ResponderExcluir
  2. Oi Joanice, parece ser uma história que passa muitos ensinamentos, inclusive amizade, persistência e superação. Não conhecia, mas gostei bastante do enredo. Ótima resenha.
    Bjos
    Vivi
    http://duaslivreiras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem Joanice?

    Eu ainda não li "O Velho e O Mar", mas quero ler essa obra que dizem ser magnífica. Esse deve ser um livro tocante, deve ser muito legal acompanhar a amizade entre uma pessoa tão jovem com outra que está caminhando para o fim da vida.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho visto esse livro há alguns anos e comentários ótimos a respeito. Ainda não consegui ler, mas só do cara ter um nobel já é sinal que obra inteira é maravilhosa. Esse é um dos menores dele, então é bom para começar.

    Silviane, blog Memento Mori
    Conheça a siga @kzmirobooks e @Blogueiras.Cansadas

    ResponderExcluir
  5. ola como vai?
    eu não conhecia a obra, mas achei interessante sua resenha, me deixou curiosa em conhecer esses personagens

    ResponderExcluir
  6. Esse é um dos livros que eu mais tenho vontade de ler, quase assisti ao filme algumas vezes, mas estou segurando porque quero ler o livro antes. Sei que vou me conectar com a leitura. Achei essa edição linda!

    ResponderExcluir