[Resenha] Volte para casa(Série Myron Bolitar #11) - Harlan Coben

6 comentários
Sinopse:
Dez anos atrás, dois meninos de 6 anos foram sequestrados enquanto brincavam na casa de um deles, uma mansão em um bairro elegante de Nova Jersey. Mas, após o pedido de resgate, as famílias nunca mais tiveram notícias dos sequestradores nem de seus filhos.

Agora, Myron Bolitar e seu amigo Win acreditam ter localizado um deles, o adolescente Patrick, e farão de tudo para resgatá-lo e obter as respostas pelas quais todos anseiam:

O que aconteceu no dia em que foram raptados?

Onde ele esteve durante todo esse tempo?

E, o mais importante, onde está Rhys, seu amigo ainda desaparecido?

Após cinco anos sem escrever nenhum livro da série Myron Bolitar, Harlan Coben brinda os leitores com Volta Para Casa, um suspense explosivo, como só o seu talento pode criar. Um thriller profundamente comovente sobre amizade, família e o verdadeiro significado de lar.
Enredo:

Um ano após o fim de "Alta Tensão" [RESENHA AQUI] temos uma mudança na vida dos nossos protagonistas dessa série(achou mesmo que Myron reinava sozinho nessa caminhada? HAHAHA). Myron agora não tem mais sua agência MB Sports com ex lutadora(será mesmo ex???) de luta livre e amiga Esperanza, pois decidiram vendê-la após o início da batalha judicial pela guarda do filho de Esperanza com o ex marido mala sem alça, já que ambos estavam sem cabeça para isso. Bolitar agora é noivo da jornalista Terese e está às vésperas de seu casamento, mas bem preocupado por seu melhor amigo Win está desaparecido há um ano e os boatos dizem que ele virou um eremita. REALLY???

Tudo parece finalmente calmo na vida do nosso ex detetive não oficial, mas estamos falando de Myron e não do príncipe Williams e tudo volta a "normalidade" quando ele recebe uma ligação de ninguém menos que Win. O milionário volta da sepultura porque precisa da ajuda do amigo. AJUDA??? Então a coisa é "páreo duro" até para nosso bad boy. A conversa dura poucos minutos e o que My consegue capturar é que ele deve ir para Londres agora para descobrir o paradeiro do primo sumido há dez anos do melhor amigo.

Terese deseja sorte e cautela na empreitada dos dois. Ele chega ao país da rainha e descobre que essa perseguição é mais enigmática do que ele suponha. Patrick hoje é um adolescente de dezesseis anos. Aparentemente o suposto Patrick é um garoto de programa e Win está vigiando os passos do garoto para saber se ele é mesmo quem parece. O único detalhe é que no meio dos dois existe um jovem indiano sociopata barra hacker que organizar uma entidade que captura jovens para prostituição. Ele é durão e não facilita em nada o trabalho da dupla já conhecida.

Notebooks voando por carros de mafiosos, bunker sendo explodido e fuga de um hacker com direito a facada no suposto Patrick resultam na libertação do garoto que estavam de olho. Ele é resgatado e um alvoroço se monta na mídia e com as famílias de Brooke, mãe de Rhys o outro garoto desaparecido, e de Nancy mãe de Patrick, porque todos querem respostas e principalmente saber o que aconteceu com Rhys, primo de Win.
O que deveria ser motivo de felicidade porque após anos resgatou-se um dos garotos desaparecidos acaba se tornando um quebra-cabeça doloroso para a família Lockwood(Win e Brooke). Será mesmo que Patrick é mesmo quem diz ser? Por que a família dele se recusa a permitir que ele fale com Brooke? Onde esteve ele e Rhys nesses dez anos? Por que ele não parece assim tão mal?

Personagens:

Myron Bolitar retorna em toda sua glória e felicidade. Para quem não sabe ele tem um irmão chamado Brad que aparece na série do Mickey Bolitar, sobrinho do My, e é uma confusão toda, mas enfim, nosso protagonista é sensível e chora literalmente porque qualquer coisa(tem momentos que quero bater nele, mas fico rindo mesmo com esse "manteiga derretido") e segue rigorosamente seu código de conduta. Ele sofrera muito na juventude quando viu sua carreira de jogador de basquete ir "para o ralo" quando fraturá-la o tornozelo. O que ele é hoje é resultado de sua volta por cima e pelas pessoas que lhe auxiliaram, como seus pais Al e El, seus amigos Win, Big Cindy e Esperanza e atualmente Terese.

Win venho com uma nova faceta. Harlan desnudou o personagem sem pudor ou explicação para os leitores e por isso a simpatia foi se criando entre ele e eu. Confesso que nos outros livros detestava-o. Não é fácil se senti bem diante uma pessoa que utiliza de força e seu poder(dinheiro) para TUDO. Win esmaga o conceito de REGRAS E LEI. Ele é a personificação dos abastardos do nosso século que podem fazer o que quiserem que a impunidade é garantida e nem me venha com essa de "mas isso só ocorre no Brasil". Tire uma hora do seu tempo e pesquise em jornais estrangeiros e verá que impunidade é quase exigência para os milionários e bilionários. Leu isso Bill Gates?. Enfim, o personagem é capaz de qualquer coisa para ajudar quem ama. Já ouviram "os fins justificam os meios?", esse é o lema desse personagem. Ele mostrou um lado mais emocional nesse livro, mas ainda não confio nele.
Brooke Lockwood é a mãe do ainda desaparecido Rhys e se assemelha e muito com seu primo Win e isso me assustou e muito. Ela sofrera excessivamente com o sumiço do filho e escondera toda sua dor. Por vezes achei ela muito dissimulada, pois pouco chorava e demonstrava fraqueza. Sou racional, mas até eu me permito chorar descontroladamente algumas vezes para extravasar as dores, porém ela é uma cópia do primo.

Mickey Bolitar retorna aos livros de Myron do mesmo jeito de sempre. CHATO! Não suporto esse menino. Sorry, fãs, porém sou incapaz de criar laços com ele. Entendo seu sofrimento com seus pais e tudo mais, entretanto ele nem de longe é carismático e tão simpático quanto o tio. Se sumisse nem faria falta. Desculpem, mas ele é insuportável. Sei que Harlan gosta dele, mas aqui eu e ele seguimos ideias distintas. Ele agora é oficialmente namorado da fantástica Emma, na qual vamos descobrir um segredo do passado dela e se preparem para ele.

Esperanza e Big Cindy também retornam com toda suas glórias. Retomaram seu trabalho como lutadoras de luta livre e deixam seus fãs loucos com suas apresentações. Esperanza ainda está numa batalha forte com o ex marido pela guarda do filho, mas tem o apoio de todos seus amigos e bem...Big Cindy continua maravilhosa como sempre.

Desenvolvimento:

A forma narrativa da obra mudou dos outros volumes. Myron ganhou Win como narrador no decorrer dos trinta e seis capítulos do livro. Essa foi uma opção bem colocada por Coben, porque ganhamos um panorama maior para o desenvolvimento dos próximos livros, já que suponho que Win ganhará mais destaque junto com Esperanza, pois seus dramas pessoais não foram resolvidos nesse volume.
A história mantém a tensão do começo ao fim, mas ao contrário dos livros anteriores as pistas encontradas parecem não fazer sentido nenhum e ficamos perdidos tanto quanto os personagens nesse quebra-cabeça.

Harlan trouxe a amizade como ponto principal de toda o enredo. Desde a amizade de Rhys e Patrick passando pelas famílias dos desaparecidos até terminar entre Win e Myron. Ele enfatizou como as ocultações de determinadas verdades podem interferir negativamente nos relacionamentos. Mentiras são minas terrestres que a qualquer descuido podem explodir e causar tragédias imensuráveis e nessa história é isso mesmo que acontece.

Outro ponto que o autor já vinha enfatizando nos demais livros é nossa mania de tentar proteger quem amamos dos fatos como eles são. Win muitas vezes decide omitir algumas coisinhas de sua prima e de outras pessoas, como Myron já tinha feito em seu passado, e isso justamente prejudicar a relação de confiança entre ele e sua prima. Não há como ter um relacionamento saudável com mentiras. Isso é como poeira debaixo do tapete. Uma hora não tem mais como esconder lá.

Final:

Se lêssemos a obra inteira já sabendo do final, perceberemos que o desfecho da obra estava bem na nossa cara e Harlan estava só brincando conosco sabendo que iríamos tentar encaixar os acontecimentos as evidências plantadas no decorrer da história.

Coben sempre traz  referências claras à Sherlock Holmes, como nossa péssima mania de construir teorias com poucas evidências e eliminar qualquer outra ideia, por preguiça ou ego ferido. Sherlock sabia que todas as possibilidades são possíveis até que se prove ao contrário e é isso Myron percebe quando começa a investigar os envolvimentos. Muita coisa foi deixada de lado e o que não era "especialmente crítico para a investigação" é onde estava a solução.
Quando o grand finale se descortina ele é forte e dolorosamente apresentado. Esperava pouco por aquilo, mas foi devastador ler aquilo. Chorei quando tudo ficou esclarecido. O livro todo é suscetível a levar o leitor às lágrimas, mas o desfecho é avassalador porque ele vem de uma vez e da boca dos envolvidos e sem qualquer resquício de arrependimento e ainda por cima com justificativas incabíveis.

Depois de cinco anos sem escrever nada da série Myron Bolitar, o carequinha do suspense nos presenteia com uma obra carregada de mistérios fortes, quebra de confiança, amizades arruinadas e personagens verossímeis demais. 

Já leram algum livro da série Myron? Se sim, qual? Leram algo de Harlan Coben?


Série Myron Bolitar :                               LIVROS INDEPENDENTES:

1. Quebra de Confiança                                      Desaparecido Para Sempre
2. Jogada Mortal                                                    Seis Anos Depois
3. Sem Deixar Rastros                                           Não Conte a Ninguém
4. O Preço da Vitória                                                      Cilada
5. Um Passo em Falso                                                  A Grande Ilusão
6. Detalhe Final
7. O Medo Mais Profundo
8. A Promessa
9. Quando Ela Se Foi - RESENHA AQUI
10. Alta Tensão - RESENHA AQUI
11. Volta Pra Casa

Título: Volta para casa
Autor: Harlan Coben
Editora: Arqueiro
Ano: 2018
N° de Páginas: 304
Onde comprar: AMAZON
Comentário(s)
6 Comentário(s)

6 comentários

  1. Amo Myron e o Win, sempre achei o humo acido do Win maravilhoso e claro que o Myron é o Myron
    Volte para casa é um livro mais intenso.
    Concordo quando fala que livro trás mistérios fortes entre outros que deixam o leitor atento a leitura.
    O fato dele ter "aberto" mais o Win trouxe ate o drama para amizade deles.

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Eu li Seis anos depois no início desse ano, e amei, então tenho muita curiosidade de ler outros livros do autor, e um dia pretendo ler essa série. O livro parece ser muito bom, repleto de mistérios e surpresas. Adorei a resenha!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  3. Oi, Joanice.
    Apesar de ter vários livros desse autor na estante, confesso que ainda não encontrei tempo para fazer a leitura deles e conhecer a escrita do autor. Morro de vontade justamente de ler os livros dessa série, mas tá difícil.
    Adorei saber mais sobre suas impressões e fiquei curiosa para saber o que eu vou achar dos personagens que você disse que detestava ou que achava chato antes! Rs...
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem? Acredita que nunca li nada do autor? Pois é! Mas é ótimo ver a empolgação de quem é fã. Sei que tenho um caminho longo para chegar nesse volume, e quem sabe um dia eu me anime para ler. Adorei a sua resenha e ver o quanto gosta!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Não li nada de Harlan Coben, mas assisti as duas série na Netflix "Safe" e "Não fale com estranhos" são muito bons fiquei em suspense o tempo todo. Anotei sua dica, mas fiquei curiosa sobre as primeiras obras vou procurá-las. A edição está bonita mas as fotos que tirou ficaram maravilhosas, parabéns pela resenha e pela descrição sobre os personagens adorei. Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Que post sensacional! Ameei suas considerações e essas fotos lindas! Quero muito ler mais obras do Harlan, li poucos livros mas tenho todos na lista, quem sabe um dia quando eu for rica consiga enfim completar a minha coleção.
    Um beijo.

    ResponderExcluir